Home / Utilidade Pública e Dicas / Como Tirar a 2ª Via da Certidão de Nascimento, Casamento e Óbito pela internet – Sem sair de casa

Como Tirar a 2ª Via da Certidão de Nascimento, Casamento e Óbito pela internet – Sem sair de casa

Quantas vezes você já precisou da 2ª via da certidão de nascimento, casamento ou óbito de algum familiar ou parente e perdeu horas na fila de um cartório? Pois agora, graças aos avanços tecnológicos, você pode requisitar e receber esses documentos sem sair de casa, bastando ter acesso a internet.

Desde o dia 18 de dezembro de 2013, a ARPEN-SP (Associação dos Registradores de Pessoas Naturais de São Paulo) disponibiliza o serviço de requisição de 2ª via das certidões de  nascimento, óbito e casamento pela internet. A única restrição é que o serviço somente está disponível nos Estados: do Acre, Amapá, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Santa Catarina e São Paulo.

Neste artigo você vai aprender todos os detalhes do serviço: como funciona, qual o prazo de entrega, valores cobrados, reembolso, entre outras peculiaridades.

IMPORTANTE: Gostaríamos de salientar que o site GuiaDocumentos.com.br não possui nenhum vínculo com o prestador de serviços cartorários pela internet, denominado “ARPEN-SP (Associação dos Registradores de Pessoas Naturais de São Paulo)” nem que recebemos valores de qualquer ordem por indicação de seus serviços ou análogo. Gostaríamos de deixar claro, que o artigo em questão, tem um único propósito, que é o de INFORMAR o cidadão sobre um serviço prestado por uma entidade que tem o intuito de facilitar no requerimentos dos serviços supracitados. Inclusive, o site GuiaDocumentos.com.br, encoraja e apoia que o cidadão pesquise sobre o serviço, e o prestador do mesmo, em órgãos e sites de defesa do consumidor. Que o cidadão baseie-se em análises de outros usuários anteriores  do serviço, antes de decidir pelo mesmo.

Como funciona?

Obtenha a segunda via de certidões pela internetO serviço funciona de maneira bem simples. Basta acessar o endereço eletrônico da ARPEN-SP (http://www.registrocivil.org.br), se cadastrar no site, escolher o documento e o meio de envio (em papel ou digital). Apontar o ofício onde foi feito o registro, fornecer os dados pessoais para entrega e dados sobre o documento pretendido. O serviço poderá ser pago tanto por boleto na rede bancária ou por cartão de crédito.

Quais tipos de Certidão que o serviço engloba?

Através do sistema, é possível requisitar a segunda via da:

  • Certidão de Casamento
  • Certidão de Nascimento
  • Certidão de Óbito

Quais os meios de envio disponíveis?

O serviço de entrega funciona tanto por meio dos correios (por meio de Carta Registrada com Aviso de Recebimento – AR), caso a opção seja o envio da certidão em papel, ou por via digital, onde será enviada a certidão assinada digitalmente no endereço de email fornecido no momento da requisição.

Qual a diferença entre a certidão digital e a certidão em papel?

A única diferença entre a certidão em papel e a digital é que a certidão digital é expedida especialmente para ser armazenada em meios eletrônicos como computador, pendrive, etc. Trata-se de um arquivo no formato PDF assinado digitalmente com certificação digital do cartório emissor. Ela tem a mesma validade legal da certidão em papel, porém não deve ser utilizada de forma impressa, isto é, ela perde a autenticação no momento em que for impressa. Portanto, se você precisar da certidão em papel, solicite-a nesta configuração.

Quanto custa o serviço

Infelizmente o serviço não é gratuito. Os valores cobrados poderão ser conferidos nos links abaixo:

Quais os meios de pagamento?

O serviço poderá ser pago por meio de boleto bancário ou por cartão de crédito.

Qual o prazo de entrega?

Tipo de certidãoPrazo de entrega
Em papelem até 10 dias úteis
Digitalem até 3 dias úteis

O prazo começa a ser contado a partir da confirmação do pagamento. Esta confirmação será recebida no endereço de email cadastrado no ato da requisição.

 


Qual a sua opinião sobre este serviço? Você acha que ele vai ajudar a vida do cidadão? Não deixe de registrar a sua opinião ou dúvida abaixo. Participe!

Fonte:

  • ARPEN-SP

Imagem:

  • FreeDigitalPhotos.net

Salvar

Leia também

Perda de documentos por furto

O que fazer em caso de furto, roubo ou perda de documentos pessoais?

A perda de documentos é uma situação que ninguém deseja passar. Se você já perdeu …

198 Comentários

    • Ana Paula,

      Você deve levar documentos de identificação. No entanto, sugerimos que você confirme antes com o notário (se o mesmo for longe da usa residência – telefone mesmo). Agradecemos o seu contato Ana Paula. GuiaDocumentos.

  1. Oi o meu nome é ana Paula eu queria saber qual o documento pra eu levar pra eu fazer o registro de nascimento da minha mãe so que ela perdeu a carteira de trabalho dela tem que levar também é.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *