O que fazer em caso de furto, roubo ou perda de documentos pessoais?

A perda de documentos é uma situação que ninguém deseja passar. Se você já perdeu algum documento, seja por descuido, extravio ou até mesmo por ser vítima de roubo ou furto, você aprenderá, neste artigo, uma série de dicas sobre como evitar que este problema aconteça.

Aprenderá, também, quais as principais providências a serem tomadas para evitar que seu documento perdido seja usado indevidamente por criminosos.

Boa leitura.

O que fazer após constatar furto, roubo, extravio ou perda de documentos?

1. Registro do Boletim de Ocorrência

O primeiro passo que o cidadão deve fazer quando se deparar com um caso de perda, furto, roubo ou extravio de um documentos pessoais (RG, CPF. Título de Eleitor, Passaporte, etc), talonário de cheques ou cartões magnéticos (de crédito ou de movimentação bancária) é se dirigir a Delegacia de Polícia mais próxima e registrar a ocorrência imediatamente.

Esta conduta é muito importante e deve ser feita o mais rápido possível assim que tenha constatado a ocorrência.

Dica

Em alguns Estados como São Paulo, é possível registrar a ocorrência referente a extravio, perda, furto, roubo de documentos pela internet através da Delegacia Eletrônica.

Faça uma pesquisa e veja se em seu Estado o serviço já está disponível. Digite no site de buscas, por exemplo, “Delegacia eletrônica Paraná”.

Se o serviço estiver operante, certamente será listado no resultado da busca.

Recomendamos que você leia todas as instruções contidas no site da Delegacia Eletrônica do Estado onde pretende fazer o registro, pois todo procedimento é explicado detalhadamente.

Lembramos, ainda, que caso você tenha dificuldades para fazer o registro da ocorrência pela internet, faça o registro do B.O. presencialmente na Delegacia de Polícia mais próxima.

2. Comunicar os órgãos de proteção ao crédito

Feito o B.O., é importante comunicar os órgão de proteção ao crédito do ocorrido. Uma vez cadastrado o alerta no sistema de crédito, caso alguém tente realizar uma operação (compra, abertura de contas, financiamentos, empréstimos, etc) o comerciante que fez a pesquisa (é muito comum ser feita a pesquisa de crédito) será informado do bloqueio e de que está diante de fraude.

O procedimento para comunicação de bloqueio de documentos ou talões de cheques é bem tranquilo, basta acessar os sites dos órgãos listados abaixo e seguir os passos informados, ou ainda, via telefone.

  • Serasa – Telefone: 0800-773-7728
  • SPC
  • SCPC – SOS cheques e documentos – Telefone: 0800 011 1522

3. Bloquear os cartões magnéticos e talões de cheque

Entre em contato com a central de atendimento de seu banco ou vá pessoalmente comunicar o ocorrido.

Solicite o bloqueio do cartão ou do talão de cheques perdido ou furtado/roubado, bem como sustação de eventual folha de cheques preenchida.

4. Extravio, furto ou roubo de Passaporte

Quando houver a perda, roubo ou furto do Passaporte Brasileiro, além  dos procedimentos normais, como lavrar Boletim de Ocorrência, e dar entrada nos trâmites para a requisição de uma segunda via, no caso do Passaporte Brasileiro, seu titular, pelo Decreto n° 1983, de 14 de agosto de 1996, é obrigado a comparecer a um posto da Polícia Federal e comunicar o ocorrido.

Vale lembrar, que o procedimento é exigido também nos casos de dano, adulteração,  inutilização, e ainda, a recuperação do passaporte, quando ocorrer.

Para efetuar o aviso, o titular do passaporte deve comparecer a uma unidade da Polícia Federal munido de um formulário preenchido. Este formulário pode ser acessado  no site da Polícia Federal do Brasil, pelo link: http://www.pf.gov.br/servicos-pf/passaporte/comunicacaoRouboPassaporte.doc/view

5. Solicitar a 2ª via dos documentos pessoais

Após adotados os procedimentos acima, você deverá solicitar nova via do documento pessoal – é a chamada segunda via.

O local onde deve ser solicitada a 2ª via do documento varia de documento para documento. A segunda via de documentos também é fornecida pelas unidades do Poupatempo ou similares.

Acesse na lista abaixo todos os procedimentos para a emissão da 2ª via para:

Dicas de Segurança

Confira algumas dicas de segurança importantes:

1. É realmente necessário carregar todos os documentos?

Imagem de um ladrão arrebatando uma bolsa através da janela de veículo, ocasionando a perda de documentos

Muitas pessoas têm esse hábito de carregar todos os documentos na carteira, mochila ou bolsa e não vislumbram o risco que esta conduta representa.

Imagine só perder todos os documentos de uma só vez!

A recomendação é carregar somente um documento de identificação com foto, os demais devem ficar guardados em casa.

Caso este documento seja vítima, você somente terá que lidar com a burocracia quanto a 2ª via deste único documento. Isto, sem dúvida, poupará e muito seu precioso tempo.

2. Nunca entregue seus documentos a estranhos

Jamais deixe seus documentos em poder de pessoas estranhas. O mínimo descuido pode ser o tempo que o criminoso necessitava para clonar seu documento.

3. Nunca forneça dados pessoais ou a numeração de seus documentos pelo telefone

Existem muitos golpes aplicados via telefone. Normalmente o criminoso se identifica como funcionário de uma empresa e alega estar entrando em contato para fazer uma confirmação de seus documentos e pede que você diga os dados.

Se você receber uma ligação e for pedido confirmação de algum dado sobre documentos pessoais, desconfie. Na dúvida não forneça a informação.

4. Cartões de banco e Cartões de Crédito

máquina de cartão de crédito - cuidados

Memorizar a senha

A principal dica a ser dada neste tópico é muito comum, mas poucos a seguem. Nunca guarde a senha anotada junto com o seu cartão. O correto é memorizá-la.

Caso você seja assaltado ou mesmo em eventual perda da carteira, a pessoa poderá ter acesso ao seu cartão e senha.

Agilize o contato com a central bancária

Assim que receber o cartão (de movimentação bancária ou crédito), anote o telefone da central de atendimento do respectivo banco na sua agenda (no celular) para facilitar a solicitação do bloqueio.

Lembre-se que o bloqueio deve ser feito imediatamente após constatar a perda, visto que é possível fazer compras pela internet somente fornecendo os dados impressos no cartão de crédito.

Dificulte a visualização dos dígitos de segurança

Apague ou cubra com uma etiqueta os 3 dígitos de segurança de seu cartão de crédito. Os golpes mais comuns são praticados no momento em que você paga a conta em estabelecimentos comerciais.

Preste muita atenção no cobrador e não tire os olhos de seu cartão (o ideal é não entregar o cartão para o cobrador), pois nesse momento ou ele pode filmar seus dados impressos no cartão com um celular ou ainda fazer uma permuta de cartões, devolvendo-lhe um cartão falso.

Novamente o lembramos: pela internet é possível comprar utilizando apenas os dados impressos no cartão!

Serviços de notificação SMS ou via aplicativo do banco

Utilize os serviços de notificação de compras pelo aplicativo do banco ou SMS.

A maioria dos bancos possui esse serviço.

Caso seja notificado de uma compra que não fez ou não autorizou, telefone imediatamente para a central de atendimento (os números estão impressos no seu cartão) e solicite o bloqueio do cartão imediatamente.

5. Em caixas eletrônicos

perda de documentos - caixa eletrônico

Na dúvida, não utilize

Antes de usar um caixa eletrônico verifique qualquer indício de adulteração física no mesmo, como grampos, saliências desproporcionais, partes mal fixadas, avarias no acabamento, etc.

Tenha como base o caixa ao lado. Os famosos “chupa-cabras” são peças acopladas na parte frontal do caixa que fazem a cópia de seu cartão.

Caso perceba algo de diferente, não utilize o caixa e comunique imediatamente a segurança do banco ou disque 190 para reportar à Polícia Militar.

Desconfie do bom samaritano

Não aceite ajuda de estranhos em hipótese alguma e muito menos entregue seu cartão nas mãos de terceiros, pois é neste momento em que é feita a permuta dos cartões.

Caso precise de auxílio na operação do caixa, solicite ajuda de funcionário do banco (verifique o crachá se for preciso).

6. Como embarcar no aeroporto sem os documentos?

Segundo informa a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), em casos de perda, roubo ou furto dos documentos aceitos para o embarque, é possível embarcar em voos apresentando o Boletim de Ocorrência referente ao fato, com data de expedição de até 60 dias.

7. Fui vítima de fraude – O que devo fazer?

Nesse caso, ao constatar a realização de qualquer operação financeira em seu nome, sem seu conhecimento ou autorização, registre imediatamente um Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia mais próxima.

Guarde a impressão de extratos, comprovantes ou mensagens SMS enviadas pelo banco (se houver) que constam a operação fraudulenta.

Em caso de fraude no uso de cartão de crédito, além do boletim de ocorrência, solicite o bloqueio do cartão na central administradora do cartão ou banco. O mesmo vale para cheques.

Procure um advogado para tomar as providências cabíveis no que tange às indenizações que você tem direito.

Além de documentos, perdi também objetos – há possibilidade de recuperação?

1. Verificar se seu pertence foi encontrado.

Muitas pessoas, ao encontrar um documento ou objeto alheio, o entregam em Delegacias de Polícia, Bases da Polícia Militar, terminais de trens e metrô, rodoviárias, aeroportos, Correios e até mesmo em algumas emissoras de rádio (em cidades menores esta prática é muito comum).

Tente vislumbrar o local onde seu pertence foi perdido e localize estas estruturas mencionadas nas redondezas e comece a verificação por lá. Vale a pena entrar em contato e verificar.

Terminais rodoviários, de trens, aeroportos e metrô sempre contam com centrais de achados e perdidos.

Caso não exista, entre em contato com a empresa, pois muitos documentos e objetos são achados no pátio onde os carros ficam estacionados para manutenção e limpeza.

Achados e Perdidos dos Correios

Os Correios disponibilizam um serviço muito útil de documentos achados e perdidos em âmbito nacional.

O que é melhor, a pesquisa é feita pela internet. Acesse:

Atente-se ao fato de que os documentos entregues nos correios, na condição de achados e perdidos, permanecem guardados por 60 dias.

Após este período, os documentos são remetidos aos órgãos emissores.

Caso seu documento esteja em poder dos Correios, será cobrada uma taxa de retirada de R$ 4,30.

A verificação também poderá ser feita pessoalmente em qualquer agência dos Correios ou ainda pelos telefones: 3003 0100 (Capitais e Região Metropolitanas) e 0800 725 7282 (Demais localidades).

 

Perda de documentos - site de achados e perdidos dos Correios


Esperamos que estas informações tenham sido úteis para você. Você sabe mais alguma dica? Compartilhe-a abaixo, nos comentários e ajude a enriquecer este artigo!

364 Comentários

  1. ola,forneci meu rg e cpf por telefone e percebi que era engano,o que eu faço???a pessoa pode fazer compras usando meu nome? e dai terei que pagar????to apavorada!!! ME AJUDA…

    • Maya, registre um Boletim de Ocorrência na Delegacia, relatando todo o fato ocorrido. Guarde este BO. Caso alguém efetuar alguma fraude em seu nome, procure um advogado ou a Defensoria Pública para tomarem as providências cabíveis.
      Sempre que receber ligações de números estranhos, solicitando confirmação de dados desconfie e jamais forneça seus dados.
      Forte abraço.

  2. Ola perdi meu rg consigo tirar a 2via com o bo

    • Mardonio,

      Você deve apresentar o Boletim de Ocorrência, quando solicitar a nova via do seu documento de identidade. Para informações sobre os documentos a apresentar, e demais informações sobre o requerimento, acesse a página de serviço de Poupatempo (Ou equivalente), do seu estado e confirme (caso more em cidade sem serviço de Poupatempo, requeira informações com a unidade de polícia civil encarregada da emissão de documentos de identidade). Agradecemos o seu contato Mardonio. GuiaDocumentos.

  3. Olá. Sou do Maranhão, mas moro em Manaus há 8 anos. O meu primeiro RG (Maranhão) foi tirado quando eu ainda era criança. Como já tenho 21 anos resolvi tirar um novo RG (Amazonas), com uma foto atualizada. Porém, não realizei o BO. Agora que já tenho o novo RG (1ª via do Amazonas) constatei que perdi o primeiro, pois já procurei por todo lugar e não achei. Eu preciso (ou ainda posso) fazer o BO sobre a perda desse primeiro RG? Era obrigatório ter feito o BO antes de tirar o novo? Obrigado pela atenção.

    • Álvaro,

      Todo documento extraviado, deve ser comunicado à polícia, para que registrado um boletim de ocorrência, e para que seja cancelado, não podendo assim, ser usado para qualquer tipo de fraude em seu nome. É sugerível que você dirija-se a uma delegacia de polícia cívil mais próxima da sua residência, explique o caso, solicite esclarecimentos, e registre um B.O sobre a perda do mesmo. Não é obrigatório um registro policial (Isto é feito no intuito de evitar fraudes com criminosos usando seu documento e nome). Agradecemos o seu contato Álvaro. GuiaDocumentos.

  4. olá perdi minha identidade e não sei em qual local,ja procurei na casa inteira e nada de achar,só que só senti falta da minha identidade nesse final de semana passado,pois precisava usá-la,porém não achei!

    • gostaria de saber oque faço?!

      • Andrielli,

        Se o seu documento extraviou, o correto é fazer um boletim de ocorrência policial sobre a perda do documento. No entato, você deve ter certeza de que perdeu o documento antes de fazer isto, pois o documento em questão será concelado, e você deverá requerer uma nova via do documento (Isto terá custo, se o estado emissor do documento for o mesmo da via anterior. Caso seja outro estado, não será segunda via e sim, primeira via, gratuito neste caso). Agradecemos o seu contato Andrielli. GuiaDocumentos.

    • marilene Batista de Oliveira

      perdi minha identidade náo sei site do q q està pedindo e quero fazer o boletim pq tenho tbm meu cpf na identidade

      • Marilene, registre a ocorrência na Delegacia mais próxima de você. Depois solicite a 2ª via da carteira de identidade no local competente em seu Estado (normalmente a própria Delegacia, mas poderá ser outro órgão).
        Grande abraço

  5. Olá
    roubaram minha carteira e dentro tinha apenas papeis com anotações e meu RG , roubaram ,logo depois fiz o b.o sobre o roubo do rg , dias depois acharam minha carteira na rua , e conseguiram número de familiares meus que tinha na carteira , entraram em contato e devolveram , gostaria de saber se tem como retirar o b.o pra que eu nao precise tirar um novo RG ?
    Obrigado

  6. FUI ROUBADO DENTRO DE MINHA RESIDÊNCIA,FIZ A OCORRÊNCIA E A MESMA FOI RE DIGIDA COMO EXTRAVIO DE DOCUMENTOS,AO TOMAR PROVIDENCIAS PARA TIRAR A SEGUNDA VIA A FUNCIONÁRIA DO DETRAN QUERIA ME COBRAR A TAXA DE 30,58.FIQUEI NA DÚVIDA,QUE PROVIDÊNCIAS DEVO TOMAR?

    • Aloísio,

      Verifique com o site do DETRAN do seu estado, se a taxa é cobrada independentemente do documento ser roubado ou extraviado (Alguns estados isentam da cobrança, quando se trata de roubo/furto). Você pode verificar se consegue a alteração/retificação do Boletim de Ocorrência. Caso não consiga, sugerimos que procure o PROCON, e verifique se há alguma providência que o orgão pode tomar. Agradecemos o seu contato Aloísio. GuiaDocumentos.

  7. roubaram minha carteira com todos os documentos o que fazer.

  8. Então minha funcionária desviou dinheiro de algumas guias de pagamentos de clientes porém descobri fiz acrescido dela descontei td o que devia e dispensei ela sem justa causa tenho medo que ela vá ao sindicato reclamar minhas verbas rescisórias porque ela ficou 5 anos sem registro fiz a rescisão descontei as guias e não paguei o mês trabalhado PQ não achei justo tinha dado férias pra ela e ela tinha assinado as férias e tinha recebido um terço delas depois rasguei tudo e fiz dessa forma O que devo fazer isso já se passaram 2 meses e todas as guias sanadas o que eu faço se eu fizer o BO vais estar pagas as guias e os 5 anos sem registro o que eu faço paguei 13 salário férias td só não paguei o inss dela e ela recebia a menos do piso que trabalhava o que eu faço ? Grata ! Aguardo !

    • Daniela, o melhor a fazer é consultar um advogado especialista em direito do trabalho para lhe orientar o que fazer, diante do ocorrido. Um forte abraço.

      • Seria necessário fazer o BO ? O desvio de dinheiro entraria como roubo? Já se passaram 2 meses e as guias já foram quitadas faço o BO ?

        • E sobre a segunda pergunta do BO ? O que fazer

          • Daniela, é verdade, ficou essa questão para trás. Nos perdoe. Pois bem, conforme o seu relato é um caso complicado e por isso é imprescindível que você se consulte com um advogado de confiança, antes de registrar um BO sobre os fatos. Veja com o profissional se é aconselhável registrar a ocorrência policial. Caso não possa arcar com o advogado, procure a Defensoria Pública local para se atendida gratuitamente.
            Esperamos ter ajudado você Daniela.
            Forte abraço.

  9. bom dia, fui vitima de estelionato onde a pessoa dizia ser do banco e me pediu para confirmar os dados pelo telefone. Meu cartão não tinha chego até minha residência ha cerca de 1 mês, então procurei a agência e o cartão já havia sido enviado, porém, não chegou em casa. 1 dia depois aconteceu a ligação e por discuido e preocupação acabei fornecendo os dados…… 2 horas depois foi sacado todo o limite da conta, bloqueei o cartão, fiz o boletim e fui até a agencia. Fizeram todos os tramites legais e me informaram que não seria ressarcido o dinheiro sacado, a pergunta é: É possível recorrer da decisão da agência bancária?

    • Jeferson, procure um advogado particular ou, caso não tenha condições de arcar com a contratação, procure a Defensoria Pública local para que sejam tomadas as providências legais cabíveis.
      Forte abraço.

  10. BOa noite,

    Tenho uma duvida que esta me deixando sem dormir, e até agora nao obtive resposta.
    Quando eu tiro a segunda via de CNH,RG e CPF, a via anterior é cancelada?
    Tive esse documentos roubados e estou muito preocupado. Pois,por exemplo, se a pessoa que esta com minha CNH, ele pode abusar de multas e eu levar os pontos sem culpa? Usar meu RG e CPF para compras? Como é esse sistema de segunda via?

    • Higor, em se tratando da carteira de habilitação, em tese, não é possível se passar pelo titular do documento, pois a foto é coletada de forma digitalizada e em eventual identificação policial, o agente irá perceber que não se trata do titular do documento (para requerer a segunda via do documento, é necessário apresentar B.O policial para comprovação de roubo/furto – procure informações no site do Detran de seu Estado na internet, ou procurando a unidade local). Uma vez feito o BO e solicitada a 2ª via da CNH, o novo documento virá com uma nova data de expedição, por isso, caso alguém utilize sua CNH, o agente conseguirá ver que a CNH apresentada é a versão anterior, o que é fato para suspeitar de fraude. Já a carteira de identidade, após a comunicação, a mesma é cancelada automaticamente (em alguns Estados – cheque se no seu é feito esse bloqueio eletrônico), e nova via deve ser requisitada (Também é necessário apresentar o boletim de ocorrência). O mesmo critério da data de emissão se aplica também ao RG. Já o CPF, este não muda nunca, nem mesmo em caso de perda do comprovante de inscrição, já que, segundo a Receita Federal, o número do CPF, é um único durante toda a vida do cidadão. No caso do CPF, é possível, através de um serviço pago do SERASA chamado “meproteja” (https://portal.serasaconsumidor.com.br/me-proteja/), ficar sabendo se o documento roubado está sendo usado para tentativas de fraudes. O serviço é pago, veja no link fornecido. Também é possível cadastrar um “alerta” na Serasa por um tempo determinado, o qual irá alertar o comerciante que efetuar a pesquisa de crédito (o que é muito comum fazerem). Recomendamos a leitura atentamente das instruções contidas no site da Serasa (que por sinal são muito esclarecedoras) para se informar.
      O mais importante é registrar o Boletim de Ocorrência, solicitar as novas vias dos documentos e guardar o BO. Em caso de ser vítima de alguma fraude, o BO servirá de prova de sua boa-fé em comunicar a perda dos documentos às autoridades.
      Agradecemos o seu contato Higor. GuiaDocumentos.

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