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Como Tirar a 2ª Via da Certidão de Nascimento, Casamento e Óbito pela internet – Sem sair de casa

Quantas vezes você já precisou da 2ª via da certidão de nascimento, casamento ou óbito de algum familiar ou parente e perdeu horas na fila de um cartório? Pois agora, graças aos avanços tecnológicos, você pode requisitar e receber esses documentos sem sair de casa, bastando ter acesso a internet.

Desde o dia 18 de dezembro de 2013, a ARPEN-SP (Associação dos Registradores de Pessoas Naturais de São Paulo) disponibiliza o serviço de requisição de 2ª via das certidões de  nascimento, óbito e casamento pela internet. A única restrição é que o serviço somente está disponível nos Estados: do Acre, Amapá, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Santa Catarina e São Paulo.

Neste artigo você vai aprender todos os detalhes do serviço: como funciona, qual o prazo de entrega, valores cobrados, reembolso, entre outras peculiaridades.

IMPORTANTE: Gostaríamos de salientar que o site GuiaDocumentos.com.br não possui nenhum vínculo com o prestador de serviços cartorários pela internet, denominado “ARPEN-SP (Associação dos Registradores de Pessoas Naturais de São Paulo)” nem que recebemos valores de qualquer ordem por indicação de seus serviços ou análogo. Gostaríamos de deixar claro, que o artigo em questão, tem um único propósito, que é o de INFORMAR o cidadão sobre um serviço prestado por uma entidade que tem o intuito de facilitar no requerimentos dos serviços supracitados. Inclusive, o site GuiaDocumentos.com.br, encoraja e apoia que o cidadão pesquise sobre o serviço, e o prestador do mesmo, em órgãos e sites de defesa do consumidor. Que o cidadão baseie-se em análises de outros usuários anteriores  do serviço, antes de decidir pelo mesmo.

Como funciona?

Obtenha a segunda via de certidões pela internetO serviço funciona de maneira bem simples. Basta acessar o endereço eletrônico da ARPEN-SP (http://www.registrocivil.org.br), se cadastrar no site, escolher o documento e o meio de envio (em papel ou digital). Apontar o ofício onde foi feito o registro, fornecer os dados pessoais para entrega e dados sobre o documento pretendido. O serviço poderá ser pago tanto por boleto na rede bancária ou por cartão de crédito.

Quais tipos de Certidão que o serviço engloba?

Através do sistema, é possível requisitar a segunda via da:

  • Certidão de Casamento
  • Certidão de Nascimento
  • Certidão de Óbito

Quais os meios de envio disponíveis?

O serviço de entrega funciona tanto por meio dos correios (por meio de Carta Registrada com Aviso de Recebimento – AR), caso a opção seja o envio da certidão em papel, ou por via digital, onde será enviada a certidão assinada digitalmente no endereço de email fornecido no momento da requisição.

Qual a diferença entre a certidão digital e a certidão em papel?

A única diferença entre a certidão em papel e a digital é que a certidão digital é expedida especialmente para ser armazenada em meios eletrônicos como computador, pendrive, etc. Trata-se de um arquivo no formato PDF assinado digitalmente com certificação digital do cartório emissor. Ela tem a mesma validade legal da certidão em papel, porém não deve ser utilizada de forma impressa, isto é, ela perde a autenticação no momento em que for impressa. Portanto, se você precisar da certidão em papel, solicite-a nesta configuração.

Quanto custa o serviço

Infelizmente o serviço não é gratuito. Os valores cobrados poderão ser conferidos nos links abaixo:

Quais os meios de pagamento?

O serviço poderá ser pago por meio de boleto bancário ou por cartão de crédito.

Qual o prazo de entrega?

Tipo de certidãoPrazo de entrega
Em papelem até 10 dias úteis
Digitalem até 3 dias úteis

O prazo começa a ser contado a partir da confirmação do pagamento. Esta confirmação será recebida no endereço de email cadastrado no ato da requisição.

 


Qual a sua opinião sobre este serviço? Você acha que ele vai ajudar a vida do cidadão? Não deixe de registrar a sua opinião ou dúvida abaixo. Participe!

Fonte:

  • ARPEN-SP

Imagem:

  • FreeDigitalPhotos.net

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187 Comentários

  1. Eu gostaria de achar a certidão de nascimento doo meu avô mas é,lê nasceu em 1899 e eu acho q foi em espírito Santo do pinhal mas não tenho ctz nesse site eu consigo? Eu kero saber antes de fazer o pagamento

    • Natália,

      Sugerimos que você dirija-se ao cartório de registro civil mais próximo da sua residência, e verifique se o mesmo não consegue efetuar uma pesquisa pelo nome do seu avô, antes de optar por serviço online (sugerimos que você pesquise idoneidade do prestador do serviço em sites de procon, e sites como o reclameaqui). Agradecemos o seu contato Natália. GuiaDocumentos.

  2. Belo horizonte não faz parte ?

    • Edmar,

      Aparentemente, Minas Gerais ainda não faz parte do sistema (segundo o site do serviço). No entanto, sugerimos que você entre em contato via e-mail com o site do serviço (https://www.registrocivil.org.br – clique na guia “fale conosco”), e solicite a confirmação da informação, além da previsão de quando o estado será inserido no sistema.
      Agradecemos o seu contato Edmar. GuiaDocumentos.

  3. Boa noite!Meu pai ele tem 76anos,ele foi no inss para tentar receber pensão por morte da primeira mulher dele,so que chegando la eles disseram para ele levar a 2a via do atestado de óbito,eles nao aceitaram a1a via,so que ele mora na bahia, e onde ele pegou o atestado de óbito foi aqui em São Pauloquando ele morava aqui em sao paulo ainda,queria saber se tem como ele ir em um cartório mais próximo da região,e manda solicitarem pelo correio,para ele.ou eu como filha posso pegar para ele é enviar para ele?quero muito saber deram o prazo de trinta dias para ele voltar la com a 2a via,desde ja agradeço a atenção!!

    • Cristiane,

      O estado da Bahia, assim como o estado de São Paulo, faz parte da rede de cartórios interligados (http://www.arpensp.org.br/?pG=X19vZmljaW9zX3dlYnNlcnZpY2U=). Desta forma, cartórios destes estados estão aptos a emitir cópias de documentos de registro, efetuado em ambos estados, porém infelizmente não deve ser todos os ofícios, de todas as cidades, que estão cadastrados.
      Sugerimos que ele dirija-se ao cartório de registro civil mais próximo da residência dele, e solicite informações se o cartório em questão consegue emitir a segunda via atualizada do registro do óbito (Caso desejar, entre em contato via telefone, antecipadamente). Se não for possível a emissão, há algumas opções. São elas:

      – Pedir a um parente ou amigo, residente na cidade de registro do óbito, que solicite a segunda via, e a envie pelo correio (Certidões públicas, como as de óbito, nascimento e casamento, podem ser solicitadas por qualquer pessoa, sem que haja a necessidade de explicar o motivo para que precisa do documento);
      – Entrar em contato por telefone com o cartório do registro do óbito, e questionar se o mesmo não envia pelo correio a cópia, mediante depósito dos valores em conta do cartório;
      – Contratar um serviço de cartório online (Antes de fazer a escolha por esta opção, é altamente sugerível efetuar uma pesquisa por custos do serviço, e idoneidade do prestador do serviço).

      Esperamos que consiga o documento Cristiane, e agradecemos o seu contato. GuiaDocumentos.

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