Home / Pessoa Física / Carteira de Trabalho / Como fazer o Agendamento para tirar a Carteira de Trabalho – Passo a passo

Como fazer o Agendamento para tirar a Carteira de Trabalho – Passo a passo

Devido a grande demanda da população quanto a emissão da Carteira de Trabalho, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) criou um sistema de Agendamento da Carteira de Trabalho online com a finalidade de agilizar o atendimento e diminuir o tamanho das filas em suas unidades.

Para agendar o seu atendimento é muito fácil, basta ter um dispositivo com acesso à internet e em poucos passos seu horário estará agendado.

O único documento necessário para fazer o agendamento será informar o seu CPF.

Mas não se esqueça de levar os documentos necessários no momento do atendimento para que ele seja realizado com sucesso.

O agendamento para Tirar a Carteira de Trabalho é obrigatório para todos os municípios brasileiros?

É muito importante esclarecer esta dúvida.

Sabemos que a emissão da Carteira de Trabalho deve ser disponibilizada para a população em todos os municípios, pois trata-se de um documento de suma importância para registrar toda atividade do trabalhador e garantir os benefícios de direito.

Na grande maioria dos municípios, principalmente em cidades pequenas e interioranas, a emissão da Carteira de Trabalho é feita nos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PAT) ou outro local definido pela Prefeitura. É comum o atendimento ser por ordem de chegada, não necessitando agendamento.

Já nas grandes cidades é comum existirem unidades do Ministério do Trabalho onde prestam o serviço.

Neste caso será necessário o agendamento seguindo o passo a passo abaixo. Caso você não encontre a sua cidade do sistema de agendamento, significa que o agendamento é dispensado.

Outra observação é pertinente, caso exista em sua cidade serviços do tipo PoupaTempo ou similares, é muito provável que o atendimento deverá ser agendado. Entre em contato e esclareça a necessidade.

Agendamento pelo canal 158

O cidadão poderá realizar o agendamento, tanto pela internet (como ensinado logo abaixo, passo a passo) como pelo canal de atendimento telefônico do Ministério do Trabalho e Emprego.

Basta discar 158 e selecionar a opção de agendamento.

Também é possível acessar informações sobre os principais serviços ao trabalhador como:

  • Informações sobre a Carteira de Trabalho
  • Abono Salarial
  • Seguro Desemprego
  • Legislação Trabalhista
  • Caged
  • Ouvidoria (Registro de Reclamações)

Agendamento da Carteira de Trabalho – Passo a Passo

Agendamento da Carteira de Trabalho

1- Acessar o sítio eletrônico do Ministério do Trabalho pelo link: http://www.mte.gov.br/ e clicar no link “Atendimento Agendado” (ou acessar o sistema de agendamento pelo link direto: http://saaweb.mte.gov.br/), como mostra a figura abaixo.

Agendamento da Carteira de Trabalho - Acesso ao sistema de agendamento

2- Nesta etapa você informará os dados do local de atendimento. Selecione o Estado (1) e o Município (2); em seguida, a Unidade de Atendimento (3) e o Tipo de Atendimento (4). Quando estiver pronto, clique em “Prosseguir”.

Agendamento da Carteira de Trabalho - Seleção do local de atendimento

3- Na próxima etapa você deverá informar o número do seu CPF (01), sua data de nascimento (2) e um telefone para contato (3). Clique em “Prosseguir” para avançar.

Agendamento da Carteira de Trabalho - Dados pessoais do solicitante

4- Nesta etapa será exibido a agenda disponível com os respectivos horários. Após fazer a escolha, será confirmado a data e horário em que você deve se apresentar para o atendimento. Não se esqueça de estar portando os documentos necessários para tirar a carteira de trabalho.

Reagendamento

Caso haja necessidade de reagendar o atendimento, basta acessar o sistema de agendamento do MTE e selecionar a opção “Reagendar”, como mostra a figura abaixo.

Agendamento da Carteira de Trabalho - Reagendamento

O sistema irá requerer que você informe o CPF e data de nascimento. Após localizado seu registro, basta reagendar para outra data disponível.

Atenção!

Caso não tenha conseguido fazer o agendamento pela internet, é possível realizá-lo através do canal de atendimento eletrônico do MTE.

Basta discar 158, ouvir a gravação eletrônica e selecionar a opção para o agendamento (8).

Esperamos que estas informações tenham lhe ajudado de alguma forma.

Se gostou do que leu, não se esqueça de compartilhar esta informação com seus amigos, basta usar os botões sociais abaixo.

Grande abraço e até a próxima dica!

Leia mais sobre a Carteira de Trabalho:

Salvar

Salvar

Recomendados:

109 Comentários

  1. A carteira de trabalho (CTPS) constitui-se no documento de identificação do trabalhador, dando elementos ao governo para analisar a mão de obra empregada e a que está por se empregar, inclusive tendo ideia dos menores que são empregados ou pretendem empregar-se. Por meio da carteira de trabalho (CTPS) há condições de o empregado verificar o passado do trabalhador, observando se o trabalhador permaneceu muito ou pouco tempo no emprego anterior, observando também se o empregado passa de emprego em emprego.

  2. Ja foi na câmara procura uma solução para nós aqui em Oriximiná mais ate agora não temos nem uma resposta .ja estamos com 2 anos sem tirar carteira de trabalho.e não temos la no setor da prefeitura que tirava as carteiras alguém que possa agendar esse processo para nós aqui .para ir ate a outra cidade para tirar a carteira temos que pagar com passagens de ida e voltar 250 reais caso ser consegui agendar para tirar lar esse documento que e de sumar importância para nos brasileiros.mais parece que.quei criou esse sistema pensa que aqui pra nós. Funciona .

  3. Morro Oriximiná no Pará e aqui não tem como tira a carteira de trabalho.estou com a minha carteira cheia e queria tirar outra mais não consigo agendar para tirar na outra cidade que é Santarém no Pará e o sistema não completa . gostaria de um numero de contato porque o 158 não. Funciona .porfavor me agudar

    • Manoel,

      Sugerimos que você tente contato com a prefeitura do seu município (ou a de Santarém), setor de trabalho e emprego (Ou promoção social), e verifique se a emissão de CTPS não é efetuada sem o agendamento do MTE. Esperamos que você consiga a emissão do documento, Manoel. GuiaDocumentos.

  4. Quem conseguiu fazer no RJ ??
    Não funciona o sistema, uma droga, desde janeiro tentando, de madrugada de dia e nada!!!
    Não querem que o povo tenha carteira registrada e consiga o seguro desemprego, só pode!!!
    Políticos, tudo igual!!!!

    • Marcelo,

      Concordamos em gênero, número e grau com você. No entanto devemos lembrar que a classe política é um mero espelho da sociedade que a representa: a nossa! Enquanto o brasileiro não respeitar as leis e deixar de lado o jeitinho, a novela e o futebol (Modo de falar, nada contra futebol ou novela e muito menos contra quem os aprecia), principalmente aprender a votar, e a cobrar seu representante no congresso, a nossa classe política irá espelhar a imundice de onde se originou. Pense nisso, e passe adiante. Lamentamos o problema que está passando, e sugerimos que você entre em contato com a prefeitura do seu município, setor de trabalho e emprego (Ou promoção social), e verifique se não há um local onde seja emitida CTPS em seu município, sem que seja necessário efetuar o agendamento pelo site do MTE. Respeitamos o seu desabafo, agradecemos o seu contato e participação, e esperamos que você consiga a resolução do problema. GuiaDocumentos.

  5. esse site e maio kaozada mais uma bosta que o governo criou assim como tudo que eles fazem e totalmente imposivel agendar alguma coisa nesta merda eu estou com o emprego nas maos e nao posso trabalhar simplesmente porque esta porra nao funciona. a soluçao e pegar uma arma e começar a roubar sim começar a roubar por que os nossos governantes transformarao nosso pais em uma imensa fabrica de bandidos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *