Home / Pessoa Física / CPF / Como imprimir a 2ª via do CPF pela Internet sem sair da sua casa

Como imprimir a 2ª via do CPF pela Internet sem sair da sua casa

Imprimir CPF – Se você perdeu ou teve seu CPF roubado e busca informações sobre como imprimir a 2ª via do CPF online, sem sair de casa, você está no lugar certo.

Você sabia que o fornecimento do CPF por meio do cartão (antigo cartão azul) foi descontinuado? Agora o interessado deverá imprimi-lo pela internet.

Continue lendo este artigo para aprender todo procedimento para imprimir o CPF seguindo nosso passo a passo detalhado.

► Se você ainda não tirou o CPF, escrevemos um artigo especialmente para você, onde ensinamos, passo a passo, como e onde tirar CPF e como imprimi-lo pela internet. Clique aqui para acessar.

► Caso seu CPF tenha alguma restrição e não sabe como proceder, acesse nosso artigo sobre como fazer a consulta CPF online e como regularizar as pendências. Clique aqui para acessar.

► Em caso de perda ou roubo do CPF, acesse nosso artigo sobre o que fazer em caso de perda de documentos para evitar fraudes. Clique aqui para acessar.

Atenção: A impressão do CPF é feita por 2 maneiras, a depender se o contribuinte entregou pelo menos uma vez a declaração anual de imposto de renda nos últimos 2 anos.

Caso não tenha entregue (situação de isenção, por exemplo) o procedimento é bem mais simples.

Já para quem apresentou a declaração no período mencionado, o processo é feito pelo Portal e-Cac da Receita Federal.

O processo é um pouco mais elaborado, mas não deixa de ser fácil, se você utilizar nosso passo a passo logo abaixo.

Vamos lá!

Imprimir CPF - 2 via CPF online

Imprimir CPF de contribuinte que não fez a declaração do imposto de renda nos últimos 2 anos

Se você se enquadra neste perfil, acesse o link abaixo que o levará para o site da Receita Federal e informe os dados solicitados:

Link para o serviço:

http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/ATCTA/CPF/ImpressaoComprovante/ConsultaImpressao.asp

  • Número do seu CPF
  • Seu nome completo
  • Nome da mãe
  • Data de nascimento
  • Número do título de eleitor – Obs: Brasileiros menores de 18 e maiores de 70 anos, que não possuem Título de Eleitor, e estrangeiros devem deixar este campo em branco.

Imprimir CPF - 2 via CPF online

Após, clique em “Enviar“. Será exibido o seu CPF na tela.

Agora é fácil, basta clicar em “Preparar para impressão” e em seguida, clicar em “Imprimir“.

Pronto!

Se o sistema da Receita não exibiu o seu CPF, então você deverá fazer o processo ensinado logo abaixo.

Imprimir CPF de contribuinte que apresentou Declaração de Imposto de Renda pelo menos uma vez nos últimos 2 anos

Nesse caso, como já dito, todo o processo deverá ser feito através do Portal e-CAC da Receita Federal. Acesse o Portal e-Cac e siga os passos abaixo:

► Link para o e-Cac: https://cav.receita.fazenda.gov.br/eCAC/publico/login.aspx

1. Primeiro, você deve gerar um código de acesso ao sistema. Clique em “saiba como gerar o código de acesso” como aponta a imagem logo abaixo.

Imprimir CPF - 2 via CPF online

2. Na próxima tela clique em “Gerar código de acesso para pessoa física“.

Imprimir CPF - 2 via CPF online

3. Em seguida, informe o número do seu CPF e a sua data de nascimento. Após digitar o código de caracteres, clique em “Avançar“.

Imprimir CPF - 2 via CPF online

4. Na próxima tela você deverá informar o número do recibo da Declaração Anual de Imposto de Renda (IRPF) dos 2 últimos anos (sem o dígito verificador) e criar uma senha (não esqueça de anotá-la). Após o preenchimento de tais dados, clique em “Gerar Código“.

Imprimir CPF - 2 via CPF online

5. O sistema exibirá o seu Código de Acesso. Anote-o ou imprima a tela. Em seguida clique em “Acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC)“.

Imprimir CPF - 2 via CPF online

6. Você será redirecionado para a página de acesso ao sistema e-CAC. Agora que você criou a senha e o código de acesso, basta informá-los nos campos apontados, bem como o número do seu CPF e clicar em “Avançar“.

Imprimir CPF - 2 via CPF online

7. Assim que acessar o sistema e-CAC, clique em “Cadastros” como mostra a imagem abaixo.

Imprimir CPF - 2 via CPF online

8. Em seguida, clique em “Comprovante de inscrição no CPF“.

Imprimir CPF - 2 via CPF online

9. Finalmente, será exibido o seu CPF. Agora é só imprimi-lo clicando em “Preparar página para impressão“.

Imprimir CPF - 2 via CPF online

10. Na próxima e última tela a ser exibida. Clique em “Imprimir” para imprimir a 1º ou 2º via do CPF pela internet.

Imprimir CPF - 2 via CPF online

11. Pronto. Fácil, não? Agora você já tem seu CPF em mãos!

Esperamos que este tutorial para imprimir o CPF tenha resolvido sua necessidade!

Achou esta informação útil? Divulgue para seus amigos através dos botões de compartilhamento logo abaixo!

Até a próxima dica!

Imagens: Reprodução

Salvar

Salvar

Recomendados:

44 Comentários

  1. Olá Bom dia, gostaria de saber como faço para fazer meu CPF com o nome de casada, porque meu CPF é antigo e com o nome de solteira. E aqui para mudar todo os meus documentos exigiram que eu mudasse primeiro o CPF.

    • Dora,

      Basta dirigir-se a uma agência conveniada da Receita Federal (Banco do Brasil, Caixa Federal e Correios (Serviço pelos conveniados é tarifado), e solicitar a atualização dos seus dados cadastrais, ou preencher um formulário disponibilizado pela Receita Federal. Veja:

      “24. COMO ALTERAR DADOS JUNTO À RECEITA FEDERAL (NOME, ENDEREÇO, TELEFONE, ESTADO CIVIL ETC.)?
      Dirigir-se, com os documentos pessoais (documento de identificação oficial com foto, título de eleitor, certidão de casamento e documento que comprove o CPF do solicitante), a uma das seguintes entidades:
      Agência dos Correios, Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil; Custo: R$ 7,00 (valor máximo a ser cobrado do solicitante);
      Repartição diplomática brasileira no exterior, mediante a apresentação da “Ficha Cadastral de Pessoa Física”, disponível no sítio da Receita Federal do Brasil.
      Através da Internet preenchendo o Formulário Eletrônico disponível no sítio da Receita Federal do Brasil.”

      Para acessar o Formulário, o link é https://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/SSL/ATCTA/cpf/alterar/default.asp

      Agradecemos o seu contato Dora. GuiaDocumentos.

  2. ADRIANO LACERDA DA SILVA

    O CPF da minha avó é muito antigo e o nome foi impresso com erro no último sobrenome (ao invés de Viana colocaram Vieira). Recentemente é que ocorreu erro, depois de décadas de uso. Fiz o procedimento acima e não deu certo pois segundo a mensagem de retorno no site da Receita federal aquele nome não consta. Sendo assim, qual seria a melhor maneira de solucionar, pois ela é muito idosa e tem dificldade em locomover-se devido a amputação e doença nas pernas.

    • Adriano,

      Pelo que cita, cremos que você somente conseguirá a resolução do problema em uma unidade de atendimento da Receita Federal, pois cremos que este tipo de problema só pode ser resolvido desta forma. No caso da idade avançada,e problemas de saúde, sugerimos que você entre em contato com a unidade de atendimento da Receita (Telefone mesmo – para dados das unidades de atendimento, acesse https://idg.receita.fazenda.gov.br/contato/unidades-de-atendimento), mais próximo de sua residência, e informe-se se é possível atendimento por procuração. Como opção, sugerimos que você dirija-se a uma agência conveniada da Receita Federal (Banco do Brasil, Correios e Caixa Federal), e veja se consegue atualizar o documento pelo atendimento desses órgãos. Caso não seja possível, somente através do atendimento na Unidade da Receita, que for mais próxima de sua residência. Esperamos que consiga a resolução do problema Adriano, e agradecemos o seu contato. GuiaDocumentos.

  3. Bom dia, fui assaltada e dentro da bolsa estava o CPF da minha filha de treze anos, porem, nao lembro o nº do CPF dela, como posso fazer para imprimir a 2ª via

    • Denise,

      Segundo a Receita Federal, quando não é conhecido o número do documento, faz-se necessário a presença em uma unidade de atendimento da Receita, para que o número do documento seja recobrado pelo nome do cadastrado. Veja:

      “33. COMO RECUPERAR O NÚMERO DO CPF?
      Tente localizar o número em algum outro documento, cheque, contrato, etc. Se não conseguir, você pode obter o número no CPF em uma unidade de atendimento da Receita Federal.

      34. SE EU PERDER MEU CPF, DEVO CANCELÁ-LO E RETIRAR OUTRO NÚMERO DE INSCRIÇÃO?
      Não, porque cada cidadão só pode ter um único número e seu cancelamento se dará nos casos de multiplicidade ou de falecimento.
      O cidadão poderá localizar o número do CPF em algum outro documento, cheque, contrato, etc. Se não conseguir, poderá obter o número do CPF em uma unidade de atendimento da Receita Federal.”

      “40. POSSO LOCALIZAR O NÚMERO DO CPF DE ALGUMA PESSOA APENAS POR MEIO DO NOME?
      Somente se você for representante legal, judicial ou procurador dessa pessoa, você poderá obter o número do CPF em uma unidade de atendimento da Receita Federal.”

      Desta forma, sugerimos que você acesse https://idg.receita.fazenda.gov.br/contato/unidades-de-atendimento, verifique qual agência da Receita fica mais próxima da sua residência, entre em contato de forma antecipada (antes de deslocar-se) e verifique se a mesma presta o referido serviço (Não deixe de verificar se é necessário agendar o atendimento, além dos documentos que você terá de apresentar no atendimento).

      Agradecemos o seu contato Denise. GuiaDocumentos.

  4. Bom dia,

    Solicitei alteração do meu CPF de casada para solteira no cartório em 11/2016. Passou 90 dias saiu do sistema e não consigo imprimir.
    Qual é o procedimento agora? Aonde devo retirar na Receita ou no correio?

  5. Suely Santos Conceição

    segunda via do cpf

  6. Após ter colocado todos os dados solicitados para gerar a segunda via do cpf, e ter clicado em enviar e colocar as letras de capcha, sou direcionado para a página para fazer a senha de acesso Ecac, só que nunca declarei IRPF.

    OBS: Impressão do Comprovante de Inscrição no CPF
    Para imprimir o ”Comprovante de Inscrição no CPF” acesse o Portal e-CAC clique aqui

    O que fazer neste caso?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *