nov 052013
 
19 Flares Facebook 16 Twitter 2 Google+ 1 Pin It Share 0 Email -- 19 Flares ×

O Certificado de Reservista é o documento que comprova a inclusão do cidadão na Reserva do Exército, da Marinha ou da Aeronáutica.

COMO OBTER O CERTIFICADO DE RESERVISTA?

Todo cidadão do sexo masculino deve realizar o alistamento militar na Junta de Serviço Militar mais próxima nos primeiros 6 meses do ano em que completa 18 anos de idade.

O Certificado de Reservista será entregue ao final da prestação do Serviço Militar àqueles que não foram dispensados na Seleção Geral e que cumpriram o seu dever com a Pátria sem sofrer punições militares.

► Se você procura informações sobre o Alistamento Militar, isto é, sobre os prazos para o alistamento, fases, seleção geral, juramento a bandeira, motivos de dispensa, etc. Leia nosso artigo sobre o Alistamento Militar (clique aqui).

EXERCÍCIOS DE APRESENTAÇÃO DAS RESERVAS

Fique atento.

Mesmo após o término da prestação do Serviço Militar o brasileiro ainda não está quite com as Forças Armadas, pois este deverá se apresentar à Junta Militar nos próximos 5 anos subsequentes.

Em cada apresentação é carimbado no Certificado de Reservista uma informação que comprova o seu comparecimento na Junta de Serviço Militar.

Estará quite com o Serviço Militar aquele que se obtiver as anotações em dia no Certificado de Reservista.Alistamento Militar - Marinha, Exército e Aeronáutica

Prazo para apresentação

Pela internet:

  • Do primeiro dia de Dezembro até o dia 31 de Janeiro do ano subsequente.

Pessoalmente (Na Junta de Serviço Militar):

  • Do dia 9 a 16 de Dezembro.

O que acontece se o cidadão não se apresentar na data estipulada?

O cidadão deverá procurar a Junta de Serviço Militar com a máxima brevidade possível para regularizar as anotações ou carimbos. Porém, por estar fora do prazo, a regularização será feita mediante recolhimento de uma taxa e pagamento de multa.

Lembrando que o brasileiro que não estiver quite com o Serviço Militar, isto é, com o Certificado de Reservista desprovido das respectivas anotações, salvo se dentro do prazo, não poderá:

  • obter passaporte ou prorrogação de sua validade;

  • ingressar como funcionário, empregado ou associado em instituição, empresa ou associação oficial ou oficializada ou subcencionada ou cuja existência ou funcionamento dependa de autorização ou reconhecimento do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municipal;

  • assinar contrato com o Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municipal;

  • prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino;

  • obter carteira profissional, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão;

  • inscrever-se em concurso para provimento de cargo público;

  • exercer, a qualquer título, sem distinção de categoria, ou forma de pagamento, qualquer função ou cargo público:

    • estipendiado pelos cofres públicos federais, estaduais ou municipais;

    • de entidades paraestatais e das subvencionadas ou mantidas pelo poder público;

    • receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municipal;

Como fazer a apresentação pela Internet?

Para efetuar a apresentação pela internet siga o passo a passo:

1. Acessar o endereço eletrônico do sistema Exarnethttp://www.exarnet.eb.mil.br

2. Clicar no botão “Apresente-se” situado no rodapé da página, como mostra a imagem abaixo.

Certificado de Reservista - Apresentação do Reservista pela Internet

3. Preencher o formulário com o nome do Reservista, nome da mãe do Reservista e a data de nascimento do Reservista. Em seguida clicar em “Procurar”.

Certificado de Reservista - Apresentação do Reservista pela Internet

4. Será exibido o cadastro do Reservista. Após seguir as demais instruções do sistema Exarnet, você deverá imprimir o comprovante de apresentação.

Atenção:
É importante salientar que somente as 4 primeiras apresentações poderão ser feitas pela internet, sendo obrigatória a apresentação pessoal na Junta de Serviço Militar ou Quartel na 5ª e última apresentação.
Além disso, nessa última apresentação pessoal obrigatória o reservista deverá apresentar todos os recibos de apresentação emitidos pelo sistema online Exarnet, ou seja, os correspondentes das quatro primeiras apresentações.

É COBRADA ALGUMA TAXA PARA OBTER O CERTIFICADO DE RESERVISTA?

Não, é gratuito.

COMO TIRAR A 2ª VIA DO CERTIFICADO DE RESERVISTA?

Em caso de furto, perda, extravio, roubo ou deterioração de seu Certificado de Reservista ou Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), a segunda via deverá ser requerida na Junta de Serviço Militar mais próxima com a máxima brevidade possível.

Para a emissão da segunda via do CR, será efetuado na própria Junta, um requerimento dirigido ao chefe da CSM da área onde reside o solicitante. O requerente deverá apresentar os seguintes documentos:

  • Cópia da guia do pagamento da taxa para emissão de segunda via do certificado de reservista (Multa militar prevista no Art. 177 do Regulamento da Lei do Serviço Militar). A guia para o pagamento bancário será fornecida no ato do requerimento assim como as instruções para o pagamento;
  • Cópia frente e verso do RG do requerente, ou de sua certidão de nascimento ou casamento (Os documentos deverão ser apresentados para sua autenticação na JSM);
  • Fotografia (01) recente, não datada.

ATENÇÃO: Não é possível obter o número do Certificado de Reservista pela internet. Somente na Junta de Serviço Militar ou Quartel onde serviu pela última vez, solicitando a 2ª via do documento.

► Para encontrar a Junta de Serviço Militar mais próxima acesse: Clique aqui.

Como tirar a 2ª via do Certificado de Reservista no exterior?

Caso resida no exterior, o pedido deverá ser formulado por intermédio do Consulado ou Embaixada Brasileira. Apresente-se em uma dessas repartições diplomáticas, portando documento de identidade (RG ou passaporte) e solicite a segunda via do Certificado de Reservista.

DÚVIDAS FREQUENTES

NÃO FUI BUSCAR MEU CERTIFICADO DE RESERVISTA OU CERTIFICADO DE DISPENSA DE INCORPORAÇÃO E AGORA PRECISO DO DOCUMENTO. O QUE DEVO FAZER?

Para requerer o documento e regularizar a situação militar (se este for o caso), você deve se apresentar na Junta de Serviço Militar da área ou quartel competente para ser feita a regularização.

NUNCA ME ALISTEI E AGORA PRECISO DO CERTIFICADO DE RESERVISTA. O QUE FAZER?

Se você não submeteu-se ao alistamento militar no período designado pela lei, você está em débito com o serviço militar obrigatório. Para regularizar a situação, apresente-se o quanto antes na Junta de Serviço Militar de sua circunscrição portando documentos pessoais.

Fonte:


GOSTOU DESTE ARTIGO?

CADASTRE SEU E-MAIL ABAIXO E RECEBA AS ATUALIZAÇÕES DE GUIADOCUMENTOS


Fique tranquilo. Jamais enviamos SPAM.

Entre AGORA em sua caixa de email e confirme seu cadastro. NÃO deixe para depois!

  417 Comentários para “Certificado de Reservista”

  1. Ola, boa tarde

    Eu tenho meu certificado de dispensa de reservista, eu me mudei de cidade gostaria de saber se tenho que atualizar minhas informações na Junta de Serviço militar? Me formei também, tenho que repassar essa informação para a Junta, pois me lembro que o Sargento nos falou no dia de entrega da carteira de dispensa que se fizemos graduação ou se mudássemos de endereço teríamos que repassar essa informação? Tenho que fazer isso? Qual procedimento? Tenho que fazer na cidade atual ou na antiga?/

    Obrigado

    • Lucas,

      Você serviu o exército e possui o “Certificado de Reservista”, ou foi dispensado, passou pela cerimônia de Fidelidade à Pátria (Juramento à Bandeira) e recebeu o “CDI – Certificado de Dispensa de Incorporação”?

  2. Eu perdi minha carteira, e acredito que meu certificado de despensa está nela, sexta feira, eu ia precisar ir buscar a reservista, é possível retirar a reservista sem o certificado de despensa?

    • Igor,

      Consulte a JSM em questão. Talvez com um documento de identidade, além do Boletim de Ocorrência da perda, a entrega possa ser feita normalmente. Esse certificado de Dispensa é um protocolo para retirada do documento definitivo na Junta Militar?

  3. Bom dia, gostaria de saber com que idade não é mais obrigatório apresentar o certificado de reservista para emprego?

    • Joselita,

      Segundo o Art. 5° da lei militar, em tempos de paz, o cidadão Brasileiro do sexo masculino, tem a obrigação com o serviço militar, desde o dia 1º de janeiro do ano em que o completar 18 (dezoito) anos de idade e subsistirá até 31 de dezembro do ano em que completar 45 (quarenta e cinco) anos. No entanto, algumas empresas poderão solicitar para o candidato à vaga de emprego de mais de 45 anos que não possuir Certificado de Reservista, ou Certificado de Dispensa de Incorporação, um atestado de desobrigado do serviço militar (Este expedido pela Junta do Serviço Militar mais próximo da residência do cidadão). Obrigado por sua participação. GD.

  4. oi eu não me alistei no praso até meio do ano e agora queria a reservista tem como me alistar e e receber mesmo não estando no praso q vai do inicio até meio do ano??? ha e ja tenho 19 anos

    • Neilson,

      Dirija-se à Junta do Serviço Militar mais próximo de você. Poderá ser feito o alistamento tardio (Você terá de pagar multa pelo alistamento fora do prazo, no entanto, o valor é baixo), porém, você só receberá o CDI – Certificado de Dispensa de Incorporação, no caso de ser dispensado do serviço militar obrigatório, e após passar pela cerimônia de Juramento à Bandeira, na próxima seleção geral. Para saber qual a próxima seleção geral da sua JSM, só consultado a mesma. Obrigado por sua participação. GD.

  5. Fui me alistar um dia atrasado do prazo normal de alistamento, peguei o CAM e tem uma data falando que eu tenho que retornar dia 1/08/15. Seria possível adiantar minha reservista ou alguma declaração, sendo que tenho asma e alergia a alguns alimentos, sou aprovado por ter essas doenças?
    Preciso muito adiantar e possível, pois estou perdendo oportunidade de empregos.

    • Corrigindo: 11/08/15

      • Frank,

        A data marcada, provavelmente é para a seleção geral. Cremos não ser possível fazer o adiantamento do cronograma, pois o mesmo envolve procedimentos complexos e também está relacionado a outros jovens que irão se apresentar na mesma data que você. Sobre uma declaração que está em processo de alistamento, você deve consultar a JSM/Quartel onde fez o alistamento. Sobre ser aprovado ou dispensado do serviço militar obrigatório, irá depender de vários fatores. Quem decidirá se você é apto ou não para a prestação do serviço militar, será o médico militar (se tiver exames ou laudos de seu problema, leve os mesmos no dia da apresentação). Obrigado por sua participação. GD.

  6. Olá, meu sobrinho foi Dispensado do serviço militar obrigatório, já “jurou a bandeira” e pediram que ele comparecesse dia 20 de outubro na junta militar para retirar o CDI, queria saber se consigo pegar o documento por ele, pois ele não poderá ir no dia!
    Obrigada

    • Magda,

      Se não houver um protocolo para retirada, pode ser necessário a presença dele para assinar algum documento. Por ser um procedimento interno, sugerimos uma consulta à JSM via telefone antes de você dirigir-se ao local. Documentos, como a CDI são mantidos à espera de seus titulares por até 06 meses. Após este tempo, são destruídos, e para requerer uma nova via, é necessário o pagamento de uma taxa militar. Obrigado por sua participação. GD.

  7. Bom dia, não fui jurar a bandeira no dia, tem como eu fazer isso outro dia? E tem algum problema esse atraso? Tenho que pagar alguma multa?

    • Guilherme,

      Procure a JSM. Irão marcar uma nova data para a realização da cerimônia. Você não terá de pagar multa. Somente, se demorar mais de 06 meses para passar pela cerimonia e retirar o CDI (Algumas JSM é mais tempo), os mesmos são destruídos e para a emissão de uma nova via é cobrado uma taxa militar. Obrigado por sua participação. GD.

  8. Boa tarde, meu CAM esta carimbado pra eu buscar meu reservista dia 09/09/14, sendo que cheguei lá falaram que a FAB não mando a relação de quem foi dispensador por excesso de condigente mais algums rapazes que o carimbo esta marcado pra buscar no msm dia que eu já pego .. oque devo fazer ? pediram pra eu aguarda mais 25 a 20 dias

  9. Olá , eu tenho 26 anos me alistei me apresentei um dia só é não pude voltar com alguns problemas familiarese acabei perdendo esse papel do alistamento e estou de volta a cidade que me alistei morando aqui de novo mais já se passram 8 anos e o emprego que eu quero entrar exige o certificado de reservista com o faco pra regularizar?? Será que demora muito? Eu posso começar a trabalhar e dps entregar?? Desde já agradeco a colaboração de vcs

  10. Boa tarde,
    eu não fui buscar minha reservista, e agora que precisei da mesma para ingressar em um mestrado fui até a junta, e paguei as taxas e levei a documentação e a fotografia, isso no dia 06/10/2014, e segundo a atendente isso pode durar até 30 dias para que chegue a minha segunda via, contudo sei que estou errado de não ter ido buscar a mesma, porém preciso apenas do numero para dia 28/10 quando termina as inscrições, existe algum meio de eu obter o número, uma vez que essa reservista já existiu fisicamente na junta e foi destruída?

    obrigado

    • Maykon,

      Não há como pesquisar números de documentos militares via online. Explique a situação e tente na Junta mesmo a pesquisa pelo número. Boa sorte. Obrigado por sua participação. GD.

  11. Ola gostaria de saber se tenho como pega a reservista sendo que fui Espulso do exército a bem da disciplina. Ou algo pata poder trabalhar registrado ‘

    • Lucas,

      Você era militar de carreira?

    • Bom dia, preciso da 2ª via do certificado de reservista mas estou no estrangeiro e não tenho aqui comigo meu RG e nem possuo o passaporte brasileiro,pois viajei com o passaporte da outra nacionalidade que possuo. Como proceder para adquiri-la?

      • Gerson,

        Cremos que não será possível fazer o requerimento, pois as representações diplomáticas exigem a apresentação do Passaporte Brasileiro e/ou RG para fazer a requisição. Se estiver quite com suas obrigações militares, e se for possível, peça a um parente ou amigo na cidade onde passou pelo serviço militar, que compareça a Junta do serviço militar, e verifique se o requerimento do documento pode ser feito por terceiro portando seu RG, ou uma procuração específica para o caso. Obrigado por sua participação. GD.

  12. Queria sabe ja me alistei, jure bandeira e peguei a reservista. Porém sempre desejei servir mais não falei no dia.
    Fiz 20 anos dia 7 de outubro, como faço pra entrar no exercito? Pois sempre foi meu sonho…

    • Anderson,

      Para entrar para as forças armadas, segundo o exército:

      “poderá ingressar no Exército em uma das seguintes formas:
      Como militar de carreira (oficial ou sargento), mediante a aprovação em concurso público, de âmbito nacional, para uma das Escolas de Formação.
      Como o militar temporário (oficial ou sargento) permanece no Exército por um período de tempo delimitado, previamente informado.”

      veja esse artigo da “gazeta do povo”, do Paraná: http://www.gazetadopovo.com.br/vida-universidade/carreira/conteudo.phtml?id=1297323 .

      Fique atento aos concursos de admissão das academias e áreas as quais desejar prestar. Obrigado por sua participação. GD.

  13. mim apresentei no exercito ,fui despencado mais nao fui fazer a reservista e agora 4 anos depois preciso da reservista como faço pra faz-ela novamente ?

    • Giliarde,

      Procure a Junta do Serviço Militar mais próxima da sua residência. Se você foi dispensado, só terá de pagar uma taxa para emissão de uma nova via do CDI – Certificado de Dispensa de Incorporação, e talvez passar pela cerimonia de fidelidade à Pátria (Juramento à Bandeira). Obrigado por sua participação. GD.

  14. Olá queria sabe eu me alistei já jurei Bandeira e fui dispensando mas ele me deram um prazo de 1 an. Pra pegá a reservista mas não fui e agora? Tiro ou cam ou posso ir na junta militar qualquer dia?

    • Messias,

      No seu caso, o prazo de um ano é o tempo em que o documento foi mantido. Após esse tempo, para retirar o documento, você terá de pagar uma taxa para emissão de uma nova via, pois os mesmos são destruídos, quando não são retirados. Você pode ir na Junta Militar a qualquer tempo. Faça isso o mais breve possível, pois a falta do documento traz inúmeras dificuldades. Você receberá o CDI – Certificado de Dispensa de Incorporação, se foi dispensado do serviço militar obrigatório na seleção geral. Obrigado por sua participação. GD.

  15. ola,meu marido se alistou foi chamado para servir e nao pode ir,pois mudou de cidade.ele tinha ha resevista e perdeu agora esta precisando dela.quero saber se por ele ter sido chamado e nao pode comparecer ele vai pagar alguma multa e como ele faz para poder regularizar a situação e conseguir novamente sua reservista ?

    • Anielma,

      Ele se alistou e não compareceu à seleção geral, ou ele foi convocado para prestar o serviço militar obrigatório, e não se apresentou para o cumprimento do mesmo? Ou ele foi dispensado do serviço militar obrigatório e não foi retirar o documento de dispensa?

  16. Me Alistei Em 2010 e fui dispensado. E paguei a taxa. como faço pra pega reservista ? tenho o papel do alistamento com o carinbo de dispensa !

    • Pauliran,

      Se foi dispensado do serviço militar obrigatório, você irá receber o CDI – Certificado de Dispensa de Incorporação, e não o Certificado de Reservista. O CDI é entregue ao conscrito dispensado após o mesmo passar pela cerimônia de Fidelidade à Pátria (Juramento à Bandeira). No seu caso, compareça à JSM mais próxima da sua residência para regularizar a sua situação Militar. Obrigado por sua participação. GD.

  17. Olá, eu servi no ano de 2010 ,sai um dia antes da baixa por motivos pessoais mais não fui pegar meu certificado,vou pagar multa, o que devo fazer? Obg

  18. Preciso do documento para trabalho e fui solicitar e a moça disse que só receberia o documento em julho, data da apresentação 07/10/14, tenho urgência. Pois a pessoa me informou que eu iria receber em julho de 2015

  19. Boa Noite.

    Me alistei no serviço militar no ano de 1980, porem mudei para São Paulo no ano de 1981. Chegando aqui, dei continuidade (após ser dispensado em Pérola no Paraná) na 4ª CSM da Vila Prudente em São Paulo – SP.
    O que que eu preciso hoje: Obter o cadastro inicial onde o fiz (em Pérola-PR) onde consta meus registro (histórico) da época, como profissão etc. é possível?
    Se for, por favor me informe o procedimento para que eu possa correr atrás.

    Grato

    Boa Noite

    João Batista Boaretto

    • Joao Batista,

      Documentos militares, podem ser pedidos ou requeridos na JSM/quartel da região de residência mesmo. No entanto, cremos que registros específicos devem ser solicitados no local onde fez o primeiro alistamento. Consulte a JSM ou quartel mais próximo de você, para saber se solicitam, ou se terá de se dirigir à unidade de Pérola mesmo. Obrigado por sua participação. GD.

  20. servi em 2010 ..cumpri o periodo obrigatorio .. depois que sai mudei de cidade e nunca fui carimbar o cam posso no 5 ano e carimbar tudo ?

    • Dyonathan,

      Procure a JSM mais próxima de você, para efetuar a regularização. Como você terá de pagar multa pelo atraso na apresentação por cada ano de atraso (Provavelmente 2,40 por ano de atraso) , sugerimos que procure a JSM o mais brevemente possível. Obrigado por sua participação. GD.

  21. Amanhã irei buscar meu certificado de reservista mais esqueci o que tenho que levar. Queria uma explicação das documentações e a quantia em dinheiro. Grato

    • Danilo,

      A retirada do seu documento está em atraso? É o certificado de reservista ou o CDI – certificado de dispensa de incorporação?

  22. Olá, perdi a data para fazer o juramento à bandeira e pegar meu certificado definitivo, eu iria estar pegando o certificado de dispensa. Gostaria de saber se consigo pega-lo esse ano ainda, ou terei que fazer um novo requerimento para pegar o certificado no ano seguinte. Obrigado.

    • Bruno,

      Compareça à JSM em questão para que seja marcado uma nova data para a cerimônia. Sobre as datas, é um procedimento interno, não há como precisar. No entanto, cremos que não deverá demorar. O requerimento para o pedido, é para quando passar mais de 06 meses sem que o conscrito faça a retirada do documento. Neste caso, os documentos antigos são destruídos e há uma taxa (que deverá ser inferior a 10 reais) para a emissão de uma nova via. Obrigado por sua participação. GD.

  23. Boa noite, é necessário ter todas aquelas carimbadas no cam pra pegar o certificado de dispensa?

    • Iago,

      Os carimbos em questão a que você se refere, talvez, trata-se dos carimbos pelo exercício de apresentação da reserva, exigido daquele conscrito que foi incorporado e prestou o serviço militar obrigatório. Os carimbos são feitos no Certificado de Reservista. Já o Certificado de Dispensa de Incorporação – CDI – é entregue àquele conscrito que for dispensado de serviço militar obrigatório, após passar pela cerimônia de fidelidade à Pátria (Juramento à Bandeira) e não requer que seja carimbado como no Certificado de Reservista. Qualquer dúvida restante, volte a entrar em contato. Obrigado por sua participação. GD.

  24. Eu entrei no EXARNET e fiz o processo de apresentaçao (carimbar a reservista ) pela internet em 2013 só que eu n tinha impressora e n imprimi o documento que comprovaria que foi carimbada …. agr o que devo fazer ??

    • Felipe,

      Tente entrar no preenchimento do formulário novamente, inserir seus dados para verificar se abrirá opção de reimpressão da comprovação. Em caso negativo, você poderá obter informações sobre como receber a comprovação na Junta do Serviço Militar onde fez o alistamento, ou na JSM mais próxima de você mesmo. Há também a opção “fale conosco” no site do exarnet. Você pode questionar por essa ajuda, caso não consiga a reimpressão do comprovante. Obrigado por sua participação. GD.

  25. Eu morava no exterior na época que deveria me alistar, a empresa com a qual fui estudar disse que providenciaria a data para fazermos o alistamento, nunca me lembraram e eu acabei esquecendo mesmo pois contava com o apoio deles para fazer tudo lá fora.
    Voltei ao Brasil e me alistei como refratário, porém, estou transferindo a faculdade e ainda não estou matriculado, tenho que me apresentar semana que vem no interior gaúcho, onde me alistei, porém não estarei aqui, estarei em São Paulo para dar continuidade nos trâmites de transferêncida da faculdade de medicina e a CS daqui não está me ajudando a entender se posso me apresentar lá em São Paulo, se posso somente me apresentar aqui e devo adiar a viagem ou se posso me ausentar e depois levar a matrícula e comprovar que servirei, se necessário, somente após concluir meus estudos.

    Estou tentando resolver de tudo que é forma, mas não me explicam nada de forma a deixar tudo resolvido de uma vez.

    Me ajudem! Grato

    • Robson,

      Infelizmente não podemos opinar sobre seu caso. São procedimentos internos. A competência para opinar e fornecer uma solução definitiva, é da própria JSM, responsável e adequada. Se não estão conseguindo informá-lo corretamente na JSM, sugerimos que procure a delegacia militar da região militar, responsável pela JSM em questão, e questione. Você pode faltar à essa segunda seleção, no entanto, segundo o art. 48 da Lei Militar, você terá de pagar uma multa 5 vezes a mínima:

      ” Art 48. Incorrerá na multa correspondente a cinco vêzes a multa mínima, o refratário que se não apresentar à seleção:

      a) pela segunda vez;

      b) em cada uma das demais vêzes, “

      O valor, no entanto, ainda é baixo. A multa por atraso no alistamento é de R$ 1,38 (valor aproximado) por ano de atraso. Se decidir faltar à essa apresentação, verifique com a JSM, quanto terá de pagar. Desejamos a você, boa sorte. Obrigado por sua participação. GD.

  26. Ola! Tenho 29 anos e nao me alistei quando fiz 18 anos. Consigo minha dispensa militar (reservista) ainda esse ano se eu procurar uma junta militar? Quanto tempo demora? Ou vou ter q esperar até o alistamento do ano que vem?

    • Edson, você está na condição de refratário. Compareça a Junta de Serviço Militar para regularizar sua situação. Será cobrada multa de R$1,38 (valor aproximado) por ano de atraso e demais taxas de serviço.
      Um forte abraço.

  27. Eu tenho apenas o Certificado de Alistamento Militar, pois me recusei prestar serviço militar devido as minhas convicções religiosas, mas eu não recebi minha reservista. O que tenho que fazer?

    • Vinicius,

      Procure a JSM, para regularizar sua situação militar. Você deverá receber o CDI – Certificado de Dispensa de Incorporação. Talvez seja necessário apresentar uma Declaração do chefe da comunidade religiosa a que pertence, para que você seja de fato dispensado. Talvez, ainda, lhe seja cobrado uma multa por ser você ser considerado refratário (Aquele conscrito que não se apresenta à seleção geral depois de feito o alistamento (Valor baixo)). Apresente-se à Junta para efetuar a regularização. Obrigado por sua participação. GD.

  28. como vo pagar a taxa se o banco ta de greve tinha esquecido disso lembrei hj kkk faltando 1 dia ?????

  29. Bom dia , tenho 18 e não fui atrás ainda do reservista, mais como já venceu o prazo para 2014 só vou poder ir atrás o ano que vem agora… estou com dificuldade para arrumar um emprego ,sera que tem como eu arrumar uma declaração para apresentar no emprego ? caso não vou ter que aguarda até o ano que vem para tirar o reservista e arrumar um emprego em uma empresa.

    • Rivaldo,

      Procure a Junta do Serviço Militar mais próxima, ou onde fará o alistamento e verifique se emitem alguma declaração, ou somente o certificado de alistamento militar, quando você o fizer. obrigado por sua participação. GD.

  30. Amanha é o dia marcado para eu pegar o certificado de reservista, caso eu não pegue amanha eu teria que dar entrada na segunda via ???

    • Jorje,

      Você foi dispensado do serviço militar obrigatório? Passou pela cerimônia de fidelidade à Pátria (Juramento à Bandeira)?. Se sim, você terá até 06 meses para retirar o documento sem que tenha que pedir (e pagar taxa pela emissão) da segunda via. Se foi dispensado, não passou pela cerimônia, antes que seu documento seja entregue, você terá de passar pela cerimônia. Qualquer dúvida, volte a entrar em contato. Estamos à disposição. Obrigado por sua participação. GD.

      • ola meu nome e vanderlei ja tenho 26 anos fui dispensado agora falta eu ir busca minha reservista sera que e preciso eu jura a bandeira canta o hino !

        • Vanderlei,

          Geralmente, a entrega do documento, no caso o CDI – Certificado de Dispensa de Incorporação, é condicionada à obrigação do conscrito passar pela cerimônia de Fidelidade à Pátria (Juramento à Bandeira). No seu caso, como já faz muitos anos, não podemos afirmar que você será ou não, submetido à cerimônia. Para ter certeza absoluta, só consultando a JSM mesmo. Obrigado por sua participação. GD.

  31. tenho 25 anos,

    Possuo carteira de reservista, onde fui desligado em 2008.
    estou me inscrevendo num concurso que solicita Certificado de Assentamento Militar para (reservistas)
    Gostaria de saber se ainda é obrigatório ou poderei justificar a inexistência, mesmo após o término da prestação do Serviço Militar ter passado 5 anos subsequentes.

  32. tenho 28 anos e não tirei meu reservista é agora preciso como faço?
    pagarei multa quanto??

    • William,

      Para regularizar a sua situação militar, dirija-se à Junta do Serviço Militar mais próxima de você. A multa cobrada é de R$1,38 por ano de atraso (Esse valor pode alterar um pouco). No seu caso, como está atrasado dez anos, terá de pagar dez vezes 1,38 mais a taxa bancária cobrada pelo banco para recolher a multa. Obrigado por sua participação. GD.

  33. Tenho 22 anos, e até hoje não dei entrada na reservista, sei que pagarei uma multa quando for fazer. Essa multa é um valor padrão ou varia de estado?
    Se for valor padrão qual valor?

    Obrigado pela atenção!!

    • Givaldo,

      Pelo alistamento tardio, paga-se 1,38 (Um real e trinta e oito centavos (Valor aproximado, pode alterar um pouco)) por ano de atraso, mais taxas bancárias. No seu caso, como tem 22 anos, deverá pagar quatro vezes 1,38 mais a taxa do banco para o recolhimento da multa. O valor é válido para todo o país. Obrigado por sua participação. GD.

  34. Boa noite , queria saber sobre resevista , pq ja me alistei e me apresentei , agora vou ir la pra paga uma taxa e leva as coisa que pedirão , sera que pego o resevista ou não ? , posso pedi algo para comprovar que fui dispensado do quartel para pode trabalha ??

    • Luan,

      Você se apresentou e foi dispensado na seleção Geral? Se foi isso, você receberá o CDI – Certificado de Dispensa de Incorporação, após passar pela cerimônia de fidelidade á Pátria (Juramento à Bandeira), se já não o fez. Sobre o requerimento de dispensa, consulte a Junta. É um procedimento interno. Obrigado por sua participação. GD.

  35. Olá, preciso do certificado de reservista para tirar a carteira de trabalho?

    • Diego,

      Apenas um documento de identificação pessoal é requerido para a emissão da Carteira de trabalho, além de uma foto 3×4 (Dependendo do local, pode ser exigido duas fotos). Também, dependendo do local onde for requerer, as exigências de documentos, podem incluir CPF e comprovante de residência, além do documento de identificação pessoal. Obrigado por sua participação. GD.

      • Obrigado pela resposta, um abraço.

      • Olá, eu me alistei em Dezembro, e marcaram a data pra eu pegar a reservista, estou apenas com o cam. Já fazem 9 meses e eu nao peguei, o que posso fazer? terei que fazer todo o processo novamente?

        Agradeço desde já.

        • Lucas,

          Você foi dispensado na seleção Geral? Passou pela cerimônia de Fidelidade à Pátria (Juramento à Bandeira)? Se você passou pelo processo, e não foi retirar seu CDI, como já fazem nove meses, provavelmente você terá de pagar uma taxa para emissão da segunda via do documento. Se você se alistou e não compareceu à seleção geral, você é considerado “refratário”. Neste caso, terá de pagar uma multa (valor baixo) e será encaminhado novamente à seleção geral. Para regularizar a sua situação, compareça à Junta do serviço militar. Obrigado por sua participação. GD.

  36. Olá, peguei ano passado meu certificado do dispensa, mas acabei perdendo ele, e preciso de alguns dados dele para fazer uma prova. Onde consigo fazer a segunda via? E será que consigo pegar os dados lá antes da segunda via ficar pronta?

    • Yan,

      Compareça à Junta do Serviço militar mais próxima da sua residência para fazer o requerimento da segunda via do documento. Obrigado por sua participação. GD

  37. Olá, sabes me dizer e existe alguma integração das informações entre estados diferentes?
    Me alistei no RS e agora estou morando em SC, na época para me apresentar eu não pude ir, será que faço um novo alistamento por SC ou peço uma segunda via no RS?
    Grato

    • Rodrigo, apresente-se na Junta de Serviço Militar local e leve o documento feito no alistamento daquela ocasião, o CAM (Certificado de Alistamento Militar) e documento de identidade. Lá será regularizada sua situação.
      Agradecemos seu contato.
      Forte abraço.

  38. Ja fui mais de 5 x solicitar o meu cdi na junta militar e nunca fica pronto. Ja fiz inumeras declarações mas como preciso agora pra renovar passaporte nao servem mais. Tem algum órgão que eu possa reclamar pra adiantar esse processo??

    • Bruno,

      Documentos militares, são emitidos pelas Juntas do Serviço Militar e dependem da quantidade de trabalho. Quem fiscaliza os trabalhos, são as delegacias de serviço militar. Você pode tentar encontrar a que é a responsável pela sua região militar, por este link: http://portal.dgp.eb.mil.br/Pagina/endereco/del_end.asp?atu=1 , se achar que o atendimento não está sendo eficiente no seu caso. Boa sorte. Obrigado por sua participação. GD.

  39. Boa tarde
    Fui dispensado da junta e já possuo o meu CDI, porém não encontro o documento.
    A alguma forma de puxar o meu RA e data de emissão do CDI pela internet?
    Estou precisando dessas informações!

    Obrigado

    • Eduardo,

      Segundo a JSM consultada por nós, não há banco de dados de acesso público (por internet) para consulta destes documentos. O que há é somente o exarnet, para exercício de apresentação da Reserva. Cremos que terá de fazer a requisição pessoalmente, ou pedir para alguém solicitar para você levando um documento seu. Obrigado por sua participação. GD.

  40. Prezados,

    Tenho 25 anos e até então não tenho o meu certificado de reservista.
    Possuo apenas o Certificado de Alistamento Militar com o carimbo de Excesso de Contingente.

    Como faço para dar entrada no certificado ?

    Grato desde já.

    • Alexandre,

      Você deve ir à Junta do Serviço Militar mais próxima de você, para efetuar a regularização da sua situação militar. Se você foi dispensado do serviço militar, irá receber o CDI – Certificado de Dispensa de Incorporação, e não o certificado de Reservista, após passar pela cerimônia de fidelidade à Pátria (Juramento à Bandeira). Você irá resolver tudo na Junta Militar. Obrigado por sua participação. GD.

  41. boa noite , meu irmão não foi pegar a segunda via da sua reservista , o que ele deve fazer agora ? há algum tipo de multa ?

    • Jeferson,

      Ele requereu segunda via do documento e não foi retirar? Faz muito tempo? Ele deve ir à Junta do Serviço Militar, para retirar ou fazer novo requerimento. Se for isto, e fizer muito tempo, talvez o documento já tenha sido descartado, e para emissão de uma nova via, será necessário o pagamento de uma taxa. Obrigado por sua participação. GD.

  42. Estou contratando um funcionário com mais de 50 anos, e ele perdeu a reservista.
    Tem alguma lei que desobriga após uma certa idade não apresentar mais a reservista para fins empregatícios?

    Atenciosamente.

    • Isabela,

      Diga a ele que compareça à Junta do Serviço Militar mais próxima da residência dele. Lá será decidido se ele irá requerer a segunda via da reservista, ou se receberá o Atestado de Desobrigação, este para aqueles que tiverem 46 anos de idade. A obrigação como o serviço militar, para Brasileiros do sexo masculino, inicia-se no ano em que completa 18 anos e termina em 31 de dezembro do ano em que completa 45 anos. Obrigado por sua participação. GD.

  43. Eu já me alistei,jurei a bandeira e fui dispensado.
    Eu queria saber se posso pegar a reservista dias antes da data emitida pela junta para se pegar o documento.

    • Gabriel,

      Você irá retirar o CDI – Certificado de Dispensa de Incorporação, e não o certificado de Reservista. Sobre retirar antes da data estipulada, vai depender da quantidade de serviços que a JSM tiver e não há como estimar. Para saber com precisão, você deve consultar a Junta. Obrigado por sua participação. GD.

  44. Olá, me alistei ano passado e fui dispensado, mas por motivos pessoais não pude comparecer ao juramento à bandeira, tenho uma viagem para o exterior marcada para o dia 29 de outubro de 2014, eu posso viajar só com o CAM ou preciso do certificado de reservista? Se preciso, é possível retirá-lo a tempo?

    • Gabriel,

      Você já tem Passaporte válido? No caso de viagens para o exterior, o problema é com o Passaporte, pois a polícia Federal só emite o documento para aquele que apresenta o comprovante de quitação com o serviço militar. No caso de já possuir Passaporte válido, se não houver tempo hábil, você pode comparecer à JSM para regularizar sua situação depois de que voltar da viagem. Se não possuir o Passaporte, será necessário regularizar sua situação militar, antes de dar entrada no requerimento do mesmo, exceto se for viajar para países em que o Brasil possui acordo para viagens com carteira de identidade, como no caso dos países do Mercosul. De qualquer forma, não deixe de comparecer à JSM para regularizar sua situação, pois a falta do documentos causa muitos transtornos ao cidadão. Obrigado por sua participação. GD.

 Este artigo foi útil para você? Registre abaixo sua opinião ou dúvida. Comente!

(obrigatório)

(obrigatório) - Respeitamos sua privacidade! Seu email não será publicado e jamais enviamos spam..

ATENÇÃO: Caso tenha uma dúvida, por gentileza verifique se ela já não foi questionada e respondida anteriormente nos comentários acima. NÃO responderemos dúvidas repetidas já respondidas ou ainda que tratem de análise jurídica de casos específicos (nesse caso, procure um advogado ou defensor público).

19 Flares Facebook 16 Twitter 2 Google+ 1 Pin It Share 0 Email -- 19 Flares ×