Infelizmente quando algo surge em nossas vidas relacionado com a certidão de óbito, na maioria das vezes está relacionado a perda de entes queridos, ou ainda, para levantamentos de documentos para obtenção de benefícios legais.
É comum as pessoas se confundirem quanto a natureza da Certidão de Óbito e do Atestado de Óbito.
Apesar de parecerem a mesma coisa, são dois documentos completamente distintos e é importante para o cidadão saber suas diferenças.
Continue lendo este artigo para aprender:
- Diferença entre Atestado de Óbito ou Declaração de Óbito
- Prazo para registro
- Onde registrar
- Documentos necessários para o registro
- Qual o custo
- 2ª via da certidão de óbito
Atestado de Óbito ou Declaração de Óbito?
Também chamado de Declaração de Óbito, é o documento emitido por médico, no qual declara a morte do indivíduo, apontando a data, hora, local e causa da morte.
De posse do Atestado de Óbito, os familiares poderão contratar os serviços funerários para o velório e sepultamento ou cremação.
Importante mencionar que o Atestado de Óbito também poderá ser emitido em caso do óbito ocorrer fora das dependências de hospital, como na residência do falecido, onde quem atestará a morte é o Serviço de Verificação de Óbito (SVO), após a constatação da morte natural.
Em caso de morte suspeita ou por meio violento, deverá o fato ser comunicado em uma Delegacia de Polícia Civil, onde o Delegado tomará as providências legais e requisitará exame necroscópico ao Instituto Médico Legal para se apontar a causa da morte. Nesse caso, o IML (Instituto Médico Legal) é quem atestará a morte.
É possível o registro do óbito mesmo sem a declaração médica que atesta o óbito, para isto, basta que a morte seja atestada no cartório por 2 testemunhas que presenciaram ou constataram a morte.
Certidão de Óbito
A Certidão de Óbito é um documento emitido pelo Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais da comarca onde ocorreu o óbito, a partir do assento lavrado em livro próprio.
O registro é requisitado pela agência funerária contratada ou por familiar, o qual enviará todos os dados e documentos necessários para o assento.
É documento indispensável para a abertura do processo de inventário, do pedido de pensão pela morte do falecido, para que o cônjuge sobrevivente possa se casar novamente, entre outros.
Certidão de Óbito – Prazo
Na inviabilidade de se proceder o registro do óbito em 24 horas, pela distância ou outros motivos de relevância, os prazos serão de:
- Até 15 dias;
- Até 90 dias – para locais onde o Cartório de Registro Civil mais próximo esteja distante mais de 30 quilômetros.
Perda do prazo
Em caso de perda dos prazos acima, o Oficial remeterá o pedido ao Juiz Competente para deliberação.
O registro fora do prazo também poderá ser requerido mediante ação judicial.
Documentos necessários
Como já mencionado, será a agência funerária responsável ou familiar a fornecer os dados do falecido ao Cartório de Registro Civil e para tanto, será necessário apresentar os seguintes documentos do falecido:
- Atestado de Óbito;
- Carteira de identificação civil (RG ou similar);
- CPF;
- Certidão de Nascimento (para solteiro) ou de Casamento;
- Carteira de Trabalho – CTPS;
- Título de Eleitor;
- Número de inscrição no PIS/PASEP.
- Cartão do INSS;
Onde solicitar a Certidão de Óbito?
Nos casos onde o registro não é feito por serviço funerário, o declarante deverá se apresentar, portando documento de identidade próprio e os documentos do falecido, no Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais de onde ocorreu o falecimento.
Quanto custa a 1ª via da Certidão de Óbito?
É gratuita, segundo o artigo 30 da Lei dos Registros Públicos:
Art. 30. Não serão cobrados emolumentos pelo registro civil de nascimento e pelo assento de óbito, bem como pela primeira certidão respectiva.
Quanto custa e onde tirar a 2ª via da Certidão de Óbito?
A solicitação da segunda via da Certidão de Óbito não é gratuita como na emissão da primeira via.
O solicitante deverá se dirigir ao Cartório de Registro Civil que emitiu a 1ª via da Certidão de Óbito e pagar uma taxa que varia dependendo o Estado da Federação.
O interessado deverá apresentar documento de identidade com foto e pagar a taxa.
Caso não seja possível realizar o pedido diretamente no Cartório onde foi feito o registro, existem serviços disponíveis na internet para isso.
Mesmo a distância, você pode entrar em contato com o Oficial do cartório e solicitar a 2ª via, pois muitos enviam pelo correio.
Acesse nosso artigo onde ensinamos como localizar todos os cartórios do Brasil e entre em contato agora mesmo.
Existe também o serviço dos cartórios interligados, onde é possível solicitar a sua certidão pela internet.
Infelizmente este serviço ainda não está disponível em todos os Estado do Brasil.
Para saber mais acesse nosso artigo: Segunda via da Certidão de Nascimento, Casamento e Óbito pela internet.
Fonte:
Imagem: Pixabay
Se estas informações foram úteis para você não deixe de compartilhá-las nas redes sociais, assim você pode ajudar outras pessoas. Aguardamos seu comentário! Até a próxima.
MEU PAI MORREU JA FAZ ALGUNS ANOS NA EPOCA EU ERA PEQUENO E NAO TENHO NENHUM DOCUMENTO DELE EM MÃO COMO FAÇO PARA TIRAR UMA SEGUNDA VIA DE OBTO POIS NÃO MORO NA CIDADE QUE ELE MORREU?
Valdiney,
Certidões, como as de nascimento e óbito, são públicas, ou seja, qualquer pessoa pode requerer. Sugerimos que você consulte o cartório de registro civil mais próximo da sua residência (Esta consulta pode ser efetuada por telefone mesmo), e verifique se o cartório da cidade onde foi registrado o óbito faz parte da rede de cartórios interligados. Caso o cartório faça parte, cremos que a certidão poderá ser emitida pelo mesmo (No entanto, você terá de fornecer o nome completo). Caso não faça parte, consulte o cartório em questão como este documento pode ser requerido. Agradecemos seu contato. GuiaDocumentos.
olá, bom dia.
Por favor, tem como eu retirar uma 2 via do atestado de óbito do ex-marido , sem pedir a família dele.
Como faço para conseguir isso?
Muito obrigado
Simone, certidões são documentos públicos, logo, qualquer pessoa pode requerê-los, não sendo obrigatório comprovar parentesco.
Esperamos ter ajudado.
Forte abraço.
Olá preciso saber como retirar um atestado de óbito do meu pai,porém não tenho nenhum documento dele eu era muito pequena na época e não sei a data do óbito,e não tenho contato com a minha madrasta,preciso do documento para dar entrada na bolsa da faculdade,consigo retirar esse atestado mesmo assim?
Bom dia Graciele, o que podemos lhe orientar é o seguinte:
1) Caso seja do seu conhecimento, procure no cartório de registro civil da cidade em que seu pai residia na época do falecimento. Converse com o oficial do cartório e tente localizar pelo nome.
2) Existe o site http://www.registrocivil.org.br/, onde você pode solicitar certidões e receber em casa. Nota: Serviço disponível apenas para certidões de Registro Civil dos Estados interligados: Acre, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, São Paulo.
3) Existem algumas empresas particulares que prestam serviço de pesquisa e entrega de certidões (incluindo a de óbito) via correios (caso localizada). É um serviço pago e o prazo de entrega é estipulado pela empresa. Pesquise na internet que você irá encontrar algumas empresas. Porém, é necessário informar um mínimo de informações para efetuarem a pesquisa. Sugerimos que, caso queira contratar uma dessas empresas, que pesquise nos sites de reclamações (como o ReclameAqui) e veja a reputação.
Esperamos ter ajudado em sua dúvida Graciele. Desejamos boa sorte a você.
Forte abraço.
Fiquei viúva e já morava a mais de 3 anos e meio como faço para comprovar essa união
Ana Ruth,
Sugerimos que você consulte um advogado (De confiança, ou defensor público), pois a depender do caso será necessário uma ação judicial para que as comprovações sejam aceitas para o uso que se pretenda. Agradecemos seu contato Ana Ruth. GuiaDocumentos.
Boa tarde eu gostaria saber se quando o juiz autorizar a lavratura da certidao de obito se e preciso pagar uma taxa no juiz?
O pai do meu filho faleceu sem registrar ele, e a família se nega a reconhecer ele ,pois descobrimos que existe uma pensão na qual a mãe do falecido recebe, por isso o motivo de não querer reconhecer o neto(meu filho). Então procuramos um advogado e ele pediu uma segunda via da certidão de óbito do falecido tem como eu conseguir??? Por favor ajude-me.
Heide,
Cópias de Certidões públicas, como as de nascimento, e de óbito, podem ser requeridas no cartório onde foi efetuado o registro. No caso, você deve dirigir-se ao registro civil onde foi efetuado esse registro e requerer uma cópia (Não será gratuito). Se não for na mesma cidade, ou não souber qual cartório foi efetuado o registro, você poderá solicitar informações com cartórios postais (Serviços que pesquisam e enviam pelo correio essas cópias, mediante pagamento de honorários. Se resolver optar por estes serviços, pesquise sobre o prestador do serviço em procons e sites como o reclameaqui). Agradecemos seu contato Heide. Guiadocumentos
Eu adorei e dou os parabens me ajudou muito e muito obrigado meu Abraço.
Maria Aparecida,
Ficamos felizes em saber que o conteúdo do artigo a tenha ajudado. Agradecemos suas palavras e sua participação. GuiaDocumentos.
Olá, uma tinha minha faleceu no final de fevereiro desse ano e não foi tirado seu sua certidão de óbito no cartório. Me informaram que eu preciso primeiro conseguir o atestado de óbito no hospital. No entanto, uma pessoa que trabalha no hospital me informou que o hospital não pode mais fornecer o atestado. Gostaria de saber como faço para conseguir uma segunda via do atestado de óbito com o hospital? O cadastro dela ainda está ativo no INSS e o familiar que possui a certidão e os documentos da minha tia se recusa a entregar a família pois quer continuar recebendo a aposentadoria. Por favor, como consigo essa segunda via do atestado de óbito no hospital?
Daniel,
O não encerramento do cadastro no INSS, por óbito do segurado, configura crime de estelionato. Sugerimos a você que procure uma delegacia de policia civil e peça orientações sobre como registrar um boletim de ocorrência sobre o caso, para evitar problemas para você. Sugerimos também que procure a funerária responsável pelos trâmites do sepultamento e solicite orientações. Agradecemos o seu contato e desejamos boa sorte a você. GuiaDocumentos.
Olá, muito esclarecedoras as informações. Seria interessante informar como descobrir qual cartório emitiu a certidao de obito. Quando precisamos de uma 2a via, geralmente é porque perdemos a 1a, e muitas vezes não sabemos mais qual cartório a emitiu. Depois de penar um pouco descobri que o cemitério onde a pessoa foi enterrada possui uma tal guia de sepultamento, que contém vários dados da certidão. Basta fornecer o nome da pessoa e data do sepultamento.No meu caso, o cartório tinha sido extinto, mas com o número de livro e folha presentes na guia descobri para qual cartório foi o registro.
Mônica,
Agradecemos seu contato, e o compartilhamento das informações sobre a certidão de óbito. Muito obrigado por sua participação. GuiaDocumentos.
muito pratico e podemos ficar atento a qualquer novidade
Fabiana,
Obrigado por suas palavras e por sua participação. GD.