Como fazer o Agendamento para tirar a Carteira de Trabalho – Passo a passo

Devido a grande demanda da população quanto a emissão da Carteira de Trabalho, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) criou um sistema de Agendamento da Carteira de Trabalho online com a finalidade de agilizar o atendimento e diminuir o tamanho das filas em suas unidades.

Para agendar o seu atendimento é muito fácil, basta ter um dispositivo com acesso à internet e em poucos passos seu horário estará agendado.

O único documento necessário para fazer o agendamento será informar o seu CPF.

Mas não se esqueça de levar os documentos necessários no momento do atendimento para que ele seja realizado com sucesso.

O agendamento para Tirar a Carteira de Trabalho é obrigatório para todos os municípios brasileiros?

É muito importante esclarecer esta dúvida.

Sabemos que a emissão da Carteira de Trabalho deve ser disponibilizada para a população em todos os municípios, pois trata-se de um documento de suma importância para registrar toda atividade do trabalhador e garantir os benefícios de direito.

Na grande maioria dos municípios, principalmente em cidades pequenas e interioranas, a emissão da Carteira de Trabalho é feita nos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PAT) ou outro local definido pela Prefeitura. É comum o atendimento ser por ordem de chegada, não necessitando agendamento.

Já nas grandes cidades é comum existirem unidades do Ministério do Trabalho onde prestam o serviço.

Neste caso será necessário o agendamento seguindo o passo a passo abaixo. Caso você não encontre a sua cidade do sistema de agendamento, significa que o agendamento é dispensado.

Outra observação é pertinente, caso exista em sua cidade serviços do tipo PoupaTempo ou similares, é muito provável que o atendimento deverá ser agendado. Entre em contato e esclareça a necessidade.

Agendamento pelo canal 158

O cidadão poderá realizar o agendamento, tanto pela internet (como ensinado logo abaixo, passo a passo) como pelo canal de atendimento telefônico do Ministério do Trabalho e Emprego.

Basta discar 158 e selecionar a opção de agendamento.

Também é possível acessar informações sobre os principais serviços ao trabalhador como:

  • Informações sobre a Carteira de Trabalho
  • Abono Salarial
  • Seguro Desemprego
  • Legislação Trabalhista
  • Caged
  • Ouvidoria (Registro de Reclamações)

Agendamento da Carteira de Trabalho – Passo a Passo

Agendamento da Carteira de Trabalho

1- Acessar o sítio eletrônico do Ministério do Trabalho pelo link: http://trabalho.gov.br/ e clicar no link “Atendimento Agendado” (ou acessar o sistema de agendamento pelo link direto: http://saaweb.mte.gov.br/), como mostra a figura abaixo.

Agendamento da Carteira de Trabalho - Acesso ao sistema de agendamento

2- Nesta etapa você informará os dados do local de atendimento. Selecione o Estado (1) e o Município (2); em seguida, a Unidade de Atendimento (3) e o Tipo de Atendimento (4). Quando estiver pronto, clique em “Prosseguir”.

Seleção do local de atendimento

3- Na próxima etapa você deverá informar o número do seu CPF (01), sua data de nascimento (2) e um telefone para contato (3). Clique em “Prosseguir” para avançar.

 Dados pessoais do solicitante

4- Nesta etapa será exibido a agenda disponível com os respectivos horários. Após fazer a escolha, será confirmado a data e horário em que você deve se apresentar para o atendimento. Não se esqueça de estar portando os documentos necessários para tirar a carteira de trabalho.

Reagendamento

Caso haja necessidade de reagendar o atendimento, basta acessar o sistema de agendamento do MTE e selecionar a opção “Reagendar”, como mostra a figura abaixo.

 Reagendamento

O sistema irá requerer que você informe o CPF e data de nascimento. Após localizado seu registro, basta reagendar para outra data disponível.

Atenção!

Caso não tenha conseguido fazer o agendamento pela internet, é possível realizá-lo através do canal de atendimento eletrônico do MTE.

Basta discar 158, ouvir a gravação eletrônica e selecionar a opção para o agendamento (8).

Esperamos que estas informações tenham lhe ajudado de alguma forma.

Se gostou do que leu, não se esqueça de compartilhar esta informação com seus amigos, basta usar os botões sociais abaixo.

Grande abraço e até a próxima dica!

Leia mais sobre a Carteira de Trabalho:

202 Comentários

  1. MAYARA DO NASCIMENTO RODRIGUES

    o meu cpf esta dando não cadastrado na Receita Federal, porém já verifiquei a situação e esta regular. O que devo fazer nesta situação?

    • MAYARA DO NASCIMENTO RODRIGUES

      No site para emitir a carteira de trabalho.

    • Mayara,

      Pode ser por informações conflitantes, duplicidade, ou ainda erro do navegador de internet. Sugerimos que você tente com outro navegador de internet atualizado. Caso não consiga, sugerimos que você verifique se consegue o seu documento de trabalho de forma pessoal (sem passar pelo agendamento do MTE. Neste caso, entre em contato com a secretaria de trabalho ou promoção social do município onde reside, e verifique quais são os locais emissores do documento no município). Caso não haja local onde isto pode ser feito (Sem o agendamento), sugerimos que você dirija-se a uma agência da Receita Federal, mais próxima da sua residência, e verifique se existe alguma pendência ou duplicidade no seu cadastro. Agradecemos o seu contato Mayara, e esperamos que consiga resolver o problema. GuiaDocumentos.

      • Olá, estou com um problema no CPF também, porém mais complexo. Eu mudei meu CPF para o nome de casada, na Receita está tudo ok, emiti um comprovante de Situação Cadastral. Mas no sistema do MTE não está atualizado, e eles alegam que a receita não atualizou. E assim não conseguem emitir minha CTPS.
        Estou com emprego pedindo a carteira e estou nessa situação. Já perdi 1 vaga por não apresentar a carteira no tempo. Não sei o que fazer.
        Alguma sugestão??

        • Anielle,

          Entendemos que você pode dirigir-se a um agência da Receita Federal, de forma pessoal, e solicitar a verificação da informação que lhe foi passada pelo MTE (Neste link: http://idg.receita.fazenda.gov.br/contato/unidades-de-atendimento, você poderá verificar o endereço da unidade de atendimento da Receita Federal mais próxima da sua residência (Sugerimos que você verifique, antes de deslocar-se ao local de atendimento, se é necessário agendamento prévio, bem como se a unidade em questão presta o referido serviço). A outra opção, entendemos que seria você tentar conseguir a emissão do seu documento de trabalho, diretamente com uma unidade emissora prestada por prefeitura, ou outro órgão (Caso exista no seu município de residência). Neste caso, sugerimos a você que entre em contato com a prefeitura municipal, setor de trabalho e emprego (Ou promoção social), e verifique se há locais emissores do documento, sem que seja diretamente pelo MTE, e os respectivos endereços.
          Agradecemos o seu contato Anielle, e esperamos que você consiga a emissão do seu documento. GuiaDocumentos.

  2. Olá eu venho tentando agendar pela internet mas nãp funciona, tem as vagas mas diz que está aguardando a liberação.
    Faço todo o procedimento e volto lá porque não conclui e as vagas diminuindo.
    Já fui na agencia e também não tinha mais vagas.
    Conclusão o negócio é madrugar e ficar na fica para conseguir a senha para a segunda via.

    • Cláudia,

      É lamentável que isto ainda ocorra. Pagamos impostos pesados, e recebemos um serviço pífio. Agradecemos o seu contato Cláudia. GuiaDocumentos.

  3. Não está disponível para o meu município agendar carteira de trabalho pelo site.

    • Mariana, entre em contato com a prefeitura municipal e veja onde é o local competente para emissão da carteira de trabalho e demais serviços relacionados. Em municípios menores onde não há órgão oficial do Ministério do Trabalho, a emissão é feita localmente de PAT ou repartição similar da prefeitura.

      Esperamos ter ajudado na sua dúvida.

      Forte abraço!

  4. Eu fiz o cadastro, porém depois de finalizado ele diz pra não esquecer de levar o comprovante de cadastro. Como é que eu consigo esse comprovante?

    • Victória,

      Sugerimos que você entre em contato com o atendimento pelo telefone 158, caso tenha dúvidas. Geralmente o protocolo é gerado no final do atendimento. Agradecemos o seu contato Victória. GuiaDocumentos.

  5. Olá eu fiz o agendamento, mais não aparece a minha senha, como vou fazer para de atendida sem a senhar ?

  6. Ola boa noite eu gostaria de saber se e obrigatorio levar a certidão de nascimento eu perdi a minha pode ser só a carteira de identidade ??? Pra tirar a segunda via ?

    • Yhala,

      O documento é para comprovação de estado civil. Neste caso, cremos que a simples declaração verbal de estado civil, exarado pelo requerente portando documento de identificação, deve ser suficiente. No entanto, por interpretação alguns postos emissores poderão exigir o documento, e desta forma, somente será possível saber se o documento certidão de nascimento é exigido, ou não, consultando o órgão emissor da carteira de trabalho. Agradecemos o seu contato Yhala. GuiaDocumentos.

  7. cristina pereira gomes

    ola,é possivel agendar tbm a segunda via?

    • Cristina,

      Embora não haja a opção, certamente o serviço deve ser passível de agendamento. Sugerimos que você entre em contato com MTE, pelo telefone 158, e solicite informações. Você também pode entrar em contato diretamente com o local de emissão de carteira de trabalho no município onde mora (A prefeitura municipal, através da secretaria de trabalho/emprego, ou promoção social, poderá informar o telefone). Agradecemos o contato Cristina. GuiaDocumentos.

  8. Não sei o que acontece com este pais, estado ou cidade meu filho está a mais de um mês tenta desesperadamente tirar a carteira de trabalho, que para mim era um coisa simples, as aqui no rio esta sendo impossível já liguei já tentei o seite nada no site nunca tem vaga não sei oque faço ou melhor oque um jovem que quer trabalhar e não pod

  9. Estou com um filho iniciando no mercado de trabalho e precisa desta CTPS com urgência pois foi chamado para cadastro em uma empresa menor aprendiz e está sujeito a perder a vaga diante desta situação que ninguém consegue nem mesmo te dar uma explicação lógica.
    No site: NÃO HÁ VAGAS DISPONÍVEIS – NOTA – O site tem mais propaganda do que direcionamento para o fim em questão.
    No MTE Local: BRASILIA NÃO DISPONIBILIZOU SENHA PRA HOJE,
    No 158: “Senhor, não há vagas”, E DIRECIONA A RESPONSABILIDADE PARA A REGIONAL

    CADÊ OS ÓRGÃOS COMPETENTES QUE NOS DEFENDE?????
    ME SINTO UM IMPOTENTE, ZÉ NINGUEM!!!!
    Como devo proceder???

  • Gente isso é caso de denúncia ao Reclame aqui setor público (http://www.reclameaqui.com.br/indices/2297/ministerio-do-trabalho), ao Ministério Público Federal e em alguns casos em que a pessoa se prejudicou a ponto de perder um emprego ou a oportunidade de ingressar em um é caso até de buscar a Defensoria Pública ou um advogado particular para ingressar com ação de indenização contra o Estado! Se todo mundo que tiver problemas com os serviços públicos tomar uma atitude de não deixar esse tipo de descaso passar, quem sabe um dia teremos um sistema que funcione seguindo as leis que estão aí para ser cumpridas.

    • Juliana,

      De fato, este sistema está atrapalhando muitas pessoas em busca da emissão do documento. Agradecemos o seu contato e participação. GuiaDocumentos.

  • Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.