O que fazer em caso de furto, roubo ou perda de documentos pessoais?

A perda de documentos é uma situação que ninguém deseja passar. Se você já perdeu algum documento, seja por descuido, extravio ou até mesmo por ser vítima de roubo ou furto, você aprenderá, neste artigo, uma série de dicas sobre como evitar que este problema aconteça.

Aprenderá, também, quais as principais providências a serem tomadas para evitar que seu documento perdido seja usado indevidamente por criminosos.

Boa leitura.

O que fazer após constatar furto, roubo, extravio ou perda de documentos?

1. Registro do Boletim de Ocorrência

O primeiro passo que o cidadão deve fazer quando se deparar com um caso de perda, furto, roubo ou extravio de um documentos pessoais (RG, CPF. Título de Eleitor, Passaporte, etc), talonário de cheques ou cartões magnéticos (de crédito ou de movimentação bancária) é se dirigir a Delegacia de Polícia mais próxima e registrar a ocorrência imediatamente.

Esta conduta é muito importante e deve ser feita o mais rápido possível assim que tenha constatado a ocorrência.

Dica

Em alguns Estados como São Paulo, é possível registrar a ocorrência referente a extravio, perda, furto, roubo de documentos pela internet através da Delegacia Eletrônica.

Faça uma pesquisa e veja se em seu Estado o serviço já está disponível. Digite no site de buscas, por exemplo, “Delegacia eletrônica Paraná”.

Se o serviço estiver operante, certamente será listado no resultado da busca.

Recomendamos que você leia todas as instruções contidas no site da Delegacia Eletrônica do Estado onde pretende fazer o registro, pois todo procedimento é explicado detalhadamente.

Lembramos, ainda, que caso você tenha dificuldades para fazer o registro da ocorrência pela internet, faça o registro do B.O. presencialmente na Delegacia de Polícia mais próxima.

2. Comunicar os órgãos de proteção ao crédito

Feito o B.O., é importante comunicar os órgão de proteção ao crédito do ocorrido. Uma vez cadastrado o alerta no sistema de crédito, caso alguém tente realizar uma operação (compra, abertura de contas, financiamentos, empréstimos, etc) o comerciante que fez a pesquisa (é muito comum ser feita a pesquisa de crédito) será informado do bloqueio e de que está diante de fraude.

O procedimento para comunicação de bloqueio de documentos ou talões de cheques é bem tranquilo, basta acessar os sites dos órgãos listados abaixo e seguir os passos informados, ou ainda, via telefone.

  • Serasa – Telefone: 0800-773-7728
  • SPC
  • SCPC – SOS cheques e documentos – Telefone: 0800 011 1522

3. Bloquear os cartões magnéticos e talões de cheque

Entre em contato com a central de atendimento de seu banco ou vá pessoalmente comunicar o ocorrido.

Solicite o bloqueio do cartão ou do talão de cheques perdido ou furtado/roubado, bem como sustação de eventual folha de cheques preenchida.

4. Extravio, furto ou roubo de Passaporte

Quando houver a perda, roubo ou furto do Passaporte Brasileiro, além  dos procedimentos normais, como lavrar Boletim de Ocorrência, e dar entrada nos trâmites para a requisição de uma segunda via, no caso do Passaporte Brasileiro, seu titular, pelo Decreto n° 1983, de 14 de agosto de 1996, é obrigado a comparecer a um posto da Polícia Federal e comunicar o ocorrido.

Vale lembrar, que o procedimento é exigido também nos casos de dano, adulteração,  inutilização, e ainda, a recuperação do passaporte, quando ocorrer.

Para efetuar o aviso, o titular do passaporte deve comparecer a uma unidade da Polícia Federal munido de um formulário preenchido. Este formulário pode ser acessado  no site da Polícia Federal do Brasil, pelo link: http://www.pf.gov.br/servicos-pf/passaporte/comunicacaoRouboPassaporte.doc/view

5. Solicitar a 2ª via dos documentos pessoais

Após adotados os procedimentos acima, você deverá solicitar nova via do documento pessoal – é a chamada segunda via.

O local onde deve ser solicitada a 2ª via do documento varia de documento para documento. A segunda via de documentos também é fornecida pelas unidades do Poupatempo ou similares.

Acesse na lista abaixo todos os procedimentos para a emissão da 2ª via para:

Dicas de Segurança

Confira algumas dicas de segurança importantes:

1. É realmente necessário carregar todos os documentos?

Imagem de um ladrão arrebatando uma bolsa através da janela de veículo, ocasionando a perda de documentos

Muitas pessoas têm esse hábito de carregar todos os documentos na carteira, mochila ou bolsa e não vislumbram o risco que esta conduta representa.

Imagine só perder todos os documentos de uma só vez!

A recomendação é carregar somente um documento de identificação com foto, os demais devem ficar guardados em casa.

Caso este documento seja vítima, você somente terá que lidar com a burocracia quanto a 2ª via deste único documento. Isto, sem dúvida, poupará e muito seu precioso tempo.

2. Nunca entregue seus documentos a estranhos

Jamais deixe seus documentos em poder de pessoas estranhas. O mínimo descuido pode ser o tempo que o criminoso necessitava para clonar seu documento.

3. Nunca forneça dados pessoais ou a numeração de seus documentos pelo telefone

Existem muitos golpes aplicados via telefone. Normalmente o criminoso se identifica como funcionário de uma empresa e alega estar entrando em contato para fazer uma confirmação de seus documentos e pede que você diga os dados.

Se você receber uma ligação e for pedido confirmação de algum dado sobre documentos pessoais, desconfie. Na dúvida não forneça a informação.

4. Cartões de banco e Cartões de Crédito

máquina de cartão de crédito - cuidados

Memorizar a senha

A principal dica a ser dada neste tópico é muito comum, mas poucos a seguem. Nunca guarde a senha anotada junto com o seu cartão. O correto é memorizá-la.

Caso você seja assaltado ou mesmo em eventual perda da carteira, a pessoa poderá ter acesso ao seu cartão e senha.

Agilize o contato com a central bancária

Assim que receber o cartão (de movimentação bancária ou crédito), anote o telefone da central de atendimento do respectivo banco na sua agenda (no celular) para facilitar a solicitação do bloqueio.

Lembre-se que o bloqueio deve ser feito imediatamente após constatar a perda, visto que é possível fazer compras pela internet somente fornecendo os dados impressos no cartão de crédito.

Dificulte a visualização dos dígitos de segurança

Apague ou cubra com uma etiqueta os 3 dígitos de segurança de seu cartão de crédito. Os golpes mais comuns são praticados no momento em que você paga a conta em estabelecimentos comerciais.

Preste muita atenção no cobrador e não tire os olhos de seu cartão (o ideal é não entregar o cartão para o cobrador), pois nesse momento ou ele pode filmar seus dados impressos no cartão com um celular ou ainda fazer uma permuta de cartões, devolvendo-lhe um cartão falso.

Novamente o lembramos: pela internet é possível comprar utilizando apenas os dados impressos no cartão!

Serviços de notificação SMS ou via aplicativo do banco

Utilize os serviços de notificação de compras pelo aplicativo do banco ou SMS.

A maioria dos bancos possui esse serviço.

Caso seja notificado de uma compra que não fez ou não autorizou, telefone imediatamente para a central de atendimento (os números estão impressos no seu cartão) e solicite o bloqueio do cartão imediatamente.

5. Em caixas eletrônicos

perda de documentos - caixa eletrônico

Na dúvida, não utilize

Antes de usar um caixa eletrônico verifique qualquer indício de adulteração física no mesmo, como grampos, saliências desproporcionais, partes mal fixadas, avarias no acabamento, etc.

Tenha como base o caixa ao lado. Os famosos “chupa-cabras” são peças acopladas na parte frontal do caixa que fazem a cópia de seu cartão.

Caso perceba algo de diferente, não utilize o caixa e comunique imediatamente a segurança do banco ou disque 190 para reportar à Polícia Militar.

Desconfie do bom samaritano

Não aceite ajuda de estranhos em hipótese alguma e muito menos entregue seu cartão nas mãos de terceiros, pois é neste momento em que é feita a permuta dos cartões.

Caso precise de auxílio na operação do caixa, solicite ajuda de funcionário do banco (verifique o crachá se for preciso).

6. Como embarcar no aeroporto sem os documentos?

Segundo informa a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), em casos de perda, roubo ou furto dos documentos aceitos para o embarque, é possível embarcar em voos apresentando o Boletim de Ocorrência referente ao fato, com data de expedição de até 60 dias.

7. Fui vítima de fraude – O que devo fazer?

Nesse caso, ao constatar a realização de qualquer operação financeira em seu nome, sem seu conhecimento ou autorização, registre imediatamente um Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia mais próxima.

Guarde a impressão de extratos, comprovantes ou mensagens SMS enviadas pelo banco (se houver) que constam a operação fraudulenta.

Em caso de fraude no uso de cartão de crédito, além do boletim de ocorrência, solicite o bloqueio do cartão na central administradora do cartão ou banco. O mesmo vale para cheques.

Procure um advogado para tomar as providências cabíveis no que tange às indenizações que você tem direito.

Além de documentos, perdi também objetos – há possibilidade de recuperação?

1. Verificar se seu pertence foi encontrado.

Muitas pessoas, ao encontrar um documento ou objeto alheio, o entregam em Delegacias de Polícia, Bases da Polícia Militar, terminais de trens e metrô, rodoviárias, aeroportos, Correios e até mesmo em algumas emissoras de rádio (em cidades menores esta prática é muito comum).

Tente vislumbrar o local onde seu pertence foi perdido e localize estas estruturas mencionadas nas redondezas e comece a verificação por lá. Vale a pena entrar em contato e verificar.

Terminais rodoviários, de trens, aeroportos e metrô sempre contam com centrais de achados e perdidos.

Caso não exista, entre em contato com a empresa, pois muitos documentos e objetos são achados no pátio onde os carros ficam estacionados para manutenção e limpeza.

Achados e Perdidos dos Correios

Os Correios disponibilizam um serviço muito útil de documentos achados e perdidos em âmbito nacional.

O que é melhor, a pesquisa é feita pela internet. Acesse:

Atente-se ao fato de que os documentos entregues nos correios, na condição de achados e perdidos, permanecem guardados por 60 dias.

Após este período, os documentos são remetidos aos órgãos emissores.

Caso seu documento esteja em poder dos Correios, será cobrada uma taxa de retirada de R$ 4,30.

A verificação também poderá ser feita pessoalmente em qualquer agência dos Correios ou ainda pelos telefones: 3003 0100 (Capitais e Região Metropolitanas) e 0800 725 7282 (Demais localidades).

 

Perda de documentos - site de achados e perdidos dos Correios


Esperamos que estas informações tenham sido úteis para você. Você sabe mais alguma dica? Compartilhe-a abaixo, nos comentários e ajude a enriquecer este artigo!

364 Comentários

  1. ola eu sou de jacarepagua e pedir meus documentos todos em 2010 fui fazer o boletim de ocorrência na delegacia q tem no centro da cidade so que eles mandaram eu fazer na delegacia de jacarepagua ai eu ñ consegui fazer agora fui ver q meu nome tava no spc ou serasa ai eu tinha uma ocorrência pelo serasa q devo a net tv 3,00,00 reais só q eu nuca fiz nada na net ai liguei liguei para eles e eles falaram q tenho uma net telefone net operadoras e etc. e falou um endereço q nunca ouvi falar e mandei cancela ai eles me ligarão e falou q vai cancelar e vai entra em contado comigo em 3 dias oq eu devo fazer .

    • Ricardo,

      Faça um boletim de ocorrência policial sobre o fato. Pelo que relata, você foi vítima de falsificação com uso de seus dados. Sugerimos que procure a unidade do PROCON mais próximo de sua residência, e solicite orientações sobre essas cobranças. Se nada for resolvido, você deve procurar orientação jurídica com um advogado de confiança, ou com a defensoria pública (Não cobra pelo atendimento). Agradecemos o contato Ricardo, e desejamos que sua situação seja resolvida sem maiores problemas. GuiaDocumentos.

  2. Eu tinha perdido minha carteira com o cpf e rg, fiz um boletim de ocorrencia pela internet , mas não imprimi o comprovante , mas eu acabei achando os meus documentos, o que devo fazer pra saber se presciso fazer outro rg e cpf.

    • Leandro,

      Segundo a Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo, uma vez feito a comunicação do extravio/furto/roubo dos documentos, é necessário requerer uma nova via dos mesmos, pois os que foram extraviados são bloqueados de forma irreversível. Veja:

      “◾Encontrei o documento roubado/furtado/perdido. O que devo fazer?
      Caso tenha registrado o(a) roubo/furto/perda de RG emitido pelo Estado de São Paulo, será necessário providenciar a segunda via, pois o Boletim de Ocorrência gera o bloqueio irreversível do documento. Ou seja, mesmo quando recuperado, não poderá ser reutilizado. “
      (http://www.ssp.sp.gov.br/fale/del_eletronica/answers.aspx?t=1).

      No seu caso, então, como já fez a comunicação, você deverá requerer a segunda via dos mesmos. Para o RG, solicite em postos de atendimento de serviços de Poupatempo, ou delegacias civis do instituto de identificação (Acesse para maiores informações: https://guiadocumentos.com.br/rg/ . O CPF, você deverá imprimir o comprovante de inscrição, pois o número do CPF é um único durante toda a vida da pessoa (34. SE EU PERDER MEU CPF, DEVO CANCELÁ-LO E RETIRAR OUTRO NÚMERO DE INSCRIÇÃO? Não, porque cada cidadão só pode ter um único número e seu cancelamento se dará nos casos de multiplicidade ou de falecimento. O cidadão poderá localizar o número do CPF em algum outro documento, cheque, contrato, etc. Se não conseguir, poderá obter o número do CPF em uma unidade de atendimento da Receita Federal.) (Acesse https://guiadocumentos.com.br/cpf-passo-a-passo-para-tirar-e-imprimir-o-cpf-pela-internet/ e https://idg.receita.fazenda.gov.br/orientacao/tributaria/cadastros/cadastro-de-pessoas-fisicas-cpf/servicos-na-internet/comprovante-de-inscricao-no-cpf para maiores informações. Agradecemos sua participação, e estamos a disposição. GuiaDocumentos.

  3. daniela Augusto chagas

    Olá
    eu perdi minha carteira de trabalho em casa nao sei onde coloquei será que é necessário fazer
    boletim de ocorrência obrigada aguardo resposta
    daniela

    • Daniela,

      Se o seu documento foi extraviado, e você não tem certeza sobre onde ele está, é importante fazer o boletim de ocorrência policial sim, para evitar problemas com golpistas usando sua identificação. Mesmo porque, será pode ser necessário apresentar o boletim de ocorrência para a requisição da segunda via do seu documento (Alguns emissores podem exigir o boletim de ocorrência por perda do documento. Por furto/roubo a maioria exige). Agradecemos sua participação Daniela. GuiaDocumentos

  4. Olá pessoal perdi minha Habitação a uns dois atras ja coloquei um anuncio aqui na Radio local da minha cidade e nada ainda de quem encontrou entrar em contato comigo se é que ja foi encontrada mesmo por alguém ou não, o que devo fazer para tirar uma segunda via da mesma ?

    • Jaílson,

      Você cita que perdeu sua “habitação”. Cremos ter entendido “habilitação” (Isto está correto?). Caso seja isto mesmo, ou seja, sua habilitação, acesse o site do DETRAN: http://detran.sp.gov.br/ (Veja em “serviços online”, no menu à esquerda, a segunda via da CNH), e verifique todas as informações sobre como requerer a segunda via do documento. Agradecemos seu contato Jaílson, e estamos à disposição. GuiaDocumentos.

  5. Boa noite! Eu havia perdido meu RG em um ônibus, no RJ. fiz o B.O. no mesmo dia. No dia seguinte, fui ao ponto final da linha do ônibus que peguei e o RG estava guardada com o despachante, que me devolveu. Devo ir na delegacia notificar que recuperei o documento, já que passei em um concurso que exige certidões negativas e uma delas é a da justiça estadual, e estou com medo de constar algo na certidão.

    • João,

      Sugerimos que dirija-se à delegacia, e averigue a necessidade de notificação, ou se seu documento extraviado foi cancelado (Você pode efetuar a averiguação por telefone mesmo). Se foi cancelado, você terá de requerer um novo. Agradecemos seu contato. GuiaDocumentos.

  6. Boa noite, como eu posso fazer um boletim de ocorrência quando os suspeitos são as pessoas da minha própria casa. Eu não tenho como provar quem furtou, mais levarão a minha câmera que estava guardada no meu guarda roupa. Fui para faculdade na sexta a câmera estava lá, voltei hoje e sumiu ninguém pegou. Sei que não foi a minha mãe.

    • Nathália,

      Situação Complicada. Sugerimos que dirija-se ao posto policial e converse com um escrivão, sobre o caso. Desejamos boa sorte e agradecemos seu contato. GuiaDocumentos.

  7. Boa Tarde. Minha mãe teve o RG e Cartões de créditos furtados. Ela já fez o B.O, já comunicou as centrais de atendimentos dos bancos, etc. Porém continuam utilizando os dados dela em compras, empréstimos e solicitações de novos cartões. Mesmo já tendo feito os devidos procedimentos de cadastro no site referente ao furto, mesmo com B.O e mesmo já alertando os bancos e administradoras, continuamos tendo esse estresse. Já fomos em algumas lojas informar que não foi minha mãe quem solicitou empréstimos e/ou compras, e mesmo assim ouvimos falar que se a pessoa aparecer com o documento com foto, os atendentes não ficam olhando para a foto e comparando com quem está a frente. Mas esse não seria o procedimento? Pra que existe fato no documento de identificação então?
    Não sabemos mais o que fazer e a quem recorrer. Nos auxilie por favor.
    Grato pela atenção.

    • Leo,

      Sugerimos a vocês que consultem um advogado de confiança, ou um defensor público (Não cobra honorários pelo atendimento), para que o advogado analise o caso e possa orientar vocês sobre possíveis ações a tomar. Sugerimos também que compareça ao procon, e peça esclarecimentos sobre usos e abusos de documentos para compras não autorizadas e sobre a responsabilidade dos estabelecimentos comerciais em identificarem seus clientes. Desejamos boa sorte e agradecemos a sua participação. GuiaDocumentos.

  8. no domingo de carnaval constatei que a falta do documento do carro que tinha perdido.

  9. Olá,
    Dois anos atrás me foi enviado por correio a minha certidão de nascimento e eu nunca recebi o documento. Ainda posso fazer o boletim de ocorrências?
    Quanto tempo depois do ocorrido posso fazer o boletim de ocorrência?
    Moro fora do Brasil e isso aconteceu quando eu ainda morava aí, posso pedir alguém que faça o boletim para mim?
    Espero que possa responder,
    Obrigada

    • Natasha,

      Segundo pesquisamos, um terceiro poderá fazer o Boletim de Ocorrência para você (No entanto, sugerimos consulta por telefone antecipada à unidade policial, pois esta facilidade pode ser diferente em cada unidade da federação). Sugerimos a você que tente fazer o B.O pela delegacia eletrônica, pois você poderá imprimir o documento onde você estiver. Neste caso será necessário que você acesse o serviço policial online do estado onde seu documento de nascimento foi extraviado. Agradecemos sua participação Natasha. GuiaDocumentos.

  10. Ola,

    Se uma Pessoa preder o RG e CIC e foi para a policia civil para dar a ocorrencia. Como conseguir 2 via original? De que lunar?

    Obrigada,

    Sunita

    • Sunita,

      De posse do Boletim de Ocorrência policial, você pode fazer a requisição da segunda via do documento carteira de identidade em qualquer posto, próprio para isto, mais próximo de sua residência (Delegacias de polícia civil (onde são emitidas Carteiras de Identidade) em cidades de interior, e/ou postos de serviços de Poupatempo em cidades que disponham dos serviços (Capitais e cidades maiores). Já o CPF (cic), o número não irá mudar nunca. Você pode imprimir o seu comprovante de CPF pelo site da receita federal, caso souber o número. Se não souber e não tiver como recobrar o número, para conseguí-lo pelo nome, segundo a Receita Federal, somente comparecendo a um posto de atendimento da Receita (Se este for seu caso, para saber qual posto da receita fica mais próximo da sua residência, acesse: http://www.receita.fazenda.gov.br/AtendContrib/Atendimento/UnidAtendimento/CentroAtendimento.htm . Se o posto em questão for longe de sua residência, sugerimos consulta antecipada por telefone, para saber se o posto em questão presta o determinado serviço). Obrigado por sua participação. GD.

      • claudete fernandes nogueira

        porque não podemos verificar se o RG se encontra nos correios também pelo número ou nome da mãe, porque so pelo nome é possível ser igual a outro quando o nome é muito comum, foi encontrado meu RG em londrina e sou de Ourinhos como saber se é o meu realmente?

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