nov 052013
 

O Certificado de Reservista é o documento que comprova a inclusão do cidadão na Reserva do Exército, da Marinha ou da Aeronáutica.

COMO OBTER O CERTIFICADO DE RESERVISTA?

Todo cidadão do sexo masculino deve realizar o alistamento militar na Junta de Serviço Militar mais próxima nos primeiros 6 meses do ano em que completa 18 anos de idade.

O Certificado de Reservista será entregue ao final da prestação do Serviço Militar àqueles que não foram dispensados na Seleção Geral e que cumpriram o seu dever com a Pátria sem sofrer punições militares.

► Se você procura informações sobre o Alistamento Militar, isto é, sobre os prazos para o alistamento, fases, seleção geral, juramento a bandeira, motivos de dispensa, etc. Leia nosso artigo sobre o Alistamento Militar (clique aqui).

EXERCÍCIOS DE APRESENTAÇÃO DAS RESERVAS

Fique atento.

Mesmo após o término da prestação do Serviço Militar o brasileiro ainda não está quite com as Forças Armadas, pois este deverá se apresentar à Junta Militar nos próximos 5 anos subsequentes.

Em cada apresentação é carimbado no Certificado de Reservista uma informação que comprova o seu comparecimento na Junta de Serviço Militar.

Estará quite com o Serviço Militar aquele que se obtiver as anotações em dia no Certificado de Reservista.Alistamento Militar - Marinha, Exército e Aeronáutica

Prazo para apresentação

Pela internet:

  • Do primeiro dia de Dezembro até o dia 31 de Janeiro do ano subsequente.

Pessoalmente (Na Junta de Serviço Militar):

  • Do dia 9 a 16 de Dezembro.

O que acontece se o cidadão não se apresentar na data estipulada?

O cidadão deverá procurar a Junta de Serviço Militar com a máxima brevidade possível para regularizar as anotações ou carimbos. Porém, por estar fora do prazo, a regularização será feita mediante recolhimento de uma taxa e pagamento de multa.

Lembrando que o brasileiro que não estiver quite com o Serviço Militar, isto é, com o Certificado de Reservista desprovido das respectivas anotações, salvo se dentro do prazo, não poderá:

  • obter passaporte ou prorrogação de sua validade;

  • ingressar como funcionário, empregado ou associado em instituição, empresa ou associação oficial ou oficializada ou subcencionada ou cuja existência ou funcionamento dependa de autorização ou reconhecimento do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municipal;

  • assinar contrato com o Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municipal;

  • prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino;

  • obter carteira profissional, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão;

  • inscrever-se em concurso para provimento de cargo público;

  • exercer, a qualquer título, sem distinção de categoria, ou forma de pagamento, qualquer função ou cargo público:

    • estipendiado pelos cofres públicos federais, estaduais ou municipais;

    • de entidades paraestatais e das subvencionadas ou mantidas pelo poder público;

    • receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municipal;

Como fazer a apresentação pela Internet?

Para efetuar a apresentação pela internet siga o passo a passo:

1. Acessar o endereço eletrônico do sistema Exarnethttp://www.exarnet.eb.mil.br

2. Clicar no botão “Apresente-se” situado no rodapé da página, como mostra a imagem abaixo.

Certificado de Reservista - Apresentação do Reservista pela Internet

3. Preencher o formulário com o nome do Reservista, nome da mãe do Reservista e a data de nascimento do Reservista. Em seguida clicar em “Procurar”.

Certificado de Reservista - Apresentação do Reservista pela Internet

4. Será exibido o cadastro do Reservista. Após seguir as demais instruções do sistema Exarnet, você deverá imprimir o comprovante de apresentação.

Atenção:
É importante salientar que somente as 4 primeiras apresentações poderão ser feitas pela internet, sendo obrigatória a apresentação pessoal na Junta de Serviço Militar ou Quartel na 5ª e última apresentação.
Além disso, nessa última apresentação pessoal obrigatória o reservista deverá apresentar todos os recibos de apresentação emitidos pelo sistema online Exarnet, ou seja, os correspondentes das quatro primeiras apresentações.

É COBRADA ALGUMA TAXA PARA OBTER O CERTIFICADO DE RESERVISTA?

Não, é gratuito.

COMO TIRAR A 2ª VIA DO CERTIFICADO DE RESERVISTA?

Em caso de furto, perda, extravio, roubo ou deterioração de seu Certificado de Reservista ou Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), a segunda via deverá ser requerida na Junta de Serviço Militar mais próxima com a máxima brevidade possível.

Para a emissão da segunda via do CR, será efetuado na própria Junta, um requerimento dirigido ao chefe da CSM da área onde reside o solicitante. O requerente deverá apresentar os seguintes documentos:

  • Cópia da guia do pagamento da taxa para emissão de segunda via do certificado de reservista (Multa militar prevista no Art. 177 do Regulamento da Lei do Serviço Militar). A guia para o pagamento bancário será fornecida no ato do requerimento assim como as instruções para o pagamento;
  • Cópia frente e verso do RG do requerente, ou de sua certidão de nascimento ou casamento (Os documentos deverão ser apresentados para sua autenticação na JSM);
  • Fotografia (01) recente, não datada.

ATENÇÃO: Não é possível obter o número do Certificado de Reservista pela internet. Somente na Junta de Serviço Militar ou Quartel onde serviu pela última vez, solicitando a 2ª via do documento.

► Para encontrar a Junta de Serviço Militar mais próxima acesse: Clique aqui.

Como tirar a 2ª via do Certificado de Reservista no exterior?

Caso resida no exterior, o pedido deverá ser formulado por intermédio do Consulado ou Embaixada Brasileira. Apresente-se em uma dessas repartições diplomáticas, portando documento de identidade (RG ou passaporte) e solicite a segunda via do Certificado de Reservista.

DÚVIDAS FREQUENTES

NÃO FUI BUSCAR MEU CERTIFICADO DE RESERVISTA OU CERTIFICADO DE DISPENSA DE INCORPORAÇÃO E AGORA PRECISO DO DOCUMENTO. O QUE DEVO FAZER?

Para requerer o documento e regularizar a situação militar (se este for o caso), você deve se apresentar na Junta de Serviço Militar da área ou quartel competente para ser feita a regularização.

NUNCA ME ALISTEI E AGORA PRECISO DO CERTIFICADO DE RESERVISTA. O QUE FAZER?

Se você não submeteu-se ao alistamento militar no período designado pela lei, você está em débito com o serviço militar obrigatório. Para regularizar a situação, apresente-se o quanto antes na Junta de Serviço Militar de sua circunscrição portando documentos pessoais.

Fonte:

  542 Comentários para “Certificado de Reservista”

  1. Perdi o prazo para carimbar meu certificado,sendo que este ano era o último carimbo. Como devo proceder ?

    • Rafael,

      A última apresentação deve ser efetuada de forma presencial. Compareça à Junta/Quartel onde prestou o serviço militar (Ou a mais próxima de você), para efetuar a regularização. Será cobrado de você uma multa (baixo valor) pelo atraso. Agradecemos sua participação. GD.

  2. Olá, tentei realizar a apresentação online – pelo site do Exarnet – e aparece uma mensagem de erro. Tenho como ser prejudicado por conta disso? O que devo fazer? Estou em outra cidade e não tenho como me apresentar na minha cidade de origem.

    • Yan,

      Sugerimos que tente novamente com um outro navegador de internet atualizado. Caso não consiga, sugerimos que compareça à JSM da cidade onde vive (Ou questione por telefone mesmo), sobre a possibilidade de passar pelo exercício de apresentação da reserva (Carimbo na Reservista) nesta JSM mais próxima de você. Agradecemos sua participação. GD.

  3. ola , servi 2 anos, e fui dispensado no começo de 2014 , terei q voltar para carimbar minha reservista somente em 2015 certo? orbg pela atençao

    • Deivisson,

      Para sua segurança e para não correr o risco de ficar em débito, sugerimos que consulte uma JSM mais próxima de você. O procedimento pode ser diferente no seu caso. Agradecemos sua participação. GD.

  4. Olá equipe GD, boa tarde! Gostaria de saber se o Certificado de Reservista emitido por uma das forças armadas serve para todas as outras? Grata.

    • Aline,

      Cremos que sua dúvida seja relativo a ser reconhecido, o documento, pelas esfera militares (Se for outra, volte a nos contatar). Se for isto, sim. O documento é reconhecido como documento de quitação militar, tanto faz se emitido por Tiro de Guerra, ou quartéis da Marinha ou Aeronáutica. Agradecemos sua participação. GD.

  5. Olá tenho 20 anos e não me alistei,quero saber se posso me alistar pelo site do exarnet ou só pessoalmente?

    • Carlos,

      O alistamento deve ser feito de forma presencial na Junta do serviço militar mais próxima de onde reside o jovem. O site do Exarnet, é para exercício de apresentação da reserva, somente. Obrigado por sua participação. GD.

  6. Servi em 1 março 2013 dei baixar em 10 janeiro 2014, mais não to conseguindo me apresenta no site da exarnet ta dando erro mais meus dados então tudo certo

    • Wilson,

      Tente com outro navegador atualizado. Pode ser erro do site também. Tente em data posterior. Se mesmo assim não conseguir, sugerimos que consulte a JSM mais próxima de você para saber se pode se apresentar no local, de forma presencial. Agradecemos sua participação. GD.

  7. Fiz minhas apresentações de reservista pela internet,mas não tenho meus recibos de apresentação e agora como devo proceder? Att Alessandro

    • Alessandro,

      Verifique com as Junta mais próxima de você (Por telefone mesmo), se os comprovantes da apresentação são necessários e o custo e procedimento para emitir segunda via, ou se o sistema já consta que você está quite com suas obrigações militares, dispensando a necessidade de portar os recibos. Agradecemos sua participação. GD.

  8. Oi pessoal, bem, eu em 2012 e 2013 fiz pela internet a minha apresentação de reservista, no entanto na mudança eu perdi os 2 comprovantes de apresentação, e agora eu vou me apresentar no quartel o que eu tenho que fazer? Agradeço a todos pela ajuda !

    • Alex,

      Verifique com a JSM mais próxima de você (Por telefone mesmo), se é emitido algum comprovante de quitação, e o custo, no seu caso. Documentos militares são emitidos por JSM. Cremos que não será necessário, pois no sistema constará suas apresentações anteriores, no entanto é necessário verificar com a Junta se tais comprovantes são necessários na apresentação final. Agradecemos sua participação. GD.

      • Obrigado pessoal! Vocês são demais, amanhã irei lá na Junta resolver logo isso.

        • Alex,

          Realmente, resolva a pendência o quanto antes puder, pois ter o documento de quitação militar regularizado em mãos é muito importante. Recebemos aqui muitas perguntas de pessoas que não tem o documento regularizado e tem problemas por isso, por não poderem tirar documentos, assumir cargos públicos, assumir vagas em empresas, etc.. Agradecemos sua participação. GD.

  9. posso pegar o CAM na minha 1 apresentação ou só quando completar as 5 apresentações ?

    • Valdemir,

      O CAM – certificado de Alistamento Militar, é recebido quando se faz o alistamento militar. O certificado de Reservista é recebido no término do período de prestação do serviço militar. O CDI – Certificado de Dispensa de Incorporação, é emitido após o alistado passar pela seleção geral e ser dispensado do serviço militar obrigatório. Qualquer dúvida restante, volte a entrar em contato. Obrigado por sua participação. GD.

      • eu fui me alistar e fiquei de sanar pendencia mas nao compareci na data solicitada e agora gostaria de saber oque posso fazer pra pegar a dispensa me ajude agradeço

        • Rafael,

          Você deve retornar à JSM, pagar multa por atraso e passar pelos procedimentos exigidos, para que possa regularizar sua situação militar. Sugerimos a você que compareça o mais breve possível, pois a falta do documento de quitação militar cria muito empecilhos na vida do cidadão. Agradecemos sua participação. GD.

  10. vi que posso me apresentar pela internet as 4 primeiras e a última só na junta militar, mais como faço pra pegar a reservista, só quando concluir ou posso pegar já na 1 apresentação ?

    • Valdemir,

      Verifique com a Junta do Serviço Militar, quando será emitido seu documento de Reservista, e quando estará disponível para retirada. Agradecemos sua participação. GD.

  11. Bom dia, estou em processo seletivo de uma empresa, e eles so contratarao 1 pessoa, e so esta faltando minha carteira de reservista, q num assalto levaram, mas tenho o numero(pois guardo o numero de todos os meus documentos), existe algum site ou algo que eu possa imprimir, que mostre que estou ok com o servico militar(me apresentei na epoca certa, fui dispensado, fiz o juramento a bandeira, tinha a carteira e tudo). E eles so contratarão c algo q comprove que estou ok, tem algum comprovante ou site que eu possa pesquisar e ver se estou ok e imprimir, que isso ja serve, ja que o atendente da junta disse que o prazo eh de 30 a 60 dias para chegar. E amanha de manha so terei o boleto p pagar a multa. Mas eu preciso de algo que mostre que estou em dia com minhas obrigacoes. Urgente isso. Grato.

    • luiz Diego,

      Infelizmente não há um local ou site que se possa imprimir documentos militares. Isto fica a cargo das Juntas de Serviço Militar mesmo. Verifique na JSM onde vai pedir a segunda via se podem emitir um documento atestando que seu processo está em andamento, constando o número do seu documento. Agradecemos sua participação. GD.

  12. Ola
    Eu compareci a junta e fui selecionado para fazer o exame, mas no dia do mesmo não pude conparecer, pois tinha outro compromisso. Um dia depois fui ao quartel relatando que nao tinha aparecido la, e me disseram q terei q esperar ate o ano q vem e fazer todo o processo novamente. É correto isso? Eu tenho 18 anos e preciso do documento, sou obrigado a esperar um ano?
    Obg

    • Rafael,

      Infelizmente sim. A junta segue um calendário de atividades. Conscritos que perderam o prazo, são remanejados para a próxima seleção. No caso de ser necessário o uso do documento para uma matrícula em curso superior, verifique com a instituição se o CAM – certificado de alistamento militar, não serve como prova temporária de quitação militar (Para posterior apresentação de documento final de quitação militar). Se for necessário para dar entrada em algum documento, verifique com o órgão em questão se o seu CAM também não serve como atestado de parcial quitação militar para o requerimento. Agradecemos sua participação.

      • eu min alistei em 2013 e fui min apresentar no quartel ai fiquei em pendencia mas no dia q era pra min voltar eu n fuii,oq eu fasso eu vou ter q min alista de novo e

  13. BOA NOITE queria saber pois eu joseph eu sobrei o quartel e nao peguei meu reservista ainda sobrei no quartel esse ano 2014 e estou trabalhando mais meu patrão esta querendo assinar minha carteira me diz teim como eu assinar minha carteira de trabalho com meu certificado de alistamento?ou quanto tempo demorar parapegar o certificado de reservista?

  14. Tenho uma duvida sobre alistamento militar, queria muito servir o exercito e ser militar de carreira porém me dispensaram do serviço militar obrigatório com toda aquela cerimonia, entretando como posso buscar o interesse para servir o exercito brasileiro, marinha ou aeronáutica?

  15. Para quem foi dispensado do SM na 1ª entrevista e teve data agendada para retirar o documento sem ter jurado a bandeira, pode faltar e se não, qual punição / procedimento ?

    • João,

      Cada JSM tem seu calendário. O normal para aquele que é dispensado do serviço militar, é que seja encaminhado (Marcado uma data) para a cerimonial de fidelidade à Pátria (Juramento à Bandeira), e após a cerimônia é entregue o documento de dispensa de incorporação (CDI), ou marcado uma data para que o documento seja retirado. A “punição”, por assim dizer, é que, geralmente, o documento não é entregue sem que o jovem passe pela cerimônia. No entanto, pode ser diferente o procedimento em algumas JSM. Quando o jovem não retira o documento (Há muitos casos), o mesmo é guardado por 06 meses (Algumas JSM/quartel mais tempo). Após esse tempo, o documento é destruído, e para requerer uma segunda via é necessário o pagamento de uma taxa militar (Neste caso, não podemos precisar se será necessário passar pela cerimonia para que o documento seja entregue (Isso para aqueles que não passaram pela mesma)). Agradecemos sua participação, e se tiver dúvidas ainda, volte a entrar em contato. GD.

  16. olá; eu gostaria de saber até que idade o cidadão tem obrigação de apresentar o comprovante de quitação para com o serviço militar. é que estou sendo contratado por uma empresa e eles me pedem -cópia de dispensa do quartel. ja que em outra situação anterior procurei a junta militar e me disseram que não precisaria. att ademar

    • Ademar,

      Pela lei do serviço militar obrigatório, Art° 5, o cidadão Brasileiro tem obrigação dos 18 (dezoito anos) aos 45 (quarenta e cinco) anos:

      ” Art 5º A obrigação para com o Serviço Militar, em tempo de paz, começa no 1º dia de janeiro do ano em que o cidadão completar 18 (dezoito) anos de idade e subsistirá até 31 de dezembro do ano em que completar 45 (quarenta e cinco) anos.

      § 1º Em tempo de guerra, êsse período poderá ser ampliado, de acôrdo com os interêsses da defesa nacional.

      § 2º Será permitida a prestação do Serviço Militar como voluntário, a partir dos 17 (dezessete) anos de idade. ”

      Se a empresa insistir, e caso não tenha um documento de quitação, o qual possa pedir a emissão de uma segunda via, verifique se a Junta do serviço militar mais próxima de você não pode emitir um atestado de desobrigação do serviço militar, se tiver idade para isso. Agradecemos sua participação. GD.

  17. Eu já foi dispensado e jurei a bandeira e peguei o certificado de alistamento militar (com todos os carimbos) ,os funcionários no jsm de Sto. Amaro marcaram um dia para eu ir ( 16/09/2014) as 7 horas, porém não compareci para pegar a reservista. Minha dúvida é, se eu posso pega a reservista em qualquer dia na semana ou tem que marca um data determinada, e se precisaria pagar uma multa?

    • Paulo Felipe,

      Se você foi dispensado, passou pelo cerimonial de fidelidade à Pátria (Juramento à Bandeira), você está completamente quite com suas obrigações militares. No caso, o que faltou foi você comparecer para retirar seu documento de dispensa de incorporação (CDI). Neste caso, não há pagamento de multa. Como já está emitido, cremos que não será necessário um agendamento prévio para a retirada do documento (Talvez nos casos em que haja muito serviço para a JSM executar. Se for complicado para você comparecer para retirar, sugerimos um contato telefônico antecipado para saber se existe a necessidade de agendamento prévio. Mesmo assim não cremos). Sugerimos a você que compareça o mais breve possível à JSM em questão e retire o seu documento, pois documentos militares são destruídos após 06 meses (Algumas JSM mais tempo), sem que seu titular o retire. Neste caso (Após o documento ser destruído, por não ser retirado), para que o documento seja emitido novamente, é necessário o pagamento de uma taxa militar, além do tempo demandado para que o mesmo seja emitido em sua segunda via. É sempre bom estar de posse do documento de quitação militar, pois sem ele não há como se matricular em cursos superiores, requerer documentos, etc.. Agradecemos sua participação. GD.

  18. Oi, tenho 22 anos, e ainda não tenho minha reservista, na onde eu trabalho estão me solicitando com uma urgência, o que devo fazer e quanto tempo leva para eu tirar?

    Obrigado.

    • Sidnei, procure a Junta de Serviço Militar mais próxima para dar início ao processo de alistamento. Não há como precisar os prazos, somente a Junta local para lhe informar. Um forte abraço. GD

  19. ola!me alistei a seis anos atras e compareci ao juramento de banderia,mas agora precisei do alistamento e quando enviei para empresa,me disseram que nao havia o carimbo que comprovava o juramento.o que fazer?

    • Edson, após jurar a bandeira você foi buscar o CDI (Certificado de Dispensa de Incorporação)? Este documento já comprova sua quitação com as obrigações militares. No aguardo.
      Abraços.

  20. quando eu tirei o atestado de reservista nao tinha reparado que tinha que voltar para receber os outros carimbos o que eu faco agora?ja faz uns dez anos

    • Tiago,

      O reservista não termina suas obrigações militares ao passar pelo serviço militar obrigatório. No 05 anos subsequentes ao serviço militar, o reservista é obrigado a passar pelo “exercício de apresentação da reserva”, na qual tem seu certificado de reservista carimbado. No seu caso, para regularizar sua situação militar, dirija-se à Junta do serviço militar (ou Quartel) mais próxima de você. Será cobrado multa de você pelo atraso, e depois do pagamento, a seu certificado de reservista será atualizado. Obrigado por sua participação. GD.

  21. fui chamado em um banco, nao dei entrada pra pegar a reservista mas possuo o CAM. A junta pode expedir algum documento de comprovação ate que a minha permanente chegue? pois, eu tenho o prazo de uma semana mas so vai chegar daqui a dois meses.

    • Eliabe,

      Não podemos afirmar com certeza, pois teoricamente, seu CAM – Certificado de Alistamento Militar é uma prova cabal de que você está parcialmente quite com o serviço militar. Para a emissão de mais documentos comprovatórios, você deverá consultar a JSM onde fez o alistamento realmente. Obrigado por sua participação. GD.

  22. COMO NA EPOCA DO ALISTAMENTO EU NECESSITAVA DE TRABALHO PARA PAGAR ALUGUEL NUNCA FUI ME ALISTA JÁ DAZ MAIS DE 10 ANOS E GOSTARIA DE REGULARIZAR A MINHA SITUAÇÃO O QUE DEVO FAZER.

    • Dernival,

      Dirija-se à Junta do serviço militar ou quartel mais próximo de você, e faça o alistamento. Será cobrado uma multa de você por ano de atraso (valor baixo). Obrigado por sua participação. GD.

  23. olá… já fui dispensado, jurei a bandeira, porém a 4 anos que deveria ter pego o meu certificado de reservista e hoje estou sem o CAM que comprove que já fiz todas as minhas obrigações militares. o que faço agora? como faço para pegar o meu certificado de reservista?

    • David,

      Você deve comparecer à Junta do serviço militar mais próximo de você para requerer seu CDI – Certificado de dispensa de incorporação. Será cobrado uma taxa militar de você, para que o documento seja emitido. Obrigado por sua participação. GD.

      • Mas, e sobre o Cam… O que fazer?

        • David,

          No caso de documentos militares, a competência da emissão fica a cargo das Juntas do serviço militar. Dirija-se a JSM mais próxima de sua residência, e lá você será informado corretamente sobre os procedimentos e emissão de documentos que serão necessários para provar que você está quite com suas obrigações militares. Agradecemos sua participação. GD.

    • bom dia! minha naturalidade na reservista estar errada, diferente da certidao de nascimento . passei em um concurso e vou apresentar as documentaçoes e estou com medo de dar errado , o que fazer ?

      • Rogério,

        Dirija-se à Junta do serviço militar ou Quartel mais próximo da sua residência, e peça instruções de como fazer para efetuar a retificação no seu documento de reservista. obrigado por sua participação. GD.

  24. Eu vou tirar uma que eu não tenho

  25. Ola , tenho 45 anos e fui procurar 1 emprego mais eu preciso do certificado de reservista , mais nunca me alistei , o que eu devo fazer ?

  26. Boa noite sou cabo de 2 classe da reserva gostaria de saber se a uma possibilidade de servi como voluntário se for até um quartel do exército porque servi o tiro de guerra acho que o Brasil tinha que seguir como alguns países eu quero servi o exerci de verdade não fica 12 meses vigiando 100 mosquetao e atira um vez e escuta de um sargento que nos só brinca de ser soldado sendo que em caso de guerra se não formos não quiser e considerado crime e deve morre assim o sargento falou e que está na constituição mais tem como um reservista de segunda classe volta a ativa?

  27. Olá, tenho 20 anos e não me alistei ainda. Como faço para esta me alistando e quanto tempo leva pra pegar o certificado?

    • Ezequiel,

      Dirija-se à Junta do serviço militar, ou quartel, mais próximo da sua residência, e faça o alistamento. Você terá de pagar uma multa de baixo valor pelo atraso. Como o alistamento ocorre nos seis primeiros meses do ano, e a seleção geral é no segundo semestre, você só receberá seu CDI – Certificado de dispensa de incorporação (Se for dispensado obviamente) após junho/2015. Se for selecionado para servir, só receberá o CR – Certificado de Reservista, no final de 2016 (Após o cumprimento do serviço militar obrigatório). Para maiores informações sobre o cronograma e calendário da Junta/Quartel, você deve consultar no local onde pretende fazer seu alistamento. O CAM – Certificado de alistamento militar, pode servir como documento de comprovação temporária de quitação com o serviço militar, para fazer matrícula em curso superior, trabalho ou no requerimento de documentos, no entanto, é necessário verificar no local em questão, se tal documento (CAM), é aceito como prova de parcial quitação com as obrigações militares. obrigado por sua participação. GD.

      • Quais os documentos sao necessarios?

        • Ezequiel,

          Segundo o exército:

          “Ao se dirigir a uma Junta de Serviço Militar o brasileiro deverá estar munido dos seguintes documentos:
          certidão de nascimento ou documento de identidade. No caso de brasileiro naturalizado ou por opção, a prova de naturalização ou certidão do termo de opção;
          comprovante de residência ou declaração firmada pelo alistando ou por procurador bastante; e
          01 (uma) fotografia 3×4 (recente, de frente e sem retoques).
          Conforme a Lei 12.037, de 1º de outubro de 2009 podem ser aceitos como documento de identidade (todos dentro de sua validade):
          carteira de identidade;
          carteira de trabalho;
          carteira profissional;
          passaporte;
          carteira de identificação funcional;
          outro documento público que permita a identificação do alistado.”

  28. perdi minha carteira de reservista preciso da numeração com urgencia pra tirar o passaporte tem como eu agilizar essa numeração??

    • Osterno,

      Entre em contato com Junta do serviço militar mais próximo de você. Eles irão ajudá-lo no requerimento da segunda via e consulta ao número. Obrigado por sua participação. GD.

  29. Tenho o Certificado de Reservista de Segunda categoria, qual o numero dele? o de 6 digitos gravado no impresso ou o RA numero de 12 digitos?

  30. Trabalho em uma empresa no setor de recrutamento e Seleção e preciso saber até qual idade é exigido o certificado de alistamento militar, ou seja ate qual idade tenho que exigir do meu candidato este documento.
    muito obrigado pela informação.

    att

    • Carlos,

      O cidadão Brasileiro de sexo masculino, tem obrigação com a prestação do serviço militar, do ano em que completa 18 anos, até dezembro do ano em que completa 45 anos de idade, segundo o Art° 5 da lei do serviço militar:

      Segundo a lei do serviço militar, art. 5°:

      “Art 5º A obrigação para com o Serviço Militar, em tempo de paz, começa no 1º dia de janeiro do ano em que o cidadão completar 18 (dezoito) anos de idade e subsistirá até 31 de dezembro do ano em que completar 45 (quarenta e cinco) anos.”.

      Então, cremos que se o candidato tiver 18 anos, ou for completar 18 anos no mesmo ano em que se candidatar ao emprego, deverá apresentar o CAM – Certificado de Alistamento Militar, como prova de que está parcialmente quite com a obrigação do serviço militar. Para mais informações, consulte a Junta do serviço Militar mais próxima de você, ou um profissional contabilista. Obrigado por sua participação. GD.

  31. ooi, boa noite, eu não consegui paga a multa pra pegar o meu certificado de reservista e tenho q me apresentar amanha, o que eu faço?

  32. ola boa tarde;;quando eu tinha 18 anos eu não me alistei pois no mesmo ano fui pai.Hoje tenho 26 anos e não posso fazer titulo e meu cpf foi suspenso .Ja estive na junta militar da minha cidade paguei ate uma multa mas nimguem me informou mais nada e preciso solucionar logo pq não irei receber no final do mes pois me acidentei e como meu cpf esta suspenso nao inss não ira pagar;;;por favor preciso de ajuda

    • Jonatan,

      Primeiramente, dirija-se ao cartório eleitoral de sua cidade, e verifique se o CAM – Certificado de Alistamento militar, irá servir como documento de quitação militar (De você será cobrado multa pelo atraso no alistamento eleitoral). Após fazer seu alistamento eleitoral, de posse do comprovante de inscrição, dirija-se a uma agência do Banco do Brasil, Caixa econômica Federal, ou dos correios, e informe-se de como proceder para fazer a regularização do seu CPF, pois segundo a receita federal, o protocolo de inscrição é aceito como prova de inscrição eleitoral. Talvez seja necessário o seu comparecimento a uma unidade da receita federal, para a regularização do seu documento (Se caso isto for necessário, você poderá acessar os endereços das unidades por este link: http://www.receita.fazenda.gov.br/AtendContrib/Atendimento/UnidAtendimento/CentroAtendimento.htm (É sugerível a consulta antecipada à unidade, por telefone, se esta em questão presta o tipo de serviço). Esperamos ter ajudado. Qualquer dúvida restante, volte a entrar em contato. Desejamos boa sorte a você e agradecemos sua participação. GD.

  33. Boa noite..Sou reservista,dei baixa em janeiro de 2009, só compareci no ano seguinte pra carimbar.Como devo proceder agora?

    • Douglas,

      Dirija-se à Junta do serviço militar, ou quartel, mais próximo da sua residência. Será cobrado multa de você, pelo atraso ao EXAR, e regularização da sua situação militar. Obrigado por sua participação. GD.

  34. Eu queria sabe como tira o meu certificado.
    Mas eu nunca fui busca. Nunca peguei a primeiro via.
    Mas não estou na minha cidade.
    Estou morando em outra cidade.
    Qual seria o procedimento para tira o certificado em outra cidade.

    • Marcos,

      Você fez o alistamento militar? Se apresentou à seleção geral? Foi dispensado? Ou nunca fez o alistamento?
      Se tem 18 anos ou mais, e nunca se alistou, o exército o considera “refratário”. Neste caso, não importa onde estiver morando. Para regularizar a situação militar, neste caso, você deve ir à Junta do Serviço Militar mais próxima da sua casa e fazer o alistamento. Será cobrado uma multa de você (Baixo valor), e você será encaminhado à próxima seleção geral (Dependendo da idade).
      Se você se alistou e se apresentou à seleção geral, foi dispensado, e nunca retirou seu certificado de dispensa, você também poderá fazer o requerimento pelo documento na Junta mais próxima da sua casa. Neste caso, será cobrado de você uma taxa militar para a emissão das segunda via do documento.
      Em todos os caso, é só se encaminhar a Junta do serviço militar do município onde está morando, que esse órgão o orientará sobre os procedimentos para a regularização da sua situação militar. Obrigado por sua participação. GD.

  35. Nossa, que atraso de vida. É uma lei claramente facista, me obrigar a fazer coisas que eu não quero, agora mesmo eu preciso fazer faculdade lá fora, não quero servir pois tenho ciência de que vivo numa democracia, mas me vem com essa de que precisa de reservista pra tirar passaporte. Nada tem haver com servir o país, coisa de atrasado achar que pra melhorar o país é preciso de exército, se fosse assim estaria melhor que muito país da Europa, o contigente brasileiro é maior do que o de lá. O que o país precisa é de professores, engenheiros, médicos, cientistas.
    Essa lei servia antes, ainda mas no começo da democracia brasileira; mas essa lei de obrigar a servir é de um anacronismo galopante.
    Não é preciso pegar em armas pra servir ao país; coisa de atrasado. Além de ser uma lei claramente facista, não serve aos dias de hoje, tem que acabar com isso. Obrigação pro estado é eufemismo de facismo; nada tem haver com direitos e deveres, aliás é esse tipo de atitude que afasta os jovens de exercer a cidadania, quem vai pra lá acaba tristemente tendo desprezo pela constituição.

    • Carlos Henrique você pensa muito errado se ainda é obrigatório servir o Exército. o país é democrático e você só fica se quiser. más se por ventura quiseres servir, com certeza ficará seu primeiro ano de serviço militar obrigatório, todos, sem exceção tem uma escolha, o camarada pode simplesmente si alistar e não servir por excesso de contingente, pode não servir por não querer servir ou meter a cara e seguir em frente sendo um patriota de 1 ano ou de 7, não vejo isso como atraso de vida como você citou. mas é por causa de pensamentos medíocres como o seu que muitas atitudes erradas e miserareis são tomadas todos os dias. reveja o que você pensa e fala. BRASIL ACIMA DE TUDO, ABAIXO SOMETE DE DEUS!!!

  36. Ola, eu me alistei ano passado e fui na primeira chamada para fazer os testes, mas naao deu p eu ir na segunda chamada pq ja tinha uma viagem marcada e agora eu preciso do certificado de reservista para renovar meu passaporte, como faço? obg.

    • Ítalo,

      Para regularizar sua situação militar, você deve voltar à JSM em questão, ou dirigir-se à Junta mais próxima de você. Se alistou-se, e não concluiu os procedimentos de seleção geral, você é considerado “refratário” pelo exército. Para a regularização, você terá de pagar uma multa de baixo valor. Após isto, você será encaminhado à próxima seleção geral. Obrigado por sua participação. GD.

      • Mas essa proxima seleçao demoraria? Eu nao pretendo morar no Brasil, e nao posso ficar muito tempo, preciso ir para renovar meu passaporte e retornar onde estou.
        Obrigado.

        • Ítalo,

          A seleção depende do calendário das Juntas, a depender da quantidade de inscritos. Segundo o exército, “O período da Seleção ocorre, normalmente, de agosto a novembro, concorrendo à Seleção, os jovens que se alistaram no início do ano (janeiro a junho) e os alistados em anos anteriores em débito com o Serviço Militar”. Para precisar sobre as datas, você deve consultar a JSM da sua região. Obrigado por sua participação. GD.

  37. Eu fui pagar a taxa hoje no banco do brasil para tirar o CDI, apenas gostaria de saber se precisa apresentar aquele boleto ou so a nota fiscal ja basta “pois o atendente ficou com o boleto”.

  38. me alistei e passei em todos os testes,queria muito servir,e no dia de me apresentar cheguei atrasado,e não pude servir eu sai muito chateado e nunca fui buscar meu certificado,estou precisando para tirar passaporte como faço

    • Ezequias,

      Dirija-se à Junta do Alistamento Militar mais próximo de você. Se você passou pela seleção geral, e foi dispensado, o documento será emitido após você pagar uma taxa militar (baixo valor), pois documentos militares são destruídos após 06 meses sem que sejam retirados. Se você não passou pela cerimônia de fidelidade à Pátria (Juramento à Bandeira), talvez seja requisitado que você passe pela cerimônia, antes da entrega do CDI – Certificado de Dispensa de Incorporação. Obrigado por sua participação. GD.

  39. tenho 18 e ainda nao fui nao me alistei , mas preciso do certificado de reservista para um serviço urgente ! demora muito pra consiguir ?

  40. Boa tarde!!!
    Ja me alistei, so que nao fui me apresentar por motivo pessoal, e isso ja faz ums tres anos, qual o prosedimento agora para me regularizar com a lei!

    Obg pela atençao!!!

    • Wilson, apresente-se na Junta de Serviço Militar mais próxima, portando documento de identidade pessoal e se tiver em mãos o CAM.
      Um forte abraço.

  41. não me apresentei na epoca devida, quero legalizar tudo e ficar em dias com a instituição
    por este site eu resolvo tudo ou preciso de ir em mais algum lugar?

    • Marcos, nós do guiadocumentos não temos nenhum vínculo com instituições estatais, nem prestamos qualquer serviço público. Nosso intuito aqui neste projeto é unicamente informar o cidadão de procedimentos a serem tomados com relação a documentos.
      No seu caso, você deve se dirigir a Junta de Serviço Militar mais próxima e solicitar a regularização de sua situação militar.
      Um forte abraço.

  42. Ola,gostaria de tira uma duvida,eu sobrei e me mandaram pega o certificado e paga 1 taxa de 5 reais na junta militar,ja me apresentei e eles me deram 1 papel dizendo que tinha que paga 1 devida taxa no banco brasil,porem liguei pra la para tira uma duvida,e eles me disseram que era pra me apresenta na junta dia 01/12,porem lendo esse guia,fiquei com uma duvida,irei receber o certificado após me apresenta no dia 01/12 ou após pagar a taxa que me foi pedida no banco brasil?

    • Lukas,

      Você foi dispensado do serviço militar? Fez o juramento à Bandeira? Essa taxa, a ser paga no banco do Brasil é para a emissão do seu documento, e a ida à junta no dia 01/12 seria para retirar o documento?

      • Sim fui dispensado,e não me pediram na hora para fazer o juramento (nem ao grupo que estava comigo),quando liguei,oque me disseram era que eu tinha que me apresenta na junta dia 01/12 para retira o documento,quando perguntei da taxa,repetiram a mesma coisa,estou meio confuso com isso se devo ou não paga no banco ate esse dia ou nesse dia,apenas me pediram para comparecer na junta

  43. Boa tarde!

    Quando tirei minha reservista me deram um prazo de 8 dias pra pegar, passou do perido quando fui pegar me disseram que tinha voltado. agora qro sabe qual o procedimento pramim tirar novamente.

    • Roniel,

      Você passou pela seleção geral? Foi dispensado? Quando há a dispensa, o documento entregue ao dispensado é o CDI – Certificado de Dispensa de Incorporação, após a cerimônia de fidelidade à Pátria (Juramento à Bandeira). O Certificado de Reservista é entregue ao jovem que foi selecionado na seleção geral para a prestação do serviço militar obrigatório no ano seguinte, após o ano da prestação do serviço. Seja como for, para regularizar sua situação militar, você deve dirigir-se à Junta/quartel mais próxima de você, para que você seja instruído sobre o que deve fazer. Obrigado por sua participação. GD.

  44. sobre os certificados… passei um bom tempo longe das civilizações assim disendo, na floresta amazonica, ai quero saber co mo faço pra retirar a segunda via. ja que preciso dela pra muita coisa. nao entendi direito a explicação do site presiço de imformaçoes mas precisas.

    • Edivaldo,

      Dirija-se à Junta do Serviço Militar mais próxima de você, para dar início no requerimento. Documentos militares são requeridos através das Juntas militares. Obrigado por sua participação. GD.

  45. Boa noite,

    Extravie o meu documento de reservista o qual foi tirado em Curitiba, porém hoje resido em Santos, quanto ao processo de segunda via eu entendi o que será necessário fazer. Minha dúvida consiste em saber se tem um tempo médio que leva para ficar pronto o documento neste caso?

    Att,
    Daniel Marques

    • Daniel,

      Esta é uma informação que depende da quantidade de serviços que a JSM/quartel em questão tem para executar. Infelizmente, não é possível precisar. Para ter certeza absoluta, você deve consultar a JSM/quartel onde for requerer o documento. Obrigado por sua participação. GD.

  46. Boa tarde, fui selecionado para prestar o serviço militar nos meus 18 anos, antes de servir, eu mudei de cidade e nem me apresentei para nada, ou seja, isso ja tem 11 anos, com certeza estou em debito com o serviço militar, o que fazer agora? posso apenas pagar multa etc, e pegar o certificado de reservista? posso ir preso por isso? desde ja agradeço a atenção.

  47. Bom fiquei sabendo sobre o alistamento muito tarde, e acabei passando da data… já tenho meus 18 anos e não tenho minha reservista, o que eu devo fazer?

    • Paulo,

      Dirija-se à Junta do Serviço Militar mais próxima de você para efetuar seu alistamento e regularizar sua situação militar. Pelo alistamento tardio, você terá de pagar uma multa de baixo valor, e será encaminhado à próxima seleção geral. Obrigado por sua participação. GD.

  48. Me alistei este ano, ainda não fui dispensado, queria saber se eu posso pegar meu certificado de reservista no periodo de alistamento, pq eu preciso dele para entrar em um serviço ? Vlw!

  49. Sou estrangeiro naturalizado, tenho 45 anos e , preciso solicitar meu passaporte mas PF pede documento de serviço militar, como faço para tirar uma carteira de reservista?

    • Luís Carlos,

      Segundo a Lei Brasileira da prestação do serviço militar, o estrangeiro naturalizado Brasileiro tem até 30 dias após receber o Certificado de Naturalização ou o Certificado de Assinatura do Termo de Opção, para efetuar o alistamento militar. Para regularizar sua situação, dirija-se à Junta do Serviço Militar mais próxima da sua residência. Para saber o endereço da JSM mais próxima, acesse: http://www.sermilweb.eb.mil.br/sermilweb/jsm.action . Obrigado por sua participação. GD.

  50. Olá, já recebi a dispensa dos serviços militares, e fiz o requerimento do documento de primeira via do certificado de reservista, apenas tenho o numero da minha RA e um protocolo para poder buscá-la em 20 dias, gostaria de saber se é possível fazer o meu passaporte com esse protocolo que vem com o carimbo e com meu número de RA?

    • Lucas,

      A Polícia Federal exige um documento de comprovação de quitação com o serviço militar. Você está quite, teoricamente. No entanto, como é um procedimento interno da PF, não podemos afirmar que o protocolo de requerimento do certificado de dispensa será aceito como prova de sua quitação militar. Para isto, sugerimos a você que entre em contato com a Polícia Federal, através do telefone 194, e faça o questionamento. Para maiores informações sobre requerimento do Passaporte, acesse nossos artigos sobre o tema: http://guiadocumentos.com.br/como-tirar-passaporte-o-guia-completo/ . obrigado por sua participação. GD.

 Este artigo foi útil para você? Registre abaixo sua opinião ou dúvida. Comente!

(obrigatório)

(obrigatório) - Respeitamos sua privacidade! Seu email não será publicado e jamais enviamos spam..

ATENÇÃO: Caso tenha uma dúvida, por gentileza verifique se ela já não foi questionada e respondida anteriormente nos comentários acima. NÃO responderemos dúvidas repetidas já respondidas ou ainda que tratem de análise jurídica de casos específicos (nesse caso, procure um advogado ou defensor público).