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Como fazer o Agendamento para tirar a Carteira de Trabalho – Passo a passo

Devido a grande demanda da população quanto a emissão da Carteira de Trabalho, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) criou um sistema de Agendamento da Carteira de Trabalho online com a finalidade de agilizar o atendimento e diminuir o tamanho das filas em suas unidades.

Para agendar o seu atendimento é muito fácil, basta ter um dispositivo com acesso à internet e em poucos passos seu horário estará agendado.

O único documento necessário para fazer o agendamento será informar o seu CPF.

Mas não se esqueça de levar os documentos necessários no momento do atendimento para que ele seja realizado com sucesso.

O agendamento para Tirar a Carteira de Trabalho é obrigatório para todos os municípios brasileiros?

É muito importante esclarecer esta dúvida.

Sabemos que a emissão da Carteira de Trabalho deve ser disponibilizada para a população em todos os municípios, pois trata-se de um documento de suma importância para registrar toda atividade do trabalhador e garantir os benefícios de direito.

Na grande maioria dos municípios, principalmente em cidades pequenas e interioranas, a emissão da Carteira de Trabalho é feita nos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PAT) ou outro local definido pela Prefeitura. É comum o atendimento ser por ordem de chegada, não necessitando agendamento.

Já nas grandes cidades é comum existirem unidades do Ministério do Trabalho onde prestam o serviço.

Neste caso será necessário o agendamento seguindo o passo a passo abaixo. Caso você não encontre a sua cidade do sistema de agendamento, significa que o agendamento é dispensado.

Outra observação é pertinente, caso exista em sua cidade serviços do tipo PoupaTempo ou similares, é muito provável que o atendimento deverá ser agendado. Entre em contato e esclareça a necessidade.

Agendamento pelo canal 158

O cidadão poderá realizar o agendamento, tanto pela internet (como ensinado logo abaixo, passo a passo) como pelo canal de atendimento telefônico do Ministério do Trabalho e Emprego.

Basta discar 158 e selecionar a opção de agendamento.

Também é possível acessar informações sobre os principais serviços ao trabalhador como:

  • Informações sobre a Carteira de Trabalho
  • Abono Salarial
  • Seguro Desemprego
  • Legislação Trabalhista
  • Caged
  • Ouvidoria (Registro de Reclamações)

Agendamento da Carteira de Trabalho – Passo a Passo

Agendamento da Carteira de Trabalho

1- Acessar o sítio eletrônico do Ministério do Trabalho pelo link: http://www.mte.gov.br/ e clicar no link “Atendimento Agendado” (ou acessar o sistema de agendamento pelo link direto: http://saaweb.mte.gov.br/), como mostra a figura abaixo.

Agendamento da Carteira de Trabalho - Acesso ao sistema de agendamento

2- Nesta etapa você informará os dados do local de atendimento. Selecione o Estado (1) e o Município (2); em seguida, a Unidade de Atendimento (3) e o Tipo de Atendimento (4). Quando estiver pronto, clique em “Prosseguir”.

Agendamento da Carteira de Trabalho - Seleção do local de atendimento

3- Na próxima etapa você deverá informar o número do seu CPF (01), sua data de nascimento (2) e um telefone para contato (3). Clique em “Prosseguir” para avançar.

Agendamento da Carteira de Trabalho - Dados pessoais do solicitante

4- Nesta etapa será exibido a agenda disponível com os respectivos horários. Após fazer a escolha, será confirmado a data e horário em que você deve se apresentar para o atendimento. Não se esqueça de estar portando os documentos necessários para tirar a carteira de trabalho.

Reagendamento

Caso haja necessidade de reagendar o atendimento, basta acessar o sistema de agendamento do MTE e selecionar a opção “Reagendar”, como mostra a figura abaixo.

Agendamento da Carteira de Trabalho - Reagendamento

O sistema irá requerer que você informe o CPF e data de nascimento. Após localizado seu registro, basta reagendar para outra data disponível.

Atenção!

Caso não tenha conseguido fazer o agendamento pela internet, é possível realizá-lo através do canal de atendimento eletrônico do MTE.

Basta discar 158, ouvir a gravação eletrônica e selecionar a opção para o agendamento (8).

Esperamos que estas informações tenham lhe ajudado de alguma forma.

Se gostou do que leu, não se esqueça de compartilhar esta informação com seus amigos, basta usar os botões sociais abaixo.

Grande abraço e até a próxima dica!

Leia mais sobre a Carteira de Trabalho:

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90 Comentários

  1. Não está disponível para o meu município agendar carteira de trabalho pelo site.

    • Mariana, entre em contato com a prefeitura municipal e veja onde é o local competente para emissão da carteira de trabalho e demais serviços relacionados. Em municípios menores onde não há órgão oficial do Ministério do Trabalho, a emissão é feita localmente de PAT ou repartição similar da prefeitura.

      Esperamos ter ajudado na sua dúvida.

      Forte abraço!

  2. Eu fiz o cadastro, porém depois de finalizado ele diz pra não esquecer de levar o comprovante de cadastro. Como é que eu consigo esse comprovante?

    • Victória,

      Sugerimos que você entre em contato com o atendimento pelo telefone 158, caso tenha dúvidas. Geralmente o protocolo é gerado no final do atendimento. Agradecemos o seu contato Victória. GuiaDocumentos.

  3. Olá eu fiz o agendamento, mais não aparece a minha senha, como vou fazer para de atendida sem a senhar ?

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