Carteira de Trabalho – Como tirar a 1ª e 2ª via

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é o documento responsável por registrar toda atividade profissional do brasileiro que trabalha pelo regime da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

Ela informa a data de admissão, tempo do vínculo empregatício, salário, pagamento do seguro-desemprego e do PIS, férias e a data de saída do emprego.

Através desses registros, é possível garantir ao trabalhador direitos trabalhistas como a aposentadoria, o seguro-desemprego e o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Não há como conquistar o primeiro emprego sem antes tirar a Carteira de Trabalho.

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Continue lendo este artigo para aprender:

Carteira de Trabalho:

  • Quem pode tirar
  • Onde tirar (e agendamento)
  • Documentos necessários para tirar a 1ª e 2ª via
  • Qual o custo
  • Qual o prazo de entrega
  • Como recuperar os registros antigos em caso de perda, extravio, furto, roubo ou dano
  • Como tirar a via de continuação

Quem pode tirar a carteira de trabalho?

 É possível obter a carteira de trabalho a partir dos 14 anos.

Nessa condição, a legislação trabalhista prevê a possibilidade de contrato de aprendizes a partir dos 14 anos, sob condições diferenciadas.

A Carteira de Trabalho poderá ser emitida para:

  • Brasileiros natos ou naturalizados
Imagem de profissional portando a Carteira de Trabalho e conseguindo um emprego. Retornado a um grupo de trabalhadores executivos

Onde tirar a Carteira de Trabalho?

Por se um documento importantíssimo para o trabalhador, a Carteira de Trabalho é emitida em vários órgãos públicos, entidades e unidades conveniadas.

Os locais mais comuns de sua emissão são:

  • Sedes da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego
  • Sede da Gerência Regional do Trabalho
  • Postos de atendimento ao trabalhador (PAT) dos municípios.

Ela também é emitida nos postos conveniados com o MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), como, por exemplo:

Agendamento

Se você mora em capitais, regiões metropolitanas ou em cidades populosas é bem possível que os postos competentes para emitir a Carteira de Trabalho operem por agendamento prévio devido a alta procura na prestação do serviço.

A dica é entrar em contato com o posto com antecedência (postos como Poupatempo e similares possuem canais “0800” gratuitos) e verificar se o agendamento é obrigatório.

Havendo a necessidade, o agendamento deverá ser feito para você ser atendido.

Através do link abaixo você poderá consultar os contatos e endereços das Unidades do MTE em seu Estado:

Acesse nosso artigo e aprenda como fazer o agendamento da Carteira de Trabalho, passo a passo.

Documentos necessários para tirar a 1ª via da Carteira de Trabalho

– 1ª via

  • Comprovante de residência com CEP (conta de água, luz, telefone, gás, etc);
  • Documento de identificação original (deve conter o nome do interessado, filiação, data e local de nascimento, número do documento com órgão emissor e data de emissão – Ex: RG, CNH);
  • CPF.
  • Comprovação de estado civil mediante apresentação da Certidão de Nascimento (para solicitantes solteiros) ou Certidão de Casamento (para solicitante casado), com a devida averbação (se separado, divorciado ou viúvo).

Atenção: Poderá ser exigida 1 fotografia tamanho 3×4, com fundo branco, com ou sem data, colorida e recente, a qual identifique o solicitante, em caso de impossibilidade técnica na emissão informatizada da Carteira de Trabalho.

Quanto custa?

É gratuito.

Em quanto tempo fica pronta a carteira de trabalho?

O prazo para entrega varia, havendo locais como o Poupatempo onde a entrega é imediata.

Em outros locais o cidadão deverá voltar dias após a solicitação e retirar a CTPS apresentando o protocolo e documento de identidade.

Documentos necessários para tirar a 2ª via da Carteira de Trabalho

Você poderá solicitar a 2ª via de sua Carteira de Trabalho nos mesmos locais onde se solicita a 1ª via.

Em caso de perda, extravio, furto ou roubo da sua Carteira de Trabalho, o fato deverá ser rapidamente comunicado em uma Delegacia de Polícia Civil, para a respectiva confecção de Boletim de Ocorrência.

– 2ª via

  • Comprovante de residência com CEP (conta de água, luz, telefone, gás, etc);
  • Documento de identificação original (deve conter o nome do interessado, filiação, data e local de nascimento, número do documento com órgão emissor e data de emissão – Ex: RG, CNH);
  • Comprovação de estado civil mediante apresentação da Certidão de Nascimento (para solicitantes solteiros) ou Certidão de Casamento (para solicitante casado), com a devida averbação (se separado, divorciado ou viúvo).
  • Documento que comprove o número da Carteira de Trabalho anterior (Ex. cópia da ficha de registro de empregado com carimbo do CGC/CNPJ da empresa, termo de rescisão do contrato de trabalho homologado, extrato de PIS ou FGTS);
  • Carteira de Trabalho (em caso de mau estado de conservação ou quando as folhas de registro acabarem);
  • Boletim de Ocorrência original (apenas em caso de furto, roubo, perda ou extravio da Carteira de Trabalho).

Poderá ser exigida 1 fotografia tamanho 3×4, com fundo branco, com ou sem data, colorida e recente, a qual identifique o solicitante, em caso de impossibilidade técnica na emissão informatizada da Carteira de Trabalho.

Como Recuperar registros antigos em caso de perda da Carteira de Trabalho?

O trabalhador que teve seu documento extraviado, o qual continha dados de registros de contratos de trabalho anteriores, deve recuperar os registros, pois eles são importantes para efeitos de aposentadoria, em casos de erro, além da comprovação da experiência profissional do mesmo.

Os registros podem ser obtidos através do CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Empregadores e da RAIS – Relação Anual de Informações Sociais, a partir do ano de 1976.

Para efetuar o pedido, o trabalhador deve dirigir-se a um posto de atendimento das Superintendências regionais do Trabalho.

Em casos em que as empresas não tenham cumprido a obrigação de preencher e enviar os dados ao cadastro do CAGED/RAIS, o trabalhador deverá dirigir-se às empresas em questão e solicitar o registro no novo documento.

Quando houver casos em que a empresa em questão deixou de existir ou tenha decretado falência, a Superintendência encaminhará o trabalhador para a Justiça do Trabalho, para a resolução da pendência.

Representação da Carteira de Trabalho - CTPS
Carteira de Trabalho e Previdência Social – Reprodução

Via de Continuação

Durante a vida profissional do trabalhador, seus passos e registros profissionais são anotados na Carteira de Trabalho.

Quando não houver mais campos em branco para anotações pertinentes, o trabalhador deverá requerer a “via de Continuação” do documento.

O requerimento deverá ser feito quando não houver mais espaços para anotações em um dos seguintes campos:

– Requerimento da Via de Continuação:

  • Contrato de trabalho;
  • Contribuição Sindical;
  • Fundo de Garantia por tempo de Serviço;
  • Alteração de Salário;
  • Anotações de Férias.

A via de continuação poderá ser requerida nos mesmos locais onde são emitidos as primeiras e segundas vias.

Os requerimentos são os mesmos.

É de extrema importância que o documento original não esteja rasurado ou deteriorado, a ponto de não permitir a comprovação da autenticidade do documento, além da identificação do titular da CTPS.

Fontes:

Imagem: Pixabay


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627 Comentários

  1. é preciso agendar para ir tirar a carteira de trabalho?

    • Raquel,

      Não são todos os postos de atendimento ao trabalhador que exigem agendamento prévio. Para saber se é necessário agendamento, acesse o site do respectivo emissor. Caso more em cidade atendida por serviços de Poupatempo, entre no site e verifique se é necessário. Se morar em cidade pequena, entre em contato com a prefeitura municipal, setor de trabalho e emprego, e verifique se existe a necessidade. Agradecemos seu contato. GD.

  2. Tirei minha carteira de trabalho com 14 anos, em 2006 mas não fui buscar. Posso tirar a carteira agora como sendo 1ª via ?

    • Isabella,

      Provavelmente seu documento foi cancelado. Com uma nova requisição será primeira via (Se a requisitou através de serviço de Poupatempo, ou serviço informatizado, sugerimos que cite o fato ao atendente ao requerer o novo documento). Agradecemos sua participação. GD.

  3. Boa tarde,
    onde eu posso conseguir um extrato de FGTS caso eu não tenha em mãos?

    • Larissa,

      Sugerimos que entre em contato com a caixa econômica federal, e se informe. A CEF é a responsável pelas contas do FGTS. Há a opção de conseguir pela internet, no entanto você terá de ter um cadastro. Para maiores informações, acesse
      http://fgts.caixa.gov.br/ . Agradecemos seu contato. GD.

  4. Boa Tarde. Dei entrada em minha carteira de trabalho. Mas eles nunca me entregaram.porque a data saiu errada,mas levei os documentos para concerta. Toda semana passo la e eles não me entregam. Estou perdendo serviço pq n tenho a carteira. Oque devo fazer?

    • Jaqueline,

      Se requereu em serviço de Poupatempo, entre em contato com a ouvidoria e faça a reclamação. Caso tenha requerido em um posto de atendimento ao trabalhador do município onde mora, sugerimos que entre em contato com a prefeitura, e informe-se sobre como efetuar reclamações sobre o serviço. Agradecemos sua participação. GD.

  5. Olá por favor me respondão, tirei minha carteira de trabalho com 15 anos, tenho 5 registro em minha carteira de trabalho tudo de pouco tempo, isso ta me afetando agora, não estou conseguindo arrumar emprego de jeito nem um, porque aonde eu quero trabalhar ou seja área que desejo trabalhar, pede experiência de 1 ano em qualquer empresa. Queria começar do Zero pois não tenho nada a perde com esses registro anteriores, se eu chegar pra fazer uma carteira de trabalho como se eu não estivesse nem uma eu consigo ? Se eu começa minha carteira de trabalho do Zero com certeza eles vão me contratar pelo fato de ser como se fosse o primeiro emprego. Obs: Investir muito em dinheiro para conseguir trabalhar na função que eu gosto e quero para mim não aceito trabalhar de outra coisa, por isso quero uma nova carteira de trabalho do zero.

    • Vítor,

      Segunda via somente são emitidas em casos de documentos extraviados, ou para aqueles que tiveram seu documento roubado ou furtado. Agradecemos seu contato. GD.

  6. Foi rasgado a minha Carteira de Trabalho e tem registro. Vou fazer uma nova e quero recuperar o mesmo. Como faço para que isso aconteça?

    • Bruna,

      para recuperar o registro em carteira, é necessário fazer o requerimento junto a um posto de atendimento das Superintendências regionais do Trabalho. Verifique, através deste link: http://portal.mte.gov.br/postos/, qual superintendência fica mais próxima de sua residência. Após isto, sugerimos contato telefônico antecipado para maiores informações, antes de se deslocar ao local. Agradecemos seu contato. GuiaDocumentos.

  7. Posso trocar a foto da minha carteira de trabalho ? Pois na foto fiquei muito diferente. Serei contratada para meu primeiro emprego em alguns dias, o que posso fazer ?

    • Juliana,

      Geralmente a foto é carimbada, para evitar falsificações. Você poderá requerer uma segunda via do documento, se desejar, no entanto terá de apresentar um motivo (Geralmente segunda via é emitida por perda ou roubo/furto, mau estado de conservação, atualização, etc.). Agradecemos seu contato. GuiaDocs.

  8. Gostaria de saber se o Rio Poupa Tempo do Cantagalo está tirando carteira de trabalho.

  9. Comecei a trabalhar e ainda não tinha a carteira de trabalho , após um ano consegui tirar , gostaria de saber se na carteira de trabalho pode ser colocado a data que comecei a trabalhar ou será após a data que tirei a carteira?

    • Naira,

      Será registrado em sua carteira de trabalho, a data de início do seu contrato de trabalho, ou seja, a data em que você começar a trabalhar em um determinado emprego. GD.

  10. Bom dia,sou funcionaria publica estatutária e nunca precisei de carteira de trabalho,mesmo assim tirei ela em 99 e a perdi,registrei a BO,e agora pra fazer a inscrição na faculdade pelo prouni preciso dela,fui ao posto da minha cidade e me informaram que preciso levar planilha de PIS para tirar a segunda via,mais minha carteira nunca foi assinada,o que devo fazer nesse caso, eu não tenho PIS,tenho PASEP. e preciso da carteira vcs poderiam por favor me orientar em como proceder nesse caso.
    obrigada

    • Fernanda,

      Sugerimos que entre em contato com a Caixa Econômica Federal mais próxima de você, e peça instruções, pois é a CEF quem administra o PIS. GD.

      • eu naõ tenho carteira de trabalhor gostaria de tira uma mais naõ tei

        • Célia,

          Dirija-se ao posto de atendimento ao trabalhador mais próximo de você, munida de documento de identidade e foto 3×4 (alguns emissores exigem comprovante de residência e agendamento prévio. Sugerimos que consulte essa necessidade, antes de se deslocar). Para saber os endereços das unidades, consulte a prefeitura do seu município, setor de trabalho e emprego. Caso more em cidade atendida por serviços de Poupatempo, sugerimos que acesse a página do órgão e consulte informações sobre o serviço. Agradecemos seu contato. GuiaDocumentos.