Infelizmente quando algo surge em nossas vidas relacionado com a certidão de óbito, na maioria das vezes está relacionado a perda de entes queridos, ou ainda, para levantamentos de documentos para obtenção de benefícios legais.
É comum as pessoas se confundirem quanto a natureza da Certidão de Óbito e do Atestado de Óbito.
Apesar de parecerem a mesma coisa, são dois documentos completamente distintos e é importante para o cidadão saber suas diferenças.
Continue lendo este artigo para aprender:
- Diferença entre Atestado de Óbito ou Declaração de Óbito
- Prazo para registro
- Onde registrar
- Documentos necessários para o registro
- Qual o custo
- 2ª via da certidão de óbito
Atestado de Óbito ou Declaração de Óbito?
Também chamado de Declaração de Óbito, é o documento emitido por médico, no qual declara a morte do indivíduo, apontando a data, hora, local e causa da morte.
De posse do Atestado de Óbito, os familiares poderão contratar os serviços funerários para o velório e sepultamento ou cremação.
Importante mencionar que o Atestado de Óbito também poderá ser emitido em caso do óbito ocorrer fora das dependências de hospital, como na residência do falecido, onde quem atestará a morte é o Serviço de Verificação de Óbito (SVO), após a constatação da morte natural.
Em caso de morte suspeita ou por meio violento, deverá o fato ser comunicado em uma Delegacia de Polícia Civil, onde o Delegado tomará as providências legais e requisitará exame necroscópico ao Instituto Médico Legal para se apontar a causa da morte. Nesse caso, o IML (Instituto Médico Legal) é quem atestará a morte.
É possível o registro do óbito mesmo sem a declaração médica que atesta o óbito, para isto, basta que a morte seja atestada no cartório por 2 testemunhas que presenciaram ou constataram a morte.
Certidão de Óbito
A Certidão de Óbito é um documento emitido pelo Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais da comarca onde ocorreu o óbito, a partir do assento lavrado em livro próprio.
O registro é requisitado pela agência funerária contratada ou por familiar, o qual enviará todos os dados e documentos necessários para o assento.
É documento indispensável para a abertura do processo de inventário, do pedido de pensão pela morte do falecido, para que o cônjuge sobrevivente possa se casar novamente, entre outros.
Certidão de Óbito – Prazo
Na inviabilidade de se proceder o registro do óbito em 24 horas, pela distância ou outros motivos de relevância, os prazos serão de:
- Até 15 dias;
- Até 90 dias – para locais onde o Cartório de Registro Civil mais próximo esteja distante mais de 30 quilômetros.
Perda do prazo
Em caso de perda dos prazos acima, o Oficial remeterá o pedido ao Juiz Competente para deliberação.
O registro fora do prazo também poderá ser requerido mediante ação judicial.
Documentos necessários
Como já mencionado, será a agência funerária responsável ou familiar a fornecer os dados do falecido ao Cartório de Registro Civil e para tanto, será necessário apresentar os seguintes documentos do falecido:
- Atestado de Óbito;
- Carteira de identificação civil (RG ou similar);
- CPF;
- Certidão de Nascimento (para solteiro) ou de Casamento;
- Carteira de Trabalho – CTPS;
- Título de Eleitor;
- Número de inscrição no PIS/PASEP.
- Cartão do INSS;
Onde solicitar a Certidão de Óbito?
Nos casos onde o registro não é feito por serviço funerário, o declarante deverá se apresentar, portando documento de identidade próprio e os documentos do falecido, no Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais de onde ocorreu o falecimento.
Quanto custa a 1ª via da Certidão de Óbito?
É gratuita, segundo o artigo 30 da Lei dos Registros Públicos:
Art. 30. Não serão cobrados emolumentos pelo registro civil de nascimento e pelo assento de óbito, bem como pela primeira certidão respectiva.
Quanto custa e onde tirar a 2ª via da Certidão de Óbito?
A solicitação da segunda via da Certidão de Óbito não é gratuita como na emissão da primeira via.
O solicitante deverá se dirigir ao Cartório de Registro Civil que emitiu a 1ª via da Certidão de Óbito e pagar uma taxa que varia dependendo o Estado da Federação.
O interessado deverá apresentar documento de identidade com foto e pagar a taxa.
Caso não seja possível realizar o pedido diretamente no Cartório onde foi feito o registro, existem serviços disponíveis na internet para isso.
Mesmo a distância, você pode entrar em contato com o Oficial do cartório e solicitar a 2ª via, pois muitos enviam pelo correio.
Acesse nosso artigo onde ensinamos como localizar todos os cartórios do Brasil e entre em contato agora mesmo.
Existe também o serviço dos cartórios interligados, onde é possível solicitar a sua certidão pela internet.
Infelizmente este serviço ainda não está disponível em todos os Estado do Brasil.
Para saber mais acesse nosso artigo: Segunda via da Certidão de Nascimento, Casamento e Óbito pela internet.
Fonte:
Imagem: Pixabay
Se estas informações foram úteis para você não deixe de compartilhá-las nas redes sociais, assim você pode ajudar outras pessoas. Aguardamos seu comentário! Até a próxima.
Olá
Minha mãe precisa comprovar a morte do meu avó, mas como não possui certidão óbito e não tem nenhuma informação sobre quando ele morreu, idade onde foi enterrado ela não consegui achar nem pagando.
Samara, tente localizar o registro no cadastro de óbitos desconhecidos. Para isso acesse: http://www.registrocivil.org.br/#/servicos/buscaObitoDesconhecidoEntrar/
Caso não encontre, procure a Defensoria Pública e relate o ocorrido. Eles irão lhe auxiliar no possível quanto a localização do registro do óbito, ou ainda para intentarem o registro póstumo do óbito.
Um forte abraço.
Olá, meu amigo não vê o irmão dele faz mais de 30 anos, pois ele nasceu em MG, mas foi para são paulo no inicio dos anos 80 e então nunca mais deu notícias. Então não se sabe se ele está vivo ou morto. Meu amigo tem apenas a carteira de trabalho e o CPF dele em mãos. Como faço para saber se ele ainda está vivo? pois não sabemos em que cidade ele está.
grato.
Olá Fábio, existe um sistema de busca de óbitos desconhecidos, diga para seu amigo tentar por este serviço gratuito. Acesse o sistema pelo endereço eletrônico: http://www.registrocivil.org.br/#/servicos/buscaObitoDesconhecidoEntrar/ e faça a busca.
Esperamos ter ajudado.
Forte abraço.
BOA TARDE ! TEM COMO EU VISUALIAZAR O ATESTADO DE ÓBITO DA MINHA IRMÃ PELA INTERNET? ELA FALECEU EM GUAPIMIRIM E FEZ UM ANO EM SETEMBRO ! DESDE DE JÁ MUITO OBRIGADO…
Rosely,
Isto não é possível. Caso necessite de uma cópia da certidão de óbito, será necessário requerer no cartório do registro (cartórios do RJ ainda não fazem parte da rede de cartórios interligados). Como é um documento público, qualquer pessoa poderá requerer por você, e enviar pelo correio, caso você more em outra localidade. Caso não tenha ninguém que possa fazer isso por você, há duas opções:
– Entrar em contato com o cartório do registro, via telefone, e verificar se o mesmo envia cópia pelo correio, mediante depósito dos valores do custo em conta bancária do cartório;
– Solicitar a cópia através de um serviço de cartório online (Neste caso, sugerimos que consulte custos e idoneidade do prestador do serviço).
Agradecemos o seu contato Rosely. GuiaDocumentos.
BOA TARDE…PRECISO LOCALIZAR UMA CERTIDÃO DE ÓBITO DO MEU AVÔ, ELE MORREU A 60 ANOS, PRA QUE EU POSSA TIRAR A DUPLA CIDADANIA, ELE FOI ENTERRADO NO RJ, ESSA É A UNICA INFORMAÇÃO QUE EU TENHO, O QUE POSSO FAZER???
Olá Silvana, tente o seguinte:
1 – Acesse o endereço http://www.cnj.jus.br/corregedoria/justica_aberta/?d=index&a=index&f=Principal , em seguida, na página que irá abrir, clique em “Serventias Extrajudiciais” no menu. Logo após, um mapa do Brasil irá aparecer abaixo, clique no Estado do Rio de Janeiro. Na caixa do lado direito do mapa, seleciona a cidade de Rio de Janeiro (capital), e clique em Pesquisar. Serão listados os cartórios da cidade do Rio de Janeiro. Acima da lista, existe uma caixa de filtragem (filtro por atribuição), nela, selecione Registro Civil das Pessoas Naturais e clique em pesquisar. Serão listados todos os registros civis da área. Pergunta a algum parente ou conhecido da família se eles se lembram qual é o cartório em que foi efetuado o registro. Se souberem e constar na lista, entre em contato pelo telefone ou email e peça a pesquisa. Uma vez encontrado o registro, negocie o envio do documento via correios para você.
2 – Caso a primeira dica não tenha dado certo, você poderá contratar um serviço de busca e entrega de certidões pela internet, onde você receberá a certidão via correios, caso a empresa a localize. Lembrando que são serviços privados e pagos. Sugerimos que você pesquise em sites de reclamações sobre a reputação da empresa antes de contratá-la, se for o caso. Pesquise na internet pelo termo “cartório online”, que a pesquisa retornará algumas das empresas mais tradicionais da área.
Esperamos ter ajudado você Silvana,
Forte abraço!
Olá, minha vó faleceu eu e meu irmão q ficamos responsável por tudo pq os filhos dela nao moram na nossa cidade e nos nao tiramos a certidao de Óbidos no prazo certo o que podemos fazer agora?? Vamos sofrer alguma consequência por isso??
Katol, pode ser registrado mesmo passado o prazo. Procure o cartório de registro civil local que irão lhe informar o procedimento a ser feito.
Um forte abraço
GD
Meu irmão foi no cartório eles falou q precisamos ir na defensoria publica. Por que?? Estamos com medo.
Karol, fique tranquila. A defensoria pública irá auxiliá-los nos procedimentos de registro do óbito tardio. Provavelmente o pedido de registro será feito mediante ação judicial. A Defensoria Pública presta este serviço de assistÊncia jurídica gratuita.
Esperamos ter ajudado.
Um abraço.
Meu irmão ja foi no cartório a moça mandou ele procurar a defesoria publica. Por que ela falou q ja passou do prazo. Estamos com medo.
Meu marido morreu ontem fez um mes e novembro vou ter nosso filho como faço pra conseguir a segunda via do Atestado de óbito dele mas não foi eu que tirei a primeira e não tenho contato com nenhum família dele só quero pra registra meu filho
Marcelly, você mesma pode solicitar a 2ª via no cartório onde o óbito foi registrado. Caso for em outra cidade, procure o cartório de registro civil mais próximo e questione se é possível a emissão da certidão de óbito, caso houver interligação dos cartórios.
Esperamos ter ajudado.
Grande abraço
bom dia!estou prescisando da certidão de óbito do meu pai,ele faleceu em 2008,ele faleceu em santos amaro zona sul não sei onde consegui essa certidão de óbito,porem nao tenho o atestado de obito.o que fazer?
Talita,
Em se tratando de cartórios do estado de SP (e de outros estados com cartórios interligados), sugerimos que dirija-se ao registro civil mais próximo de sua residência, e solicite uma pesquisa pelo nome do seu pai. Agradecemos o contato Talita. GuiaDocumentos.
Meu pai morreu a 10 anos , tenho 16 só que ele perdeu todos os documentos , só temos a certidão de obto e ainda sou menor , será que com a certidão eu conseguiria receber o benefício de pensão ? Ele trabalhou de carteira assinada , só que estamos sem a certeira de trabalho dele .. Oque fazer ? Me ajude !
Caroline, procure a Defensoria Pública em seu município para obter a assessoria jurídica necessária para buscar os seus direitos. A Defensoria Pública não cobra pelo atendimento aos declarados pobres. Esperamos ter ajudado você.
Desejamos boa sorte e um grande abraço.
Boa noite, preciso da certidão de óbito do meu avô para poder tira o koseki, mais não tenho nem um documento dele foi todos queimados nada nem cpf nem nada só o nome dele mais tenho a certidão de nascimento da minha mãe mostrando q ele é pai da minha mãe e avó meu. Como faço para poder ter a segunda via sendo q não tenho mais nem um documento dele.
Gabriel, primeiramente esgote as possibilidades de levantar informações com os membros de sua família ou amigos da família, no sentido de tentar descobrir o provável cartório em que ele foi registrado. Caso você levante a cidade ou a região, comece a pesquisar nos cartórios da área. Entre em contato via telefone e explique o seu caso ao oficial do cartório. Em caso de êxito na localização, é possível combinar o envio. Entre neste link (http://www.cnj.jus.br/corregedoria/justica_aberta/?d=consulta_extra&a=consulta_extra&f=formPrincipalExtrajudicial) e clique em “serventias extrajudiciais”, em seguida escolhendo o Estado onde o cartório a ser pesquisado é localizado; será listado os cartórios e também os meios de contato. Caso não tenha sucesso, existem alguns serviços privados na internet que efetuam este serviço de busca de certidões e em caso de êxito, enviam via correios. Pesquise pelo termo ‘cartório online’ que você encontrará algumas empresas. Salientamos que é importante você pesquisar a reputação de tais empresas em sites de reclamações antes de contratá-las.
Esperamos ter ajudado.
Desejamos boa sorte na sua busca e agradecemos a sua participação.
Boa tarde!
Gostaria de saber se ao solicitar a certidão de óbito no Cartório, o mesmo pode exigir que se informe para qual finalidade e qual o grau de parentesco. A certidão de óbito não é pública?
Priscila,
Segundo o cartório consultado por nós, certidões públicas podem ser requeridas por qualquer pessoa, sem problemas. Inclusive, nem é necessário dirigir-se ao cartório de registro onde o óbito foi registrado, se o mesmo fizer parte da rede de cartórios interligados (Neste caso, qualquer cartório que fizer parte da rede emitirá cópia do documento). Agradecemos o seu contato Priscila. GuiaDocumentos.
O pai da minha filha faleceu em belo horizonte no bairro santa lucia consigo a segunda via do atestado de obito no cartorio de belo horizonte? Em qual deles pois a familia dele nao quer me dar os documentos dele minha é registrada por ele ela so tem direito em alguma coisa se ele tiver trabalhado de carteira assinada? Ele foi assasinado dentro de uma obra a qual ele trabalhava poderiam me exclarecer essa duvida por favor?? Obrigada.
Bruna,
Minas gerais faz parte da rede de cartórios interligados. Se você no estado de Minas, (Ou outro que faça parte da rede de cartórios interligados (Veja a lista aqui: http://www.arpensp.org.br/?pG=X19vZmljaW9zX3dlYnNlcnZpY2U=)), o cartório de registro civil mais próximo da sua residência deverá ser capaz de emitir a cópia do documento para você. Caso você more em um estado que não faz parte da rede, solicite a algum amigo ou parente que requeira o documento para você no cartório do registro do óbito. Caso não haja ninguém, sugerimos que você pesquise por serviços de cartório online (Caso seja esta a opção, pesquise pela idoneidade do prestado do serviço, antes de solicitar). Desejamos boa sorte a você, e agradecemos o seu contato Bruna. GuiaDocumentos.
Boa noite , meu pai Faleceu em Janeiro de 1985 , eu estou precisando da 2 via da certidão de óbito dele ,será si eu for no cartório eu consigo outra certidão ?
Sérgio,
Cópias de certidões públicas, como as de óbito, e nascimento por exemplo, podem ser requeridas por qualquer pessoa. Caso a cidade que você more seja uma, e a do cartório outra, sugerimos que você dirija-se ao registro civil mais próximo (Ou consulte por telefone mesmo), e questione se o cartório do registro do óbito em questão, faz parte da rede de cartórios interligados. Em caso positivo, o cartório onde você comparecer, será capaz de emitir cópia do documento. Em caso negativo, será necessário dirigir-se pessoalmente, ou pedir a alguem que faça a requisição, e envie pelo correio a cópia (Em caso de não haver ninguém que possa fazer isto, sugerimos que você consulte sites de serviços de cartório online. No caso de optar por este tipo de serviço, sugerimos fortemente que você consulte custos e idoneidade do prestador do mesmo). Agradecemos o seu contato Sérgio. GuiaDocumentos.