RIC – Registro de Identidade Civil

Em 2011 o Ministério da Justiça lançou o novo registro de identificação civil, ou RIC, o qual substituirá gradualmente a carteira de identidade – RG – em todo território nacional.

Inicialmente, o Ministério da Justiça prevê a emissão de dois milhões de cartões a partir de 2011.

As cem mil primeiras unidades serão para os Estados do Rio de Janeiro, Bahia e Distrito Federal.

Porém, a transição do RG para o RIC será escalonada em um período de nove anos.

Com isso, a intenção do Ministério da Justiça é unificar a expedição em todos os Estados do Brasil, formando um Cadastro Nacional Único.

Desse modo, possibilitará que apenas um documento de identificação, o RIC, tenha eficácia em qualquer Estado da federação.

Como será o RIC, a nova Carteira de Identidade?

O novo documento de identificação nacional – RIC – será bem diferente do modelo atual.

Por conta das novas tecnologias antifraude contidas no documento, ele será semelhante a um cartão de crédito.

As informações do cidadão serão armazenadas no RIC por meio de um chip eletrônico.

Além do número do RIC e dos dados identificadores individuais do cidadão como nome, sexo, data de nascimento, nacionalidade, altura, impressão digital e assinatura, o cartão também terá inscrito informações de outros documentos do cidadão como:

O RIC traz ainda um campo de observações onde será possível registrar se o cidadão é doador de órgão e qual o seu tipo sanguíneo.

Representação do documentos RIC - Registro de Identidade Civil

Segurança e tecnologia

O RIC traz vários itens de segurança modernos a fim de proteger os dados do cidadão contra fraudes e falsificações.

Todos os dados do cidadão serão armazenados no chip, inclusive a sua impressão digital.

O cartão RIC já vem com certificação digital, o que tornará possível ao cidadão realizar transações via internet como a assinatura de contratos.

O cartão ainda traz outros dispositivos tecnológicos de segurança como:

  • A visualização de imagens apenas por refração de luz ultravioleta;
  • Imagem oculta gravada por raio laser na foto do verso do documento, apenas vista se olhada de ângulo específico e que revela o Estado de origem e o número RIC, de outro ângulo revela a foto e assinatura do cidadão;
  • Dispositivo Óptico Variável (DOV) que projeta no cartão um holograma exclusivo do governo brasileiro;
  • Relevo tátil;
  • OVI – tinta que altera a sua cor conforme o ângulo de visualização;
  • Gravação dos caracteres em laser, perfurando a matriz do cartão sem a utilização de tintas, o que dificulta a adulteração por produtos químicos;
  • Código de identificação em padrão internacional ICAO.

Onde posso tirar o RIC?

No momento ainda não há possibilidade de qualquer cidadão solicitar o RIC.

Caso você seja selecionado pelo Ministério da Justiça, você receberá uma carta contendo todas as instruções.

Será gratuito?

O senado aprovou em março/2013 um projeto do senador Ciro Nogueira que garante a gratuidade do documento para a primeira via.

Futuro do RIC

Atualmente a implantação do RIC está suspensa por tempo indeterminado.

Ao que parece o RIC não terá futuro, tendo em vista o Projeto de Lei 1775/2015 que propõe criação do RCN (Registro Civil Nacional), outro registro unificado de carteira de identidade.

Documento Nacional de Identificação – DNI

Em maio de 2017, o presidente Michel Temer sancionou a Lei nº 13.444/2017, a qual institui um novo documento de identidade nacional, o DNI.

O novo documento será baseado em biometria e será emitido pela Justiça Eleitoral, institutos de identificação dos Estados e outros órgãos delegados.

O documento poderá substituir o Título de Eleitor e terá o número do CPF incorporado.

Contudo, a citada lei não define prazo para início da implantação.

 

Fonte: Ministério da Justiça

Imagem: Ministério da Justiça/divulgação

52 Comentários

  1. Queria saber se através desse cartão será implantado alguma coisa na gente ?

  2. Olá,

    Aquelas pessoas, cujos nomes têm acento, terão sua identidade escrita corretamente, no RIC? Ou continuará aquela diferença entre Certidão de Nascimento e documento de identificação?

    Grato

  3. Bom dia!

    Gostaria de saber se no Paraná já da pra tirar a nova RG

    • Amarildo,

      O RIC ainda não está disponível para o cidadão Brasileiro. Para maiores informações sobre os prováveis prazos, sugerimos que consulte o emissor de documento de identidade, na sua cidade. Agradecemos sua participação. GD.

  4. Rose mari sibinel fasciani

    Meu rg tem foto de 30 anos atrás, alguns lugares não o aceita mais, queria tirar já o Ric, em vez de atualizar o rg com nova foto, já é possível obter esse ric/

    • Rose,

      Infelizmente, por falta de recursos públicos para tal, o RIC ainda não está disponível ao cidadão Brasileiro. Sugerimos a você que atualize seu documento de identidade, se estiver com muitas dificuldades para que o mesmo seja aceito, pois cremos poderá demorar ainda a emissão do RIC. Se seu documento tiver sido emitido em estado da federação diferente do que morar atualmente, você deverá pedir a primeira via (de forma gratuita. Consulte o emissor mais próximo do local onde mora, ou site do emissor na internet). Qualquer dúvida restante, volte a entrar em contato. Agradecemos sua participação. GD.

  5. everaldo L . cavalheiro

    ja era hora de desburocratizar demoro

  6. Para se inscrever no FIES pede esta numeração do RIC.
    Mas se tenho que ser sorteado para tê-lo, como o FIES nos obriga.

    • Tatiane, você tem toda razão, uma vez que o RIC ainda não foi implantado nacionalmente. Se não houver a opção para preencher com outro documento de identidade, sugerimos que entre em contato com o suporte para esclarecer como proceder.
      Um abraço.

  7. cristiane maria monte de moraes

    E muito bom nova carteira;Alem de ser resistente e seus dados é seguro .

  8. Que critérios vão utilizar para a seleção?
    Abs.

    • Rosangela, os critérios exatos das cidades escolhidas como piloto para a implementação do RIC, não foram divulgadas pelo Ministério da Justiça. Sabe-se que são as cidades de Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Hidrolândia (GO), Ilha de Itamaracá (PE), Nísia Floresta (RN) e Rio Sono (TO). Os cidadãos escolhidos como primeiros beneficiários do programa, são cidadãos cadastrados em uma base de dados já existentes nos institutos de identificação estaduais e do TSE (Cidadãos que já foram recadastrados para votação em urna biométrica). “Queremos informar à população que, mesmo o estado sendo contemplado dentro do projeto-piloto do novo Registro de Identificação, a seleção dos beneficiários será feita com base em dados cadastrais pelo Ministério da Justiça; portanto não é preciso procurar o Instituto de Identificação para requerer o documento”, explicou a diretora do órgão, Maria Madalena Cardoso. Caso deseje mais informações sobre o decreto que instituiu o RIC pelo então presidente Luís Inácio Lula da Silva, acesse http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/Decreto/D7166.htm . Ainda há informação de que o documento terá validade de 20 anos. Abraços e quaisquer dúvidas que tiver, entre em contato. Sempre será um prazer responder.

  9. Aparentemente parece muito melhor.
    Agora é esperar concretizar.

    • Rosangela, Obrigado por seu comentário!! Esperemos que o governo o torne realidade o mais brevemente possível, pois quanto menos burocracia, melhor para todos.

  10. Finalmente todos os dados em um só documento, quase todos,
    espero que tenham tempo para rever e incluam o número de
    registro no SUS, em Portugal onde moro consta o seu número
    no Centro de Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.