O Título de Eleitor é o documento que dá o direito ao cidadão Brasileiro exercer a democracia através de sua participação no processo eleitoral elegendo seus representantes no governo.
Além das eleições, o Título de Eleitor é exigido em diversas situações como: tomar posse em cargos públicos, tirar passaporte ou renová-lo, tirar CPF (se maior de 18 anos), bem como para efetuar matrícula em colégios ou faculdades.
QUANDO TIRAR O TÍTULO DE ELEITOR
Segundo o artigo 14 da Constituição Federal, são obrigados a votar:
- os Brasileiros alfabetizados maiores de 18 e menores de 70 anos.
Então, ao completar os 18 anos de idade, o cidadão alfabetizado é obrigado a tirar o Título de Eleitor, sob pena de incorrer ao pagamento de multa eleitoral.
Entretanto, é possível tirar o Título de Eleitor a partir dos 16 anos, pois o voto é facultativo para os analfabetos, maiores de 16 e menores de 18 anos e para os maiores de 70 anos.
Resumindo…
Voto obrigatório | Voto facultativo |
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PRAZO PARA TIRAR O TÍTULO DE ELEITOR
Fique atento para o prazo máximo estipulado para o requerimento do Titulo de Eleitor, sem que seja imposta a penalidade de multa:
- Para anos em que não houver eleição: o prazo é o ano todo, ou seja, o cidadão tem até a data em que completar 19 anos, para requerer o documento, sem aplicação de multa;
- Para anos em que houver eleição: o prazo máximo é de 151 dias antes da eleição. (Esse prazo também se aplica para transferência do local de votação)
Os eleitores que perderem o prazo, terão que pagar uma multa e só poderão requerer o documento após o período eleitoral.
O valor da multa é de 33,02 UFIRS (sujeito a alteração sem aviso).
Os valores das multas eleitorais serão arbitrados pelo Juiz Eleitoral, considerando sempre a condição econômica do eleitor (Art. 367, I, Código Eleitoral).
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA TIRAR O TÍTULO DE ELEITOR
Abaixo segue a lista dos documentos necessários para tirar o Título Eleitoral.
Devem ser apresentados no Cartório Eleitoral para a comprovação dos dados, caso você tenha feito o pré-cadastro pela internet (continue lendo para aprender a fazer o pré-cadastro pela internet e agilizar o processo administrativo para tirar o documento) ou em caso de solicitação do documento feita diretamente no Cartório Eleitoral.
- Documento de identificação civil (carteira de identidade);
- Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento;
- Para os homens, comprovante de quitação do Serviço Militar – Obrigatória a apresentação a partir de 30 de Junho (prazo de encerramento do Alistamento Militar) do ano em que completar 18 anos;
COMO TIRAR O TÍTULO DE ELEITOR
O Título de Eleitor poderá ser solicitado diretamente a um Cartório da Justiça Eleitoral da sua comarca ou através da internet, pelo sistema Título Net, onde o eleitor realiza um pré-cadastro online e posteriormente retira o seu Título de Eleitor no Cartório Eleitoral da sua comarca de votação escolhida.
Como tirar o Título de Eleitor pela internet através do Título Net
Para saber todos os detalhes de como tirar o Título de Eleitor pela internet acesse nosso artigo: Como tirar o Título de Eleitor pela internet.
Presencialmente, no Cartório Eleitoral
O cidadão também poderá tirar o Título de Eleitor comparecendo ao Cartório Eleitoral do local onde reside (será ensinado no próximo tópico) e levar os documentos necessários listados acima.
Após a solicitação, será entregue ao solicitante um número de protocolo para posterior retirada do documento. Em média, ficará pronto o Título Eleitoral em até cinco dias.
COMO ENCONTRAR O ENDEREÇO DO CARTÓRIO ELEITORAL MAIS PRÓXIMO
A consulta às zonas eleitorais e também aos endereços das sedes dos Cartórios Eleitorais poderão ser realizadas no site do Tribunal Superior Eleitoral. Saiba como seguindo o passo a passo:
1º Passo: Acessar a página do Tribunal Superior Eleitoral destinada a busca dos Cartórios Eleitorais.
2º Passo: Após acessar o link acima fornecido, basta clicar no seu Estado na aba superior, como mostra a figura, que serão listados todos os Cartórios Eleitorais desta Unidade da Federação.
Dica: Utilize a função de busca do seu navegador (localizar) para encontrar a sua cidade rapidamente. Pressione as teclas “Ctrl + F” no seu teclado e digite o nome da sua cidade no campo que se abrirá em seu navegador.
QUANTO CUSTA TIRAR O TÍTULO DE ELEITOR
É gratuita a emissão do Título de Eleitor.
Porém, em caso de solicitação de 2ª via do documento, o eleitor deverá pagar multa caso não esteja quite com a obrigação eleitoral (deixar de votar em eleições, plebiscitos ou referendos sem justificar a ausência).
COMO TIRAR A 2ª VIA DO TÍTULO DE ELEITOR
Para tirar a 2ª via, basta se dirigir ao Cartório Eleitoral de sua cidade, munido dos documentos necessários acima mencionados e levar ainda:
- Documento de identificação (carteira de identidade);
- Comprovante de multa eleitoral paga (se for o caso);
- Título de Eleitor (se for o caso).
Como mencionado acima, a emissão da 2ª via é gratuita, desde que o eleitor esteja quite com a obrigação eleitoral (tenha votado nas eleições ou tenha justificado a ausência).
IMPORTANTE:
- A emissão de 2ª via do Título Eleitoral por motivo de perda, extravio, furto, roubo ou dano ao documento deverá ser feita pessoalmente no Cartório Eleitoral ao qual você é vinculado (da comarca onde você vota) de preferência, mas na impossibilidade, poderá ser procurado o cartório eleitoral mais próximo.
- Nos casos de alteração do nome (casamento, divórcio ou decisão judicial) o procedimento poderá ser iniciado pela internet através do Título Net e encerrado no Cartório Eleitoral onde o documento ser-lhe-á entregue (para saber mais clique aqui).
Até quando é possível requerer a segunda via do Título de Eleitor em anos eleitorais?
Diferentemente de outras requisições, o serviço para requerer a segunda via do Título de Eleitor, em anos eleitorais, somente é suspensa 10 dias antes do primeiro turno eleitoral, quando a requisição for feita no cartório eleitoral da inscrição do eleitor, e 60 dias antes do primeiro turno, quando a requisição for feita em cartório eleitoral diferente daquele em que o eleitor foi inscrito.
A entrega do título de eleitor poderá ser feita até a véspera da eleição.
Atenção:
- Para transferência do local de votação, apresentar comprovante de residência do novo local pretendido.
- Para alteração ou correção de dados pessoais, apresentar documento atualizado no qual conste o nome correto.
- Para alteração de nome por decorrência de casamento ou divórcio, apresentar a certidão de casamento. Em caso do retorno do nome de solteira, apresentar a certidão de casamento com a averbação do divórcio.
Informações complementares
Disque-Eleitor
O TSE recentemente criou um canal para facilitar o esclarecimento de dúvidas do eleitor, fornecendo telefones e contatos via e-mail de todos os Tribunais Regionais Eleitorais. Caso necessite contato via fone ou mesmo por email com algum dos Tribunais Regionais Eleitorais acesse o Disque-Eleitor.
Fonte:
- Tribunal Superior Eleitoral
- Código Eleitoral
- Resolução TSE n° 21.538/2003
Imagem: divulgação
Tive meu titulo roubado,nao consegui votar apenas com o numero que pegueii no tre…presciso tirar a segunda via,tirei o documento em cachoeira do sul,atualmente moro em parobé…oque faço?
Francisco,
Dirija-se ao cartório eleitoral do município onde está residindo, e faça a requisição pela segunda via do documento. Agradecemos seu contato. GuiaDocumentos.
Meu titulo estava cancelado acabei de validar, porem tive que vim morar em São Paulo, e perdi meu titulo, minha zona é na Bahia, como faço para tirar a segunda via????
Luís Eduardo,
Procure o cartório eleitoral que for mais próximo da sua residência, para resolver as pendências (Verifique os documentos que você precisa levar. Segundo o TRE é necessário apresentar: •Cédula de identidade ou certidão de nascimento ou casamento ou carteira profissional (o novo modelo de passaporte não é válido como documento de identificação para fins eleitorais, por não conter dados referentes à filiação);
•Comprovante de votação ou justificação que possuir. . (http://www.tre-sp.jus.br/eleitor/titulo-e-local-de-votacao/2a-via) Por segurança, como foi perdido, leve também o boletim de ocorrência policial). Você pode consultar o endereço por este link: http://www.tse.jus.br/eleitor/zonas-eleitorais/pesquisa-a-zonas-eleitorais . Agradecemos sua participação Luís Eduardo. GuiaDocumentos.
Tem como tirar segunda via pela internet ?
Fui roubada
Brenda,
O requerimento da segunda via do documento, por motivo de perda, extravio, furto, roubo ou dano ao documento deverá ser feita pessoalmente no Cartório Eleitoral ao qual você é vinculado (da comarca onde você vota). Você terá de comparecer ao cartório eleitoral onde está inscrita e fazer a solicitação. Não se esqueça de levar, além dos documentos de identificação, os comprovantes de quitação eleitoral, se tiver, e o boletim de ocorrência policial. Agradecemos sua participação Brenda. GuiaDocumentos.
Gostaria de saber se posso tirar o titulo eleitoral usando o meu CAM , certificado de alistamento militar ???
Arthur,
Segundo o site o TRE, sobre documentos exigidos para o alistamento Eleitoral:
•Cédula de identidade ou certidão de nascimento ou casamento ou carteira profissional (não serão aceitos a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o novo modelo de passaporte por não conterem, respectivamente, nacionalidade/naturalidade e filiação);
•Comprovante de quitação do serviço militar (de 1º de julho do ano em que completar 18 anos até 31 de dezembro do ano em que completar 45 anos);
•Comprovante de residência (Ex: conta de luz, telefone, água, correspondência em nome da pessoa, etc).
Você só precisará apresentar o CAM, se efetuar o alistamento Eleitoral após o dia primeiro de Julho. No caso, o CAM servirá de comprovação de quitação militar. Para aqueles que forem selecionados para servir (Conscritos), há algumas regras. Maiores informações se forem necessárias, a Junta militar ou o cartório eleitoral mais próximo de sua residência poderão fornecer. Agradecemos sua participação. GD.
Olá, gostaria de saber como tirar a segunda via do título. Meu primeiro título é do estado do Piauí e atualmente moro em São Paulo. Mais não sei a minha zona eleitoral.
Laiane,
Para requerer a transferência do seu título de eleitor, dirija-se ao cartório eleitoral mais próximo da sua residência (Você pode pesquisar o endereço por este link, caso não saiba: http://www.tse.jus.br/eleitor/zonas-eleitorais/pesquisa-a-zonas-eleitorais . Segundo o TRE, há algumas exigências a serem cumpridas, como morar há mais de três meses no atual local e haver transcorrido, no mínimo, um ano da data do alistamento ou da última transferência de zona eleitoral. Para mais informações, acesse: http://www.tre-sp.jus.br/eleitor/carta-de-servicos-1/transferencia-de-titulo-de-eleitor . Através deste link, você saberá também quais documentos serão exigidos para o requerimento da transferência do seu título de eleitor. Agradecemos sua participação. GuiaDocumentos.
Boa tarde se eu for amanhã eu consigo o número do protocolo para eu conseguir votar? ??? Eu perdi o meu titulo e só agora me dei conta obrigado
Sandra,
Segunda via do documento pode ser requerida até 10 dias antes da eleição, se estiver na zona do seu cartório eleitoral de inscrição, e 60 dias antes da eleição se estiver fora do seu domicílio eleitoral. Compareça ao cartório eleitoral para fazer o requerimento, portanto um documento de identidade. No entanto, se não puder comparecer, você poderá votar normalmente portando seu RG, basta saber seu zona eleitoral e seção, se não souber, basta que consulte o seu cartório eleitoral. Obrigado por sua participação. GD.
Olá como faço para tirar a 1 via do titulo de eleitor pela internet
Natasha,
O alistamento para a requisição do documento, será finalizado, no Cartório Eleitoral da sua comarca de votação para fazer a retirada do Título de Eleitor. Pela internet, será feito apenas o cadastramento das informações. Veja o nosso artigo sobre como fazer o pré cadastramento: https://guiadocumentos.com.br/como-tirar-o-titulo-de-eleitor-pela-internet/ .Qualquer dúvida restante, volte a entrar em contato. Obrigado por sua participação. GD.
O artigo ajudou-me mas ainda estou com dúvidas. Fui assaltada há um mês atrás, moro em Ananindeua, onde eu devo retirar a 2 via
Roberta,
Entre em contato com o cartório eleitoral mais próximo de você para retirar a segunda via. Será gratuito, se você estiver com suas obrigações eleitorais em dia. Na sua cidade (Ananindeua), o sistema gerou os seguintes endereços: RUA JOSÉ MARCELINO DE OLIVEIRA, 692 (PRÓXIMO. AO INISA) – CENTRO, ANANINDEUA PA ; CIDADE NOVA II, WE 16 – EM FRENTE À ESCOLA DR. AGOSTINHO MONTEIRO, COQUEIRO, ANANINDEUA, PA . Leve os seguintes documentos: •Documento de identificação civil – RG, Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento;
•Para os homens, comprovante de quitação do Serviço Militar – Obrigatória a apresentação a partir de 30 de Junho do ano em que completar 18 anos;
•Comprovante de residência.
Obrigado por sua participação. GD.