nov 052013
 

O Certificado de Reservista é o documento que comprova a inclusão do cidadão na Reserva do Exército, da Marinha ou da Aeronáutica.

COMO OBTER O CERTIFICADO DE RESERVISTA?

Todo cidadão do sexo masculino deve realizar o alistamento militar na Junta de Serviço Militar mais próxima nos primeiros 6 meses do ano em que completa 18 anos de idade.

O Certificado de Reservista será entregue ao final da prestação do Serviço Militar àqueles que não foram dispensados na Seleção Geral e que cumpriram o seu dever com a Pátria sem sofrer punições militares.

► Se você procura informações sobre o Alistamento Militar, isto é, sobre os prazos para o alistamento, fases, seleção geral, juramento a bandeira, motivos de dispensa, etc. Leia nosso artigo sobre o Alistamento Militar (clique aqui).

EXERCÍCIOS DE APRESENTAÇÃO DAS RESERVAS

Fique atento.

Mesmo após o término da prestação do Serviço Militar o brasileiro ainda não está quite com as Forças Armadas, pois este deverá se apresentar à Junta Militar nos próximos 5 anos subsequentes.

Em cada apresentação é carimbado no Certificado de Reservista uma informação que comprova o seu comparecimento na Junta de Serviço Militar.

Estará quite com o Serviço Militar aquele que se obtiver as anotações em dia no Certificado de Reservista.Alistamento Militar - Marinha, Exército e Aeronáutica

Prazo para apresentação

Pela internet:

  • Do primeiro dia de Dezembro até o dia 31 de Janeiro do ano subsequente.

Pessoalmente (Na Junta de Serviço Militar):

  • Do dia 9 a 16 de Dezembro.

O que acontece se o cidadão não se apresentar na data estipulada?

O cidadão deverá procurar a Junta de Serviço Militar com a máxima brevidade possível para regularizar as anotações ou carimbos. Porém, por estar fora do prazo, a regularização será feita mediante recolhimento de uma taxa e pagamento de multa.

Lembrando que o brasileiro que não estiver quite com o Serviço Militar, isto é, com o Certificado de Reservista desprovido das respectivas anotações, salvo se dentro do prazo, não poderá:

  • obter passaporte ou prorrogação de sua validade;

  • ingressar como funcionário, empregado ou associado em instituição, empresa ou associação oficial ou oficializada ou subcencionada ou cuja existência ou funcionamento dependa de autorização ou reconhecimento do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municipal;

  • assinar contrato com o Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municipal;

  • prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino;

  • obter carteira profissional, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão;

  • inscrever-se em concurso para provimento de cargo público;

  • exercer, a qualquer título, sem distinção de categoria, ou forma de pagamento, qualquer função ou cargo público:

    • estipendiado pelos cofres públicos federais, estaduais ou municipais;

    • de entidades paraestatais e das subvencionadas ou mantidas pelo poder público;

    • receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municipal;

Como fazer a apresentação pela Internet?

Para efetuar a apresentação pela internet siga o passo a passo:

1. Acessar o endereço eletrônico do sistema Exarnethttp://www.exarnet.eb.mil.br

2. Clicar no botão “Apresente-se” situado no rodapé da página, como mostra a imagem abaixo.

Certificado de Reservista - Apresentação do Reservista pela Internet

3. Preencher o formulário com o nome do Reservista, nome da mãe do Reservista e a data de nascimento do Reservista. Em seguida clicar em “Procurar”.

Certificado de Reservista - Apresentação do Reservista pela Internet

4. Será exibido o cadastro do Reservista. Após seguir as demais instruções do sistema Exarnet, você deverá imprimir o comprovante de apresentação.

Atenção:
É importante salientar que somente as 4 primeiras apresentações poderão ser feitas pela internet, sendo obrigatória a apresentação pessoal na Junta de Serviço Militar ou Quartel na 5ª e última apresentação.
Além disso, nessa última apresentação pessoal obrigatória o reservista deverá apresentar todos os recibos de apresentação emitidos pelo sistema online Exarnet, ou seja, os correspondentes das quatro primeiras apresentações.

É COBRADA ALGUMA TAXA PARA OBTER O CERTIFICADO DE RESERVISTA?

Não, é gratuito.

COMO TIRAR A 2ª VIA DO CERTIFICADO DE RESERVISTA?

Em caso de furto, perda, extravio, roubo ou deterioração de seu Certificado de Reservista ou Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), a segunda via deverá ser requerida na Junta de Serviço Militar mais próxima com a máxima brevidade possível.

Para a emissão da segunda via do CR, será efetuado na própria Junta, um requerimento dirigido ao chefe da CSM da área onde reside o solicitante. O requerente deverá apresentar os seguintes documentos:

  • Cópia da guia do pagamento da taxa para emissão de segunda via do certificado de reservista (Multa militar prevista no Art. 177 do Regulamento da Lei do Serviço Militar). A guia para o pagamento bancário será fornecida no ato do requerimento assim como as instruções para o pagamento;
  • Cópia frente e verso do RG do requerente, ou de sua certidão de nascimento ou casamento (Os documentos deverão ser apresentados para sua autenticação na JSM);
  • Fotografia (01) recente, não datada.

ATENÇÃO: Não é possível obter o número do Certificado de Reservista pela internet. Somente na Junta de Serviço Militar ou Quartel onde serviu pela última vez, solicitando a 2ª via do documento.

► Para encontrar a Junta de Serviço Militar mais próxima acesse: Clique aqui.

Como tirar a 2ª via do Certificado de Reservista no exterior?

Caso resida no exterior, o pedido deverá ser formulado por intermédio do Consulado ou Embaixada Brasileira. Apresente-se em uma dessas repartições diplomáticas, portando documento de identidade (RG ou passaporte) e solicite a segunda via do Certificado de Reservista.

Fonte:



GOSTOU DESTE ARTIGO?

CADASTRE SEU E-MAIL ABAIXO E RECEBA AS ATUALIZAÇÕES DE GUIADOCUMENTOS


Fique tranquilo. Jamais enviamos SPAM.

Entre AGORA em sua caixa de email e confirme seu cadastro. NÃO deixe para depois!

  229 Comentários para “Certificado de Reservista”

  1. Olá,eu vou min alista dia 26/09/2014,eu nao quero servi,eu gostaria de saber quando vou receber meu certificado de alistamento,pois ja tenho um emprego,mais preciso desse certificado…dsd ja obg..

    • Michel,

      Se for dispensado, receberá o CDI, após a cerimonia de fidelidade à Pátria. Se for selecionado para servir, após o período do serviço militar, você receberá o certificado de reservista. Obrigado por sua participação. GD.

  2. Boa tarde!

    Preciso tirar a segunda via da reservista, porém estou morando em outro estado Vila Velha – Espiríto Santo me alistei e fui dispensado em Salvador – BA como devo proceder .
    Obrigado
    Att. Alex

    • Olá Alex, faça o pedido da 2ª via na Junta de Serviço Militar mais próxima de sua residência. Apresente, na ocasião, documento de identidade.
      Esperamos ter ajudado.
      Grande abraço.

  3. Boa tarde ,venho aqui afim de um esclarecimento muito importante , eu me alistei corretamente ,passei pelo exame médico e participei de apenas uma reunião e creio que não tenho jurado bandeira e marcaram o dia em que eu retornasse a base q foi no terceiro camar na praça quinze, mas por problemas particulares não pude comparecer ,hoje eu bem melhor, e estou prestes a assinar minha carteira , eu preciso me legalizar com o serviço militar para que isso aconteça. irei pagar muito ou terá alguma outra pena….

    • Olá Luan, pelo seu relato você já passou pela seleção geral (onde é feito exame médico) e não foi dispensado. Quando ocorreu o que relatou? Caso tenha sido ano passado, você não está quite. Para regularizar a sua situação, compareça na Junta de Serviço Militar mais próxima e informe-se sobre a regularização.
      Para mais informações sobre o Alistamento militar, seleção geral, entre outras informações relacionadas, leia este artigo.
      Esperamos tê-lo ajudado e qualquer outra dúvida estamos a disposição para ajudá-lo.
      Abraços.

  4. Boa tarde!

    Tenho 26 anos e na época do alistamento eu sobrei, porém nunca fui buscar meu certificado de reservista. Estou pra ser contratado por uma empresa que está exigindo o certificado para efetuar minha contratação, mas o prazo da junta para liberar o documento é de 15 dias e eu não tenho esse tempo todo. Eu conseguiria com eles uma declaração ou algo que comprove minha quitação com o serviço militar?

    • Diogo,

      O que, provavelmente, será dado a você na junta, é uma declaração de que está requerendo o documento. No entanto, consulte a JSM sobre a possibilidade de incluir na declaração que você está quite com suas obrigações militares e que apenas espera a emissão do documento. Obrigado por sua participação. GD.

  5. Olá boa tarde preciso de uma informação. Tenho 28 anos e por motivo de doença não fiz o meu alistamento militar. Eu terei que pagar multa? Se for de quanto ?

    • Jovane,

      Para regularizar sua situação militar, dirija-se à Junta do Serviço Militar mais próximo de você. Você terá de pagar uma multa por atraso sim. O valor da multa é de R$ 1,38 (Um Real e trinta e oito centavos, e pode variar um pouco por taxas bancárias) por ano de atraso. Não deixe de regularizar a sua situação, pois traz inúmeras consequências desagradáveis, como:

      Obter passaporte ou prorrogação de sua validade;
      Ingressar como funcionário, empregado ou associado em – instituição, empresa ou associação oficial, oficializada ou subvencionada;
      Assinar contrato com o Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios;
      Prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino;
      Obter carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão;
      Inscrever-se em concurso para provimento de cargo público;
      Exercer, a qualquer título, sem distinção de categoria ou forma de pagamento, qualquer função pública ou cargo público, eletivos ou de nomeação; e
      Receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios.

      Obrigado por sua participação. GD.

  6. boa tarde

    gostaria de tirar uma duvida eu me alistei em 1995 e me aprasentei,fui dispensado como incapaz só que por motivo de mudança de endereços na epoca meu pai que trabalhava em uma empresa e nos mudavamos muito nunca fui buscar minha reservista só que voltei a morar no mesmo domicilio onde me alistei e estou precisando pegar a reservista vou ter algum problema e tenho que pagar alguma multa?

    • João,

      Se foi dispensado e passou pela cerimonia de fidelidade à Pátria, você está quite com o serviço militar. Você não terá de pagar multa neste caso. Você terá de pagar uma taxa para a emissão da segunda vida do CDI – Certificado de Dispensa de Incorporação, que é de aproximadamente 7,56 (Valor aproximado e pode mudar). Para regularizar sua situação militar, dirija-se à JSM e faça o requerimento. Qualquer dúvida, volte a entrar em contato. Obrigado por sua participação. GD.

  7. Olá boa noite.
    Amigo tenho uma pequena dúvida, eu me apresentei direitinho tava fazendo uns exames para a aeronáutica já , porem tive que viajar por questões familiares e não deu para ir lá durante o período .
    gostaria de saber como faço pra resolver esse problema prq irei precisar tirar meu passaporte e tem que tá em dias.
    desde já fico grato pela atenção.

  8. Olá!

    Estou com minhas obrigações militares em dia (tenho CDI em boas condições), porém, fiz uma alteração de nome, acréscimo do sobrenome do meu pai, e gostaria de saber se é necessário fazer alteração cadastral perante a JSM. Em caso positivo, como isso deve ser realizado?

    Desde já, agradeço pela informação.

    • Boa tarde Rodrigo,
      Não temos certeza se é obrigatório a alteração do CDI em virtude de acréscimo em seu nome. No entanto, é possível a solicitação da 2ª via do CDI através da JSM mais próxima, por motivo de alteração do nome. Sugerimos que contate a JSM da sua área e questione sobre a obrigatoriedade. Leve o CDI, e documento que comprove a alteração (RG, Certidão de nascimento, sentença judicial, etc).
      Esperamos ter ajudado em sua dúvida. Estamos a disposição.
      Forte abraço.

  9. Tenho 46 anos de idade e nunca me alistei no exercito, porém estou precisando de algum documento do exercito informando que eu nunca me alistei , porém não estou conseguindo nenhuma informação na sede do Exercito, o que devo fazer? att. Davi Nunes

    • Davi,

      Após completar os 46 anos, o cidadão está desobrigado do serviço militar, devendo para isso receber o “atestado de desobrigado”. Verifique junto a Junta do serviço militar mais próximo de você, os procedimentos para a requisição. Obrigado por sua participação. GD.

  10. Eu extraviei a minha carta patente e preciso da segunda via para o renovar o passaporte. Eu acessei diversos sites e acabei encontrando a IG que trata do tema no site do DPROM. Mas é muito confuso, comenta que eu deveria comparecer ao mesmo órgão em Brasilia. Estou em SP.

    Vocês conseguem, por favor, orientar-me sobre como obter a segunda via da carta patente ou outro documento que comprove minha quitação com o serviço militar? Tenho viagem agendada aos EUA em 04/Outubro e estou muito preocupado com o passaporte.

    Muito obrigado.

    Elie

  11. Olá,
    Tenho 21 anos completos e não me apresentei até hoje, porém necessito fazer a carteira de trabalho.
    Tenho que esperar até o ano que vem para iniciar o processo seletivo ou tenho outra alternativa para poder regulaziar minha situação junto ao exército e a empresa que trabalho?

    Obrigado.

    • Roberto,

      Dirija-se à junta do serviço militar mais próximo de você o mais breve possível, para iniciar a regularização da sua situação militar. Obrigado por sua participação. GD.

  12. Fui dispensado em 2012 porém quando fui buscar minha CDI existiu um problema no sistema e não estava pronta. Tive que ir embora da cidade e sempre usei o certificado provisório para tudo (matrícula em universidade, por exemplo). Agora, nesse cidade que estou preciso renovar meu passaporte, posso utilizar essa certidão provisória ou eu teria algum problema?

    • Pedro,

      A polícia Federal exige um documento que comprove que o requerente ao Passaporte está quite com o serviço militar. No seu caso, o documento em sua posse comprova esta requisição. No entanto, talvez por norma interna, na apresentação dos documentos para a checagem, o examinador da PF poderá estranhar, ou simplesmente não aceitar o seu certificado provisório. Sugerimos fortemente a você que entre em contato com a PF, pelo telefone 194 e faça o questionamento ao atendente do callcenter. Você também poderá efetuar a requisição do seu documento definitivo (CDI) na JSM mais próxima de você. A taxa para emissão da segunda via é um valor baixo, e esta ação, com certeza, o isentará de possíveis “talvez”.(Se desejar acesse nossos artigos sobre Passaporte Brasileiro: http://guiadocumentos.com.br/como-tirar-passaporte-o-guia-completo/). Obrigado por sua participação. GD.

  13. ola.. me alistei este ano 2014,minha seleçao ta marcada para dia 28 deste mês,como devo me apresentar..como devo ir vestido.obrigado…

    • Leandro,

      A Apresentação é o ato onde o alistado deverá se apresentar no Quartel ou Tiro de Guerra designados, onde ele será submetido a testes físicos, psicológicos, entrevista e exame médico. É uma avaliação que averigua se o alistado está apto ou não para o serviço militar. Segundo o ME, o aconselhável é evitar o uso de chinelos, roupas como camisetas cavadas e bermudas. Não se esqueça de checar os documentos a serem levados na apresentação (Na data designada para apresentação no Quartel ou Tiro de Guerra, o alistado deverá apresentar: • Uma (01) fotografia tamanho 3×4 recente; • Certificado de Alistamento Militar (CAM); • Documento de identidade com foto (RG ou equivalente)). Obrigado por sua participação. GD.

  14. Ola!
    Estou com um grande problema. A 9 anos moro na Italia e essa è a segunda vez que tenho que renovar o passaporte.
    Na primeira vez nao apresentei o certificado de reservista e no meu passaporte esta escrito: “pendente de regularizaçao da situaçao militar. O presente passaporte nao podera ser substituido sem que haja o titular regularizado essa situaçao.”
    O problema è que nao sei qual é a minha situaçao militar (fui dispensado quando ainda morava no Brasil e com o primeiro passaporte, feito na Policia Federal, nao tive problemas), mas nao tenho nenhum documento militar.
    Devo renovar o passaporte para poder tornar ao Brasil, mas nao acredito que desta vez o Consulado o faça com essa situaçao pendente.
    Como devo me comportar?
    Alguem pode fazer por mim (no Brasil) a regularizaçao?

  15. olá boa noite!!
    passei no vestibular e nos documentos necessarios para a matricula estar a CDI , porem no meu caso é que o documento estar muito deteriorado, e nao consegui nem autenticar no cartorio. a matricula encerra no dia 23/08..
    existe algum documento que eu possa solicitar na junta militar que declare que estou quite , e possa entregar na universidade ..tipo uma declaracao provisoria, certidao provisoria…..??? nem no site? pois na junta vai levar 25 dias pra entregar a 2 via..
    me ajuda!

    • Marcielo,

      Documentos militares só são emitidos pela JSM mesmo. Tente pedir uma declaração assinada pelo chefe da Junta dizendo que foi solicitado a segunda via do CDI e que o processo está em andamento. Boa sorte. Obrigado por sua participação. GD.

  16. Olá meu nome é Rafael eu gostaria de saber o seguinte eu me alistei o ano passa e eu tinha que comparecer esse ano dia 9 de agosto e eu não fui lá até hj e eu preciso da minha reservista *trabalho*,..
    Obgd desde já..

    • Olá Rafael, para regularizar a sua situação você deve se apresentar na Junta de Serviço Militar onde se alistou. Lá vão tomar ciência da sua situação e proceder a regularização.
      Agradecemos sua participação.
      Forte Abraço.

  17. Ola ! Vou me apresentar na seleção geral Dia 27 desse mês e eu quero muito servi . Gostaria de saber oque devo fazer pra mim não ser dispensado ….. OBRIGADO

    • Jonathan,

      Os critérios de seleção dependem do número de conscritos. O que você pode fazer e deve, uma vez que deseja servir, e mencionar esse desejo durante os testes e exames de aptidão. Desejamos boa sorte a você. Obrigado por sua participação. GD.

  18. Ola! fui dispensado em 2010…paguei a taxa obrigatória, tudo certinho.
    Mas quando fui receber ainda não tinha chegado. me mandaram voltar com 15 dias.
    Retornei, e o órgão se encontrava em reforma. desde então não fui mas…..
    O que devo fazer?

    • Jeean,

      Volte à junta, (Ou a mais próxima) e faça o requerimento. Depois de 06 meses, os documentos são destruídos. Você terá de pagar uma taxa para que o documento seja emitido (Baixo valor). Obrigado por sua participação. GD.

  19. EU PEGUEI O CERTIFICADO DE RESERVISTA MAIS NO CASO EU PEGUEI ONDE NAO TINHA COMO SERVIR , MAIS EU QUERO SERVIR COMO FAÇO ?

  20. Meu filho fez o alistamento na Rua Bartolomeu Mitre1297, la perguntaram a ele se queria servir. Ele disse não. Deram um papel para ele comparecer dia 19 no Meier. Pergunta:

    É para jurar a Bandeira e o exame médico? me disseram que tem isso mais la no Leblon não informaram nada.Por favor me ajude. Desde já agradeço sua atenção

    • Olá Eliana, provavelmente será feita a Seleção Geral no dia 19, onde será realizado o exame médico e demais procedimentos. Neste dia é que ele será informado se servirá ou não.
      Um forte abraço.

  21. Bom dia, meu esposo se alistou em São Paulo e foi dispensado, hoje moramos em Brasilia e precisamos para fins trabalhistas do reservista dele como e aonde eu solicito este documento?
    Desde já agradeço, aguardo retorno!

  22. bom acontece que eu me alistei a uns 8 anos atrás e não fui buscar a carteirinha eu estava com aquele certificado onde carimba sabe pra poder pegar a carteirinha porem os anos se passaram e fui assaltado ontem e não tenho mais esse documento se eu for na junta eu consigo pegar a carteirinha com apenas o RG ou tenho que fazer todo o procedimento porque na verdade não seria 2 via né pois não peguei nem a 1 primeira e preciso de uma declaração ou algo do tipo para registrar na empresa

    são paulo

    • Rafael,

      Você se alistou e foi dispensado? Fez o Juramento à Bandeira? Você deve dirija-se à Junta do serviço Militar mais próximo de você para efetuar a regularização. Obrigado por sua participação. GD.

  23. Boa noite, Me alistei em 2012 , fui apresentar-me na data que foi dada , fui dispensado no primeiro dia de apresentação , mais ainda não busquei meu Certificado de Reservista . O que devo fazer para pegar o certificado ? Qual normalmente é o prazo de entrega ? e , o valor da multa de atraso ?

    • Ricardo,

      Se você foi dispensado, para pegar o CDI – certificado de dispensa de incorporação, e não o certificado de reservista, você deveria ter passado pela cerimônia de fidelidade à pátria (Juramento à Bandeira). Para pegar o certificado, você deve comparecer à Junta do serviço militar. O prazo de entrega, varia de Junta para Junta, dependendo da quantidade de serviços. Você terá de pagar uma taxa para emissão do CDI, pois os documentos militares são destruídos após 06 meses sem que o interessado faça a retirada. (O valor varia também, mas não deverá passar dos R$ 12,00, entre taxa de emissão, taxa bancária e multa (Se houver)). Obrigado por sua participação. GD.

  24. Bom dia!

    Alistei-me em 1995 em Brasília, me deram um prazo pra voltar ao QGB pra jurar a Bandeira, mas antes do prazo tive que me mudar. Hoje estou morando em Salvaterra, Ilha do Marajó no Pará. Como faço pra me quitar minhas obrigações militares? Posso fazer isso aqui em Salvaterra? Belém? Ou tenho que ir a Brasília?

    • Boa tarde Lenildo,
      Dirija-se a Junta de Serviço Militar mais próxima da sua residência. Você pode encontrá-la utilizando esta ferramenta disponibilizada gratuitamente. Lá será feito todo procedimento para regularizar a sua situação militar.
      Esperamos ter ajudado.
      Forte abraço.

  25. Olá,
    Me apresentei em janeiro e fui dispensado do serviço militar, como necessitava fazer matricula em uma universidade, recebi o certificado provisório. Me alistei em Minas mas atualmente moro em São Paulo. Gostaria de saber como faço (se é possivel) para retirar o documento oficial (reservista) aqui em Sao Paulo?
    Obrigado!

    • Hélio,

      Esta informação depende de normas internas. Consulte a Junta do Serviço militar mais próxima de você para ter certeza. Obrigado por sua participação. GD

  26. Bom Dia ! Tive meus documentos roubados alguns anos atras e não solicitei a segunda via do meu certificado de alistamento militar. No momento necessito da numeração para efeito de trabalho para as eleições deste ano.
    Gostaria de saber aonde posso conseguir esta numeração , pois é um caso urgente.
    No aguardo de sua resposta , agradeço desde já.

    • Vanderlei,

      Procure a Junta do Serviço Militar mais próxima de você. Documentos militares são emitidos e pesquisados pelas Juntas. obrigado por sua participação. GD.

  27. Eu me alistei tudo certinho e fui despensado, mas não compareci ao exécito no dia da cerimonia e nem peguei o certificado ainda. É só comparecer a junta Militar e resolver ou terei que ir ao quartel??

    • Wesley,

      Vá a Junta do Serviço Militar mais próximo de você (ou a que você fez o alistamento, se for a mesma), para regularizar sua situação militar. Se o tempo decorrido for mais de seis meses, você terá de pagar uma taxa para emissão de um novo documento, pois são destruídos após seis meses. Obrigado por sua participação. GD.

    • Wesley, compareça na Junta Militar onde fez o alistamento e solicite a regularização de sua situação militar.
      Um forte abraço.
      GD

  28. Olá…
    Me alistei tem 9 anos,fiz alguns exames e antes de terminar a seleção precisei pedir dispensa que foi concedida por um oficial.
    Desde então mudei de cidade e não voltei para dar baixa e pegar meu certificado e não tenho mais o CAM. No momento não tenho condições de ir buscar, o que devo fazer?

    • Robson, dirija-se a Junta de Serviço Militar mais próxima de sua residência e verifique a sua atual situação militar. Eles irão orientar o que será necessário fazer de acordo com seu caso.
      Se não sabe o endereço nem telefone da Junta Militar mais próxima, você pode encontrá-la clicando aqui.
      Forte abraço.
      GD

  29. ola, eu perdi meu certificado de reservista, preciso fazer BO para tirar uma 2° via, estou em Sao Paulo
    obrigado e boa tarde

    • Carlos, faça o BO na Delegacia de Polícia Civil mais próxima e após ter o BO em mãos, dirija-se a Junta Militar da sua área para requerer a 2ª via.
      Esperamos ter ajudado.
      Um forte abraço.

  30. Olá,

    Gostaria de saber se ao solicitar a 2a via do CDI já é possível obter o número através do protocolo ou se o número só chega junto do certificado.

    Obrigada.

    • Carolina,

      Verifique com a Junta do Serviço Militar, se o número constante no protocolo de requisição é o número final. São procedimentos internos das Juntas e não temos acesso. Obrigado por sua participação. GD.

  31. Olá.
    Me apresentei em janeiro e fui dispensado do serviço militar, como necessitava fazer matricula em uma universidade, recebi o certificado provisório. Me alistei em Minas mas moro em Sao Paulo. Gostaria de saber como faço (se é possivel) para retirar o documento oficial aqui em Sao Paulo?

  32. Me apresentei 2004 e fui dispendado, fui buscar o (CDI) e não conseguir retirá-lo pois no sistema da junta estava como refratário,porém o meu cam está com o carimbo de dispensa, sendo que demorei 10 anos para retirar o (CDI) o que faço nesse caso específico.

    • Vinícius,

      A emissão de documentos militares é de competência dos órgãos militares. Procure a Junta para resolver o problema. Caso não resolva, talvez seja necessário procurar o órgão regional do comando da sua região militar (Na junta devem informá-lo). Obrigado por sua participação. GD.

 Este artigo foi útil para você? Registre abaixo sua opinião ou dúvida. Comente!

(obrigatório)

(obrigatório) - Respeitamos sua privacidade! Seu email não será publicado e jamais enviamos spam..

Utilize o espaço acima para interagir conosco. Registre sua dúvida ou comentário no campo acima.