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Como fazer o Agendamento para tirar a Carteira de Trabalho – Passo a passo

Devido a grande demanda da população quanto a emissão da Carteira de Trabalho, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) criou um sistema de Agendamento da Carteira de Trabalho online com a finalidade de agilizar o atendimento e diminuir o tamanho das filas em suas unidades.

Para agendar o seu atendimento é muito fácil, basta ter um dispositivo com acesso à internet e em poucos passos seu horário estará agendado.

O único documento necessário para fazer o agendamento será informar o seu CPF.

Mas não se esqueça de levar os documentos necessários no momento do atendimento para que ele seja realizado com sucesso.

O agendamento para Tirar a Carteira de Trabalho é obrigatório para todos os municípios brasileiros?

É muito importante esclarecer esta dúvida.

Sabemos que a emissão da Carteira de Trabalho deve ser disponibilizada para a população em todos os municípios, pois trata-se de um documento de suma importância para registrar toda atividade do trabalhador e garantir os benefícios de direito.

Na grande maioria dos municípios, principalmente em cidades pequenas e interioranas, a emissão da Carteira de Trabalho é feita nos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PAT) ou outro local definido pela Prefeitura. É comum o atendimento ser por ordem de chegada, não necessitando agendamento.

Já nas grandes cidades é comum existirem unidades do Ministério do Trabalho onde prestam o serviço.

Neste caso será necessário o agendamento seguindo o passo a passo abaixo. Caso você não encontre a sua cidade do sistema de agendamento, significa que o agendamento é dispensado.

Outra observação é pertinente, caso exista em sua cidade serviços do tipo PoupaTempo ou similares, é muito provável que o atendimento deverá ser agendado. Entre em contato e esclareça a necessidade.

Agendamento pelo canal 158

O cidadão poderá realizar o agendamento, tanto pela internet (como ensinado logo abaixo, passo a passo) como pelo canal de atendimento telefônico do Ministério do Trabalho e Emprego.

Basta discar 158 e selecionar a opção de agendamento.

Também é possível acessar informações sobre os principais serviços ao trabalhador como:

  • Informações sobre a Carteira de Trabalho
  • Abono Salarial
  • Seguro Desemprego
  • Legislação Trabalhista
  • Caged
  • Ouvidoria (Registro de Reclamações)

Agendamento da Carteira de Trabalho – Passo a Passo

Agendamento da Carteira de Trabalho

1- Acessar o sítio eletrônico do Ministério do Trabalho pelo link: http://www.mte.gov.br/ e clicar no link “Atendimento Agendado” (ou acessar o sistema de agendamento pelo link direto: http://saaweb.mte.gov.br/), como mostra a figura abaixo.

Agendamento da Carteira de Trabalho - Acesso ao sistema de agendamento

2- Nesta etapa você informará os dados do local de atendimento. Selecione o Estado (1) e o Município (2); em seguida, a Unidade de Atendimento (3) e o Tipo de Atendimento (4). Quando estiver pronto, clique em “Prosseguir”.

Agendamento da Carteira de Trabalho - Seleção do local de atendimento

3- Na próxima etapa você deverá informar o número do seu CPF (01), sua data de nascimento (2) e um telefone para contato (3). Clique em “Prosseguir” para avançar.

Agendamento da Carteira de Trabalho - Dados pessoais do solicitante

4- Nesta etapa será exibido a agenda disponível com os respectivos horários. Após fazer a escolha, será confirmado a data e horário em que você deve se apresentar para o atendimento. Não se esqueça de estar portando os documentos necessários para tirar a carteira de trabalho.

Reagendamento

Caso haja necessidade de reagendar o atendimento, basta acessar o sistema de agendamento do MTE e selecionar a opção “Reagendar”, como mostra a figura abaixo.

Agendamento da Carteira de Trabalho - Reagendamento

O sistema irá requerer que você informe o CPF e data de nascimento. Após localizado seu registro, basta reagendar para outra data disponível.

Atenção!

Caso não tenha conseguido fazer o agendamento pela internet, é possível realizá-lo através do canal de atendimento eletrônico do MTE.

Basta discar 158, ouvir a gravação eletrônica e selecionar a opção para o agendamento (8).

Esperamos que estas informações tenham lhe ajudado de alguma forma.

Se gostou do que leu, não se esqueça de compartilhar esta informação com seus amigos, basta usar os botões sociais abaixo.

Grande abraço e até a próxima dica!

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150 Comentários

  1. Quero tirar segunda via da carteira de trabalho, e não consigo marcar pela Internet e nem pelo 158.nao tenho tel residencial. E pelo celular não aceita. O que faço? Já fui no local e tbm não consigo. Caralho porque dificultar tanto a vida do povo? Tenha do, é muita burocracia. Meu Deus!!!

    • Eliane,

      Lamentamos que isto esteja ocorrendo. Apesar dos altos impostos pagos pelo cidadão, os mais variados serviços não seguem a mesma linha de custo benefício. Lamentável.
      Como opção, sugerimos que você entre em contato com a prefeitura do município onde mora, setor de trabalho e emprego (Ou promoção social), e solicite informações se não há no seu município, local emissor do documento de trabalho que não seja emitido pelo MTE (Sem o agendamento). Desejamos boa sorte a você Eliane, e agradecemos o seu contato. GuiaDocumentos.

  2. Necesito sacar el turno para la cartera de trabajo extranjera vivo en morro y tengo que ir hacer el trámite a salvador pero no puedo sacar el turno en el estado tengo que poner BA ? Y que município? Me pueden ayudar ? Muchas gracias

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