Carteira de Trabalho – Como tirar a 1ª e 2ª via

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é o documento responsável por registrar toda atividade profissional do brasileiro que trabalha pelo regime da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

Ela informa a data de admissão, tempo do vínculo empregatício, salário, pagamento do seguro-desemprego e do PIS, férias e a data de saída do emprego.

Através desses registros, é possível garantir ao trabalhador direitos trabalhistas como a aposentadoria, o seguro-desemprego e o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Não há como conquistar o primeiro emprego sem antes tirar a Carteira de Trabalho.

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Continue lendo este artigo para aprender:

Carteira de Trabalho:

  • Quem pode tirar
  • Onde tirar (e agendamento)
  • Documentos necessários para tirar a 1ª e 2ª via
  • Qual o custo
  • Qual o prazo de entrega
  • Como recuperar os registros antigos em caso de perda, extravio, furto, roubo ou dano
  • Como tirar a via de continuação

Quem pode tirar a carteira de trabalho?

 É possível obter a carteira de trabalho a partir dos 14 anos.

Nessa condição, a legislação trabalhista prevê a possibilidade de contrato de aprendizes a partir dos 14 anos, sob condições diferenciadas.

A Carteira de Trabalho poderá ser emitida para:

  • Brasileiros natos ou naturalizados
Imagem de profissional portando a Carteira de Trabalho e conseguindo um emprego. Retornado a um grupo de trabalhadores executivos

Onde tirar a Carteira de Trabalho?

Por se um documento importantíssimo para o trabalhador, a Carteira de Trabalho é emitida em vários órgãos públicos, entidades e unidades conveniadas.

Os locais mais comuns de sua emissão são:

  • Sedes da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego
  • Sede da Gerência Regional do Trabalho
  • Postos de atendimento ao trabalhador (PAT) dos municípios.

Ela também é emitida nos postos conveniados com o MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), como, por exemplo:

Agendamento

Se você mora em capitais, regiões metropolitanas ou em cidades populosas é bem possível que os postos competentes para emitir a Carteira de Trabalho operem por agendamento prévio devido a alta procura na prestação do serviço.

A dica é entrar em contato com o posto com antecedência (postos como Poupatempo e similares possuem canais “0800” gratuitos) e verificar se o agendamento é obrigatório.

Havendo a necessidade, o agendamento deverá ser feito para você ser atendido.

Através do link abaixo você poderá consultar os contatos e endereços das Unidades do MTE em seu Estado:

Acesse nosso artigo e aprenda como fazer o agendamento da Carteira de Trabalho, passo a passo.

Documentos necessários para tirar a 1ª via da Carteira de Trabalho

– 1ª via

  • Comprovante de residência com CEP (conta de água, luz, telefone, gás, etc);
  • Documento de identificação original (deve conter o nome do interessado, filiação, data e local de nascimento, número do documento com órgão emissor e data de emissão – Ex: RG, CNH);
  • CPF.
  • Comprovação de estado civil mediante apresentação da Certidão de Nascimento (para solicitantes solteiros) ou Certidão de Casamento (para solicitante casado), com a devida averbação (se separado, divorciado ou viúvo).

Atenção: Poderá ser exigida 1 fotografia tamanho 3×4, com fundo branco, com ou sem data, colorida e recente, a qual identifique o solicitante, em caso de impossibilidade técnica na emissão informatizada da Carteira de Trabalho.

Quanto custa?

É gratuito.

Em quanto tempo fica pronta a carteira de trabalho?

O prazo para entrega varia, havendo locais como o Poupatempo onde a entrega é imediata.

Em outros locais o cidadão deverá voltar dias após a solicitação e retirar a CTPS apresentando o protocolo e documento de identidade.

Documentos necessários para tirar a 2ª via da Carteira de Trabalho

Você poderá solicitar a 2ª via de sua Carteira de Trabalho nos mesmos locais onde se solicita a 1ª via.

Em caso de perda, extravio, furto ou roubo da sua Carteira de Trabalho, o fato deverá ser rapidamente comunicado em uma Delegacia de Polícia Civil, para a respectiva confecção de Boletim de Ocorrência.

– 2ª via

  • Comprovante de residência com CEP (conta de água, luz, telefone, gás, etc);
  • Documento de identificação original (deve conter o nome do interessado, filiação, data e local de nascimento, número do documento com órgão emissor e data de emissão – Ex: RG, CNH);
  • Comprovação de estado civil mediante apresentação da Certidão de Nascimento (para solicitantes solteiros) ou Certidão de Casamento (para solicitante casado), com a devida averbação (se separado, divorciado ou viúvo).
  • Documento que comprove o número da Carteira de Trabalho anterior (Ex. cópia da ficha de registro de empregado com carimbo do CGC/CNPJ da empresa, termo de rescisão do contrato de trabalho homologado, extrato de PIS ou FGTS);
  • Carteira de Trabalho (em caso de mau estado de conservação ou quando as folhas de registro acabarem);
  • Boletim de Ocorrência original (apenas em caso de furto, roubo, perda ou extravio da Carteira de Trabalho).

Poderá ser exigida 1 fotografia tamanho 3×4, com fundo branco, com ou sem data, colorida e recente, a qual identifique o solicitante, em caso de impossibilidade técnica na emissão informatizada da Carteira de Trabalho.

Como Recuperar registros antigos em caso de perda da Carteira de Trabalho?

O trabalhador que teve seu documento extraviado, o qual continha dados de registros de contratos de trabalho anteriores, deve recuperar os registros, pois eles são importantes para efeitos de aposentadoria, em casos de erro, além da comprovação da experiência profissional do mesmo.

Os registros podem ser obtidos através do CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Empregadores e da RAIS – Relação Anual de Informações Sociais, a partir do ano de 1976.

Para efetuar o pedido, o trabalhador deve dirigir-se a um posto de atendimento das Superintendências regionais do Trabalho.

Em casos em que as empresas não tenham cumprido a obrigação de preencher e enviar os dados ao cadastro do CAGED/RAIS, o trabalhador deverá dirigir-se às empresas em questão e solicitar o registro no novo documento.

Quando houver casos em que a empresa em questão deixou de existir ou tenha decretado falência, a Superintendência encaminhará o trabalhador para a Justiça do Trabalho, para a resolução da pendência.

Representação da Carteira de Trabalho - CTPS
Carteira de Trabalho e Previdência Social – Reprodução

Via de Continuação

Durante a vida profissional do trabalhador, seus passos e registros profissionais são anotados na Carteira de Trabalho.

Quando não houver mais campos em branco para anotações pertinentes, o trabalhador deverá requerer a “via de Continuação” do documento.

O requerimento deverá ser feito quando não houver mais espaços para anotações em um dos seguintes campos:

– Requerimento da Via de Continuação:

  • Contrato de trabalho;
  • Contribuição Sindical;
  • Fundo de Garantia por tempo de Serviço;
  • Alteração de Salário;
  • Anotações de Férias.

A via de continuação poderá ser requerida nos mesmos locais onde são emitidos as primeiras e segundas vias.

Os requerimentos são os mesmos.

É de extrema importância que o documento original não esteja rasurado ou deteriorado, a ponto de não permitir a comprovação da autenticidade do documento, além da identificação do titular da CTPS.

Fontes:

Imagem: Pixabay


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627 Comentários

  1. Boa tarde!
    Já tive uma carteira de trabalho mas antes de eu ser registrada a Empresa que ia me contratar perdeu a mesma.
    Tem como tirar outra carteira de trabalho com outro numero?
    Ou é obrigatório tirar uma 2º via com a mesma numeração?
    Eu só tinha 1 registro de apenas 1 mês e pra mim não vai fazer diferença.
    E também não fiz boletim de ocorrência.
    me ajudem.

    Atenciosamente,
    Jacqueline Melo.

    • Jacqueline,

      Sugerimos que faça um Boletim de Ocorrência policial sobre o extravio do seu documento. Sobre o requerimento, geralmente é necessário a apresentação da antiga carteira (Ou documento contendo o número da mesma), para que seja emitido um novo documento com o mesmo número da antiga (Depende do órgão emissor). Geralmente, para requerer um novo documento no qual o antigo tenha sido extraviado ou roubado/furtado, o emissor exige a apresentação do boletim de ocorrência policial. Sugerimos que acesse o órgão emissor (Site de serviço de Poupatempo do seu estado, caso more em cidade atendida, ou através da prefeitura municipal, setor de trabalho e emprego) e informe-se sobre os documentos que terá de apresentar, e as exigências para requerimento da segunda via (Alguns emissores ainda exigem comprovante de residência e agendamento prévio. Verifique se isto é necessário, no seu caso). Agradecemos seu contato Jacqueline. GuiaDocumentos.

  2. como faço para tirar minha carteira de trabalho 1 via

    • Andreia,

      Dirija-se ao posto de atendimento ao trabalhador mais próximo de você e faça a requisição pelo documento. Se morar em cidades atendidas por serviços de Poupatempo, entre no site do órgão e veja todas as informações. Se morar em cidade pequena, entre em contato com a prefeitura municipal, setor de emprego e trabalho, e solicite os endereços dos postos emissores, bem como informações sobre documentos a apresentar e necessidade de agendamento prévio e exigência de apresentação de comprovante de residência. Como opção, acesse http://portal.mte.gov.br/postos/ e verifique se há um posto do ministério do trabalho próximo da sua residência. Agradecemos seu contato. GuiaDocumentos.

  3. Oi não entendi sobre tirar a segunda via da carteira de trabalho, como faço para obter o extrato do FGTS ?

    • Jully,

      A segunda via da carteira de trabalho é emitida nos mesmos lugares onde se emitem a primeira via (Poupatempo dos estados, postos municipais e postos do ministério do trabalho). O extrato do FGTS deve ser obtido com a Caixa Econômica Federal, que é a administradora das contas. Para maiores informações, acesse: http://www.fgts.gov.br/trabalhador/servicos_online/extrato_fgts.asp . Agradecemos seu contato e estamos à disposição. GuiaDocumentos.

  4. Olá, eu gostaria de saber como agendar a carteira de trabalho pela internet; qual site, e tudo que for importante saber. agradeço desde já!

    • Anderson,

      Se morar em cidade atendida por serviços de Poupatempo, entre no site do órgão, e verifique se é necessário agendamento e todas as informações sobre como requerer o documento. Caso morar em cidade pequena, entre em contato com a prefeitura municipal, setor de trabalho e emprego, e verifique se é necessário agendamento prévio para requerer o documento, além do endereço dos postos onde se emite o documento. Você também deve verificar se é exigido comprovante de residência (Alguns órgãos emissores podem exigir). Geralmente, os documentos exigidos são documentos de identificação, foto 3×4 e carteira de trabalho antiga (Se houver). Agradecemos o seu contato. GuiaDocumentos.

  5. Queria tirar a “3° via” da carteira de trabalho, pode?

    • Júlio,

      Sempre será a segunda via, seja por estar cheia (Via de continuação, neste caso), ou por ter sido extraviada. Veja o que diz o site do Poupatempo SP: http://guia.poupatempo.sp.gov.br/_SmartChoice.aspx?codArvID=76&RamNomAmig=Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) – SERT . Agradecemos o seu contato Júlio. GuiaDocumentos.

      • Desculpa minha ignorância mais não entendi sua resposta.

        Amigo, no meu caso é q minha carteira foi danificada. Tenho até vergonha de dizer mais acabei de fazer minha segunda via, devido um “acidente” minha carteira ficou totalmente estragada, isso após um mês ter feito minha 2° via. Não tinha registro de emprego nela, mais nesse caso posso solicitar uma “3° via”?

        • Júlio,

          Não se preocupe. Pode entrar em contato quantas vezes precisar. Sempre nos será um prazer se pudermos ajudar de alguma forma. No seu caso, ainda será segunda via. Você deverá dirigir-se ao posto de atendimento ao trabalhador, e solicitar uma nova via da sua carteira de trabalho, pois houve avaria no documento que impede de ser usada. Acesse o serviço de Poupatempo do seu estado, caso more em cidade atendida, e veja os requerimentos exigidos. Qualquer dúvida restante, volte a entrar em contato. Agradecemos a sua participação Júlio. GuiaDocumentos.

  6. boa noite! gostaria de saber onde preciso ir pra trocar o nome de solteira pra de casada na carteira de trabalho?? obrigado pela atenção!!

    • Cristina,

      Na própria carteira de trabalho, há um campo específico para isto. Sugerimos que consulte um escritório de contabilidade para informar-se se fazem a anotação e o custo da mesma. Você também pode consultar o emissor do documento, mais próximo da sua residência e verificar se fazem a alteração. Caso esteja trabalhando, contate o contador responsável pelo registro do contrato de trabalho na sua carteira, para que faça a alteração devida. Agradecemos seu contato Cristina. GuiaDocumentos.

  7. Estou tentando recuperar registros pois perdi a Carteira de Trabalho, verifiquei na Gerencia Regional do Trabalho e eles podem fornecer os registros contidos no CAGED/RAIS, mas eles não atualizam as informações na segunda via da Carteira de Trabalho. Esta atualização é necessário ou apenas o relatório que eles fornecem é o suficiente ? Caso seja necessário, como devo proceder neste caso ? Obrigado.

    • Eduardo,

      Para sua segurança, sugerimos que consulte um contador (escritório de contabilidade), ou um advogado trabalhista. Agradecemos seu contato. GuiaDocumentos.

  8. bom dia

    Eu estava detento 5 anos, mas tinha carteira de trabalho minha familia colocou meus documento fora agora preciso trabalhar e não estou conseguindo fazer minha carteira de trabalho me ajudem

    • Thiago,

      Dirija-se ao posto de atendimento ao trabalhador mais próximo da sua residência, e faça a solicitação pela segunda via do seu documento. Explique que o documento foi extraviado. O aconselhamos a registrar um boletim de ocorrência sobre a perda do documento, e apresentar quando solicitar a segunda via da sua carteira de trabalho. Você pode requerer nos postos de atendimento ao trabalhador das prefeituras municipais, rede de serviços de Poupatempo, ou postos de atendimento do ministério do trabalho. Em caso de postos municipais, entre em contato com a prefeitura e solicite os endereços das unidade que emitem a carteira de trabalho. No caso de Poupatempo, entre no referido site do Poupatempo do seu estado e verifique os endereços. Endereços do postos do ministério do trabalho, podem ser acessados por este link: http://portal.mte.gov.br/postos/ . Agradecemos seu contato Thiago. GuiaDocumentos.

  9. hoje em dia para tirar uma carteia de trabalho e um sacrificio , pois esse agendamento fica os dias todos do mes esgotados .E QUANDO CONSIGO UMA UMA VAGA DEMORA MAIS AINDA. Estou sem trabalhar um motivo e nao ter minha carteira de trabalho .
    E irei passar mais dois meses para conseguir tela pois so tem vaga para agendamento mes que vem e mais um mes para reseber . Mais isso e porque e gratuito

    • Allison,

      Como opção, se já não o fez, sugerimos que tente através dos postos do ministério do trabalho. Acesse: http://portal.mte.gov.br/postos/ e verifique se algum fica próximo da sua residência. Desejamos boa sorte e agradecemos seu contato. GuiaDocumentos.

  10. O RH da empresa fez uma anotação errada sobre minha contribuição sindical. Inseri um comentário abaixo, anotações gerais, retificando. Minha carteira foi inutilizada? Preciso tirar novo documento? Grata, Simone.

    • Simone,

      Para certeza absoluta, sugerimos que consulte um contador autônomo (escritório de contabilidade), ou um fórum de site de contabilistas. Agradecemos o seu contato. GuiaDocumentos.