Infelizmente quando algo surge em nossas vidas relacionado com a certidão de óbito, na maioria das vezes está relacionado a perda de entes queridos, ou ainda, para levantamentos de documentos para obtenção de benefícios legais.
É comum as pessoas se confundirem quanto a natureza da Certidão de Óbito e do Atestado de Óbito.
Apesar de parecerem a mesma coisa, são dois documentos completamente distintos e é importante para o cidadão saber suas diferenças.
Continue lendo este artigo para aprender:
- Diferença entre Atestado de Óbito ou Declaração de Óbito
- Prazo para registro
- Onde registrar
- Documentos necessários para o registro
- Qual o custo
- 2ª via da certidão de óbito
Atestado de Óbito ou Declaração de Óbito?
Também chamado de Declaração de Óbito, é o documento emitido por médico, no qual declara a morte do indivíduo, apontando a data, hora, local e causa da morte.
De posse do Atestado de Óbito, os familiares poderão contratar os serviços funerários para o velório e sepultamento ou cremação.
Importante mencionar que o Atestado de Óbito também poderá ser emitido em caso do óbito ocorrer fora das dependências de hospital, como na residência do falecido, onde quem atestará a morte é o Serviço de Verificação de Óbito (SVO), após a constatação da morte natural.
Em caso de morte suspeita ou por meio violento, deverá o fato ser comunicado em uma Delegacia de Polícia Civil, onde o Delegado tomará as providências legais e requisitará exame necroscópico ao Instituto Médico Legal para se apontar a causa da morte. Nesse caso, o IML (Instituto Médico Legal) é quem atestará a morte.
É possível o registro do óbito mesmo sem a declaração médica que atesta o óbito, para isto, basta que a morte seja atestada no cartório por 2 testemunhas que presenciaram ou constataram a morte.
Certidão de Óbito
A Certidão de Óbito é um documento emitido pelo Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais da comarca onde ocorreu o óbito, a partir do assento lavrado em livro próprio.
O registro é requisitado pela agência funerária contratada ou por familiar, o qual enviará todos os dados e documentos necessários para o assento.
É documento indispensável para a abertura do processo de inventário, do pedido de pensão pela morte do falecido, para que o cônjuge sobrevivente possa se casar novamente, entre outros.
Certidão de Óbito – Prazo
Na inviabilidade de se proceder o registro do óbito em 24 horas, pela distância ou outros motivos de relevância, os prazos serão de:
- Até 15 dias;
- Até 90 dias – para locais onde o Cartório de Registro Civil mais próximo esteja distante mais de 30 quilômetros.
Perda do prazo
Em caso de perda dos prazos acima, o Oficial remeterá o pedido ao Juiz Competente para deliberação.
O registro fora do prazo também poderá ser requerido mediante ação judicial.
Documentos necessários
Como já mencionado, será a agência funerária responsável ou familiar a fornecer os dados do falecido ao Cartório de Registro Civil e para tanto, será necessário apresentar os seguintes documentos do falecido:
- Atestado de Óbito;
- Carteira de identificação civil (RG ou similar);
- CPF;
- Certidão de Nascimento (para solteiro) ou de Casamento;
- Carteira de Trabalho – CTPS;
- Título de Eleitor;
- Número de inscrição no PIS/PASEP.
- Cartão do INSS;
Onde solicitar a Certidão de Óbito?
Nos casos onde o registro não é feito por serviço funerário, o declarante deverá se apresentar, portando documento de identidade próprio e os documentos do falecido, no Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais de onde ocorreu o falecimento.
Quanto custa a 1ª via da Certidão de Óbito?
É gratuita, segundo o artigo 30 da Lei dos Registros Públicos:
Art. 30. Não serão cobrados emolumentos pelo registro civil de nascimento e pelo assento de óbito, bem como pela primeira certidão respectiva.
Quanto custa e onde tirar a 2ª via da Certidão de Óbito?
A solicitação da segunda via da Certidão de Óbito não é gratuita como na emissão da primeira via.
O solicitante deverá se dirigir ao Cartório de Registro Civil que emitiu a 1ª via da Certidão de Óbito e pagar uma taxa que varia dependendo o Estado da Federação.
O interessado deverá apresentar documento de identidade com foto e pagar a taxa.
Caso não seja possível realizar o pedido diretamente no Cartório onde foi feito o registro, existem serviços disponíveis na internet para isso.
Mesmo a distância, você pode entrar em contato com o Oficial do cartório e solicitar a 2ª via, pois muitos enviam pelo correio.
Acesse nosso artigo onde ensinamos como localizar todos os cartórios do Brasil e entre em contato agora mesmo.
Existe também o serviço dos cartórios interligados, onde é possível solicitar a sua certidão pela internet.
Infelizmente este serviço ainda não está disponível em todos os Estado do Brasil.
Para saber mais acesse nosso artigo: Segunda via da Certidão de Nascimento, Casamento e Óbito pela internet.
Fonte:
Imagem: Pixabay
Se estas informações foram úteis para você não deixe de compartilhá-las nas redes sociais, assim você pode ajudar outras pessoas. Aguardamos seu comentário! Até a próxima.
olá, estou precisando da 2 via da certidão de obito do meu bisavo que nasceu na Italia e faleceu no brasil no ano de 1948 ,como posso conseguir
Maria,
Sugerimos que você contate um site de cartório online, e questione se podem ajudá-la (pesquise por custos do serviço e idoneidade do prestador do mesmo antes de aceitar os serviços). Como opção, entre em contato com o cartório de registro civil mais próximo da sua residência, e questione se o mesmo consegue efetuar uma pesquisa pelo nome do seu bisavô. Desejamos boa sorte a você, e agradecemos o seu contato.
Como obter certidao de obito de pessoa FALECIDA na CIDADE DE RONDON no PARANA por volta dos
anos de 1970. obrig.
Paulo,
Sugerimos que você contate o cartório de registro civil mais próximo da sua residência, e questione se o mesmo consegue efetuar uma pesquisa pelo nome da pessoa. GD.
Boa Noite.. Queria saber como faço para conseguir segunda via de todos os documentos do meu filho falecido, inclusive os de óbitos? pois a esposa dele ficou com os documentos dele e não quer mi da.
Meu pai faleceu no dia 05/03, porém, eu estava sem condições alguma, e agora vou começar a colocar tudo em ordem. Me lembro que no hospital a médica disse que depois de 15 dias a contar da data do falecimento era pra eu ir a um cartório e solicitar a certidão de óbito. Porém lendo as informações do site, verifiquei que há um prazo para solicitação dessa emissão que é de 24 horas, ou até 15 dias, e se passar esse prazo “Oficial remeterá o pedido ao Juiz Competente para deliberação.” Gostaria de saber se de fato isso procede, pois já se passaram 18 dias da data. Eu ainda consigo emitir através do cartório? Se não, esse procedimento de pedido de deliberação, é muito burocratico? Fiquei muito preocupada agora. (Só conseguirei ir ao cartório sexta-feira, dia 24)
Olá Bianca, o prazo para registro é de 15 dias, estendido para 90 dias para locais com distância maior que 30 km do cartório mais próximo. Após esse prazo o registro poderá ainda ser feito, mas por determinação judicial.
Pedimos desculpas pela demora em responder seu questionamento e desejamos boa sorte a você.
Um grande abraço!
Depois de 3 anos de falecido da minha mae eu fui solicitar a primeira via da certidão de obito e a moça do cartório falou que o prazo pra gratuidade e de 1 ano isso está certo? Terei que pagar pela primeira via?
Dionnes,
Segundo a ANOREG (http://www.anoreg.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=8485:imported_8455&catid=54&Itemid=184), há um prazo seguido por notários, para a gratuidade. No entanto, como cita ser a primeira requisição, sugerimos que você consulte um advogado de sua confiança, ou um advogado da defensoria pública do seu município (não cobra honorários pelo atendimento jurídico prestado). Agradecemos o seu contato Dionnes. GuiaDocumentos.
Bom dia! Gostaria de me informar se tem algum meio de conseguir o CPF e Identidade do falecido, pois tenho 2 filhos e a unica coisa que tenho dele e o comprovante de óbito e documentos de meus filhos. obrigada
Rakel,
Se você tinha, ou teve, um relacionamento estável com esta pessoa e necessita dos documentos para algum tipo de requerimento, sugerimos que você consulte um advogado de sua confiança, ou um advogado da defensoria pública do seu município (não cobra honorários pelo atendimento jurídico prestado). Agradecemos o seu contato Rakel. GuiaDocumentos.
Boa noite,
Gostaria de tirar uma dúvida. Minha mãe precisa realizar a interdição da minha avó, pois está acamada e sofre de alzhmeir. A defensoria pública pediu vários documentos, dentre eles a certidão de óbito do meu avô. Como ele faleceu sozinho na Bahia, nenhum dos filhos tem essa certidão e nem sabemos em qual cidade e cartório ele faleceu. Como podemos conseguir uma segunda via dessa certidão de óbito?
obrigada.
Karen,
Verifique através deste link: http://www.arpensp.org.br/?pG=X19vZmljaW9zX3dlYnNlcnZpY2U=, se o estado em que você mora faz parte da rede de cartórios interligados. Se fizer parte, sugerimos que você entre em contato com o cartório de registro civil mais próximo, e questione se o mesmo pode efetuar uma pesquisa pelo nome do seu avô. Caso isto não seja possível, sugerimos que você leve em conta a possibilidade de contratar um serviço de cartório online (Neste caso, sugerimos que você pesquise por custos do serviço, e idoneidade do prestador do mesmo, em sites de procon, e sites com o reclameaqui). Desejamos boa sorte a você Karen. GuiaDocumentos.
Bom dia!
Minha filha faleceu ha exatos 74 dias, porem a avo preencheu algumas informações erradas e tenho que corrigir, porem o cartorio e 120 KM de distancia e meu trabalho não ajudou.
Consigo ainda tirar sem maiores problemas, ou dependo de advogado?
Olá Tarcisio, vai depender do tipo de erro. Entre em contato com o oficial do cartório onde se pretende retificar o registro e questione, expondo o que está errado e deve ser retificado.
Esperamos tê-lo ajudado.
Forte abraço!
Olá!
Então, foi erro de digitação, o nome da cidade foi escrito no atestado errado e o cartório por sua vez, não conseguiu fazer a certidão.
Como já havia um limite de 30 dias, mandaram procurar a secretaria de saúde para refazer.
Porem não tive tempo hábil para exercer e ate hoje tenho essa duvida.
Abração e obrigado.
Disponha! Forte abraço.
Oi Boa tarde.
Obrigado pelas informações. Por favor, meu bisavô saiu de casa e nunca mais foi visto (nasceu em 1860 e sumiu em 1910), preciso obter uma certidão negativa de óbito, saberia me informar como é o processo e quais documentos eu preciso levar?
Desde já agradeço a atenção.
Allan,
Sugerimos consulta a um advogado (de sua confiança, ou da defensoria pública (Não cobra honorários pelo atendimento jurídico prestado), pois poderá ser necessário uma ação de registro tardio de óbito. Agradecemos o seu contato Allan. GuiaDocumentos.
Não sou casada no civil.
meu esposo faleceu,
posso com a certidao de nascimento de nosso filho comprovar que sou esposa,
e solicitar eu mesma o atestado?
Thalita,
Sugerimos que você consulte o notário de registro civil para informações acuradas (esta consulta pode ser efetuado por telefone mesmo). Agradecemos o seu contato Thalita. GuiaDocumentos.
Boa Tarde minha irmã faleceu em 1982 meu pai naquela epoca entregou a funeraria o atestado de obito para liberação do corpo.Segundo meu pai eles nao resgistraram o atestado e somente depois de anos que meu pai se tocou que não havia obito dela, porem a funeraria fechou e o hospital nao tem segunda via de atestado como proceder?
Olá Kelly, a 2ª via da certidão de óbito pode ser requerida no cartório de registro civil da cidade onde ocorreu o óbito (no seu caso, provavelmente foi levado a registro na cidade onde funcionava a funerária). Talvez no cemitério onde houve o sepultamento você poderá obter informações sobre o número da certidão de óbito, etc, o que vai facilitar o cartório localizar o registro para você.
Esperamos ter ajudado e estamos à disposição.
Forte abraço.