Certidão de Óbito – Aprenda quais os documentos necessários, prazo e custo

Infelizmente quando algo surge em nossas vidas relacionado com a certidão de óbito, na maioria das vezes está relacionado a perda de entes queridos, ou ainda, para levantamentos de documentos para obtenção de benefícios legais.

É comum as pessoas se confundirem quanto a natureza da Certidão de Óbito e do Atestado de Óbito.

Apesar de parecerem a mesma coisa, são dois documentos completamente distintos e é importante para o cidadão saber suas diferenças.

Continue lendo este artigo para aprender:

  • Diferença entre Atestado de Óbito ou Declaração de Óbito
  • Prazo para registro
  • Onde registrar
  • Documentos necessários para o registro
  • Qual o custo
  • 2ª via da certidão de óbito

Atestado de Óbito ou Declaração de Óbito?

Também chamado de Declaração de Óbito, é o documento emitido por médico, no qual declara a morte do indivíduo, apontando a data, hora, local e causa da morte.

De posse do Atestado de Óbito, os familiares poderão contratar os serviços funerários para o velório e sepultamento ou cremação.

Importante mencionar que o Atestado de Óbito também poderá ser emitido em caso do óbito ocorrer fora das dependências de hospital, como na residência do falecido, onde quem atestará a morte é o Serviço de Verificação de Óbito (SVO), após a constatação da morte natural.

Em caso de morte suspeita ou por meio violento, deverá o fato ser comunicado em uma Delegacia de Polícia Civil, onde o Delegado tomará as providências legais e requisitará exame necroscópico ao Instituto Médico Legal para se apontar a causa da morte. Nesse caso, o IML (Instituto Médico Legal) é quem atestará a morte.

É possível o registro do óbito mesmo sem a declaração médica que atesta o óbito, para isto, basta que a morte seja atestada no cartório por 2 testemunhas que presenciaram ou constataram a morte.

Certidão de Óbito

A Certidão de Óbito é um documento emitido pelo Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais da comarca onde ocorreu o óbito, a partir do assento lavrado em livro próprio.

O registro é requisitado pela agência funerária contratada ou por familiar, o qual enviará todos os dados e documentos necessários para o assento.

É documento indispensável para a abertura do processo de inventário, do pedido de pensão pela morte do falecido, para que o cônjuge sobrevivente possa se casar novamente, entre outros.

Rosa em cemitério - Certidão de Óbito

Certidão de Óbito – Prazo

Na inviabilidade de se proceder o registro do óbito em 24 horas, pela distância ou outros motivos de relevância, os prazos serão de:

  • Até 15 dias;
  • Até 90 dias – para locais onde o Cartório de Registro Civil mais próximo esteja distante mais de 30 quilômetros.

Perda do prazo

Em caso de perda dos prazos acima, o Oficial remeterá o pedido ao Juiz Competente para deliberação.

O registro fora do prazo também poderá ser requerido mediante ação judicial.

Documentos necessários

Como já mencionado, será a agência funerária responsável ou familiar a fornecer os dados do falecido ao Cartório de Registro Civil e para tanto, será necessário apresentar os seguintes documentos do falecido:

Observação:  Na impossibilidade de apresentar todos, apresente os documentos que forem possíveis.

Onde solicitar a Certidão de Óbito?

Nos casos onde o registro não é feito por serviço funerário, o declarante deverá se apresentar, portando documento de identidade próprio e os documentos do falecido, no Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais de onde ocorreu o falecimento.

Quanto custa a 1ª via da Certidão de Óbito?

É gratuita, segundo o artigo 30 da Lei dos Registros Públicos:

Art. 30. Não serão cobrados emolumentos pelo registro civil de nascimento e pelo assento de óbito, bem como pela primeira certidão respectiva.

Quanto custa e onde tirar a 2ª via da Certidão de Óbito?

A solicitação da segunda via da Certidão de Óbito não é gratuita como na emissão da primeira via.

O solicitante deverá se dirigir ao Cartório de Registro Civil que emitiu a 1ª via da Certidão de Óbito e pagar uma taxa que varia dependendo o Estado da Federação.

O interessado deverá apresentar documento de identidade com foto e pagar a taxa.

Caso não seja possível realizar o pedido diretamente no Cartório onde foi feito o registro, existem serviços disponíveis na internet para isso.

Mesmo a distância, você pode entrar em contato com o Oficial do cartório e solicitar a 2ª via, pois muitos enviam pelo correio.

Acesse nosso artigo onde ensinamos como localizar todos os cartórios do Brasil e entre em contato agora mesmo.

Existe também o serviço dos cartórios interligados, onde é possível solicitar a sua certidão pela internet.

Infelizmente este serviço ainda não está disponível em todos os Estado do Brasil.

Para saber mais acesse nosso artigo: Segunda via da Certidão de Nascimento, Casamento e Óbito pela internet.

Fonte:

Imagem: Pixabay


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300 Comentários

  1. Preciso do atestado de óbito do meu bisavô para conseguir minha cidadania Italiana, como conseguir? alguém pode me ajudar? já tenho a do meu avô, mas do pai dele está mais difícil por ser muito antigo

  2. Minha tia faleceu em 2012 e minha prima acha que seus irmãos não registraram o obito no cartório e a mesma não acha a declaração de óbito dada pelo IML como proceder. A mesma não deixou bens porem logo irá ocorrer a exumação do corpo.

    • Rosana, verifique com o IML sobre a declaração do óbito. Quanto a pesquisa da certidão de óbito, deve ser feita no cartório de registro civil de onde ocorreu o óbito.
      Esperamos ter ajudado.
      Forte abraço

      • O registro do obito ocorre automaticamente? Caso não tenha ocorrido o registro existe alguma multa a pagar para o cartorio?
        qualquer pessoa pode retirar a copia no IML.

        • Rosana,

          Sugerimos que consulte o cartório de registro civil para informações corretas sobre suas dúvidas. O prazo é de 24 horas, ou a depender de outros motivos até 15 e 90 dias. Agradecemos o seu contato Rosana. GuiaDocumentos.

  3. miguel santana da silva

    Meu pai faleceu alguns anos e eu nao sei a data e nem o ano do falecimento,estou precisando a 2 via da certidão de obto dele pra fechar uma conta conjunta que tinhamos em um banco. como eu faço agora eu não tenho nem um documento dele?

    • Olá Miguel, se o óbito ocorreu em um dos Estados que fazem parte dos cartórios interligados, utilize a ferramenta do link a seguir para fazer uma pesquisa: https://www.registrocivil.org.br/
      Caso seja em Estado não contemplado pelo sistema, você poderá pesquisar nos cartórios da cidade de onde o óbito ocorreu.
      Esperamos ter ajudado.
      Forte abraço

  4. Boa noite,
    Preciso de um esclarecimento o mais breve possível.
    Ficaria muito grato.
    Eu me casei apenas na igreja católica e tenho a Certidão de Matrimônio fornecido pela igreja.
    Tanto eu como ele eram viúvos.
    A gente viveu sete anos juntos.
    Ele acaba de morrer.
    O que deve constar na Certidão de Obito: viúvo ou casado?
    Preciso de ir no Cartório amanhã.

    • Fernanda,

      Sugerimos que você consulte um advogado (De sua confiança, ou da defensoria pública do município), para esclarecimentos corretos, e para não vir a interferir em seus direitos atuais e posteriores. Agradecemos o contato Fernanda. GuiaDocumentos.

  5. meu padastro faleceu em sao Paulo no ano de 1968 ,mes de maio, como faço para obter uma 2ª via da certidao de obto.
    foi enterrado no cemiterio vila formosa.

    • João,

      Se você mora no estado de São Paulo, ou outro que faça parte da rede de cartórios interligados (http://www.arpensp.org.br/?pG=X19vZmljaW9zX3dlYnNlcnZpY2U=), sugerimos que você dirija-se ao cartório de registro civil mais próximo da sua residência, e verifique se o mesmo consegue emitir uma cópia do documento. Cartório que faça parte da rede, está apto a emitir documentos de registros civis registrados em qualquer cartório, de qualquer estado, que faça parte da mesma rede. Agradecemos o seu contato João. GuiaDocumentos.

  6. jose homero maurente rodrigues

    boa noite gostaria de saber como faço para requerer ,um registro ou certidao de obito de outro estado …eu moro em caxias do sul e preciso do mesmo ..de campo grande .

    • José Homero,

      Como o estado do RS, e do MS, fazem parte da rede de cartórios interligados (http://www.arpensp.org.br/?pG=X19vZmljaW9zX3dlYnNlcnZpY2U=), sugerimos que você dirija-se ao cartório de registro civil mais próximo da sua residência, e verifique se o mesmo consegue emitir cópia do documento para você (Por fazerem parte da rede de cartórios interligados, cartórios de ambos estados devem ser hábeis a emitir documentos de registro efetuados em cartórios de todos os estados interligados). Caso não seja possível, você poderá solicitar a um amigo, ou parente que more em Campo Grande (Documentos públicos de registro podem ser requeridos por qualquer pessoa, sem que haja a necessidade de explicar os fins), que dirija-se ao cartório em questão, solicite a cópia do documento, e envie pelo correio a você em Caxias do Sul. Caso não haja ninguém, você pode tentar entrar em contato por telefone com o cartório em questão, e verificar se enviam cópias de documentos pelo correio, mediante depósito dos custos do serviço em conta do cartório. Caso isto também não seja possível, resta apelar para um serviço de cartório online (Neste caso, sugerimos fortemente que você pesquise sobre a idoneidade do prestador do mesmo em sites de PROCON, e sites como o reclameaqui). Esperamos ter ajudado, e também que consiga o documento José Homero. Agradecemos o seu contato. GuiaDocumentos.

  7. boa noite
    minha vó faleceu no dia 25 de março e nunca foi tirado a certidão de óbito, o q fazer pra tirar? outra coisa ela deixou uma filha e um bisneto q morava com ela, e todos tinha apenas o aposento dela, tem como fazer alguma coisa para passar pra eles a pressão?

    • Olá Emerson, o registro de óbito deve ser requerido no cartório de registro civil do local do óbito, ou no mais próximo. Como já se passou muito tempo, deverá seguir o que diz o artigo 83 da Lei de Registros Públicos:

      Art. 83. Quando o assento for posterior ao enterro, faltando atestado de médico ou de duas pessoas qualificadas, assinarão, com a que fizer a declaração, duas testemunhas que tiverem assistido ao falecimento ou ao funeral e puderem atestar, por conhecimento próprio ou por informação que tiverem colhido, a identidade do cadáver.

      Quanto a questões jurídicas de herança, sugerimos que procure um advogado para toda orientação quanto as exigências legais para inventário.

      Esperamos ter ajudado. Grande abraço e obrigado por participar!

  8. Boa noite. Gostaria de tirar uma dúvida, na certidão de óbito consta o nome dos filhos do falecido. Mesmo que um dos filhos tenha sido adotado e não registrado pelo mesmo, pode constar na certidão o nome desse filho também?

    • Ana, não temos certeza absoluta, mas segundo a lei de registros públicos, os filhos do falecido são inseridos no assento por declaração daquele que requereu o registro. Sugerimos que confirme esta informação via telefone com o cartório de registro civil mais próximo, pois podem existir regras e orientações internas quanto a isso.
      Esperamos tê-la ajudado.
      Agradecemos sua participação.
      Forte abraço!

  9. como faça para conseguir o atestado de óbito do pai da minha filha. ele falecido na época eu não tinha documentos nem um.eu era de menor. avô de minha filha fez dna.e só tenho mão só isso que faço ajude por

    • Cíntia,

      Qualquer pessoa pode requerer certidões públicas, como as de óbito, nascimento e casamento. Basta dirigir-se ao cartório onde foi efetuado o registro do óbito, e solicitar uma cópia. Caso você não saiba qual cartório foi efetuado o registro, dirija-se ao cartório de registro civil mais próximo de sua residência (Ou entre em contato via telefone), e solicite informações se o mesmo pode efetuar uma pesquisa pelo nome do pai da sua filha (Para cartórios de estados que fazem parte da rede de cartórios interligados (Relação dos estados neste link: http://www.arpensp.org.br/?pG=X19vZmljaW9zX3dlYnNlcnZpY2U=), é possível a pesquisa e emissão de cópia do registro. Agradecemos o contato Cíntia, e desejamos boa sorte. GuiaDocumentos.

  10. marlucio leles dos santos

    Bom dia. Estou precisando de 2ª via de Certidão de óbito de meu pai, falecido em guarapari/ES em 17/jan/1988, porém não dispomos mais da 1ª via. (Jesu Milton dos Santos). porém pela internet pedem informações que não possuo. podem me ajudar?

    • Marlucio,

      O estado do Espírito Santo faz parte da rede de cartórios interligados (http://www.arpensp.org.br/?pG=X19vZmljaW9zX3dlYnNlcnZpY2U=). Se o estado em que você mora atualmente também fizer parte (Verifique na lista do link da ARPEN), o cartório de registro civil mais próximo da sua casa deverá ser capaz de emitir cópia do documento. Se for o caso, sugerimos que você dirija-se à sede do mesmo (Ou entre em contato via telefone), e solicite informações sobre se o cartório pode efetuar uma pesquisa. Desejamos boa sorte a você, e agradecemos o contato Marlucio. GuiaDocumentos.

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