Depois de concluído todo processo de requerimento do Passaporte efetuado pelo sistema online da Polícia Federal, você deverá agendar previamente a data em que comparecerá no local de atendimento escolhido para ser feita a conferência dos documentos e colheita dos dados biométricos.
Não se esqueça de apresentar a GRU devidamente paga, com seu comprovante.
AGENDAMENTO – PASSAPORTE
Após o requerimento do Passaporte, será necessário um agendamento prévio para que seja marcado o atendimento na Unidade da Polícia Federal mais próxima do domicílio do requerente para coleta de dados Biométricos e outros procedimentos.
O agendamento também é feito pelo mesmo painel de requerimento e preenchimento dos dados de solicitação do passaporte.
Acesse pelo link: https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/home.do
Em seguida, clique no menu superior “Agendamento de Atendimento” e depois em “Agendar”, como na imagem abaixo.
Selecione no botão “Informe a quantidade de solicitações a agendar“, e clique em prosseguir . Caso queira atendimento para pessoas da mesma família na mesma ocasião, selecione o número de integrantes.
Após este procedimento, entre com as informações requeridas, como abaixo:
– Campo “CPF”: Insira o número do cadastro de pessoa física do titular do requerimento.
– Campo “número do protocolo“: Insira o número do protocolo gerado no fim do preenchimento do formulário eletrônico para requerimento do Passaporte e emissão da GRU – Guia de Recolhimento da União.
– Campo “Data de Nascimento”: Insira a data de nascimento do titular do requerimento do Passaporte.
Agora, selecione o dia disponível e o local do atendimento.
REAGENDAMENTO
Se necessário reagendar a data, basta acessar o painel de requerimento do passaporte (link acima) e do menu “Agendamento de Atendimento” selecionar a opção “Reagendar”.
Informe as informações requeridas, quais sejam, CPF, numeração do protocolo e data de nascimento.
Clique em prosseguir para selecionar o novo agendamento.
CONSULTA E CANCELAMENTO
Da mesma maneira, partindo do painel de requerimento, basta acessar o menu “Agendamento de Atendimento” selecionar a opção “Consultar ou cancelar agendamento”.
Informe as informações necessárias, quais sejam, CPF, numeração do protocolo e data de nascimento.
Confirme o cancelamento ou faça a consulta.
CONSULTA DO ANDAMENTO DO PROCESSO DE EMISSÃO DO PASSAPORTE
Após o requerimento para obtenção do passaporte, é possível acompanhar o andamento dos trâmites internos de confecção do documento.
Para isso, novamente através do painel de requerimento do passaporte (Acesse pelo link: https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/home.do), basta clicar no menu superior “Solicitação do passaporte” e depois em “consultar solicitação”.
Preencha com as informações solicitadas e prossiga.
– Campo “número do protocolo”: Insira o número do protocolo gerado no fim do preenchimento do formulário eletrônico para requerimento do Passaporte e emissão da GRU – Guia de Recolhimento da União.
– Campo “CPF”: Insira o número do cadastro de pessoa física do titular do requerimento.
REEMISSÃO DA GRU
Caso seja necessária a reemissão da Guia de Recolhimento da União (GRU) para o pagamento da taxa de emissão do Passaporte, use o formulário de requerimento eletrônico do passaporte (link acima).
Clique no menu superior “Solicitação de Passaporte” e depois “Reemitir GRU de solicitação”.
Preencher os campos requeridos e prosseguir para reemissão da GRU.
– Campo “número do protocolo“: Insira o número do protocolo gerado no fim do preenchimento do formulário eletrônico para requerimento do Passaporte e emissão da GRU – Guia de Recolhimento da União.
– Campo “CPF do Requerente”: Insira o número do cadastro de pessoa física do titular do requerimento do Passaporte.
– Campo “Data de Nascimento“’: Insira a data de nascimento do titular do requerimento do Passaporte.
Observação: Pode ser inserido somente o CPF do titular requerente no campo “CPF do responsável” e clique em “Imprimir GRU“.
DEVOLUÇÃO DA GRU – REEMBOLSO
Para pagamentos em duplicidade, código de recebimento informado errado ou para pagamentos indevidos, pode ser feito uma solicitação para a devolução do valor pago. Para isso, o solicitante deve preencher formulário específico fornecido pela PF.
Acesse o formulário pelo link: http://www.pf.gov.br/servicos-pf/gru/informacoes-basicas-sobre-restituicoes-de-taxas
Observações importantes acerca do preenchimento de restituição do valor da taxa pago de forma errônea:
- A guia/formulário, deverá ser preenchida em duas vias;
- Deverá, obrigatoriamente, estar acompanhada da GRU original e o comprovante de pagamento;
- A entrega do requerimento de restituição deverá ser feita , preferencialmente, no mesmo local em que foi emitida a GRU para pagamento;
- O solicitante ficará com uma via do requerimento protocolado.
O processo será analisado pelo setor competente e o pagamento será efetuado pela unidade arrecadadora.
Será possível acompanhar o processo pelo número de protocolo.
Fontes:
Você acabou de ler um artigo que faz parte da série Como tirar Passaporte. Para acessar todos os artigos, clique aqui.
o seu site/servidor esta bugado (hoje 19-07-2019)- favor providenciar outro metodo para agendar. A taxa ja esta paga.
obrigada
Dilcelia,
Sobre dúvidas para agendamento e sobre o pagamento da taxa GRU, entre em contato com a Polícia Federal (http://www.pf.gov.br/institucional/ouvidoria), emissor do documento de Passaporte nacional. Agradecemos o seu contato. GuiaDocumentos.
Tenho agendamento para Agosto de 2019, mas gostaria de tentar uma data mais cedo, porque parece que as vezes surgem vagas nos agendamentos mais próximos. Minha dúvida é se clicar na janela de reagendar só para verificar as novas datas o agendamento atual é cancelado ou somente após escolhida a nova data e confirmado é que o agendamento atual é cancelado.
Obrigado,
Fred,
Deverá ser exigido a confirmação. Sugerimos que você entre em contato com a polícia federal para dirimir, com certeza, esta dúvida. Agradecemos o seu contato Fred. Guiadocumentos.
boa noite , meu nome é Maria Ruth Lapp ,estou em duvida se preenchi corretamente o numero do meu passaporte valido para a renovação
Maria Ruth,
Segundo a polícia Federal, não existe renovação de Passaporte, ou seja, uma vez expirado sua validade, é necessário requerer um novo. No seu caso, um erro deverá ser corrigido no dia da entrevista para checagem dos documentos e coleta biométrica, conforme informação disponibilizada no próprio site da PF, etapa 2 de informações sobre requerimento do Passaporte. Veja:
(Etapa 2:Preencher o formulário on-line
Reunida a documentação, preencha o formulário de emissão de passaporte.
Recomendamos o uso do navegador Firefox. Preencha sempre com os dados dos documentos que você de fato utilizará no dia do atendimento (por exemplo, dados da CNH e não do RG), mas caso precise levar um documento diferente, ou nova via, diferente do que foi preenchido, não se preocupe: não é necessário preencher novo formulário, pois esta informação pode ser atualizada no dia do atendimento. Ao final do preenchimento, após o envio dos dados pelo site, será emitida uma Guia de Recolhimento da União – GRU, junto com o protocolo gerado.).
Caso deseje confirmar essas informações, sugerimos que você entre em contato com a PF ([email protected]). Agradecemos o seu contato Maria Ruth. GuiaDocumentos.