nov 052013
 

O Certificado de Reservista é o documento que comprova a inclusão do cidadão na Reserva do Exército, da Marinha ou da Aeronáutica.

COMO OBTER O CERTIFICADO DE RESERVISTA?

Todo cidadão do sexo masculino deve realizar o alistamento militar na Junta de Serviço Militar mais próxima nos primeiros 6 meses do ano em que completa 18 anos de idade.

O Certificado de Reservista será entregue ao final da prestação do Serviço Militar àqueles que não foram dispensados na Seleção Geral e que cumpriram o seu dever com a Pátria sem sofrer punições militares.

EXERCÍCIOS DE APRESENTAÇÃO DAS RESERVAS

Fique atento.

Mesmo após o término da prestação do Serviço Militar o brasileiro ainda não está quite com as Forças Armadas, pois este deverá se apresentar à Junta Militar nos próximos 5 anos subsequentes.

Em cada apresentação é carimbado no Certificado de Reservista uma informação que comprova o seu comparecimento na Junta de Serviço Militar.

Estará quite com o Serviço Militar aquele que se obtiver as anotações em dia no Certificado de Reservista.Alistamento Militar - Marinha, Exército e Aeronáutica

Prazo para apresentação

Pela internet:

  • Do primeiro dia de Dezembro até o dia 31 de Janeiro do ano subsequente.

Pessoalmente (Na Junta de Serviço Militar):

  • Do dia 9 a 16 de Dezembro.

O que acontece se o cidadão não se apresentar na data estipulada?

O cidadão deverá procurar a Junta de Serviço Militar com a máxima brevidade possível para regularizar as anotações ou carimbos. Porém, por estar fora do prazo, a regularização será feita mediante recolhimento de uma taxa e pagamento de multa.

Lembrando que o brasileiro que não estiver quite com o Serviço Militar, isto é, com o Certificado de Reservista desprovido das respectivas anotações, salvo se dentro do prazo, não poderá:

  • obter passaporte ou prorrogação de sua validade;

  • ingressar como funcionário, empregado ou associado em instituição, empresa ou associação oficial ou oficializada ou subcencionada ou cuja existência ou funcionamento dependa de autorização ou reconhecimento do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municipal;

  • assinar contrato com o Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municipal;

  • prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino;

  • obter carteira profissional, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão;

  • inscrever-se em concurso para provimento de cargo público;

  • exercer, a qualquer título, sem distinção de categoria, ou forma de pagamento, qualquer função ou cargo público:

    • estipendiado pelos cofres públicos federais, estaduais ou municipais;

    • de entidades paraestatais e das subvencionadas ou mantidas pelo poder público;

    • receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municipal;

Como fazer a apresentação pela Internet?

Para efetuar a apresentação pela internet siga o passo a passo:

1. Acessar o endereço eletrônico do sistema Exarnethttp://www.exarnet.eb.mil.br

2. Clicar no botão “Apresente-se” situado no rodapé da página, como mostra a imagem abaixo.

Certificado de Reservista - Apresentação do Reservista pela Internet

3. Preencher o formulário com o nome do Reservista, nome da mãe do Reservista e a data de nascimento do Reservista. Em seguida clicar em “Procurar”.

Certificado de Reservista - Apresentação do Reservista pela Internet

4. Será exibido o cadastro do Reservista. Após seguir as demais instruções do sistema Exarnet, você deverá imprimir o comprovante de apresentação.

Atenção:
É importante salientar que somente as 4 primeiras apresentações poderão ser feitas pela internet, sendo obrigatória a apresentação pessoal na Junta de Serviço Militar ou Quartel na 5ª e última apresentação.
Além disso, nessa última apresentação pessoal obrigatória o reservista deverá apresentar todos os recibos de apresentação emitidos pelo sistema online Exarnet, ou seja, os correspondentes das quatro primeiras apresentações.

É COBRADA ALGUMA TAXA PARA OBTER O CERTIFICADO DE RESERVISTA?

Não, é gratuito.

COMO TIRAR A 2ª VIA DO CERTIFICADO DE RESERVISTA?

Em caso de furto, perda, extravio, roubo ou deterioração de seu Certificado de Reservista ou Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), a segunda via deverá ser requerida na Junta de Serviço Militar mais próxima com a máxima brevidade possível.

ATENÇÃO: Não é possível obter o número do Certificado de Reservista pela internet. Somente na Junta de Serviço Militar ou Quartel onde serviu pela última vez, solicitando a 2ª via do documento.

► Para encontrar a Junta de Serviço Militar mais próxima acesse: Clique aqui.

Como tirar a 2ª via do Certificado de Reservista no exterior?

Caso resida no exterior, o pedido deverá ser formulado por intermédio do Consulado ou Embaixada Brasileira. Apresente-se em uma dessas repartições diplomáticas, portando documento de identidade (RG ou passaporte) e solicite a segunda via do Certificado de Reservista.

Fonte:



GOSTOU DESTE ARTIGO?

CADASTRE SEU E-MAIL ABAIXO E RECEBA AS ATUALIZAÇÕES DE GUIADOCUMENTOS


Fique tranquilo. Jamais enviamos SPAM.

Entre AGORA em sua caixa de email e confirme seu cadastro. NÃO deixe para depois!

  125 Comentários para “Certificado de Reservista”

  1. O meu marido saio do quartel, e não foi pegar o certificado do , já faz três anos quanto é que ele vai pagar de multa ?

    • Paula,
      A multa por atraso, é de R$ 1,38 por ano de atraso. Diga para ele comparecer na JSM para regularizar a situação militar, o quanto antes. Obrigado por sua participação. GD.

  2. Ola recebi o Certificado de alistamento militar, em 2006, depois disso nao fui ao juramento da bandeira! hj preciso fazer passaporte! o que devo fazer!? para pegar o CDI!??
    quanto custa a multa, e tera burocracia para emitir o CDI?

  3. Boa noite. Eu fui dispensado do exército há 4 anos atrás, porém, nunca tive a oportunidade de pegar o certificado de reservista. Há algum problema? Como devo proceder?

    Obrigado

    • Bruno,
      Você foi dispensado e compareceu à cerimônia de fidelidade à Pátria? Você deve ir à JSM mais perto de você para a regularização. Documentos militares são destruídos após 06 meses. No seu caso, deverá pagar uma taxa para a emissão do novo documento, além de passar pela cerimônia (se não o fez). Procura a Junta Serviço Militar mais próxima o quanto antes você puder. A falta deste documento atrapalha muito a vida do cidadão. Obrigado por sua participação. GD.

  4. Servie o quartel 2006 nao peguei o certificado de reservista . Aonde pego ? Passou 8 anos . Ainda e no quartel ? Estou precisando para o emprego.

    • Carlos,
      Dirija-se à Junta do Serviço Militar mais próxima de você para efetuar a regularização da sua situação militar. Obrigado por sua participação. GD.

  5. fui me alistar em 2006 mas não servi, e nunca fui pegar minha carteira oque devo fazer

    • Daniel,
      Volte a Junta do Serviço Militar onde se alistou (Ou a Junta mais próxima de você), e lá a sua situação militar será resolvida. Obrigado por sua participação. GD.

  6. Me alistei em 2002, fui em uma seleção e depois não voltei mais.
    Perdi o CAM, hoje em dia preciso para fins trabalhista, o que devo fazer e quais as medidas cabíveis sobre isso?
    Além da multa existe alguma outra coisa que possa implicar na emissão da reservista?
    Grato!

    • Rodrigo,
      Você foi dispensado do serviço obrigatório? Se foi dispensado, participou da cerimonia de fidelidade à Pátria? Em todo caso, você deverá procurar a Junta do Serviço Militar mais próximo de você para regularizar a sua situação Militar. Se você estiver quite com a obrigação militar, nada implicará além da multa e do pagamento de uma taxa para emissão de um novo documento (documentos militares são destruídos após 06 meses). Se foi dispensado e não fez o juramento de fidelidade à Pátria, provavelmente será marcado uma data para você passar pela cerimônia. Obrigado por sua participação. GD.

  7. Olá!
    Meu caso é o seguinte. Me alistei, fui dispensado, jurei bandeira e me deram um protocolo pra poder pegar a reservista na junta militar.Porém, quando fui buscar ainda não estava pronta. E foi assim por mais de um mês, ate eu não ir conferir mais. E fui usando o protocolo pra tudo, até chegar o momento de perdê-lo. A minha dúvida é: Se eu nunca peguei a reservista, terei que pagar 2 via, ou posso ir la e pegar a 1 via mesmo sem o protocolo?
    Muito obrigado!

    • Lucas,
      No seu caso, o documento é o CDI – Certificado de Dispensa de Incorporação. Se já decorreu 06 meses, é muito provável que terá de pedir a emissão da segunda via, pois documentos militares não retirados neste prazo são destruídos. Sobre o protocolo, a JSM saberá encontrar o seu processo. Obrigado por sua participação. GD.

  8. Boa noite,
    tenho 21 anos e não me alistei na espoca certa, agora vou trabalhar registrado e preciso da reservista o que devo fazer?

  9. Olá em 2009 eu me alistei e fui na data para requerer a CDI, mas o moço estava de férias, e no dia me falaram que o certificado de alistamento militar valeria como a CDI, mudei de cidade e acabei não pegando a CDI,como faço agora? deverei fazer o Tiro de Guerra? ou fazer novo alistamento? … Ha e a o certificado venceu em 2010, realmente um descuido meu… como faço?

  10. Ola…
    Fiz o alistamento em 1998 e foi dispensado…mas não sei onde foi parar meu certificado de alistamento ou minha certidão de dispensa…não sei mais nem qual documento recebi…
    Preciso renovar meu passaporte e vi no site da Policia Federal que o certificado é um dos documentos obrigatórios…essa informação procede? Preciso mesmo levar esse doc para a renovação do passaporte? Não me lembro de ter levado qualquer documento desta natureza nas outras vezes em que tirei passaporte…
    Mas, caso seja mesmo necessário o doc, preciso voltar a junta onde me alistei ou qualquer uma vale?
    Obrigado

    • Marcelo,
      Sem um comprovante de quitação com o serviço militar, a PF realmente NÃO emite o Passaporte. Se você foi dispensado e passou pela cerimônia de fidelidade à Pátria, você recebeu o CDI – Certificado de dispensa de incorporação, que é um documento de quitação militar.
      Segundo a Polícia Federal, Marcelo: “Verifique a documentação necessária. Atenção: Não há renovação nem prorrogação de passaporte, se o seu está com prazo de validade expirado ou prestes a expirar e você deseja obter um novo documento de viagem, serão exigidos TODOS os documentos originais relacionados e você deverá solicitar a emissão no próximo passo.”
      Documentos originais exigidos, item 3.0:
      - 3.0 – Documento que comprove quitação com o serviço militar obrigatório, para os requerentes do sexo masculino a partir de 01 de janeiro do ano em que completam 19 anos até 31 de dezembro do ano em que completam 45 anos.
      Então, você deverá apresentar o seu CDI sim. Para requerer a segunda via, dirija-se à Junta de serviço militar mais próxima de você.
      Caso não saiba o endereço, no artigo há como localizar a junta mais próxima. Se precisar de informações sobre o pedido do Passaporte, também temos um artigo sobre: http://guiadocumentos.com.br/como-tirar-passaporte-o-guia-completo/ . Obrigado por sua participação. GD.

  11. Olá, estou tentando me cadastrar a uma vaga de emprego e o site pede a “data de dispensa inicial” e a “data de expedição” da reservista mas na minha CDI só tem a data de dispensa inicial (30/07/1999). Tentei colocar a mesma data nos dois campos mas o site informa que a data de expedição é incorreta. Houve algum erro na emissão do documento ? O que devo fazer ?

    • Diogo,
      Está parecendo um erro do site de cadastro. Não há um meio de entrar em contato com o site do cadastro? Tentou com outro navegador de internet?

  12. Olá. Estou tentando me inscrever para uma vaga e o site pede a “data de dispensa inicial” e a “data de expedição” da reservista porém minha CDI só tem a data da dispensa inicial (30/07/1999). Tentei colocar a mesma nos dois campos mas o sistema informa que a data de expedição está incorreta. Tentei me apresentar pelo http://www.exarnet.eb.mil.br/ mas ao final aparece a seguinte informação. “A Situação Militar não está definida como LICENCIADO”. Meu documento foi emitido errado ? O que devo fazer ?

    • Diogo,
      Se não for longe da sua residência, vá à Junta do Serviço Militar mais próxima de você e faça a verificação. Na junta saberão dizer se seu documento foi emitido com erros e poderão efetuar a retificação, no caso. Documentos militares são emitidos pela Junta militar, então é neste local que você poderá fazer as devidas verificações com certeza absoluta. Obrigado por sua participação. GD.

 Este artigo foi útil para você? Registre abaixo sua opinião ou dúvida. Comente!

(obrigatório)

(obrigatório) - Respeitamos sua privacidade! Seu email não será publicado e jamais enviamos spam..

Utilize o espaço acima para interagir conosco. Registre sua dúvida ou comentário no campo acima.