Você que pretende votar nas eleições de 2016 e ainda não tirou o Título de Eleitor, fique atento, pois o prazo para tirar o Título de Eleitor se encerra no dia 04 de Maio próximo.
O mesmo prazo também é válido para quem pretende transferir o domicílio eleitoral (para votar em outra cidade ou bairro) ou regularizar pendências junto a Justiça Eleitoral (quem deixou de votar e não justificou o voto, por exemplo, resultando em Título de Eleitor cancelado).
Para realizar a emissão do Título de Eleitor, transferência ou regularização, basta o eleitor se dirigir ao Cartório Eleitoral mais próximo munido da documentação necessária.
Documentos necessários
Para quem pretende tirar o Título de Eleitor, será necessário apresentar:
- Documento de identidade com foto
- Comprovante de residência
- Comprovante de quitação do serviço militar (somente para homens maiores de 18 anos)
Vale lembrar que é facultativo o voto dos maiores de 16 e menores de 18 anos e aos maiores de 70 anos.
O voto é obrigatório, segundo nossa legislação, para quem se enquadra na faixa etária entre 18 e 69 anos.
Regularização de pendências
A regularização deverá ser requerida no Cartório Eleitoral mais próximo, onde o eleitor deverá apresentar documento de identidade com foto e um comprovante de residência.
Conforme o caso, o eleitor estará sujeito ao pagamento de multa.
Transferência do domicílio eleitoral
Para os eleitores que mudaram de cidade ou necessitam alterar o local de votação na mesma cidade, serão necessários os documentos:
- Título de Eleitor
- Comprovante de Residência
Importante lembrar que será necessário que o eleitor esteja residindo no novo endereço há pelo menos 3 meses.
Iniciar o procedimento pela internet
Através do sistema Título Net, no site do TSE, é possível iniciar o procedimento para o eleitor tirar o Título de Eleitor ou para realizar a transferência do domicílio eleitoral.
Após o eleitor cadastrar os dados, o procedimento deverá ser concluído presencialmente no Cartório Eleitoral escolhido.
Não esqueça de levar os documentos necessários listados acima.
Aprenda como utilizar o sistema Título Net no artigo:
► Como tirar o Título de Eleitor pela internet
Tenho 17 anos. É necessário um responsável maior de idade estar presente?
Luiz,
Não temos conhecimento da necessidade da presença de um maior responsável, no requerimento do documento (Apenas a apresentação de documento de identidade, e comprovante de residência, além do agendamento prévio). Por via das dúvidas, e para evitar deslocar-se sem necessidade (Eventualmente alguns cartórios podem exigir a presença de um maior), sugerimos que você entre em contato com o cartório eleitoral responsável pela sua área de residência (por telefone mesmo), e verifique se o mesmo exige a presença do maior ou responsável. Agradecemos o seu contato Luiz. GuiaDocumentos.
Fiz 18 em 6 de junho , e por isso não tirei meu titulo, preciso ir justificar ?
Ludmila, não será necessário, pois você sequer fez o alistamento. Procure o cartório eleitoral após as eleições para tirar o título e pagar a multa (não é exorbitante).
Esperamos ter ajudado.
Grande abraço.
Eu vou fazer 18 anos no dia 24 de junho, mas eu não tirei o meu título de eleitor. E agora, o que acontece comigo. Eu vou poder tirar uma 2ª via.
Beatriz,
Em anos eleitorais, o prazo para requerer o título de eleitor, e fazer transferência de domicílios eleitorais, encerra-se 151 dias antes das eleições. Como Completou 18 anos depois da data limite (Menores de 18 anos é facultativo requerer o título de eleitor), basta aguardar o segundo turno das eleições no seu domicílio eleitoral (se houver), dirigir-se ao cartório eleitoral responsável pela sua área de residência, e fazer o requerimento do documento. Agradecemos o seu contato Beatriz. GuiaDocumentos.