O requerimento do Visto Americano para Menores de Idade, isto é, crianças e adolescentes, segue os mesmos procedimentos exigidos para os maiores legais (maiores de 18 anos).
O processo se inicia na internet, na página da Embaixada dos EUA, com o preenchimento do formulário DS-160, (Saiba, clicando aqui, como preencher corretamente o formulário online DS-160), pagamento da taxa de requisição de Visto – MRV, (Saiba, clicando aqui, como criar uma conta para fazer o pagamento da taxa de requisição do Visto – MRV) e o agendamento ao CASV para coleta de dados biométricos, checagem dos documentos e Entrevista Consular.
NOTA IMPORTANTE:
A partir de 15 de fevereiro de 2017, uma ordem presidencial do governo dos Estados Unidos alterou o programa de isenção de entrevista consular, para requerentes beneficiados.
Antes menores de 16 anos, e maiores de 66 anos, Brasileiros, eram isentos de comparecerem à entrevista consular, e ao CASV.
Após a promulgação da ordem presidencial, o benefício passou a ser para menores de 14 anos, e maiores de 79 anos. Veja o texto da alteração:
Alterações imediatas ao Programa de Isenção de Entrevistas
15 Fevereiro, 2017
De acordo com a Ordem Presidencial Executiva 13769 assinada em 27 de Janeiro de 2017, foram estabelecidas algumas alterações imediatas ao Programa de Isenção de Entrevistas.
- Brasileiros e Argentinos que solicitam visto pela primeira vez com 14 e 15 anos ou idade entre 66 e 79 anos, agora precisam comparecer pessoalmente à Embaixada ou Consulado, diante de um oficial consular.
- Solicitantes portadores de vistos B1, B2, B1/B2, C1/D, F o M expirados há mais de 12 meses, também precisam comparecer para uma entrevista.
- Solicitantes com idade inferior a 14 anos ou acima de 79 anos, ou aqueles portando um visto B1, B2, B1/B2, C1/D, F ou M ainda válido ou expirado em até 12 meses, ainda se qualificam para o programa de isenção de entrevista.”
- Coleta de dados biométricos e foto: serão dispensados aqueles com idade inferior a 14 anos e idade superior ou igual a 79 anos.
- Da entrevista Consular também serão dispensados aqueles com idade inferior a 14 anos e idade superior ou igual a 79 anos, exceto se o Agente Consular julgar que a esta seja necessária.
Isenção da Entrevista Consular no requerimento do Visto Para Crianças e Adolescentes
A Isenção da entrevista Consular será concedida para:
- Crianças e adolescentes menores de 14 anos de idade e adultos maiores de 79 anos de idade completos, e;
- Em requisições para Vistos de Turismo ou Negócios (Classes B-1/B-2), que nunca tiveram um Visto negado anteriormente.
Embora a não necessidade da coleta de impressões digitais a esses solicitantes, eles não estão dispensados da entrega dos documentos para checagem.
Este procedimento, no entanto, poderá ser realizado pelo próprio requerente ou por qualquer outra pessoa. Aqueles solicitantes que embora estejam dentro da idade de dispensa da entrevista, não se qualificam, por qualquer motivo, para a isenção da entrevista, terão obrigatoriamente suas impressões digitais coletadas.
Embora a isenção seja regra, ela poderá ser revogada pelo agente Consular, caso este assim julgar necessário.
Obrigatoriedade da Entrevista Consular no requerimento do Visto Para Crianças e adolescentes
A obrigatoriedade da entrevista consular para os requerentes elegíveis à isenção, se dará nas seguintes situações:
- Solicitantes que tiveram o Passaporte ou o Visto roubado ou extraviado, exceto no caso de terem recebido outro visto desde o extravio do documento.
- Solicitantes que tiveram um visto negado anteriormente.
- Solicitantes menores de 14 anos que tenham um pai ou mãe com Passaporte Americano. (Devem solicitar a entrevista para a avaliação do Visto de viagem correto).
Documentos Necessários para a Apresentação ou Entrevista Consular
Lista de documentos para apresentação no CASV e na entrevista Consular, quando o menor for obrigado a passar por ela:
- Página impressa de confirmação do preenchimento do Formulário DS-160 com fotografia do menor (Neste caso a entrega da foto deve ser quando da entrega dos documentos para checagem);
- Passaporte válido, do menor (Com validade de 06 meses além da data da viagem) e Passaportes anteriores, principalmente aqueles que tenham Visto, mesmo que vencidos, aos EUA;
- Fotografia 5×5 ou 5×7 (Clique aqui para saber como tirar uma foto aceita pela Embaixada dos EUA);
- Comprovante de pagamento da taxa MRV – Taxa de solicitação de Visto;
- Somente para casos de solicitantes menores de 14 anos: – Se um ou ambos os pais tiverem um visto para os EUA válido, o(s) pai(s) terá(ão) que apresentar a(s) cópia(s) do(s) seu(s) próprio(s) visto(s) no momento em que o pedido de Visto da criança for entregue no CASV – Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto.
Observação sobre requerentes maiores de 79 anos:
Solicitantes Brasileiros acima de 79 anos que requererem um visto para turismo (B2) ou para negócios/turismo (B1/B2), não precisarão comparecer à Embaixada ou ao Consulado para terem suas impressões digitais coletadas. No entanto, o Agente Consular tem o direito de entrevistar qualquer solicitante, caso ache necessário.
O solicitante ou alguém nomeado por este, deverá agendar uma entrevista no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV), para entregar a documentação para a checagem. Solicitantes com Visto negado anteriormente, deportados dos EUA ou condenados criminalmente, não são aceitos neste programa.
Documentos exigidos:
- Passaporte Brasileiro do requerente, com validade de seis meses além da viagem;
- Recibo do pagamento da taxa de requisição (MRV);
- Página de confirmação do envio do Formulário DS-160;
- Uma fotografia extra recente 5×5 cm ou 5×7 cm com fundo claro (Clique aqui para saber sobre os requerimentos para a foto);
- Em caso de renovação de um Visto válido, incluir o Passaporte com o Visto.
Fonte:
– Embaixada dos Estados unidos da América.
Imagens:
– FreeDigitalPhotos.net
Você acabou de ler um artigo que faz parte de uma série de artigos sobre o visto americano. Para acessar o índice de artigos clique aqui.
Eu e meu esposo fomos requerer o visto para nós e nossos dois filhos de 3 e 7 anos.Marcamos a entrega dos documentos e fotos no CASV, onde os passaporte de nossos filhos ficaram e agendamos a entrevista no consulado onde fomos NEGADOS por não possuir vinculos no Brasil ( onde possuimos sim e muito ), mas no mesmo dia recebemos um e-mail do CASV para retirada do passaporte de nossas crianças e para nossa surpresa com visto APROVADO…como isso pode acontecer?
Sandra,
Quem nega a emissão do documento, na entrevista consular, é o próprio oficial consular. Menores da idade de 14 anos, não precisam passar pela entrevista consular, onde a aprovação da emissão do visto, é administrativa. Desta forma, o documento às crianças foi aprovado, e o de você e seu marido, por alguma razão que o oficial consular tenha ficado em dúvida, negado. Você pode tentar novamente, se quiser. No entanto, aconselhamos você a tentar entender o real motivo da negativa, e tentar contorná-la. Caso tenha dificuldades em compreender o motivo real, sugerimos contato a despachantes especializados em visto americano (https://guiadocumentos.com.br/despachantes-para-visto-americano/), pois por experiência de trabalho, podem ajudar você e seu marido a entender o real motivo da negativa. Agradecemos o seu contato Sandra, e desejamos boa sorte. GuiaDocumentos.
Fui solicitar o visto do meu filho que tem apenas 2 meses iremos viajar em março e ele estará com 6 meses no entanto eles solicitaram uma entrevista presencial de acompanhamento , nesses casos como eles costumam proceder tenho que levar toda minha documentação que levei quando fui solicitar o meu visto ou é apenas para ver o bebe e ter mais segurança ja que digitais e assinaturas nao sao coletadas ? Obrigado .
Eduardo,
Não sabemos informar com certeza, qual a razão de terem solicitado entrevista presencial, uma vez que menores (de 14 anos completos) são isentos. Leve os documentos do requerente (seu filho), e por segurança, pode levar os seus também. Sobre o motivo da entrevista, sugerimos que você contate sites de despachantes especializados em visto americano. Por experiência de trabalho, estes profissionais podem ajudar você a tentar entender o motivo do requerimento da entrevista consular. Agradecemos o seu contato Eduardo. GuiaDocumentos.
Ultimamente o consulado nao está emitindo visto para menores sem entrevista com os pais. Está sendo um procedimento normal. Se voces já tem o visto deveriam ter deixado a copia dos vistos no CASV.
Se os pais já tiverem o visto basta levar os passaportes na entrevista que 99% de certeza o visto do menor será aprovado.
Boa tarde. Tenho algumas dúvidas. A primeira é: tenho duas filhas menores, uma de 12 e a outra de 14, Tenho que enviar a foto on line ou posso apresentá-la na hora no CASV? E outra. Se elas comparecerem comigo no CASV, poderá lá mesmo tirar a foto ou ainda assim tenho que enviar on line e levar no dia de atendimento no CASV. Outra dúvida. Meu filho de 20 anos está declarado no IR como meu dependente. A viagem programada é para DISNEY, com toda família (5 pessoas, incluindo a mim, que serei o patrocinador). Será que podem implicar com meu filho, que não está estudando e também não tem emprego? Ele está se preparando para concurso público e pago plano de saúde para ele, tenho que informar isso para facilitar o visto? Obrigado.
Carlos,
No caso das suas filhas, a única isenta das entrevistas, é a de 12 anos. A de 14 não é isenta de comparecer ao CASV, e ao Consulado/Embaixada (Isentos das entrevistas são Brasileiros com idade inferior de 14 anos e acima dos 79). No caso da de 14, a coleta será feita no CASV. No caso da de 12, se ela for ao CASV, a biometria e a foto também será coletada lá. Você só terá de levar foto dela ao CASV, caso ela opte pro não comparecer (Não há mais como enviar documento como foto, pelo formulário DS-160). No caso do seu filho de 20 anos, cremos que dependerá do oficial Consular que fizer o atendimento. Não vemos que terão problemas para a emissão do Visto, pois trata-se de viagem conjunta em família, a turismo. Depende do que o Oficial Consular perguntar a você na entrevista, pode reforçar que ainda é o tutor dele, que paga estudos e plano de saúde, etc. (Sempre mantenha a calma na entrevista, e não informe nada que o oficial consular não requerer). Desejamos boa sorte a você Carlos Alberto, e agradecemos o seu contato. GuiaDocumentos.
Olá! Não consegui sanar esta dúvida em nenhum local, poderiam me ajudar? Estou tentando meu visto pela primeira vez mês que vem, pois pretendo ir à Orlando em 2019. Quero levar meu sobrinho, menor de idade comigo. Quanto ao visto dele: os pais dele deverão solicitar seu visto, no caso, haverá problema se tentarem apenas o visto dele? Ou será mais fácil tentar o dele e o dos pais também? É que ainda há um “probleminha”, os pais são separados. Pensei, se meu irmão tentar tirar o dele e o do meu sobrinho, também seria uma situação difícil?
Isis,
Cremos esta ser uma questão mais técnica, para aquele que trabalha com solicitação de emissão de Visto Americano (despachantes especializados). Desta forma, sugerimos que você acesse sites desses tipos de profissionais, e questione. Desta forma, cremos ser este o melhor meio de você receber uma resposta com grau maior de precisão.
Sob o nosso ponto de vista, cremos que não importa quem está requerendo o documento, bastando para isto, apresentar provas que comprovem que o motivo da viagem realmente é a turismo.
No seu caso, não vemos facilidade, ou dificuldade extra, ao seu sobrinho em requerer o Visto com ou sem os pais. Cremos, como já frisado, ser importante o fato de convencer o oficial Consular (com documentos), que não há intenção de imigrar para aquele país, e sim fazer turismo por lá.
Sobre o fato dos pais do seu sobrinho serem separados, não vemos dificuldade. Se houver necessidade de entrevista consular (maior de 14 anos completos), um dos responsáveis por ele (pai ou mãe) poderá ir à entrevista com ele como acompanhante (Caso desejar que um terceiro o acompanhe à entrevista, sugerimos que entre em contato com o callcenter de ajuda ao solicitante de Visto (https://ais.usvisa-info.com/pt-br/niv/information/contact_us), e questione o atendente se existe essa possibilidade, e o meio para isto (Procuração, autorização por escrito do responsável, etc.). Já no CASV, se o seu sobrinho for isento de comparecer à entrevista, qualquer pessoa poderá levar os documentos dele para análise (E existindo essa possibilidade (dele nao ir ao CASV), não esquecer de levar foto. Se ele for ao CASV, a foto será coletada lá).
Agradecemos o seu contato Isis. GuiaDocumentos.
Olá! Estou com o CASV agendado para a entrega dos documentos do meu irmão (13 anos). Ele viajará comigo e emu irmão mais velho (que já temos visto americano válido) para Disney, típica viagem turística em família. Já procurei em vários lugares e minha dúvida é referente a documentação entregue no CASV. Além do passaporte do menor, confirmação do DS, confirmação de agendamento no CASV, confirmação de pagamento da taxa MRV, preciso entregar mais documentos? Posso entregar junto outros documentos que comprovem os vínculos dele com o Brasil, como Atestado de matrícula na escola? os vistos meu e do meu irmão? Extratos bancários? Imposto de Renda? algo nesse sentido? Ou a entrega de documentos além dos mencionados no site de agendamento irão prejudicar mais do que ajudar? Obrigada e parabéns pelo trabalho!
Marcela,
Agradecemos suas palavras sobre nosso trabalho. No CASV, é um procedimento de caráter administrativo. Somente em uma eventual entrevista consular, seria interessante levar documentos que comprovem vínculos com o país de origem (Ainda assim, no caso dele, menor, não cremos que seria exigido pelo oficial consular). Se você quiser levar os documentos que citou, leve-os sem problema. No entanto, somente forneça o que for requerido a você. Nos links abaixo, há informações sobre a documentação exigida no CASV, e entrevista consular (quando esta for pertinente):
– https://ais.usvisa-info.com/pt-br/niv/information/required_docs;
– https://guiadocumentos.com.br/documentos-para-visto-americano/.
Agradecemos o seu contato Marcela. Guiadocumentos.
Oi boa tarde eu já tive um visto americano que venceu em 2008
Em 2014 solicitei o visto para minha filha que na época tinha 6 anos para ela viajar com a minha irma! Concederam o visto para ela de apenas um ano! Por tanto o visto venceu em 2015
Agora eu minha filha e meu filho de 8 anos q nunca teve visto agendamos nosso horário no casv e no consulado
No papel de agendamento do meu filho de 8 anos pede pra que ele esteja presente no consulado para entrevista! Já minha filha de 12 anos diz q só precisa comparecer ao casv! Isso é normal? Devo ir na entrevista com os dois? Ou apenas com meu menino q foi solicitado?
Obrigada
Gabriela,
O Consulado se reserva o direito de convocar a presença de um requerente ao Visto, sendo este isento (Sugerimos que você verifique se esta solicitação está correta). Geralmente, esta solicitação é feita quando há dúvidas no oficial consular, sobre as informações prestadas (ou outros tipos de dúvidas, sendo muito difícil opinar). Pelas idades das crianças, é altamente aconselhável sua presença nas entrevistas. Agradecemos o seu contato Gabriela. GuiaDocumentos.
Ola,
Eu e meu esposo temos visto. Ao solicitar o visto para meu bebe de 8 meses, foi enviado um email solicitando a obrigatoriedade da entrevista consular, a ser marcada assim que o passaporte for devolvido pelo GSS.
Durante esse processo meu esposo esta em uma viagem de turismo ao EUA, gostaria de saber se ele precisa estar presente nessa entrevista, ou apenas um dos responsáveis?
obrigada.
Thaismayara,
já respondemos sua solicitação. GD.
Ola,
Eu e meu esposo temos visto. Ao solicitar o visto para meu bebe de 8 meses, foi enviado um email solicitando a obrigatoriedade da entrevista consular, a ser marcada assim que o passaporte for devolvido pelo GSS.
Durante esse processo meu esposo esta em uma viagem de turismo ao EUA, gostaria de saber se ele precisa estar presente nessa entrevista, ou apenas um dos responsáveis?
obrigada.
Thaismayara,
Cremos apenas um ser necessário, pois cremos tratar de necessidade de esclarecimentos somente. No entanto, você deve verificar a informação com o callcenter de ajuda ao solicitante de Visto (https://ais.usvisa-info.com/pt-br/niv/information/contact_us), quando agendar a entrevista. Sugerimos que você use o sistema por telefone para agendar a entrevista. Agradecemos o seu contato Thaismayara. GuiaDocumentos.
Minha filha tem 17 anos e pretende viajar com a avó que tem visto americano e já viajou pra lá varias vezes. Porém a sete anos atras, eu e a mãe dela tivemos o visto negado consequentemente minha filha também. Agora estamos pensando em solicitar novamente um visto para ela lembrando que ela já teve um visto negado. Como ela vai viajar com a avó dela, é possivel que na entrevista a avó dela a acompanhe ? Existe algum embargo a retirada do visto dela por conta de os pais já não possuirem visto e já terem visto negado anteriormente ? Ela pode viajar com a avó dela, ou é necessário um dos genitores ?
Reginaldo,
Como ela é menor de idade, pode ter a companhia de um maior responsável na entrevista Consular. Não sabemos informar se aceitam que o acompanhante seja um terceiro, que não um responsável legal (Pai, mãe, guardião provisório e/ou definitivo). Sugerimos que você entre em contato com o callcenter de ajuda ao solicitante de Visto (https://ais.usvisa-info.com/pt-br/niv/information/contact_us), e questione se um parente em outro grau pode ser o responsável pelo menor na entrevista, e se é necessário uma procuração para tal.
Sobre a negação anterior, depende, se foi por falta de vínculos, e os vínculos apresentados agora forem considerados suficientes, não haverá problema algum. Sobre viajar, ela poderá viajar em companhia da avó sem problemas. Somente não esqueça da fazer a autorização de viagem internacional para menores (https://guiadocumentos.com.br/autorizacao-de-viagem-internacional-para-menor/). Agradecemos o seu contato Reginaldo. Guiadocumentos.
Não entendi se para tirar o visto da minha bebê que tem menos de 1 ano ela precisa ir ao Consulado, ou basta um dos pais ou pode ser a avó para levar a documentação? Pergunto isso pois moro em outro Estado mas minha mãe mora no RJ.
Talita,
Menores de 13 anos não precisam passar pela entrevista consular e checagem no CASV. Para a apresentação de documentos no CASV, qualquer pessoa pode levar a documentação (não esquecer a foto). Agradecemos o seu contato Talita. GuiaDocumentos.