nov 052013
 

O Certificado de Reservista é o documento que comprova a inclusão do cidadão na Reserva do Exército, da Marinha ou da Aeronáutica.

COMO OBTER O CERTIFICADO DE RESERVISTA?

Todo cidadão do sexo masculino deve realizar o alistamento militar na Junta de Serviço Militar mais próxima nos primeiros 6 meses do ano em que completa 18 anos de idade.

O Certificado de Reservista será entregue ao final da prestação do Serviço Militar àqueles que não foram dispensados na Seleção Geral e que cumpriram o seu dever com a Pátria sem sofrer punições militares.

► Se você procura informações sobre o Alistamento Militar, isto é, sobre os prazos para o alistamento, fases, seleção geral, juramento a bandeira, motivos de dispensa, etc. Leia nosso artigo sobre o Alistamento Militar (clique aqui).

EXERCÍCIOS DE APRESENTAÇÃO DAS RESERVAS

Fique atento.

Mesmo após o término da prestação do Serviço Militar o brasileiro ainda não está quite com as Forças Armadas, pois este deverá se apresentar à Junta Militar nos próximos 5 anos subsequentes.

Em cada apresentação é carimbado no Certificado de Reservista uma informação que comprova o seu comparecimento na Junta de Serviço Militar.

Estará quite com o Serviço Militar aquele que se obtiver as anotações em dia no Certificado de Reservista.Alistamento Militar - Marinha, Exército e Aeronáutica

Prazo para apresentação

Pela internet:

  • Do primeiro dia de Dezembro até o dia 31 de Janeiro do ano subsequente.

Pessoalmente (Na Junta de Serviço Militar):

  • Do dia 9 a 16 de Dezembro.

O que acontece se o cidadão não se apresentar na data estipulada?

O cidadão deverá procurar a Junta de Serviço Militar com a máxima brevidade possível para regularizar as anotações ou carimbos. Porém, por estar fora do prazo, a regularização será feita mediante recolhimento de uma taxa e pagamento de multa.

Lembrando que o brasileiro que não estiver quite com o Serviço Militar, isto é, com o Certificado de Reservista desprovido das respectivas anotações, salvo se dentro do prazo, não poderá:

  • obter passaporte ou prorrogação de sua validade;

  • ingressar como funcionário, empregado ou associado em instituição, empresa ou associação oficial ou oficializada ou subcencionada ou cuja existência ou funcionamento dependa de autorização ou reconhecimento do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municipal;

  • assinar contrato com o Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municipal;

  • prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino;

  • obter carteira profissional, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão;

  • inscrever-se em concurso para provimento de cargo público;

  • exercer, a qualquer título, sem distinção de categoria, ou forma de pagamento, qualquer função ou cargo público:

    • estipendiado pelos cofres públicos federais, estaduais ou municipais;

    • de entidades paraestatais e das subvencionadas ou mantidas pelo poder público;

    • receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municipal;

Como fazer a apresentação pela Internet?

Para efetuar a apresentação pela internet siga o passo a passo:

1. Acessar o endereço eletrônico do sistema Exarnethttp://www.exarnet.eb.mil.br

2. Clicar no botão “Apresente-se” situado no rodapé da página, como mostra a imagem abaixo.

Certificado de Reservista - Apresentação do Reservista pela Internet

3. Preencher o formulário com o nome do Reservista, nome da mãe do Reservista e a data de nascimento do Reservista. Em seguida clicar em “Procurar”.

Certificado de Reservista - Apresentação do Reservista pela Internet

4. Será exibido o cadastro do Reservista. Após seguir as demais instruções do sistema Exarnet, você deverá imprimir o comprovante de apresentação.

Atenção:
É importante salientar que somente as 4 primeiras apresentações poderão ser feitas pela internet, sendo obrigatória a apresentação pessoal na Junta de Serviço Militar ou Quartel na 5ª e última apresentação.
Além disso, nessa última apresentação pessoal obrigatória o reservista deverá apresentar todos os recibos de apresentação emitidos pelo sistema online Exarnet, ou seja, os correspondentes das quatro primeiras apresentações.

É COBRADA ALGUMA TAXA PARA OBTER O CERTIFICADO DE RESERVISTA?

Não, é gratuito.

COMO TIRAR A 2ª VIA DO CERTIFICADO DE RESERVISTA?

Em caso de furto, perda, extravio, roubo ou deterioração de seu Certificado de Reservista ou Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), a segunda via deverá ser requerida na Junta de Serviço Militar mais próxima com a máxima brevidade possível.

Para a emissão da segunda via do CR, será efetuado na própria Junta, um requerimento dirigido ao chefe da CSM da área onde reside o solicitante. O requerente deverá apresentar os seguintes documentos:

  • Cópia da guia do pagamento da taxa para emissão de segunda via do certificado de reservista (Multa militar prevista no Art. 177 do Regulamento da Lei do Serviço Militar). A guia para o pagamento bancário será fornecida no ato do requerimento assim como as instruções para o pagamento;
  • Cópia frente e verso do RG do requerente, ou de sua certidão de nascimento ou casamento (Os documentos deverão ser apresentados para sua autenticação na JSM);
  • Fotografia (01) recente, não datada.

ATENÇÃO: Não é possível obter o número do Certificado de Reservista pela internet. Somente na Junta de Serviço Militar ou Quartel onde serviu pela última vez, solicitando a 2ª via do documento.

► Para encontrar a Junta de Serviço Militar mais próxima acesse: Clique aqui.

Como tirar a 2ª via do Certificado de Reservista no exterior?

Caso resida no exterior, o pedido deverá ser formulado por intermédio do Consulado ou Embaixada Brasileira. Apresente-se em uma dessas repartições diplomáticas, portando documento de identidade (RG ou passaporte) e solicite a segunda via do Certificado de Reservista.

DÚVIDAS FREQUENTES

NÃO FUI BUSCAR MEU CERTIFICADO DE RESERVISTA OU CERTIFICADO DE DISPENSA DE INCORPORAÇÃO E AGORA PRECISO DO DOCUMENTO. O QUE DEVO FAZER?

Para requerer o documento e regularizar a situação militar (se este for o caso), você deve se apresentar na Junta de Serviço Militar da área ou quartel competente para ser feita a regularização.

NUNCA ME ALISTEI E AGORA PRECISO DO CERTIFICADO DE RESERVISTA. O QUE FAZER?

Se você não submeteu-se ao alistamento militar no período designado pela lei, você está em débito com o serviço militar obrigatório. Para regularizar a situação, apresente-se o quanto antes na Junta de Serviço Militar de sua circunscrição portando documentos pessoais.

Fonte:



GOSTOU DESTE ARTIGO?

CADASTRE SEU E-MAIL ABAIXO E RECEBA AS ATUALIZAÇÕES DE GUIADOCUMENTOS


Fique tranquilo. Jamais enviamos SPAM.

Entre AGORA em sua caixa de email e confirme seu cadastro. NÃO deixe para depois!

  299 Comentários para “Certificado de Reservista”

  1. ola , tenho hoje tenho 20 anos me alistei com 18 anos , não compareci na ultima seleção geral pois estava trabalhando fichado no periodo de esperiencia e nã podia faltar pra não ser dispensado , por isso isso preferi o emprego e tambem não queria servi . hoje não tenho minha reservista mais preciso dela o mais rapido possivel por que a empresa em que vo trabalha exigi a reservista . oque devo fazer agora para ter minha reservista o mais rapido possivel ?

    • Eduardo,

      Compareça, o mais rápido possível, à Junta do Serviço Militar mais próxima de você, para regularizar sua situação militar. Você é considerado “Refratário”. Terá de pagar uma multa de valor baixo e será encaminhado novamente à seleção geral. Obrigado por sua participação. GD.

  2. resido no rio barra da tijuca . fui dispensado mas nao jurei bandeira nem tenho certificado de dispensa.Como faço p regularizar?

    • Thiago,

      Procure o quartel mais próximo de sua residência, para regularizar sua situação militar. Se você foi dispensado, só terá de passar pela cerimônia de fidelidade à Pátria (Juramento à Bandeira), para que seu CDI – Certificado de Dispensa de Incorporação, seja emitido. Faça o mais breve possível, pois a falta do documento o impedirá de vários atos civis, tais como: Assumir cargos públicos, requerer documentos, entrar em cursos superiores, etc.. Obrigado por sua participação. GD.

  3. Olá
    Não me alistei durante o período…Agora vou viajar para o exterior em fevereiro,quanto tempo leva para a reservista ficar pronta?
    A alguma possibilidade de obter algum número ou algo que comprove que eu estou tirando,para dar entrada no passaporte?
    Obrigado

    • Wilson,

      Os documentos militares, variam no tempo de emissão relativamente à carga de trabalho das Juntas militares. Para obter uma estimativa precisa do tempo para a emissão, somente consultando a JSM. Sobre o documento, a Polícia Federal exige um documento de comprovação de quitação do serviço militar. Sugerimos que consulte a Polícia Federal pelo telefone 194 e questione se uma declaração contendo o número final do documento pode ser aceita como comprovação da quitação, no caso do seu documento não ser emitido a tempo para a requisição do Passaporte. Ainda sobre o Passaporte, se desejar e precisar temos artigo sobre como requerer e pode ajuda-lo com mais informações: http://guiadocumentos.com.br/como-tirar-passaporte-o-guia-completo/ . Qualquer dúvida restante, volte a entrar em contato. Sempre será um prazer, se pudermos ajudar. Obrigado por sua participação. GD.

  4. boa tarde eu fui me alista no exercito ai ai eu fui no
    quartel fazer os exames ai eles queria qui eu ficasse ai ele madaro eu volta dia
    30 de janeiro desse ano mais eu esqueçi ai eu fui arruma um emprego ai a
    empresa disse que não podia me bota porque eu tenho que ser dispensado ai
    fui la na junta ai os cara disse que so o ano que vem agora no mês de julho e
    que eu posso conserta minha reservista vcs sabe como eu posso resolver isso ainda esse ano porque preciso trabalha

    • Weliton,

      Para o acerto da sua situação militar, você deve realmente comparecer à Junta do serviço militar e passar pelos procedimentos necessários. Obrigado por sua participação. GD.

  5. Boa tarde,

    gostaria de saber se há algum documento, além do Certificado de Dispensa de Incorporação, que comprove que fui dispensado do serviço militar. Caso só haja o CDI, qual o modelo utilizado atualmente e quanto tempo leva para tira a segunda via?

    • Ronaldo,

      Para aquele que se alistou, passou pela seleção geral, não foi considerado apto à prestação do serviço militar, e foi dispensado nesta fase, recebe somente o CDI – Certificado de dispensa de incorporação, após passar pela cerimônia de fidelidade à Pátria (Juramento à Bandeira). O tempo para emissão da segunda via destes documentos, é variável, pois depende da quantidade de trabalho que a Junta tem a realizar. Obrigado por sua participação. GD.

  6. Meu CDI data de 1973, Inscrito no QG da Rua Tutóia/SP, ocorre que o meu CDI foi furtado recentemente. No momento estou residindo no Estado de Minas Gerais, mais precisamente na cidade de Guaraciaba, há 850 KM de São Paulo. preciso da 2ª via urgente, posso solicitar aqui em Minas Gerais?

    • Gilberto,

      Para regularizar sua situação Militar, a você, será necessário o comparecimento à uma Junta do Serviço Militar mais próxima de sua residência, para solicitar a segunda via do documento. Na cidade de Guaraciaba – MG, há o seguinte endereço listado pelo Ministério do Exército:
      GUARACIABA
      PRAÇA TIRADENTES, 10
      CENTRO
      31839123
      ulissesjsm@hotmail.com
      GUARACIABA – MG

      Obrigado por sua participação. GD.

  7. bom dia, meu marido nunca se apresentou, e esta precisando urgente se regularizar, tem como fazer nesse periodo do ano? se tiver, onde, desde ja agradeço

  8. Boa tarde!
    Meu noivo tem hoje 36 anos e nunca buscou o certificado de reservista,ele foi dispensado na época!Agora necessita urgente deste certificado para conseguir um emprego,o que ele deve fazer para conseguir se regularizar?

    • Ângela,

      Diga a ele que compareça à Junta do Serviço Militar mais próxima de sua residência, para a regularização da situação militar. Se ele foi dispensado, passou pela cerimonia de fidelidade à Pátria (juramento à Bandeira), ele está quite com o serviço militar, e para receber o CDI – Certificado de Dispensa de Incorporação, só terá de pagar uma taxa (valor baixo), para que seja emitida uma segunda via do documento. Obrigado por sua participação. GD.

  9. Olá, quanto tempo, em média, demora a emissão da segunda via do certificado de reservista?
    Grato!

    • Paulo,

      Não é possível precisar, pois depende da quantidade de serviços que a JSM está processando. Consulte a JSM, se desejar e precisar de um prognóstico preciso. Obrigado por sua participação. GD

  10. Ola.., Eu peguei o certificado de alistamento fora do prazo foi no mes 08/2014 , i o meu certificado de alistamento militar n tem numero , eu vi na reservista do meu primo é a mesma q a minha so q tem numero sera que foi erro di digitação ? meu primo disse q eu n consigo arruma emprego registrado ondi ele trabalha si eu n tiver numero oq eu faço ?

  11. Eu tinha feito o alistramento na junta militar. E na seleção geral fui dispensado,,,entao marcara a data para pegar o sertificado mas acabei nao indo porque eu tinha mudado para outro Estado, agora vai fazer 2 anos que nao fui buscar o sertificado…sera que agora eu terei que repetor todo o processo?

    • Willian, procure a Junta de Serviço Militar da sua cidade para solicitar a 2ª via do CDI ou terminar o procedimento (caso não tenha feito o juramento à bandeira). Documentos militares são incinerados após um ano de sua emissão, caso o titular não tenha ido retirá-lo.
      Obrigado por participar.
      Abraços.

  12. Boa noite, meu nome é silverio tenho 20 anos, e quando eu completei os 18, fui na ajunta de serviço militar, mais devido ao meu trabalho, nao consegui tempo para pegar o meu certificado de reservista, e nao fui jurar a bandeira, eu so possuo o certificado de alistamento, porem no fim do ano tenho uma viagem marcada para os estados unidos, se preciso tirar meu passaporte, estou desesperado nao seii o que fazer, preciso do meu certificado o mais rapido possivel, o que eu faço?

    • Silvério,

      Se você se apresentou à seleção geral e foi dispensado, a você só falta a cerimônia da fidelidade à Pátria (Juramento à Bandeira), para estar quite. Procure a JSM mais próxima de você o mais rápido possível, para regularizar a sua situação militar. Obrigado por sua participação. GD.

  13. Olá,
    Após mais de um ano de espera, passei por todos processos necessários para adquirir o Certificado de Reservista, e só faltou adquirir o este.
    Porém perdi o prazo para pegar o Certificado de Reservista. Deveria ter ido pega-lo dia 02.09.2014 (este mês e ano). Gostaria de saber como posso proceder agora, e se ainda poderei pegar o certificado ou terei de fazer todo o processo seletivo de novo. Tenho o CAM e os documentos.
    Grato.

    • João Pedro,

      Você foi dispensado do serviço militar obrigatório? Se foi dispensado, passou pela cerimônia de fidelidade à Pátria (Juramento à Bandeira)?

      • Sim, tenho 18 anos e fui dispensado do Serviço Militar Obrigatório e prestei o Juramento à Bandeira. Só faltou-me pegar o certificado de Reservista, e gostaria de saber quanto tempo o certificado fica disponível para mim pega-lo depois do prazo estabelecido.
        Fico muito grato pela ajuda!

        • João, fica disponível para ser retirado pelo prazo de um ano. Após esse prazo o documento é incinerado. Se o prazo já venceu, procure a Junta para solicitar o documento novamente.
          Obrigado pelo contato.
          Abraços.

  14. Bom dia,
    Estou na situação de refratário, fiz 18 anos em 2012, me alistei mas não compareci para o exame de seleção. Agora com 20 anos preciso estar quites com minha situação militar o quanto antes, fui aprovado em um concurso público e estou para ser chamado a qualquer momento. Existe alguma forma de regularizar minha situação fora do prazo e estar quites com as obrigações militares?

    • Jeferson,

      Sugerimos que consulte a Junta do serviço militar mais próxima de você o mais rapidamente possível. Documentos militares e procedimentos de alistamento e seleção geral, só são processados pelas Juntas dos serviços militares. Obrigado por sua participação. GD.

  15. Eu servi no projeto cidadao mais sai antes da baixa.nao recebi meu certificado e nem fui procurar com medo de ser preso.
    Hoje me encontro casado e com duas filhas e preciso do certificado para melhora minhas condicoes financeiras.como faço,
    Sera que vou ser preso?

  16. Ola meu nome é Eduardo,eu gostaria de saber como eu faco para poder pegar minha reservista mais rápido.
    Eu já fiz o alistamento,mais eu só que eu fiz o alistamento atrasado e porem eu to precisando muito da reservista para poder fazer hum curso,como eu tenho apena 18 anos ainda eu gostaria de receber o mais rápido que poder.
    como eu posso fazer para poder receber logo

    • Eduardo,

      Infelizmente, o processo depende de normas internas e quantidade de serviços das Juntas. Não é possível apressar o processo. Obrigado por sua participação. GD.

  17. Ola como faco pra tirar o certificado de reservista a primeira pq eu não tirei na data ja se passou 4 anos eu morava em ribeirinhos no amazonas tive dificuldades pra ir atras mas agora preciso vou pagar multa? Quanto será? O que eu faço?

    • Josafá,

      Dirija-se à Junta do serviço militar mais próxima de você, para efetuar a regularização da sua situação militar. Você terá de pagar uma multa (1,38 – um real e trinta e oito centavos (valor aproximado) por ano de atraso, mais as taxas bancárias). Obrigado por sua participação. GD.

  18. Oi meu nome e renato tenho 23 anos e no meu tempo de alistamento eu fui dispençado do serviço militar por incorporaçao e gostaria de saber .. como eu fui dispençado do serviço militar queria saber se eu no caso poderia me alistar novamente ou se eu com a idade que tenho hj poderia cursa algum curso preparatorio militar eu teria alguma chance de poder servir em alguma base aerea militar ??? pois sempre foi meu sonho servir apatria

    • Renato,

      O alistamento militar só é efetuado uma única vez. Segundo o exército:
      “o alistamento militar somente poderá ser realizado uma única vez, porém o licenciado ou dispensado do serviço militar inicial poderá ingressar no Exército em uma das seguintes formas:
      Como militar de carreira (oficial ou sargento), mediante a aprovação em concurso público, de âmbito nacional, para uma das Escolas de Formação.
      Como o militar temporário (oficial ou sargento) permanece no Exército por um período de tempo delimitado, previamente informado.”
      . Pesquise sobre as academias e fique de olho os concursos públicos. Obrigado por sua participação. GD.

  19. SERVI EM 1982 E SAI EM 83

  20. SERVI O EXERCITO MAS NAO PEGUEI MEU CERTIFICADO DE RESERVISTA SÓ TENHO A DECLARAÇAO ONDE POSSO PEGAR MEU CERTIFICADO DE RESERVISTA

  21. Boa Noite,
    Gostaria de esclarecer uma duvida. Quem foi Aluno de Instituição militar ( ESSa, Escola da Marinha, EPCAR e etc) mas não concluiu o curso, pediu para sair antes do termino do curso. Tem que ter a RESERVISTA ou a CDI (Certificado de Dispensa e Incorporação) para estar quite com o serviço militar? Já possuo a CDI como Excesso de contingencia. Tenho quer ir requerer a RESERVISTA ou já estou quite só com a CDI?

    • Sérgio, como se trata de normas internas dos órgãos militares, não temos esta informação com precisão. Tire esta dúvida consultando a Junta de Serviço Militar da sua área ou quartel, certamente esclarecerão este seu questionamento e já lhe orientarão em caso de procedimentos para regularização de sua situação.
      Obrigado pela participação.
      Abraços.

  22. Olá…
    Meu nome e Fernando Gabriel tenho 19 anos completados em 028 deste mesmo ano, meu problema e o seguinte, eu retornei a primeira vez como marcado no papel ai eles remarcaram para outro dia, ate ai esta tudo certo, mais que quando estava chegando a data que eu teria que retorna pela segunda vez quebrei o pé, como morro em outra cidade e sozinho, não teve como ir. E agora eu não sei oque fazer, peso muito a ajuda de vcs.
    Queria saber c posso resolver tais problemas na base militar da minha cidade, pois preciso resolver o mais rápido possível isto…
    desde d e já agradecendo pela atenção.

    • Fernando,

      Não se preocupe. Procure a Junta do Serviço Militar mais próxima de você, para regularizar sua situação militar. Se tiver de pagar multa por atraso, o valor será baixo. Obrigado por sua participação. GD.

 Este artigo foi útil para você? Registre abaixo sua opinião ou dúvida. Comente!

(obrigatório)

(obrigatório) - Respeitamos sua privacidade! Seu email não será publicado e jamais enviamos spam..

Utilize o espaço acima para interagir conosco. Registre sua dúvida ou comentário no campo acima.