Como localizar Todos os cartórios do Brasil em poucos segundos com esta ferramenta online

Certamente um dia nós vamos precisar de um cartório, seja para obter a segunda via de um documento, para autenticação de documentos, registrar um imóvel, protestar um título, lavrar a Declaração de União Estável para oficializar a união, registrar um contrato e até mesmo para casar.

Cartórios são essenciais e muito importantes para a prestação de serviços ao cidadão e também para o bom funcionamento da máquina administrativa.

PRECISO DE UM CARTÓRIO. ONDE ENCONTRÁ-LO?

Se você ainda não fez essa pergunta a si mesmo; aguarde. Ela virá.

Existem milhares de cartórios espalhados pelo Brasil, no interior dos Estados não chegam a ser tantos para cada comarca, mas em certos centros urbanos como a capital paulista, existem a dezenas.

Diante disso, para facilitar a vida do cidadão brasileiro, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) criou um sistema de busca específico para localizar os cartórios do Brasil.

Basta um dispositivo com acesso à internet para usar o sistema e localizar o cartório mais próximo de você, de forma rápida, prática e sem perda de tempo.

O sistema listará todos os cartórios localizados no município escolhido na busca, mostrando o tipo do cartório (notas, protesto, registro de imóveis, etc), o nome do tabelião responsável, endereço de email para contato, telefones e, é claro, o endereço atualizado.

Aprenda como é fácil encontrar todos os cartórios do Brasil
Aprenda como é fácil encontrar todos os cartórios do Brasil com apenas alguns cliques

► Se você precisa de informações sobre segunda via da Certidão de Nascimento, Casamento e Óbito, leia o artigo:

Agora, vem a parte fácil, siga o nosso passo a passo e aprenda a usar esse serviço para localizar o cartório mais próximo de você.

São apenas 3 passos. Confira.

PASSO A PASSO – COMO LOCALIZAR OS CARTÓRIOS DO BRASIL

Primeiro passo: Acessar o endereço eletrônico do Conselho Nacional de Justiça – Cadastro de Serviços Extrajudiciais (clique aqui);

Segundo passo: Clicar no link “Serventias Extrajudiciais (1). Depois, clicar no Estado onde se localiza o Cartório que se pretende descobrir o endereço (2). Em seguida, selecionar o município no menu que irá aparecer logo acima do mapa do Brasil (3). Após localizar o município, clique em “Pesquisar”.

Como localizar os cartórios do BrasilTerceiro passo: Na próxima tela o sistema irá listar todos os cartórios existentes na comarca selecionada no passo n° 2. Agora ficou fácil. É só achar o cartório mais próximo de você e anotar o telefone, email ou endereço.

Filtragem por atribuição: Em algumas comarcas, como nas capitais dos Estados ou regiões metropolitanas, existem inúmeros cartórios. Para refinar a pesquisa, você pode restringir os resultados pela atribuição do cartório (4), isto reduzirá drasticamente o resultado da pesquisa.

Interessante que clicando no ícone da prancheta localizado na coluna “dados” (5), é possível visualizar informações específicas do cartório, como quem é o responsável pelo mesmo, o substituto e ainda até quanto é a arrecadação do cartório.

Como localizar os cartórios do Brasil

CONCLUSÃO

É muito mais rápido e prático utilizar esse serviço que perder tempo procurando em listas telefônicas ou em outro lugar, que podem ainda ser informações desatualizadas e lhe fornecer a informação incorreta, fazendo você perder seu tempo e dinheiro com ligações telefônicas equivocadas.

É bem provável que você nunca ouviu qualquer divulgação oficial sobre essa ferramenta.

Infelizmente no Brasil é assim, informações úteis para facilitar a vida do cidadão nem sempre chegam onde deveriam.

Ajude a difundir essa informação! Passe adiante!


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115 Comentários

  1. Eu gostaria de saber, se com o numero da minha certidão de nascimento eu descubro o cartório onde fui registrado?

    • Marcio,

      Não sabemos informar com certeza. Sugerimos que você consulte um notário de registro civil, mais próximo de sua residência (por telefone mesmo). Agradecemos o seu contato Márcio. GuiaDocumentos.

  2. Olá, miha tia está precisando com urgência da certidão de óbito dos avós maternos, porém a gte só sabe os nomes mas n temos a data do óbito. Eles faleceram em Santos Sp no ano aproximado de 1932.
    Por favor uma luz

    • Kelly,

      Sugerimos que você solicite uma pesquisa pelos nomes dos falecidos, com um cartório de registro civil mais próximo de sua residência, se sua residência estiver em um estado que faça parte da rede de cartórios interligados (http://www.arpensp.org.br/?pG=X19vZmljaW9zX3dlYnNlcnZpY2U=). Caso não seja produtiva a pesquisa, sugerimos que você contate um serviço de cartório online, e verifique se podem ajudar (Neste caso sugerimos que você pesquise pela idoneidade do prestador do mesmo em sites de PROCON, e sites como o RECLAMEAQUI). Pesquise também pelos custos. Desejamos boa sorte a você, e agradecemos o contato Kelly. GuiaDocumentos.

  3. Qualquer pessoa pode solicitar uma declaração de óbito no cartório, (ex: esposa que não vivia com o falecido).

    • Alex,

      Certidões públicas, como as de óbito, nascimento e casamento, podem ser requeridas por qualquer pessoa, sem que haja a necessidade de explicar o uso. Portanto, basta dirigir-se ao cartório, solicitar, pagar a taxa de emissão, para adquirir uma cópia do documento em questão. Agradecemos o seu contato Alex. GuiaDocumentos.

  4. Bom dia gostaria de saber qual o cartório mas proscimo do presidio Evaristo de morais na quinta da boa vista no rio de janeiro preciso urgente sabe pois preciso fazer união estável com meu esposo que se encontra preso nesta unidade

  5. Bom dia como faco para localizar se uma pessoa tem união estável só com o nome completo?

    • Isabele,

      Sugerimos que procure informações com o notário de registro civil mais próximo da sua residência. Agradecemos o contato, e desejamos boa sorte a você. GuiaDocumentos.

  6. Como faz quando o número do Cartório ta errado? Estou precisando muito falar com o Cartório de Santa Quitéria do Maranhão.

    • Kássia,

      Segundo a ARPEN-SP (http://www.arpensp.org.br/?pG=X19vZmljaW9zX3dlYnNlcnZpY2U=&uf=MA), constam os seguintes dados de notários, na cidade de Santa Quitéria do Maranhão :

      Ofício: Santa Quiteria do Maranhão
      Nº CNJ 31401
      CÓDIGO SEADE
      OFICIAL Marcio Lima Saldanha
      ENDEREÇO Av. Cel. Francisco Moreira, 21 – Centro
      CIDADE Santa Quitéria do Maranhão
      UF – ESTADO MA
      CEP 65540-000
      TELEFONE (98) 3476-1618
      FAX (98)98174-7408
      EMAIL [email protected]
      EMAIL ORGANIZACIONAL
      PRIMEIRO OFÍCIO Sim
      RECEBE COMUNICAÇÕES Sim
      EMITE 2ª VIA CERTIDÕES Não
      PROVIMENTO 13

      Esperamos que os dados possam ajudá-la. Agradecemos o seu contato Kássia. GuiaDocumentos.

  7. Gostaria de saber como faço, pra descobrir onde meu marido tem firma reconhecida,sem precisar procurar em vários cartórios.

  8. Como conseguir a segunda via de certidão de casamento se o cartório está marcado como inativo? No caso, o da 6 Circunscrição do Rio de Janeiro. Os telefones não completam ligação e email retorna como não existente. Será que fechou?

    • Italia,

      Se o cartório encerrou as atividades, todos os documentos e registros devem ter sidos transferidos para aquele que ficou responsável pela região do cartório em questão. Sugerimos que você entre em contato com os notários de registro civil mais próximo de onde era o cartório em questão (por telefone mesmo), e questione se algum deles possui uma informação a respeito. Caso não consiga nada, como mora no estado do rio, sugerimos que você leve em conta a possibilidade de recorrer aos serviços de um cartório postal, e verifique se os mesmos conseguem efetuar uma pesquisa (Neste caso sugerimos que você pesquise pela idoneidade do prestador do mesmo em sites de PROCON, e sites como o RECLAMEAQUI. Desejamos boa sorte a você Italia, e agradecemos o contato. GuiaDocumentos.

  9. Raquel Gonçalves da Silva

    Boa tarde!

    Preciso achar o cartório se é que existe ainda;onde meus avós casaram para solicitar a segunda via;mas na informação que tenho é os nomes dos 2 e o estado;não sei o ano nem tenho certeza da cidade;acho que é Curitiba.Tem como localizar só com essas informações?
    Obg

    • Raquel,

      Sugerimos que você dirija-se (Ou entre em contato via telefone) ao cartório de registro civil mais próximo da sua residência (Exceto se você morar no estado do Rio de janeiro), e verifique se o mesmo consegue efetuar uma pesquisa para você (Cartórios que fazem parte da rede de cartórios interligados (http://www.arpensp.org.br/?pG=X19vZmljaW9zX3dlYnNlcnZpY2U=), são capazes de emitir cópia de registro de outras cidades/estados, exceto o estado do Rio, que ainda não faz parte do sistema.). Caso isto não seja possível, sugerimos que você tente com um serviço de cartório online (Neste caso sugerimos pesquisa por custos do serviço, e idoneidade do prestador do mesmo em sites de PROCON, e sites como o RECLAMEAQUI). Desejamos boa sorte a você Raquel, e agradecemos o contato. GuiaDocumentos.

  10. Bom dia!
    Meu pai faleceu no dia 20 de maio de 2016 na cidade de Teresina/PI. Provavelmente sua atual companheira ja deve ter tirado a certidão de obito. Como faço para obter a 2 via, quais documentos são necessarios? Moro em São Luís/MA.

    • Kedma,

      Tanto o estado do Piauí, quanto o estado do Maranhão, fazem parte da rede de cartórios interligados (http://www.arpensp.org.br/?pG=X19vZmljaW9zX3dlYnNlcnZpY2U=), desta forma, o cartório de registro civil mais próximo da sua residência, em São Luís, deverá ser capaz de emitir cópia do documento para você. Documentos públicos, como os de nascimento e óbito, podem ser requeridos por qualquer pessoa, sem que haja a necessidade de explicar para qual seja o uso. (Caso o cartório não conseguir emitir cópia para você, se você possuir um bom relacionamento com a companheira do seu pai, ela mesmo poderá requerer uma cópia para você e enviar pelo correio. Caso isto não seja possível, qualquer pessoa que você conheça em Teresina poderá fazer isto para você). Se ainda não for possível, há duas opções, sem que você tenha que se dirigir ao cartório em Teresina. São elas:

      – Entrar em contato por telefone com o cartório do registro, e verificar se enviam cópia do documento pelo correio, mediante depósito do valor do serviço em conta do cartório;

      – Contratar um serviço de cartório postal (Neste caso, sugerimos que se pesquise a idoneidade do prestador do mesmo em sites de PROCON, e sites como o reclameaqui).

      Agradecemos o seu contato Kedma. GuiaDocumentos.

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