nov 052013
 
22 Flares Facebook 18 Twitter 2 Google+ 2 Pin It Share 0 Email -- 22 Flares ×

O Certificado de Reservista é o documento que comprova a inclusão do cidadão na Reserva do Exército, da Marinha ou da Aeronáutica.

COMO OBTER O CERTIFICADO DE RESERVISTA?

Todo cidadão do sexo masculino deve realizar o alistamento militar na Junta de Serviço Militar mais próxima nos primeiros 6 meses do ano em que completa 18 anos de idade.

O Certificado de Reservista será entregue ao final da prestação do Serviço Militar àqueles que não foram dispensados na Seleção Geral e que cumpriram o seu dever com a Pátria sem sofrer punições militares.

► Se você procura informações sobre o Alistamento Militar, isto é, sobre os prazos para o alistamento, fases, seleção geral, juramento a bandeira, motivos de dispensa, etc. Leia nosso artigo sobre o Alistamento Militar (clique aqui).

EXERCÍCIOS DE APRESENTAÇÃO DAS RESERVAS

Fique atento.

Mesmo após o término da prestação do Serviço Militar o brasileiro ainda não está quite com as Forças Armadas, pois este deverá se apresentar à Junta Militar nos próximos 5 anos subsequentes.

Em cada apresentação é carimbado no Certificado de Reservista uma informação que comprova o seu comparecimento na Junta de Serviço Militar.

Estará quite com o Serviço Militar aquele que se obtiver as anotações em dia no Certificado de Reservista.Alistamento Militar - Marinha, Exército e Aeronáutica

Prazo para apresentação

Pela internet:

  • Do primeiro dia de Dezembro até o dia 31 de Janeiro do ano subsequente.

Pessoalmente (Na Junta de Serviço Militar):

  • Do dia 9 a 16 de Dezembro.

O que acontece se o cidadão não se apresentar na data estipulada?

O cidadão deverá procurar a Junta de Serviço Militar com a máxima brevidade possível para regularizar as anotações ou carimbos. Porém, por estar fora do prazo, a regularização será feita mediante recolhimento de uma taxa e pagamento de multa.

Lembrando que o brasileiro que não estiver quite com o Serviço Militar, isto é, com o Certificado de Reservista desprovido das respectivas anotações, salvo se dentro do prazo, não poderá:

  • obter passaporte ou prorrogação de sua validade;

  • ingressar como funcionário, empregado ou associado em instituição, empresa ou associação oficial ou oficializada ou subcencionada ou cuja existência ou funcionamento dependa de autorização ou reconhecimento do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municipal;

  • assinar contrato com o Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municipal;

  • prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino;

  • obter carteira profissional, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão;

  • inscrever-se em concurso para provimento de cargo público;

  • exercer, a qualquer título, sem distinção de categoria, ou forma de pagamento, qualquer função ou cargo público:

    • estipendiado pelos cofres públicos federais, estaduais ou municipais;

    • de entidades paraestatais e das subvencionadas ou mantidas pelo poder público;

    • receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municipal;

Como fazer a apresentação pela Internet?

Para efetuar a apresentação pela internet siga o passo a passo:

1. Acessar o endereço eletrônico do sistema Exarnethttp://www.exarnet.eb.mil.br

2. Clicar no botão “Apresente-se” situado no rodapé da página, como mostra a imagem abaixo.

Certificado de Reservista - Apresentação do Reservista pela Internet

3. Preencher o formulário com o nome do Reservista, nome da mãe do Reservista e a data de nascimento do Reservista. Em seguida clicar em “Procurar”.

Certificado de Reservista - Apresentação do Reservista pela Internet

4. Será exibido o cadastro do Reservista. Após seguir as demais instruções do sistema Exarnet, você deverá imprimir o comprovante de apresentação.

Atenção:
É importante salientar que somente as 4 primeiras apresentações poderão ser feitas pela internet, sendo obrigatória a apresentação pessoal na Junta de Serviço Militar ou Quartel na 5ª e última apresentação.
Além disso, nessa última apresentação pessoal obrigatória o reservista deverá apresentar todos os recibos de apresentação emitidos pelo sistema online Exarnet, ou seja, os correspondentes das quatro primeiras apresentações.

É COBRADA ALGUMA TAXA PARA OBTER O CERTIFICADO DE RESERVISTA?

Não, é gratuito.

COMO TIRAR A 2ª VIA DO CERTIFICADO DE RESERVISTA?

Em caso de furto, perda, extravio, roubo ou deterioração de seu Certificado de Reservista ou Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), a segunda via deverá ser requerida na Junta de Serviço Militar mais próxima com a máxima brevidade possível.

Para a emissão da segunda via do CR, será efetuado na própria Junta, um requerimento dirigido ao chefe da CSM da área onde reside o solicitante. O requerente deverá apresentar os seguintes documentos:

  • Cópia da guia do pagamento da taxa para emissão de segunda via do certificado de reservista (Multa militar prevista no Art. 177 do Regulamento da Lei do Serviço Militar). A guia para o pagamento bancário será fornecida no ato do requerimento assim como as instruções para o pagamento;
  • Cópia frente e verso do RG do requerente, ou de sua certidão de nascimento ou casamento (Os documentos deverão ser apresentados para sua autenticação na JSM);
  • Fotografia (01) recente, não datada.

ATENÇÃO: Não é possível obter o número do Certificado de Reservista pela internet. Somente na Junta de Serviço Militar ou Quartel onde serviu pela última vez, solicitando a 2ª via do documento.

► Para encontrar a Junta de Serviço Militar mais próxima acesse: Clique aqui.

Como tirar a 2ª via do Certificado de Reservista no exterior?

Caso resida no exterior, o pedido deverá ser formulado por intermédio do Consulado ou Embaixada Brasileira. Apresente-se em uma dessas repartições diplomáticas, portando documento de identidade (RG ou passaporte) e solicite a segunda via do Certificado de Reservista.

DÚVIDAS FREQUENTES

NÃO FUI BUSCAR MEU CERTIFICADO DE RESERVISTA OU CERTIFICADO DE DISPENSA DE INCORPORAÇÃO E AGORA PRECISO DO DOCUMENTO. O QUE DEVO FAZER?

Para requerer o documento e regularizar a situação militar (se este for o caso), você deve se apresentar na Junta de Serviço Militar da área ou quartel competente para ser feita a regularização.

NUNCA ME ALISTEI E AGORA PRECISO DO CERTIFICADO DE RESERVISTA. O QUE FAZER?

Se você não submeteu-se ao alistamento militar no período designado pela lei, você está em débito com o serviço militar obrigatório. Para regularizar a situação, apresente-se o quanto antes na Junta de Serviço Militar de sua circunscrição portando documentos pessoais.

Fonte:


GOSTOU DESTE ARTIGO?

CADASTRE SEU E-MAIL ABAIXO E RECEBA AS ATUALIZAÇÕES DE GUIADOCUMENTOS


Fique tranquilo. Jamais enviamos SPAM.

Entre AGORA em sua caixa de email e confirme seu cadastro. NÃO deixe para depois!

  466 Comentários para “Certificado de Reservista”

  1. Eu queria sabe como tira o meu certificado.
    Mas eu nunca fui busca. Nunca peguei a primeiro via.
    Mas não estou na minha cidade.
    Estou morando em outra cidade.
    Qual seria o procedimento para tira o certificado em outra cidade.

    • Marcos,

      Você fez o alistamento militar? Se apresentou à seleção geral? Foi dispensado? Ou nunca fez o alistamento?
      Se tem 18 anos ou mais, e nunca se alistou, o exército o considera “refratário”. Neste caso, não importa onde estiver morando. Para regularizar a situação militar, neste caso, você deve ir à Junta do Serviço Militar mais próxima da sua casa e fazer o alistamento. Será cobrado uma multa de você (Baixo valor), e você será encaminhado à próxima seleção geral (Dependendo da idade).
      Se você se alistou e se apresentou à seleção geral, foi dispensado, e nunca retirou seu certificado de dispensa, você também poderá fazer o requerimento pelo documento na Junta mais próxima da sua casa. Neste caso, será cobrado de você uma taxa militar para a emissão das segunda via do documento.
      Em todos os caso, é só se encaminhar a Junta do serviço militar do município onde está morando, que esse órgão o orientará sobre os procedimentos para a regularização da sua situação militar. Obrigado por sua participação. GD.

  2. Nossa, que atraso de vida. É uma lei claramente facista, me obrigar a fazer coisas que eu não quero, agora mesmo eu preciso fazer faculdade lá fora, não quero servir pois tenho ciência de que vivo numa democracia, mas me vem com essa de que precisa de reservista pra tirar passaporte. Nada tem haver com servir o país, coisa de atrasado achar que pra melhorar o país é preciso de exército, se fosse assim estaria melhor que muito país da Europa, o contigente brasileiro é maior do que o de lá. O que o país precisa é de professores, engenheiros, médicos, cientistas.
    Essa lei servia antes, ainda mas no começo da democracia brasileira; mas essa lei de obrigar a servir é de um anacronismo galopante.
    Não é preciso pegar em armas pra servir ao país; coisa de atrasado. Além de ser uma lei claramente facista, não serve aos dias de hoje, tem que acabar com isso. Obrigação pro estado é eufemismo de facismo; nada tem haver com direitos e deveres, aliás é esse tipo de atitude que afasta os jovens de exercer a cidadania, quem vai pra lá acaba tristemente tendo desprezo pela constituição.

  3. Ola, eu me alistei ano passado e fui na primeira chamada para fazer os testes, mas naao deu p eu ir na segunda chamada pq ja tinha uma viagem marcada e agora eu preciso do certificado de reservista para renovar meu passaporte, como faço? obg.

    • Ítalo,

      Para regularizar sua situação militar, você deve voltar à JSM em questão, ou dirigir-se à Junta mais próxima de você. Se alistou-se, e não concluiu os procedimentos de seleção geral, você é considerado “refratário” pelo exército. Para a regularização, você terá de pagar uma multa de baixo valor. Após isto, você será encaminhado à próxima seleção geral. Obrigado por sua participação. GD.

      • Mas essa proxima seleçao demoraria? Eu nao pretendo morar no Brasil, e nao posso ficar muito tempo, preciso ir para renovar meu passaporte e retornar onde estou.
        Obrigado.

        • Ítalo,

          A seleção depende do calendário das Juntas, a depender da quantidade de inscritos. Segundo o exército, “O período da Seleção ocorre, normalmente, de agosto a novembro, concorrendo à Seleção, os jovens que se alistaram no início do ano (janeiro a junho) e os alistados em anos anteriores em débito com o Serviço Militar”. Para precisar sobre as datas, você deve consultar a JSM da sua região. Obrigado por sua participação. GD.

  4. Eu fui pagar a taxa hoje no banco do brasil para tirar o CDI, apenas gostaria de saber se precisa apresentar aquele boleto ou so a nota fiscal ja basta “pois o atendente ficou com o boleto”.

  5. me alistei e passei em todos os testes,queria muito servir,e no dia de me apresentar cheguei atrasado,e não pude servir eu sai muito chateado e nunca fui buscar meu certificado,estou precisando para tirar passaporte como faço

    • Ezequias,

      Dirija-se à Junta do Alistamento Militar mais próximo de você. Se você passou pela seleção geral, e foi dispensado, o documento será emitido após você pagar uma taxa militar (baixo valor), pois documentos militares são destruídos após 06 meses sem que sejam retirados. Se você não passou pela cerimônia de fidelidade à Pátria (Juramento à Bandeira), talvez seja requisitado que você passe pela cerimônia, antes da entrega do CDI – Certificado de Dispensa de Incorporação. Obrigado por sua participação. GD.

  6. tenho 18 e ainda nao fui nao me alistei , mas preciso do certificado de reservista para um serviço urgente ! demora muito pra consiguir ?

  7. Boa tarde!!!
    Ja me alistei, so que nao fui me apresentar por motivo pessoal, e isso ja faz ums tres anos, qual o prosedimento agora para me regularizar com a lei!

    Obg pela atençao!!!

    • Wilson, apresente-se na Junta de Serviço Militar mais próxima, portando documento de identidade pessoal e se tiver em mãos o CAM.
      Um forte abraço.

  8. não me apresentei na epoca devida, quero legalizar tudo e ficar em dias com a instituição
    por este site eu resolvo tudo ou preciso de ir em mais algum lugar?

    • Marcos, nós do guiadocumentos não temos nenhum vínculo com instituições estatais, nem prestamos qualquer serviço público. Nosso intuito aqui neste projeto é unicamente informar o cidadão de procedimentos a serem tomados com relação a documentos.
      No seu caso, você deve se dirigir a Junta de Serviço Militar mais próxima e solicitar a regularização de sua situação militar.
      Um forte abraço.

  9. Ola,gostaria de tira uma duvida,eu sobrei e me mandaram pega o certificado e paga 1 taxa de 5 reais na junta militar,ja me apresentei e eles me deram 1 papel dizendo que tinha que paga 1 devida taxa no banco brasil,porem liguei pra la para tira uma duvida,e eles me disseram que era pra me apresenta na junta dia 01/12,porem lendo esse guia,fiquei com uma duvida,irei receber o certificado após me apresenta no dia 01/12 ou após pagar a taxa que me foi pedida no banco brasil?

    • Lukas,

      Você foi dispensado do serviço militar? Fez o juramento à Bandeira? Essa taxa, a ser paga no banco do Brasil é para a emissão do seu documento, e a ida à junta no dia 01/12 seria para retirar o documento?

      • Sim fui dispensado,e não me pediram na hora para fazer o juramento (nem ao grupo que estava comigo),quando liguei,oque me disseram era que eu tinha que me apresenta na junta dia 01/12 para retira o documento,quando perguntei da taxa,repetiram a mesma coisa,estou meio confuso com isso se devo ou não paga no banco ate esse dia ou nesse dia,apenas me pediram para comparecer na junta

  10. Boa tarde!

    Quando tirei minha reservista me deram um prazo de 8 dias pra pegar, passou do perido quando fui pegar me disseram que tinha voltado. agora qro sabe qual o procedimento pramim tirar novamente.

    • Roniel,

      Você passou pela seleção geral? Foi dispensado? Quando há a dispensa, o documento entregue ao dispensado é o CDI – Certificado de Dispensa de Incorporação, após a cerimônia de fidelidade à Pátria (Juramento à Bandeira). O Certificado de Reservista é entregue ao jovem que foi selecionado na seleção geral para a prestação do serviço militar obrigatório no ano seguinte, após o ano da prestação do serviço. Seja como for, para regularizar sua situação militar, você deve dirigir-se à Junta/quartel mais próxima de você, para que você seja instruído sobre o que deve fazer. Obrigado por sua participação. GD.

  11. sobre os certificados… passei um bom tempo longe das civilizações assim disendo, na floresta amazonica, ai quero saber co mo faço pra retirar a segunda via. ja que preciso dela pra muita coisa. nao entendi direito a explicação do site presiço de imformaçoes mas precisas.

    • Edivaldo,

      Dirija-se à Junta do Serviço Militar mais próxima de você, para dar início no requerimento. Documentos militares são requeridos através das Juntas militares. Obrigado por sua participação. GD.

  12. Boa noite,

    Extravie o meu documento de reservista o qual foi tirado em Curitiba, porém hoje resido em Santos, quanto ao processo de segunda via eu entendi o que será necessário fazer. Minha dúvida consiste em saber se tem um tempo médio que leva para ficar pronto o documento neste caso?

    Att,
    Daniel Marques

    • Daniel,

      Esta é uma informação que depende da quantidade de serviços que a JSM/quartel em questão tem para executar. Infelizmente, não é possível precisar. Para ter certeza absoluta, você deve consultar a JSM/quartel onde for requerer o documento. Obrigado por sua participação. GD.

  13. Boa tarde, fui selecionado para prestar o serviço militar nos meus 18 anos, antes de servir, eu mudei de cidade e nem me apresentei para nada, ou seja, isso ja tem 11 anos, com certeza estou em debito com o serviço militar, o que fazer agora? posso apenas pagar multa etc, e pegar o certificado de reservista? posso ir preso por isso? desde ja agradeço a atenção.

  14. Bom fiquei sabendo sobre o alistamento muito tarde, e acabei passando da data… já tenho meus 18 anos e não tenho minha reservista, o que eu devo fazer?

    • Paulo,

      Dirija-se à Junta do Serviço Militar mais próxima de você para efetuar seu alistamento e regularizar sua situação militar. Pelo alistamento tardio, você terá de pagar uma multa de baixo valor, e será encaminhado à próxima seleção geral. Obrigado por sua participação. GD.

  15. Me alistei este ano, ainda não fui dispensado, queria saber se eu posso pegar meu certificado de reservista no periodo de alistamento, pq eu preciso dele para entrar em um serviço ? Vlw!

  16. Sou estrangeiro naturalizado, tenho 45 anos e , preciso solicitar meu passaporte mas PF pede documento de serviço militar, como faço para tirar uma carteira de reservista?

    • Luís Carlos,

      Segundo a Lei Brasileira da prestação do serviço militar, o estrangeiro naturalizado Brasileiro tem até 30 dias após receber o Certificado de Naturalização ou o Certificado de Assinatura do Termo de Opção, para efetuar o alistamento militar. Para regularizar sua situação, dirija-se à Junta do Serviço Militar mais próxima da sua residência. Para saber o endereço da JSM mais próxima, acesse: http://www.sermilweb.eb.mil.br/sermilweb/jsm.action . Obrigado por sua participação. GD.

  17. Olá, já recebi a dispensa dos serviços militares, e fiz o requerimento do documento de primeira via do certificado de reservista, apenas tenho o numero da minha RA e um protocolo para poder buscá-la em 20 dias, gostaria de saber se é possível fazer o meu passaporte com esse protocolo que vem com o carimbo e com meu número de RA?

    • Lucas,

      A Polícia Federal exige um documento de comprovação de quitação com o serviço militar. Você está quite, teoricamente. No entanto, como é um procedimento interno da PF, não podemos afirmar que o protocolo de requerimento do certificado de dispensa será aceito como prova de sua quitação militar. Para isto, sugerimos a você que entre em contato com a Polícia Federal, através do telefone 194, e faça o questionamento. Para maiores informações sobre requerimento do Passaporte, acesse nossos artigos sobre o tema: http://guiadocumentos.com.br/como-tirar-passaporte-o-guia-completo/ . obrigado por sua participação. GD.

 Este artigo foi útil para você? Registre abaixo sua opinião ou dúvida. Comente!

(obrigatório)

(obrigatório) - Respeitamos sua privacidade! Seu email não será publicado e jamais enviamos spam..

ATENÇÃO: Caso tenha uma dúvida, por gentileza verifique se ela já não foi questionada e respondida anteriormente nos comentários acima. NÃO responderemos dúvidas repetidas já respondidas ou ainda que tratem de análise jurídica de casos específicos (nesse caso, procure um advogado ou defensor público).

22 Flares Facebook 18 Twitter 2 Google+ 2 Pin It Share 0 Email -- 22 Flares ×