Carteira de Trabalho – Como tirar a 1ª e 2ª via

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é o documento responsável por registrar toda atividade profissional do brasileiro que trabalha pelo regime da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

Ela informa a data de admissão, tempo do vínculo empregatício, salário, pagamento do seguro-desemprego e do PIS, férias e a data de saída do emprego.

Através desses registros, é possível garantir ao trabalhador direitos trabalhistas como a aposentadoria, o seguro-desemprego e o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Não há como conquistar o primeiro emprego sem antes tirar a Carteira de Trabalho.

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Continue lendo este artigo para aprender:

Carteira de Trabalho:

  • Quem pode tirar
  • Onde tirar (e agendamento)
  • Documentos necessários para tirar a 1ª e 2ª via
  • Qual o custo
  • Qual o prazo de entrega
  • Como recuperar os registros antigos em caso de perda, extravio, furto, roubo ou dano
  • Como tirar a via de continuação

Quem pode tirar a carteira de trabalho?

 É possível obter a carteira de trabalho a partir dos 14 anos.

Nessa condição, a legislação trabalhista prevê a possibilidade de contrato de aprendizes a partir dos 14 anos, sob condições diferenciadas.

A Carteira de Trabalho poderá ser emitida para:

  • Brasileiros natos ou naturalizados
Imagem de profissional portando a Carteira de Trabalho e conseguindo um emprego. Retornado a um grupo de trabalhadores executivos

Onde tirar a Carteira de Trabalho?

Por se um documento importantíssimo para o trabalhador, a Carteira de Trabalho é emitida em vários órgãos públicos, entidades e unidades conveniadas.

Os locais mais comuns de sua emissão são:

  • Sedes da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego
  • Sede da Gerência Regional do Trabalho
  • Postos de atendimento ao trabalhador (PAT) dos municípios.

Ela também é emitida nos postos conveniados com o MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), como, por exemplo:

Agendamento

Se você mora em capitais, regiões metropolitanas ou em cidades populosas é bem possível que os postos competentes para emitir a Carteira de Trabalho operem por agendamento prévio devido a alta procura na prestação do serviço.

A dica é entrar em contato com o posto com antecedência (postos como Poupatempo e similares possuem canais “0800” gratuitos) e verificar se o agendamento é obrigatório.

Havendo a necessidade, o agendamento deverá ser feito para você ser atendido.

Através do link abaixo você poderá consultar os contatos e endereços das Unidades do MTE em seu Estado:

Acesse nosso artigo e aprenda como fazer o agendamento da Carteira de Trabalho, passo a passo.

Documentos necessários para tirar a 1ª via da Carteira de Trabalho

– 1ª via

  • Comprovante de residência com CEP (conta de água, luz, telefone, gás, etc);
  • Documento de identificação original (deve conter o nome do interessado, filiação, data e local de nascimento, número do documento com órgão emissor e data de emissão – Ex: RG, CNH);
  • CPF.
  • Comprovação de estado civil mediante apresentação da Certidão de Nascimento (para solicitantes solteiros) ou Certidão de Casamento (para solicitante casado), com a devida averbação (se separado, divorciado ou viúvo).

Atenção: Poderá ser exigida 1 fotografia tamanho 3×4, com fundo branco, com ou sem data, colorida e recente, a qual identifique o solicitante, em caso de impossibilidade técnica na emissão informatizada da Carteira de Trabalho.

Quanto custa?

É gratuito.

Em quanto tempo fica pronta a carteira de trabalho?

O prazo para entrega varia, havendo locais como o Poupatempo onde a entrega é imediata.

Em outros locais o cidadão deverá voltar dias após a solicitação e retirar a CTPS apresentando o protocolo e documento de identidade.

Documentos necessários para tirar a 2ª via da Carteira de Trabalho

Você poderá solicitar a 2ª via de sua Carteira de Trabalho nos mesmos locais onde se solicita a 1ª via.

Em caso de perda, extravio, furto ou roubo da sua Carteira de Trabalho, o fato deverá ser rapidamente comunicado em uma Delegacia de Polícia Civil, para a respectiva confecção de Boletim de Ocorrência.

– 2ª via

  • Comprovante de residência com CEP (conta de água, luz, telefone, gás, etc);
  • Documento de identificação original (deve conter o nome do interessado, filiação, data e local de nascimento, número do documento com órgão emissor e data de emissão – Ex: RG, CNH);
  • Comprovação de estado civil mediante apresentação da Certidão de Nascimento (para solicitantes solteiros) ou Certidão de Casamento (para solicitante casado), com a devida averbação (se separado, divorciado ou viúvo).
  • Documento que comprove o número da Carteira de Trabalho anterior (Ex. cópia da ficha de registro de empregado com carimbo do CGC/CNPJ da empresa, termo de rescisão do contrato de trabalho homologado, extrato de PIS ou FGTS);
  • Carteira de Trabalho (em caso de mau estado de conservação ou quando as folhas de registro acabarem);
  • Boletim de Ocorrência original (apenas em caso de furto, roubo, perda ou extravio da Carteira de Trabalho).

Poderá ser exigida 1 fotografia tamanho 3×4, com fundo branco, com ou sem data, colorida e recente, a qual identifique o solicitante, em caso de impossibilidade técnica na emissão informatizada da Carteira de Trabalho.

Como Recuperar registros antigos em caso de perda da Carteira de Trabalho?

O trabalhador que teve seu documento extraviado, o qual continha dados de registros de contratos de trabalho anteriores, deve recuperar os registros, pois eles são importantes para efeitos de aposentadoria, em casos de erro, além da comprovação da experiência profissional do mesmo.

Os registros podem ser obtidos através do CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Empregadores e da RAIS – Relação Anual de Informações Sociais, a partir do ano de 1976.

Para efetuar o pedido, o trabalhador deve dirigir-se a um posto de atendimento das Superintendências regionais do Trabalho.

Em casos em que as empresas não tenham cumprido a obrigação de preencher e enviar os dados ao cadastro do CAGED/RAIS, o trabalhador deverá dirigir-se às empresas em questão e solicitar o registro no novo documento.

Quando houver casos em que a empresa em questão deixou de existir ou tenha decretado falência, a Superintendência encaminhará o trabalhador para a Justiça do Trabalho, para a resolução da pendência.

Representação da Carteira de Trabalho - CTPS
Carteira de Trabalho e Previdência Social – Reprodução

Via de Continuação

Durante a vida profissional do trabalhador, seus passos e registros profissionais são anotados na Carteira de Trabalho.

Quando não houver mais campos em branco para anotações pertinentes, o trabalhador deverá requerer a “via de Continuação” do documento.

O requerimento deverá ser feito quando não houver mais espaços para anotações em um dos seguintes campos:

– Requerimento da Via de Continuação:

  • Contrato de trabalho;
  • Contribuição Sindical;
  • Fundo de Garantia por tempo de Serviço;
  • Alteração de Salário;
  • Anotações de Férias.

A via de continuação poderá ser requerida nos mesmos locais onde são emitidos as primeiras e segundas vias.

Os requerimentos são os mesmos.

É de extrema importância que o documento original não esteja rasurado ou deteriorado, a ponto de não permitir a comprovação da autenticidade do documento, além da identificação do titular da CTPS.

Fontes:

Imagem: Pixabay


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627 Comentários

  1. Boa tarde, fiz o agendamento da minha carteira de trabalho, mas não pude comparecer. Estou tentando fazer o reagendamento mas não estou conseguindo. O que eu faço?

    • Lindayane, entre em contato com o atendimento do órgão e tente reagendar. Também é possível ser um problema momentâneo do sistema online.
      Abraços. GD

  2. Boa tarde!
    Gostaria de saber se preciso tirar 2ª via da carteira de trabalho porque mudei meu estado civil para divorciada.
    Atenciosamente,
    Patrícia Pugliese

    • Patrícia,

      Na própria carteira de trabalho, há um campo específico para alterações de estado civil. Cremos que não será necessário a emissão de uma segunda via. Sugerimos a você que procure o Posto de Atendimento ao trabalhador mais próximo de você (Você pode pesquisar por aqui: http://portal.mte.gov.br/postos/ ou pela prefeitura municipal secretaria de trabalho e promoção social) e verificar com o posto como fazer para efetuar a alteração. Agradecemos sua participação. GD.

  3. Bom dia !
    Perdi minha carteira de trabalho , como faço para recuperar os registros que tinha nelas ?
    existe algum site ou devo procurar a que ou a quem ???
    obrigado!

    • Suzana,

      Você deverá comparecer à superintendência regional do trabalho mais próxima da sua residência e fazer a requisição para recuperação dos registros. Para pesquisar qual superintendência regional fica mais próxima de você (sugerimos a consulta antecipada por telefone, para confirmar serviço, horários e meios de atendimento, se a unidade ficar distante), consulte por este link: http://portal.mte.gov.br/postos/# (Selecione superintendência regional do trabalho para obter os endereços e telefones). Agradecemos sua participação. GD.

  4. tamer moustafa saleh osman

    إ Olá eu tenho os todos os documentos -cpf-rne- carteira de trabalho
    eu estou aqui de um ano atrás para agora eu não posso trabalhar Eu não sei porque eu puted meu cv em vagas, mas é muito difícil, como você pode me ajudar
    TAMER MOUSTAFA SALEH OSMAN
    Egípcio– Casado – 40 anos – 05/08/1974
    Rua Marechal Deodoro da Fonseca,835
    Jundiaí – São Paulo – SP
    Telefone : (11) 97022-5214
    (11) 96461-1018 (recado)
    Email: [email protected]

    Objetivo:
    Estou a procura de tipo de qualquer de trabalho, falo e escrevo Arabe e Ingles (fluente), e Portugues falo o básico

    Formação:
    Bacharelado pelo Instituto Superior de informação e artes de comunicação no Egito

    Experiencia Profissional:
    1994 -2010 – Rotana Televisão e Radio Multinacional do Egito
    Cargo: Diretor
    Principais atividades:
    Especialidades de relações públicas de rádio e televisão.
    Trabalhei nos canais arabes por satélite assistente de direção de muitos dos programas de talk show e documentários históricos. programas de entretenimento ,trabalhei em canais Arábia Saudita Rotana no controle e gerenciamento de follow-up, que é produzido para cada canal e avaliar o desempenho dos programas início ao fim e o relatório de trabalho.

    Qualificações:
    Curso de Cabeleireiro – Escola Celia Santucci Jundiai
    Cursando: Língua Portuguesa – Paroquia da Colonia Jundiai

    Idiomas:
    Arabe: língua materna
    Ingles : Intermediário (fala e escrita)
    Portugues : básico

  5. é obrigatorio agendar para tirar a carteira de trabalho ou eu posso ir em um ponto e solicitar? na unidade do poupa tempo pode fazer o pedido la mesmo da carteira? sou do rj

    • Olá Mariana, acesse este link (http://www.rj.gov.br/web/poupatemporj/exibeconteudo?article-id=169724&assunto=Trabalho) e contate a unidade mais próxima de sua residência e questione se é necessário o prévio agendamento. Caso não consiga contato, há o telefone da ouvidoria do poupatempo RJ ((21) 2332-9999).
      Abraços.

      • olá me chamo camila eu queria o sabe como se cadastro para tira carteira de trabalho

        • Camila,

          Verifique com o órgão emissor mais próximo de você, se é necessário fazer o cadastro para a emissão de CTPS. Se morar em cidades onde exista serviço de Poupatempo, entre no site dos órgão e verifique. Se morar em cidades menores, verifique com a prefeitura municipal do seu município (Setor de trabalho e promoção social), qual é o endereço do local onde é emitido CTPS. Agradecemos sua participação. GD.

  6. ola!
    ja faz um tempo que estou sem trabalhar pq desde q engravidei nao trabalho mais e desde entao nao sei aonde esta minha carteira de trabalho acredito q eu perdi mesmo e nunca fiz boletim de ocorrencia sera q consigo tirar a segunda via pois preciso voltar a trabalhar , e quais seriam os documentos necessarios ?
    desde obrigado!

    • Luciana,

      Se perdeu o seu documento, é importante que se lavre um Boletim de Ocorrência sobre o fato, pois geralmente, o emissor exige a apresentação do B.O para a emissão de um novo documento. No geral, documentos exigidos para requerer a CTPS são: – Documento de identificação (Com foto. Você deve verificar se é necessário apresentar cópia do mesmo), foto 3×4, Boletim de ocorrência atestando a perda do documento (Alguns emissores podem exigir), comprovante de residência (Alguns emissores podem exigir). Se a sua carteira possuía registro de trabalho, talvez será necessário apresentar um documento para comprovar o registro (Como um extrato de fundo de garantia por tempo de trabalho). Para ter certeza sobre os documentos exigidos, é necessário consulta ao emissor mais próximo de sua residência, pois podem variar. Você poderá acessar os endereços dos postos do PAT do MTE, por este link: http://portal.mte.gov.br/postos/# . Você também poderá obter informações através da prefeitura municipal (Secretaria de emprego e promoção social) da sua cidade, sobre os postos onde são emitidas CTPS, além de sites como PoupatempoSP, RioPoupatempo, Rede UAI, etc., sobre os locais onde são emitidas CTPS, mais próximo da sua residência. Agradecemos sua participação. GD.

  7. Solicito em saber a devida informação , tirei minha Carteira de Trabalho em 2007, a Sra minha mãe fez o favor de extraviar meu documento , só que pois eu nunca trabalhei de Carteira assinada , como eu faço para tirar segunda via sem burocracia , grato .

    • Idalmo, não há como fugir da burocracia. Você deve solicitar a 2ª via no lugar competente em seu município (geralmente é na secretaria de trabalho ou promoção social do município – consulte a prefeitura que informarão o local). Como foi extravio, podem exigir apresentação de boletim de ocorrência policial informando o extravio do documento.
      Obrigado por participar.
      Abraços.

  8. Bom dia,
    Dei entrada na emissão da minha primeira carteira de trabalho no dia 27 de novembro, em curitiba
    Já se passou o prazo de 15 dias para a entrega e ao ligar no local onde a emiti, me informaram que a minha carteira tinha sido enviada à brasilia porque meu número de pis era invalido
    Tentei maiores informações com eles, só que eles não falam mais nada além disso “pis invalido”.
    Gostaria de um esclarecimento sobre isso
    Como assim pis invalido?
    Obrigada

    • Beatriz,

      Sugerimos a você que dirija-se a uma agência da Caixa Econômica Federal, que é o banco responsável pelo gerenciamento das Contas do Programa de Integração Social, e se informe sobre procedimentos quando deste caso, pois achamos muito estranho que seu documento “tenha sido enviado a Brasília”. Se houver suspeitas de extravio, sugerimos o registro de um boletim de ocorrência policial. Agradecemos sua participação e desejamos que o caso se resolva o mais rápido possível. GD.

  9. Oque acontece quando é feita a 1° via da carteira de trabalho maid ñ é feita a retirada desta apos o periodo de um ano ou mais tempo?

    • Andressa,

      Cada repartição tem suas próprias regras para a manutenção de documentos não retirados, no que tange a prazos de guarda e emissão de novas vias. O sugerível é que se consulte o local para ter certeza sobre o destino de documentos emitidos e não retirados por seus titulares. Agradecemos sua participação. GD.

  10. Olá, tenho urgência em receber minha CTPS, mas onde fui fazer, na Casa do Cidadão (Fortaleza-CE), foi colocado um prazo de 15 dias para o recebimento, mas gostaria de saber se antes do prazo ela já estaria pronta e poder retirá-la, ou se apenas poderei pegá-la na data prevista no protocolo.
    Obg!!

    • Natan,

      O prazo de emissão sempre irá variar dependendo da quantidade de documentos a serem emitidos pela secretaria em questão. Para precisar o tempo, infelizmente, você deverá consultar no local mesmo. Agradecemos sua participação. GD.