Depois de concluído todo processo de requerimento do Passaporte efetuado pelo sistema online da Polícia Federal, você deverá agendar previamente a data em que comparecerá no local de atendimento escolhido para ser feita a conferência dos documentos e colheita dos dados biométricos.
Não se esqueça de apresentar a GRU devidamente paga, com seu comprovante.
AGENDAMENTO – PASSAPORTE
Após o requerimento do Passaporte, será necessário um agendamento prévio para que seja marcado o atendimento na Unidade da Polícia Federal mais próxima do domicílio do requerente para coleta de dados Biométricos e outros procedimentos.
O agendamento também é feito pelo mesmo painel de requerimento e preenchimento dos dados de solicitação do passaporte.
Acesse pelo link: https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/home.do
Em seguida, clique no menu superior “Agendamento de Atendimento” e depois em “Agendar”, como na imagem abaixo.
Selecione no botão “Informe a quantidade de solicitações a agendar“, e clique em prosseguir . Caso queira atendimento para pessoas da mesma família na mesma ocasião, selecione o número de integrantes.
Após este procedimento, entre com as informações requeridas, como abaixo:
– Campo “CPF”: Insira o número do cadastro de pessoa física do titular do requerimento.
– Campo “número do protocolo“: Insira o número do protocolo gerado no fim do preenchimento do formulário eletrônico para requerimento do Passaporte e emissão da GRU – Guia de Recolhimento da União.
– Campo “Data de Nascimento”: Insira a data de nascimento do titular do requerimento do Passaporte.
Agora, selecione o dia disponível e o local do atendimento.
REAGENDAMENTO
Se necessário reagendar a data, basta acessar o painel de requerimento do passaporte (link acima) e do menu “Agendamento de Atendimento” selecionar a opção “Reagendar”.
Informe as informações requeridas, quais sejam, CPF, numeração do protocolo e data de nascimento.
Clique em prosseguir para selecionar o novo agendamento.
CONSULTA E CANCELAMENTO
Da mesma maneira, partindo do painel de requerimento, basta acessar o menu “Agendamento de Atendimento” selecionar a opção “Consultar ou cancelar agendamento”.
Informe as informações necessárias, quais sejam, CPF, numeração do protocolo e data de nascimento.
Confirme o cancelamento ou faça a consulta.
CONSULTA DO ANDAMENTO DO PROCESSO DE EMISSÃO DO PASSAPORTE
Após o requerimento para obtenção do passaporte, é possível acompanhar o andamento dos trâmites internos de confecção do documento.
Para isso, novamente através do painel de requerimento do passaporte (Acesse pelo link: https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/home.do), basta clicar no menu superior “Solicitação do passaporte” e depois em “consultar solicitação”.
Preencha com as informações solicitadas e prossiga.
– Campo “número do protocolo”: Insira o número do protocolo gerado no fim do preenchimento do formulário eletrônico para requerimento do Passaporte e emissão da GRU – Guia de Recolhimento da União.
– Campo “CPF”: Insira o número do cadastro de pessoa física do titular do requerimento.
REEMISSÃO DA GRU
Caso seja necessária a reemissão da Guia de Recolhimento da União (GRU) para o pagamento da taxa de emissão do Passaporte, use o formulário de requerimento eletrônico do passaporte (link acima).
Clique no menu superior “Solicitação de Passaporte” e depois “Reemitir GRU de solicitação”.
Preencher os campos requeridos e prosseguir para reemissão da GRU.
– Campo “número do protocolo“: Insira o número do protocolo gerado no fim do preenchimento do formulário eletrônico para requerimento do Passaporte e emissão da GRU – Guia de Recolhimento da União.
– Campo “CPF do Requerente”: Insira o número do cadastro de pessoa física do titular do requerimento do Passaporte.
– Campo “Data de Nascimento“’: Insira a data de nascimento do titular do requerimento do Passaporte.
Observação: Pode ser inserido somente o CPF do titular requerente no campo “CPF do responsável” e clique em “Imprimir GRU“.
DEVOLUÇÃO DA GRU – REEMBOLSO
Para pagamentos em duplicidade, código de recebimento informado errado ou para pagamentos indevidos, pode ser feito uma solicitação para a devolução do valor pago. Para isso, o solicitante deve preencher formulário específico fornecido pela PF.
Acesse o formulário pelo link: http://www.pf.gov.br/servicos-pf/gru/informacoes-basicas-sobre-restituicoes-de-taxas
Observações importantes acerca do preenchimento de restituição do valor da taxa pago de forma errônea:
- A guia/formulário, deverá ser preenchida em duas vias;
- Deverá, obrigatoriamente, estar acompanhada da GRU original e o comprovante de pagamento;
- A entrega do requerimento de restituição deverá ser feita , preferencialmente, no mesmo local em que foi emitida a GRU para pagamento;
- O solicitante ficará com uma via do requerimento protocolado.
O processo será analisado pelo setor competente e o pagamento será efetuado pela unidade arrecadadora.
Será possível acompanhar o processo pelo número de protocolo.
Fontes:
Você acabou de ler um artigo que faz parte da série Como tirar Passaporte. Para acessar todos os artigos, clique aqui.
Boa tarde, realizei o pagamento da GRU, qual o prazo para a compensação da taxa GRU? Pois estou aguardando essa confirmação para realizar o agendamento.
Diego,
Segundo relatos de usuários, a compensação é efetuada (pelo sistema bancário), em até dois dias úteis. Caso seu pagamento não foi ainda compensado (Há mais de dois úteis após o pagamento), sugerimos que dirija-se à instituição bancária onde realizou o pagamento, e verifique se o mesmo foi efetuado corretamente (Se não houve erros). Agradecemos o seu contato Diego. GuiaDocumentos.
Olá. Após o pagamento da GRU, qual é o prazo para agendar o atendimento presencial, antes que a solicitação seja cancelada?
Waldemar,
Segundo alguns requerentes ao Passaporte, a GRU tem validade de 01 ano, antes de expirar (No entanto, como se trata de altos valores envolvidos, sempre orientamos o requerente a confirmar a validade com o atendimento de callcenter da Polícia Federal, pelo telefone 194). Agradecemos o seu contato Waldemar. GuiaDocumentos.
Bom dia no meu agendamento não aparece o dia pra me ir como faço
Samara,
Os calendários de agendamento somente aparecem após a compensação da taxa GRU. Se este for o seu caso, acesse https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/jsp/v2/agendamento/paginaInicial.jsp, e tente efetuar o agendamento. Caso tenha dúvidas (ou não consiga), sugerimos que você entre em contato com a Polícia Federal, pelo telefone 194, e questione. Agradecemos o seu contato Samara. GuiaDocumentos.
Bom dia, é possível pagar a gru antes da data de vencimento? O agendamento só é possível após confirmação do pagamento da gru, porém a data de vencimento está para o mês de julho, e gostaria de agilizar a retirada do passaporte.
Cristiano,
Uma vez emitida, a GRU pode ser paga a qualquer tempo, até a data de vencimento. Após o vencimento, deve ser emitida uma nova guia. Qualquer dúvida referente a pagamento, sugerimos que você contate a Polícia Federal, para evitar informações que possam gerar prejuízos a você. Agradecemos o seu contato Cristiano. GuiaDocumentos.
Boa noite,
Para dois requerentes de passaportes é necessários agendar duas vagas?
Marivaldo,
É necessário agendar duas entrevistas. Não sabemos informar se existe processamento em grupo (Ou dois requerentes, como no seu caso). Sugerimos que você entre em contato com o callcenter da Polícia Federal, pelo telefone 194, e questione (Para outros meios de contato com a PF, acesse http://www.pf.gov.br/institucional/unidades). Agradecemos o seu contato Marivaldo. GuiaDocumentos.
Boa noite. Existe a possibilidade de fazer agendamento para o dia de sábado?
Paulo,
Sugerimos que você contate a Polícia Federal, pelo telefone 194, e questione para confirmar (Cremos não haver atendimento fora de dias úteis). Agradecemos o seu contato paulo. Guiadocumentos.
Não paguei a taxa do gru ainda mas se pagar hoje consigo tirar meu passaporte este mês ainda.quantos dias depois que paga que tem pra agendar.
Solange,
A compensação se dá, geralmente, em até dois dias depois do pagamento. Sobre os prazos de emissão do documento, sugerimos que você verifique com a Polícia Federal (telefone 194), quais são os prazos, pois os mesmos variam conforme a demanda. Agradecemos o seu contato Solange. GuiaDocumentos.
Eu fiz a solicitação deu um passaporte imprimi a GRU paguei e fiz o agendamento, porém não estava achando o protocolo de solicitação, e sem prestar atenção acabei reemitindo uma nova GRU com o mesmo numero de protocolo, agora minha duvida é tenho que pagar essa GRU também ou o sistema consegue reconhecer a GRU já paga e posso desconsiderar a nova?
Adriano,
O agendamento só é possível após a compensação bancária do pagamento da GRU, portanto, cremos que ao abrir calendário de agendamento, o sistema já reconhece que você efetuou o pagamento. O orientamos a confirmar essa informação com o callcenter da Polícia Federal (telefone 194), e a não pagar novamente a taxa GRU. Agradecemos o seu contato Adriano. GuiaDocumentos.
ola , fui agendar e so aparece data pra marco . esta certo isso ou posso irdireto la na pf
Marcos,
Se houver dúvidas quanto à data do agendamento, sugerimos que você entre em contato com a Polícia Federal, pelo telefone 194 (Ou através do telefone da unidade onde solicitou seu agendamento), e questione. Não temos a informações se o agendamento para solicitação de Passaporte está com muita demanda, e os prazos de atendimento, alongados da forma como citou.
Agradecemos o seu contato Marcos. GuiaDocumentos.
Bom dia!
Estou com viagem marcada e verifiquei que o passaporte venceu, vou pagar o GRU em dinheiro, é mais rápido a compensação para o agendamento?
A viagem é para o dia 13/02/18 será QUE CONSIGO?
Márcio,
Infelizmente não dispomos dessa informação. Sugerimos que você entre em contato com a Polícia Federal (Telefone 194), e questione. Agradecemos o seu contato Márcio. GuiaDocumentos.