Certidão de Óbito – Aprenda quais os documentos necessários, prazo e custo

Infelizmente quando algo surge em nossas vidas relacionado com a certidão de óbito, na maioria das vezes está relacionado a perda de entes queridos, ou ainda, para levantamentos de documentos para obtenção de benefícios legais.

É comum as pessoas se confundirem quanto a natureza da Certidão de Óbito e do Atestado de Óbito.

Apesar de parecerem a mesma coisa, são dois documentos completamente distintos e é importante para o cidadão saber suas diferenças.

Continue lendo este artigo para aprender:

  • Diferença entre Atestado de Óbito ou Declaração de Óbito
  • Prazo para registro
  • Onde registrar
  • Documentos necessários para o registro
  • Qual o custo
  • 2ª via da certidão de óbito

Atestado de Óbito ou Declaração de Óbito?

Também chamado de Declaração de Óbito, é o documento emitido por médico, no qual declara a morte do indivíduo, apontando a data, hora, local e causa da morte.

De posse do Atestado de Óbito, os familiares poderão contratar os serviços funerários para o velório e sepultamento ou cremação.

Importante mencionar que o Atestado de Óbito também poderá ser emitido em caso do óbito ocorrer fora das dependências de hospital, como na residência do falecido, onde quem atestará a morte é o Serviço de Verificação de Óbito (SVO), após a constatação da morte natural.

Em caso de morte suspeita ou por meio violento, deverá o fato ser comunicado em uma Delegacia de Polícia Civil, onde o Delegado tomará as providências legais e requisitará exame necroscópico ao Instituto Médico Legal para se apontar a causa da morte. Nesse caso, o IML (Instituto Médico Legal) é quem atestará a morte.

É possível o registro do óbito mesmo sem a declaração médica que atesta o óbito, para isto, basta que a morte seja atestada no cartório por 2 testemunhas que presenciaram ou constataram a morte.

Certidão de Óbito

A Certidão de Óbito é um documento emitido pelo Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais da comarca onde ocorreu o óbito, a partir do assento lavrado em livro próprio.

O registro é requisitado pela agência funerária contratada ou por familiar, o qual enviará todos os dados e documentos necessários para o assento.

É documento indispensável para a abertura do processo de inventário, do pedido de pensão pela morte do falecido, para que o cônjuge sobrevivente possa se casar novamente, entre outros.

Rosa em cemitério - Certidão de Óbito

Certidão de Óbito – Prazo

Na inviabilidade de se proceder o registro do óbito em 24 horas, pela distância ou outros motivos de relevância, os prazos serão de:

  • Até 15 dias;
  • Até 90 dias – para locais onde o Cartório de Registro Civil mais próximo esteja distante mais de 30 quilômetros.

Perda do prazo

Em caso de perda dos prazos acima, o Oficial remeterá o pedido ao Juiz Competente para deliberação.

O registro fora do prazo também poderá ser requerido mediante ação judicial.

Documentos necessários

Como já mencionado, será a agência funerária responsável ou familiar a fornecer os dados do falecido ao Cartório de Registro Civil e para tanto, será necessário apresentar os seguintes documentos do falecido:

Observação:  Na impossibilidade de apresentar todos, apresente os documentos que forem possíveis.

Onde solicitar a Certidão de Óbito?

Nos casos onde o registro não é feito por serviço funerário, o declarante deverá se apresentar, portando documento de identidade próprio e os documentos do falecido, no Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais de onde ocorreu o falecimento.

Quanto custa a 1ª via da Certidão de Óbito?

É gratuita, segundo o artigo 30 da Lei dos Registros Públicos:

Art. 30. Não serão cobrados emolumentos pelo registro civil de nascimento e pelo assento de óbito, bem como pela primeira certidão respectiva.

Quanto custa e onde tirar a 2ª via da Certidão de Óbito?

A solicitação da segunda via da Certidão de Óbito não é gratuita como na emissão da primeira via.

O solicitante deverá se dirigir ao Cartório de Registro Civil que emitiu a 1ª via da Certidão de Óbito e pagar uma taxa que varia dependendo o Estado da Federação.

O interessado deverá apresentar documento de identidade com foto e pagar a taxa.

Caso não seja possível realizar o pedido diretamente no Cartório onde foi feito o registro, existem serviços disponíveis na internet para isso.

Mesmo a distância, você pode entrar em contato com o Oficial do cartório e solicitar a 2ª via, pois muitos enviam pelo correio.

Acesse nosso artigo onde ensinamos como localizar todos os cartórios do Brasil e entre em contato agora mesmo.

Existe também o serviço dos cartórios interligados, onde é possível solicitar a sua certidão pela internet.

Infelizmente este serviço ainda não está disponível em todos os Estado do Brasil.

Para saber mais acesse nosso artigo: Segunda via da Certidão de Nascimento, Casamento e Óbito pela internet.

Fonte:

Imagem: Pixabay


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300 Comentários

  1. Eu tirei a 1via da certidão do meu pai, se outra pessoa for sem nenhum documento dele, esta pessoa pode tirar mesmo assim a 2 via?

    • Janis,

      Certidões públicas, como as de nascimento e óbito, podem ser requeridas por qualquer pessoa, sem que esta tenha de dizer para que necessita da cópia. Qualquer dúvida, consulte o notário de registro civil para informações detalhadas. Agradecemos o seu contato Janis. GuiaDocumentos.

  2. oi meu pai já faleceu a 9 anos e foi perdido todos seus documentos enclusiver sertidão de obito mais eu ainda tenho a carteira de trabalho dele , entam agora a pareceu uma eramça da mãe do meu pai pra receber eu vou ter direito de receber a parte dele mais pra isso tenho que ter os documentos dele sera possivel eu tira a segunda via ?

    • Geovania, a certidão de óbito você conseguirá solicitando no cartório de registro civil das pessoas naturais da cidade onde ele faleceu. Caso não tenha como ir até lá, procure o cartório da sua cidade e peça informações. Sugerimos que peça orientações e auxílio ao advogado que está conduzindo o inventário em questão ou solicite auxílio à Defensoria Pública do seu município.
      Qualquer dúvida estamos à disposição para tentar ajudar.
      Forte abraço.

  3. Boa tarde,
    Há meses estamos procurando onde foi registrado o atestado de óbito de uma dia, sem sucesso.Sabemos somente o estado onde ela morreu, mas não sabemos a cidade. Já fomos em diversos cartórios. Vocês saberiam nos dizer se há algum caminho que facilite esta busca?

    • Lilian, sem saber o local fica realmente difícil de encontrar, ainda mais se o Estado não pertencer aos cartórios interligados (https://www.registrocivil.org.br/). Já tentou levantar informações do último endereço dela pela Receita Federal ou INSS? Um endereço já bastaria para pesquisar nos cartórios da localidade. Outra alternativa são as empresas privadas que fazem este tipo de serviço de busca de documentos e certidões. Pesquise na internet que você irá encontrar algumas empresas que fazem este tipo de serviço. Antes de contratá-las, se for o caso, pesquise bastante sua reputação em sites de reclamações.
      Agradecemos seu contato.
      Grande abraço.

  4. Olá boa tarde!!
    Minha avó faleceu, e a funerária ligou para que nós fossemos buscar a certidão de óbito, porém eles se recusam aa entregar a certidão para nós, porque lá tem uma parcela da cama que minha avó utilizava pendente.
    Como não tínhamos dinheiro no momento eles não entregaram e disseram que somente iriam entregar a certidão mediante o pagamento da parcela que nada tem a ver com a certidão!!!!
    O que faço?

  5. oi boa tarde
    preciso fazer a certidao de obito do meu irmao e tenho apenas a cerdtidao de nascimento e falta apenas um dia pra fazer…. o que eu teho de fazer. e se passa do prazo eu sofro alguma cosequencia. estou perdida pois nunca fiz iisso.

    agradeco desde ja

  6. Prezados

    Fui informada que o cartório efetua a baixa do CPF do falecido. É verdade?
    O meu pai faleceu há 4 meses, era separado judicialmente e não deixou bens,
    Ao consultar o CPF continua ativo.

  7. ola , tenho uma duvida sobre a certidão de óbito do meu esposo, fui casada a 9 anos com ele e nos separamos por alguns meses ele se envolveu com outra mulher , na certidão de óbito dele encontra se o nome dela sendo que sou casada no civil com ele o nome dela aparece como ele morando maritalmente com ela e que ele possuía dois filhos menores de outro relacionamento, sendo esses filhos os meus que no caso e um casal e nem se quer aparece o meu nome e nem o nome dos meus filhos gostaria muito de saber se isso e o correto? ou eu posso recorrer na correção desta certidão de óbito ? sendo eu a viúva perante a lei. se puder esclarecer minha duvida eu agradeço muito.

    • Suelen, orientamos você a procurar um advogado particular ou a Defensoria Pública local (não cobra honorários) para analisar seu caso e tecer um parecer referente as providências cabíveis.
      Forte abraço

  8. OLA BOA TARDE!!! M
    MINHA MAE FALEÇEU A DOIS MESES E NAO TIVE CORAGEM DE IR AO CARTORIO FAZER A CERTIDAO,,QUANDO LIGUEI HOJE O MIÇO DISSE QUE TENHO DE IR COM ADVOGADO….NAO TENHO CONDIÇOES E NAO ENTENDI POR QUE O ADVOGADO?

    OBRIGADA

    • não tive resposta da minha pergunta…. e verdade que apos 15 dias tenho que ter advogado para o atestado de obito? e por que?

      • Marta, desculpe-nos pela demora. Em regra, o prazo para registrar o óbito é de 15 dias segundo a lei dos Registros Públicos. Após o prazo, o cartório somente poderá registrar com ordem judicial, motivo pelo qual precisará do advogado para fazer o pedido em juízo. Caso não tenha condições de custear um advogado, procure a Defensoria Pública de sua cidade para ser atendida e assistida juridicamente.
        Um grande abraço.

  9. Olá! Meu avô faleceu semana passada e na sua certidão de óbito foi esquecido o nome de um dos filhos(são 9 ao total, mas foram colocados apenas nove). Há maneiro de corrigir o erro? Como? Não foi deixado bens ou herança.

  10. Alessandra Diogo P.Alves

    Sao quantos dias pra registará a certidão de óbito em cartório, e depois que registrar em cartório todos os bens são bloqueados a conta no banco e os bens ? E quanto a pensão tenho que comer atras antes desse registo em cartório ou tem prazo certo ?

    • O prazo para registro do óbito em cartório é de 15 dias. Se o local do óbito for mais de 30 km de distância do cartório mais próximo, o prazo será de 3 meses. Quanto a procedimento de inventário e sucessões, sugerimos que procure um advogado para fazer os procedimentos legais, ou a Defensoria Pública, caso não possa arcar com as despesas do advogado.
      Forte abraço

      • oi boa tarde peciso fazer a certidadao de obito do meu irmao e nao tenho os documentos , tenhoa apenas a certidao de nascimento… e falta doi dias pra fazer o que eu faco e ser passa do prazo o que eu tenho qu fazer.

        • Aline, requeira o documento que atesta o óbito do estabelecimento ou médico que atestou o falecimento. Se passar o prazo de 15 dias o registro deverá ser requerido através de ordem judicial e para isso irá precisar de advogado.
          O atestado de óbito deve ter sido entregue para algum familiar próximo do falecido, verifique.
          à disposição.
          GD

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