Agendamento e Acompanhamento da Solicitação do Passaporte

Depois de concluído todo processo de requerimento do Passaporte efetuado pelo sistema online da Polícia Federal, você deverá agendar previamente a data em que comparecerá no local de atendimento escolhido para ser feita a conferência dos documentos e colheita dos dados biométricos.

Não se esqueça de apresentar a GRU devidamente paga, com seu comprovante.

Como fazer o agendamento para tirar passaporte

AGENDAMENTO – PASSAPORTE

Após o requerimento do Passaporte, será necessário um agendamento prévio para que seja marcado o atendimento na Unidade da Polícia Federal mais próxima do domicílio do requerente para coleta de dados Biométricos e outros procedimentos.

O agendamento também é feito pelo mesmo painel de requerimento e preenchimento dos dados de solicitação do passaporte.

Acesse pelo link: https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/home.do

Em seguida, clique no menu superior “Agendamento de Atendimento” e depois em “Agendar”, como na imagem abaixo.

Agendamento passaporte - Como agendar o atendimento

Selecione no botão “Informe a quantidade de solicitações a agendar“,  e clique em prosseguir . Caso queira atendimento para pessoas da mesma família na mesma ocasião, selecione o número de integrantes.

Agendamento passaporte - Como solicitar o agendamento

Após este procedimento, entre com as informações requeridas, como abaixo:

Agendamento passaporte - Como realizar o agendamento

Campo “CPF”: Insira o número do cadastro de pessoa física do titular do requerimento.

Campo “número do protocolo“: Insira o número do protocolo gerado no fim do preenchimento do formulário eletrônico para requerimento do Passaporte e emissão da GRU – Guia de Recolhimento da União.

Campo “Data de Nascimento”: Insira a data de nascimento do titular do requerimento do Passaporte.

Agora, selecione o dia disponível e o local do atendimento.

REAGENDAMENTO

Se necessário reagendar a data, basta acessar o painel de requerimento do passaporte (link acima) e do menu “Agendamento de Atendimento” selecionar a opção “Reagendar”.

Informe as informações requeridas, quais sejam, CPF, numeração do protocolo e data de nascimento.

Clique em prosseguir para selecionar o novo agendamento.

Agendamento passaporte - Como fazer o reagendamento

CONSULTA E CANCELAMENTO

Da mesma maneira, partindo do painel de requerimento, basta acessar o menu “Agendamento de Atendimento” selecionar a opção “Consultar ou cancelar agendamento”.

Informe as informações necessárias, quais sejam, CPF, numeração do protocolo e data de nascimento.

Confirme o cancelamento ou faça a consulta.

CONSULTA DO ANDAMENTO DO PROCESSO DE EMISSÃO DO PASSAPORTE

Após o requerimento para obtenção do passaporte, é possível acompanhar o andamento dos trâmites internos de confecção do documento.

Para isso, novamente através do painel de requerimento do passaporte (Acesse pelo link: https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/home.do), basta clicar no menu superior “Solicitação do passaporte” e depois em “consultar solicitação”.

Preencha com as informações solicitadas e prossiga.

Agendamento Passaporte - Como acompanhar o andamento da solicitação

Campo “número do protocolo”: Insira o número do protocolo gerado no fim do preenchimento do formulário eletrônico para requerimento do Passaporte e emissão da GRU – Guia de Recolhimento da União.

Campo “CPF”: Insira o número do cadastro de pessoa física do titular do requerimento.

REEMISSÃO DA GRU

Caso seja necessária a reemissão da Guia de Recolhimento da União (GRU) para o pagamento da taxa de emissão do Passaporte, use o formulário de requerimento eletrônico do passaporte (link acima).

Clique no menu superior “Solicitação de Passaporte” e depois “Reemitir GRU de solicitação”.

Preencher os campos requeridos e prosseguir para reemissão da GRU.

Agendamento passaporte - reemissão da gru

– Campo “número do protocolo“: Insira o número do protocolo gerado no fim do preenchimento do formulário eletrônico para requerimento do Passaporte e emissão da GRU – Guia de Recolhimento da União.

– Campo “CPF do Requerente”: Insira o número do cadastro de pessoa física do titular do requerimento do Passaporte.

– Campo “Data de Nascimento“’: Insira a data de nascimento do titular do requerimento do Passaporte.

Observação: Pode ser inserido somente o CPF do titular requerente no campo “CPF do responsável” e clique em “Imprimir GRU“.

DEVOLUÇÃO DA GRU – REEMBOLSO

Para pagamentos em duplicidade, código de recebimento informado errado ou para pagamentos indevidos, pode ser feito uma solicitação para a devolução do valor pago. Para isso, o solicitante deve preencher formulário específico fornecido pela PF.

Acesse o formulário pelo link: http://www.pf.gov.br/servicos-pf/gru/informacoes-basicas-sobre-restituicoes-de-taxas

Observações importantes acerca do preenchimento de restituição do valor da taxa pago de forma errônea:

  • A guia/formulário, deverá ser preenchida em duas vias;
  • Deverá, obrigatoriamente, estar acompanhada da GRU original e o comprovante de pagamento;
  • A entrega do requerimento de restituição deverá ser feita , preferencialmente, no mesmo local em que foi emitida a GRU para pagamento;
  • O solicitante ficará com uma via do requerimento protocolado.

O processo será analisado pelo setor competente e o pagamento será efetuado pela unidade arrecadadora.

Será possível acompanhar o processo pelo número de protocolo.

Fontes:

Você acabou de ler um artigo que faz parte da série Como tirar Passaporte. Para acessar todos os artigos, clique aqui.

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

508 Comentários

  1. Boa tarde, realizei o pagamento da GRU, qual o prazo para a compensação da taxa GRU? Pois estou aguardando essa confirmação para realizar o agendamento.

    • Diego,

      Segundo relatos de usuários, a compensação é efetuada (pelo sistema bancário), em até dois dias úteis. Caso seu pagamento não foi ainda compensado (Há mais de dois úteis após o pagamento), sugerimos que dirija-se à instituição bancária onde realizou o pagamento, e verifique se o mesmo foi efetuado corretamente (Se não houve erros). Agradecemos o seu contato Diego. GuiaDocumentos.

  2. Olá. Após o pagamento da GRU, qual é o prazo para agendar o atendimento presencial, antes que a solicitação seja cancelada?

    • Waldemar,

      Segundo alguns requerentes ao Passaporte, a GRU tem validade de 01 ano, antes de expirar (No entanto, como se trata de altos valores envolvidos, sempre orientamos o requerente a confirmar a validade com o atendimento de callcenter da Polícia Federal, pelo telefone 194). Agradecemos o seu contato Waldemar. GuiaDocumentos.

  3. Bom dia no meu agendamento não aparece o dia pra me ir como faço

  4. Bom dia, é possível pagar a gru antes da data de vencimento? O agendamento só é possível após confirmação do pagamento da gru, porém a data de vencimento está para o mês de julho, e gostaria de agilizar a retirada do passaporte.

    • Cristiano,

      Uma vez emitida, a GRU pode ser paga a qualquer tempo, até a data de vencimento. Após o vencimento, deve ser emitida uma nova guia. Qualquer dúvida referente a pagamento, sugerimos que você contate a Polícia Federal, para evitar informações que possam gerar prejuízos a você. Agradecemos o seu contato Cristiano. GuiaDocumentos.

  5. Boa noite,

    Para dois requerentes de passaportes é necessários agendar duas vagas?

    • Marivaldo,

      É necessário agendar duas entrevistas. Não sabemos informar se existe processamento em grupo (Ou dois requerentes, como no seu caso). Sugerimos que você entre em contato com o callcenter da Polícia Federal, pelo telefone 194, e questione (Para outros meios de contato com a PF, acesse http://www.pf.gov.br/institucional/unidades). Agradecemos o seu contato Marivaldo. GuiaDocumentos.

  6. Boa noite. Existe a possibilidade de fazer agendamento para o dia de sábado?

    • Paulo,

      Sugerimos que você contate a Polícia Federal, pelo telefone 194, e questione para confirmar (Cremos não haver atendimento fora de dias úteis). Agradecemos o seu contato paulo. Guiadocumentos.

  7. Não paguei a taxa do gru ainda mas se pagar hoje consigo tirar meu passaporte este mês ainda.quantos dias depois que paga que tem pra agendar.

    • Solange,

      A compensação se dá, geralmente, em até dois dias depois do pagamento. Sobre os prazos de emissão do documento, sugerimos que você verifique com a Polícia Federal (telefone 194), quais são os prazos, pois os mesmos variam conforme a demanda. Agradecemos o seu contato Solange. GuiaDocumentos.

  8. Eu fiz a solicitação deu um passaporte imprimi a GRU paguei e fiz o agendamento, porém não estava achando o protocolo de solicitação, e sem prestar atenção acabei reemitindo uma nova GRU com o mesmo numero de protocolo, agora minha duvida é tenho que pagar essa GRU também ou o sistema consegue reconhecer a GRU já paga e posso desconsiderar a nova?

    • Adriano,

      O agendamento só é possível após a compensação bancária do pagamento da GRU, portanto, cremos que ao abrir calendário de agendamento, o sistema já reconhece que você efetuou o pagamento. O orientamos a confirmar essa informação com o callcenter da Polícia Federal (telefone 194), e a não pagar novamente a taxa GRU. Agradecemos o seu contato Adriano. GuiaDocumentos.

  9. ola , fui agendar e so aparece data pra marco . esta certo isso ou posso irdireto la na pf

    • Marcos,

      Se houver dúvidas quanto à data do agendamento, sugerimos que você entre em contato com a Polícia Federal, pelo telefone 194 (Ou através do telefone da unidade onde solicitou seu agendamento), e questione. Não temos a informações se o agendamento para solicitação de Passaporte está com muita demanda, e os prazos de atendimento, alongados da forma como citou.
      Agradecemos o seu contato Marcos. GuiaDocumentos.

  10. Bom dia!
    Estou com viagem marcada e verifiquei que o passaporte venceu, vou pagar o GRU em dinheiro, é mais rápido a compensação para o agendamento?
    A viagem é para o dia 13/02/18 será QUE CONSIGO?

    • Márcio,

      Infelizmente não dispomos dessa informação. Sugerimos que você entre em contato com a Polícia Federal (Telefone 194), e questione. Agradecemos o seu contato Márcio. GuiaDocumentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.