Certidão de Óbito – Aprenda quais os documentos necessários, prazo e custo

Infelizmente quando algo surge em nossas vidas relacionado com a certidão de óbito, na maioria das vezes está relacionado a perda de entes queridos, ou ainda, para levantamentos de documentos para obtenção de benefícios legais.

É comum as pessoas se confundirem quanto a natureza da Certidão de Óbito e do Atestado de Óbito.

Apesar de parecerem a mesma coisa, são dois documentos completamente distintos e é importante para o cidadão saber suas diferenças.

Continue lendo este artigo para aprender:

  • Diferença entre Atestado de Óbito ou Declaração de Óbito
  • Prazo para registro
  • Onde registrar
  • Documentos necessários para o registro
  • Qual o custo
  • 2ª via da certidão de óbito

Atestado de Óbito ou Declaração de Óbito?

Também chamado de Declaração de Óbito, é o documento emitido por médico, no qual declara a morte do indivíduo, apontando a data, hora, local e causa da morte.

De posse do Atestado de Óbito, os familiares poderão contratar os serviços funerários para o velório e sepultamento ou cremação.

Importante mencionar que o Atestado de Óbito também poderá ser emitido em caso do óbito ocorrer fora das dependências de hospital, como na residência do falecido, onde quem atestará a morte é o Serviço de Verificação de Óbito (SVO), após a constatação da morte natural.

Em caso de morte suspeita ou por meio violento, deverá o fato ser comunicado em uma Delegacia de Polícia Civil, onde o Delegado tomará as providências legais e requisitará exame necroscópico ao Instituto Médico Legal para se apontar a causa da morte. Nesse caso, o IML (Instituto Médico Legal) é quem atestará a morte.

É possível o registro do óbito mesmo sem a declaração médica que atesta o óbito, para isto, basta que a morte seja atestada no cartório por 2 testemunhas que presenciaram ou constataram a morte.

Certidão de Óbito

A Certidão de Óbito é um documento emitido pelo Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais da comarca onde ocorreu o óbito, a partir do assento lavrado em livro próprio.

O registro é requisitado pela agência funerária contratada ou por familiar, o qual enviará todos os dados e documentos necessários para o assento.

É documento indispensável para a abertura do processo de inventário, do pedido de pensão pela morte do falecido, para que o cônjuge sobrevivente possa se casar novamente, entre outros.

Rosa em cemitério - Certidão de Óbito

Certidão de Óbito – Prazo

Na inviabilidade de se proceder o registro do óbito em 24 horas, pela distância ou outros motivos de relevância, os prazos serão de:

  • Até 15 dias;
  • Até 90 dias – para locais onde o Cartório de Registro Civil mais próximo esteja distante mais de 30 quilômetros.

Perda do prazo

Em caso de perda dos prazos acima, o Oficial remeterá o pedido ao Juiz Competente para deliberação.

O registro fora do prazo também poderá ser requerido mediante ação judicial.

Documentos necessários

Como já mencionado, será a agência funerária responsável ou familiar a fornecer os dados do falecido ao Cartório de Registro Civil e para tanto, será necessário apresentar os seguintes documentos do falecido:

Observação:  Na impossibilidade de apresentar todos, apresente os documentos que forem possíveis.

Onde solicitar a Certidão de Óbito?

Nos casos onde o registro não é feito por serviço funerário, o declarante deverá se apresentar, portando documento de identidade próprio e os documentos do falecido, no Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais de onde ocorreu o falecimento.

Quanto custa a 1ª via da Certidão de Óbito?

É gratuita, segundo o artigo 30 da Lei dos Registros Públicos:

Art. 30. Não serão cobrados emolumentos pelo registro civil de nascimento e pelo assento de óbito, bem como pela primeira certidão respectiva.

Quanto custa e onde tirar a 2ª via da Certidão de Óbito?

A solicitação da segunda via da Certidão de Óbito não é gratuita como na emissão da primeira via.

O solicitante deverá se dirigir ao Cartório de Registro Civil que emitiu a 1ª via da Certidão de Óbito e pagar uma taxa que varia dependendo o Estado da Federação.

O interessado deverá apresentar documento de identidade com foto e pagar a taxa.

Caso não seja possível realizar o pedido diretamente no Cartório onde foi feito o registro, existem serviços disponíveis na internet para isso.

Mesmo a distância, você pode entrar em contato com o Oficial do cartório e solicitar a 2ª via, pois muitos enviam pelo correio.

Acesse nosso artigo onde ensinamos como localizar todos os cartórios do Brasil e entre em contato agora mesmo.

Existe também o serviço dos cartórios interligados, onde é possível solicitar a sua certidão pela internet.

Infelizmente este serviço ainda não está disponível em todos os Estado do Brasil.

Para saber mais acesse nosso artigo: Segunda via da Certidão de Nascimento, Casamento e Óbito pela internet.

Fonte:

Imagem: Pixabay


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300 Comentários

  1. Oi, Gostaria de saber como tirar a segunda via da certidao de obto da minha mãe mas não tenho nenhum contato com meus avos da parte dela muito menos do meu pai pois fui criado com uma moça que chamo de vó que era amiga do meu pai por isso ele me deixo com ela… poderia me ajudar ?

    • Jean,

      Certidões públicas, como as de nascimento e óbito, podem ser requeridas por qualquer pessoa, independentemente de autorização de qualquer familiar. Se você sabe onde fica o cartório no qual foi efetuado o registro do óbito, basta dirigir-se ao local, solicitar e pagar a taxa de emissão de uma cópia do documento. Agradecemos o seu contato Jean. GuiaDocumentos.

  2. O pedido de registro fora do prazo só pode ser feito através de advogado?

    • Divino, boa tarde. Em regra sim, mas orientamos você a consultar o Oficial do Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais em primeira oportunidade. Em alguns Estados o Oficial irá remeter o seu pedido para o Juiz Corregedor deliberar (ele poderá negar), sendo, nesse caso, não necessário o acionamento do Poder Judiciário através de ação. Serão necessárias 2 testemunhas que comprovem o óbito.
      Esperamos tê-lo ajudado.
      Forte abraço

  3. Agradeço por ter feito essa explicação tão bem detalhada . E colocado os link.
    http://www.cnj.jus.br/corregedoria/justica_aberta/?d=consulta_extra&a=consulta_extra&f=formPrincipalExtrajudicial

    Pois consegui entrar em contato por email com o cartório.
    Pedi a segunda via da C. de Óbito e ja paguei . Digitalizei e enviei o comprovante .
    Tudo isso em praticamente meio dia.
    Procedimento que eu procurava para a pessoa que está com a 1° via .
    E ela não quis me passar.Nem o telefone do cartório.
    Agradecida.

    • Olá Maria, um comentário como o seu é combustível para continuarmos com este projeto. É muito gratificante saber que de alguma forma nós conseguimos ajudar na resolução do seu problema.
      Um grande abraço e obrigado pelo feedback.

  4. Evaldo Pereira de Rezende

    Boa tarde, gostaria de saber se posso conseguir as certidões de óbito dos meus bisavós sabendo apenas a data de falecimento deles e o cartório onde provavelmente foi feito o registro dos óbitos. Como o cartório fica no interior de MG, posso conseguir tais documentos por meio da internet? Grato.

    • Evaldo,

      Minas Gerais faz parte da rede de cartórios interligados, portanto, se constar, o cartório de registro civil mais próximo de sua residência deverá ser capaz de emitir as cópias do documento para você (Isto caso você more em um estado que faça parte da rede de cartórios interligados (Relação neste link: http://www.arpensp.org.br/?pG=X19vZmljaW9zX3dlYnNlcnZpY2U=). Dirija-se ao cartório e verifique se o mesmo consegue emitir as cópias. Caso o mesmo não consiga, por não constar no sistema, sugerimos que você tente entrar em contato por telefone com o suposto cartório do registro dos óbitos, e verifique se podem fazer a pesquisa, emitir as cópias e enviar pelo correio mediante depósito dos valores em conta do cartório (Pesquise dados do cartório por este link: http://www.cnj.jus.br/corregedoria/justica_aberta/?#). Ainda se houver parentes ou amigos na cidade do registro, você pode tentar pedir a um deles que dirija-se ao cartório em questão, faça a requisição e envie pelo correio a você, pois certidões públicas, como as de nascimento e óbito, podem ser requeridas por qualquer pessoa. Caso não obtenha exito, sugerimos que você tente através de um serviço de cartório online (Neste caso pesquise sobre a idoneidade do prestador do serviço em sites de PROCON e sites como o reclameaqui). Desejamos boa sorte a você, e agradecemos o seu contato. GuiaDocumentos.

  5. Boa tarde ao solicitar a Certidão de Óbito do meu tataravô descobri que o cartório na época não efetuou o registro, porém consta o registro no livro de óbitos da Prefeitura, solicitei certidão negativa de óbito em 4 cartórios de municípios próximos e entrei com processo administrativo no Fórum solicitando a Certidão de Óbito Tardia, o juiz deferiu minha solicitação porém a promotora indeferiu alegando que não sou o parente mais próximo para requerer esse documento, mas ele faleceu a 73 anos não existe ninguém próximo a ele vivo. Minha dúvida é não tenho direito a obter a Certidão de Óbito?

  6. Bom dia !

    Minha mae precisa du uma copia da certidão de obto de meu avo GASTÃO MARQUES LAMOUNIER, ela tem 95 anos e não tem ideia aonde e o csrtorio que foi registardo, tem mais de 30 anos q ele faleceu a unica coisa q sei que ele foi enterrado no cemiterio sao joao batista no rio de janeiro BOTAFOGO,

    Existe alguma cjhance de eu conseguir o nome do cartorio e telefone?

    aguardo

    att

    • Olá Ruy, nos perdoe a demora em atendê-lo. Nesse caso, você deve esgotar a investigação de onde o óbito foi registrado através de familiares ou amigos do seu avô. Como você mencionou, muito provável o óbito ter sido registrado no RJ em algum cartório de registro civil na região do Botafogo. Você poderá começar a pesquisa por essa região. Existe uma ferramenta de listagem de cartórios, como endereço e telefone para contato. Faça o contato e explique a situação.
      Acesse a ferramenta neste link: http://www.cnj.jus.br/corregedoria/justica_aberta/?
      Clique no link “Serventias Extrajudiciais”. Aparecerá um mapa, clique no Estado do RJ. Depois, na caixa ao lado direito, seleciona a cidade do RIO DE JANEIRO. Clique “Pesquisar”. Serão listados os cartórios. Na parte superior esquerda, logo acima do primeiro registro, existe uma caixa de filtragem, selecione “Registro Civil das Pessoas Naturais” e clique “Pesquisar”. Procure na lista os cartórios do bairro ou das proximidades e inicie a investigação.
      Esperamos ter ajudado.
      Forte abraço.

  7. Gostaria de saber se é necessário registrar a declaração de óbito em cartório em caso de morte antes do parto com 26 semanas, o feto nasceu morto. Estou com a declaração emitida pelo hospital e não sei se é necessário o registro.

  8. O Advogado do meu amigo cobrou aos familiares 2.000 Reias pela 2ª via da certidão de obito é tudo isso mesmo

  9. Boa tarde minha esposa estava gravida de 3 meses,filho esse muito esperado e infelizmente veio a perder o filho,tenho direito de certidão de obito? Pois ela esta querendo fazer um velorio.

  10. Olá, meu pai faleceu e quando tirei a certidão de óbito coloquei como solteiro agora o recesso de um alvará judicial e fui questionado pois ele era divorciado não solteiro. Agora preciso mudar de solteiro para divorciado. Como eu posso proceder? Ele era divorciado mas quando faleceu era solteiro. O que eu faço?

    • Jameson,

      Consulte um advogado de sua confiança, ou um defensor público (Não cobra honorários pelo atendimento). Agradecemos o seu contato. GuiaDocumentos.

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