Infelizmente quando algo surge em nossas vidas relacionado com a certidão de óbito, na maioria das vezes está relacionado a perda de entes queridos, ou ainda, para levantamentos de documentos para obtenção de benefícios legais.
É comum as pessoas se confundirem quanto a natureza da Certidão de Óbito e do Atestado de Óbito.
Apesar de parecerem a mesma coisa, são dois documentos completamente distintos e é importante para o cidadão saber suas diferenças.
Continue lendo este artigo para aprender:
- Diferença entre Atestado de Óbito ou Declaração de Óbito
- Prazo para registro
- Onde registrar
- Documentos necessários para o registro
- Qual o custo
- 2ª via da certidão de óbito
Atestado de Óbito ou Declaração de Óbito?
Também chamado de Declaração de Óbito, é o documento emitido por médico, no qual declara a morte do indivíduo, apontando a data, hora, local e causa da morte.
De posse do Atestado de Óbito, os familiares poderão contratar os serviços funerários para o velório e sepultamento ou cremação.
Importante mencionar que o Atestado de Óbito também poderá ser emitido em caso do óbito ocorrer fora das dependências de hospital, como na residência do falecido, onde quem atestará a morte é o Serviço de Verificação de Óbito (SVO), após a constatação da morte natural.
Em caso de morte suspeita ou por meio violento, deverá o fato ser comunicado em uma Delegacia de Polícia Civil, onde o Delegado tomará as providências legais e requisitará exame necroscópico ao Instituto Médico Legal para se apontar a causa da morte. Nesse caso, o IML (Instituto Médico Legal) é quem atestará a morte.
É possível o registro do óbito mesmo sem a declaração médica que atesta o óbito, para isto, basta que a morte seja atestada no cartório por 2 testemunhas que presenciaram ou constataram a morte.
Certidão de Óbito
A Certidão de Óbito é um documento emitido pelo Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais da comarca onde ocorreu o óbito, a partir do assento lavrado em livro próprio.
O registro é requisitado pela agência funerária contratada ou por familiar, o qual enviará todos os dados e documentos necessários para o assento.
É documento indispensável para a abertura do processo de inventário, do pedido de pensão pela morte do falecido, para que o cônjuge sobrevivente possa se casar novamente, entre outros.
Certidão de Óbito – Prazo
Na inviabilidade de se proceder o registro do óbito em 24 horas, pela distância ou outros motivos de relevância, os prazos serão de:
- Até 15 dias;
- Até 90 dias – para locais onde o Cartório de Registro Civil mais próximo esteja distante mais de 30 quilômetros.
Perda do prazo
Em caso de perda dos prazos acima, o Oficial remeterá o pedido ao Juiz Competente para deliberação.
O registro fora do prazo também poderá ser requerido mediante ação judicial.
Documentos necessários
Como já mencionado, será a agência funerária responsável ou familiar a fornecer os dados do falecido ao Cartório de Registro Civil e para tanto, será necessário apresentar os seguintes documentos do falecido:
- Atestado de Óbito;
- Carteira de identificação civil (RG ou similar);
- CPF;
- Certidão de Nascimento (para solteiro) ou de Casamento;
- Carteira de Trabalho – CTPS;
- Título de Eleitor;
- Número de inscrição no PIS/PASEP.
- Cartão do INSS;
Onde solicitar a Certidão de Óbito?
Nos casos onde o registro não é feito por serviço funerário, o declarante deverá se apresentar, portando documento de identidade próprio e os documentos do falecido, no Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais de onde ocorreu o falecimento.
Quanto custa a 1ª via da Certidão de Óbito?
É gratuita, segundo o artigo 30 da Lei dos Registros Públicos:
Art. 30. Não serão cobrados emolumentos pelo registro civil de nascimento e pelo assento de óbito, bem como pela primeira certidão respectiva.
Quanto custa e onde tirar a 2ª via da Certidão de Óbito?
A solicitação da segunda via da Certidão de Óbito não é gratuita como na emissão da primeira via.
O solicitante deverá se dirigir ao Cartório de Registro Civil que emitiu a 1ª via da Certidão de Óbito e pagar uma taxa que varia dependendo o Estado da Federação.
O interessado deverá apresentar documento de identidade com foto e pagar a taxa.
Caso não seja possível realizar o pedido diretamente no Cartório onde foi feito o registro, existem serviços disponíveis na internet para isso.
Mesmo a distância, você pode entrar em contato com o Oficial do cartório e solicitar a 2ª via, pois muitos enviam pelo correio.
Acesse nosso artigo onde ensinamos como localizar todos os cartórios do Brasil e entre em contato agora mesmo.
Existe também o serviço dos cartórios interligados, onde é possível solicitar a sua certidão pela internet.
Infelizmente este serviço ainda não está disponível em todos os Estado do Brasil.
Para saber mais acesse nosso artigo: Segunda via da Certidão de Nascimento, Casamento e Óbito pela internet.
Fonte:
Imagem: Pixabay
Se estas informações foram úteis para você não deixe de compartilhá-las nas redes sociais, assim você pode ajudar outras pessoas. Aguardamos seu comentário! Até a próxima.
Boa tarde . Gostaria de saber se é possível e se for onde conseguiria uma cópia da declaração de óbito que foi feita errada em um hospital de São Paulo. Perdoe um familiar q estava de passeio em SP e qdo veio a óbito colocamos o endereço de onde ela morava mas como ela iria ser enterrada em SP precisou fazer uma nova declaração com um endereço de SP. Então gostaria de saber se consigo ter acesso à primeira declaração de óbito com o endereço q ela morava ? Obrigado
Bianca,
Infelizmente não temos a informação. sugerimos que você contate um notário de registro civil mais próximo de sua residência, e solicite informações. Agradecemos o contato Bianca. GuiaDocumentos.
Boa tarde!
Como faço para providenciar a certidão de obito de meu tio, ele faleceu ha mais de dois anos, e até hoje não conseguimos providenciar a certidão, pois ele faleceu em outro Estado, muito distante de onde moramos. Não temos condições de ir ao local onde ele foi sepultado. Hoje, temos o atestado de obito do hospital e alguns documento.
Márcia,
Acesse http://www.arpensp.org.br/?pG=X19vZmljaW9zX3dlYnNlcnZpY2U=, e verifique se o estado em que você mora, e o estado em que foi efetuado o registro do óbito, fazem parte da rede de cartórios interligados. Caso façam parte, o cartório de registro civil mais próximo da sua residência, deverá ser capaz de emitir uma cópia do documento a você, pois cartórios dos estados que fazem parte da rede, são capazes de emitir cópias dos documentos de todos os cartórios que fazem parte dela.
Caso o cartório não possa emitir o documento, você pode tentar com algum parente ou amigo que more na cidade do registro do óbito, que solicite uma cópia, e e envie a você pelo correio, pois documentos públicos, como os de nascimento e óbito podem ser requeridos por qualquer pessoa, sem que haja necessidade de explicar o uso.
Caso não haja ninguém que possa fazer isso para você, sugerimos que você contrate um serviço de cartório postal. Neste caso, é altamente recomendável que você pesquise pelos custos, e pela idoneidade do prestador do mesmo, em sites de PROCON, e sites como o RECLAMEAQUI, antes de contratar os serviços do mesmo.
Desejamos boa sorte a você Márcia, e agradecemos o contato. GuiaDocumentos.
ola boa noite,minha vo faleceu,e deixou Bens… e tinha 5 filhos um deles era o meu pai,que tambem ja faleceu,,,Agora Vem o Problema , O Declarante Nao colocou o Nome do meu pai na certidao de obito…Me Ajude o que devo fazer,,,Moro em Brasilia…Desde ja agradeco
Wesley,
Para informações corretas sobre seus direitos, e o problema que cita, sugerimos fortemente que você consulte um advogado, de sua confiança, ou da defensoria pública do seu município (Não cobra honorários por atendimento jurídico prestado). Desejamos boa sorte a você Wesley. GuiaDocumentos.
boa noite
minha vó faleceu em março de 2016. e como ela não tinha bens, nenhum parentes tirou a certidão de óbito, como faço pra tirar agora depois desse tempo todo.
Émerson,
Sugerimos que você consulte um cartório de registro civil mais próximo de você, para receber informações corretas sobre o caso. Agradecemos o contato Émerson. GuiaDocumentos.
Ola , Guia de Documentos,
Como faço para encontrar em qual cartorio de RCPN do Rio de Janeiro o obito foi requerido ?
Pois perdi a via original e nao sei em qual cartorio e em qual cimiterio meu pai foi enterrado .
Obrigado desde de já
aguardo
muito obrigado se me ajudar !
Olá Rafael, é possível localizar através do sistema do CNJ. Link para o serviço: http://www.cnj.jus.br/corregedoria/justica_aberta/
Após acessar, clique no link Serventias Extrajudiciais, selecione o Estado e cidade no Mapa abaixo que irá surgir. Lá você encontrará os resultados e contatos.
Talvez seja mais fácil pesquisar no cemitério mais próximo onde o(a) falecido(a) residia, pois lá estará uma cópia da certidão ou dados da certidão cadastrados.
Esperamos ter ajudado e desejamos boa sorte.
Forte abraço!
Boa noite , preciso da entrada na pensão por morte do pai da minha filha pra ela , mais a família dele não mim quer mim da a certidão de óbito , o que eu posso fazer ? Onde posso tirar a segunda via? Obrigada !!
Josy,
Certidões públicas, como as de óbito, nascimento e casamento, podem ser requeridas por qualquer pessoa, sem que haja necessidade de explicar a necessidade e o uso. Dirija-se ao cartório do registro do óbito, e solicite uma cópia. Caso o cartório do registro do óbito seja distante de sua residência, e você morar em um estado que faça parte da rede de cartórios interligados (http://www.arpensp.org.br/?pG=X19vZmljaW9zX3dlYnNlcnZpY2U=), sugerimos que você dirija-se ao cartório de registro civil mais próximo da sua residência, e verifique se o mesmo pode efetuar uma pesquisa pelo nome do pai da sua filha, e emitir uma cópia para você (Se tiver dúvidas, entre em contato com o cartório mais próximo de você (por telefone mesmo), e solicite informações). Também estamos a disposição. GuiaDocumentos.
Amigo, qualquer pessoa pode pedir certidao de obito de qualquer outra pessoa? Ou precisa ser parente?
Pedro,
certidões de óbito, assim como as de nascimento e casamento, são certidões públicas. Desta forma, por serem públicas, qualquer pessoa pode requerer uma cópia no cartório em questão, sem que haja a necessidade de explicar o motivo ou razão da solicitação da cópia. Agradecemos o contato pedro. GuiaDocumentos.
Gostaria de obter uma informação por favor perdi minha esposa em um acidente no ano 2000 não sabia que tinha direito a uma pensão se eu recorece agora teria direito ainda
Mario,
Você deve consultar um advogado (Pode ser um de sua confiança, ou da defensoria pública (Não cobra honorários pelo atendimento), preferencialmente com conhecimentos em direito previdenciário. Agradecemos o seu contato, e desejamos boa sorte a você Mario. GuiaDocumentos.
Meu marido é viúvo, porém queremos nos casar , mas ele tá sem a certidão de óbito e casório , como proceder !? Primeiro tem que ver a segunda via de casório pra depois ir aonde ela foi enterrada pra pegar ?
Me ajude alguém por favor!
Olá, tenho uma duvida referente a prazo e valor da certidão de óbito. Meu esposo faleceu e em sua certidão de óbito consta o meu nome errado, fui ao cartório e me informaram que tenho que entra com um pedido judicial e mediante esse pedido pagar $300,00 reais para refazer.
Minha duvida e mediante ao valor a ser pago.
M.Carla,
Sugerimos que você procure orientação jurídica com um advogado se sua confiança, ou com um advogado da defensoria pública (Não cobra honorários pelo atendimento). Não temos informações sobre emolumentos e custas notariais para poder ajudá-la de forma concreta. Agradecemos o seu contato M.Carla. GuiaDocumentos.